Nota mentirosa da “DEFENDA PM” deveria explicar ao povo paulista o porquê do índice de prevenção de crimes pela polícia ostensiva ( PM ) ser nulo…(Quando é que oficiais PM deixarão de mentir deslavadamente ? ) 31

ABUSO DE PODER POR PARTE DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO EM “QUERER” INVESTIGAR CRIMES MILITARES

(*) Elias Miler da Silva
A DEFENDA PM – ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DE SÃO PAULO EM DEFESA DA POLÍCIA MILITAR, representando atualmente mais de 1.200 Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, vem tornar público ao povo paulista que a investida da Polícia Civil do Estado de São Paulo em “querer” investigar crimes militares não só atinge os Policiais Militares de maneira isolada, mas assola toda a sociedade.
Entende a Defenda PM que privar a Polícia Militar da apuração dos supostos crimes militares cometidos por seus integrantes no cumprimento do dever, transferindo a competência à Polícia Civil, não só contraria a Constituição Federal e as normas infraconstitucionais, como promove a impunidade, uma vez que os índices de elucidação de crimes no país pela Polícia Civil são muito baixos. Enquanto em países como Estados Unidos, Reino Unido e França a solução dos crimes varia de 65% a 90%, no Brasil os percentuais estão entre vergonhosos 5% e 8%, conforme estudo de 2011 da Associação Brasileira de Criminalística. Para ficarmos na cidade de São Paulo, como mostrou reportagem da imprensa, 95% dos crimes ficam impunes. Se considerado fato de que mais de 50% dos processos só são abertos porque o autor do crime foi preso em flagrante delito (em mais de 80% e na maioria das vezes pela Polícia Militar), a chance de a investigação policial descobrir o criminoso é de apenas 1 em 40, isto é, 2,5%.
Nesse contexto, querer que a Polícia Civil, que não consegue fazer seu dever de casa, invada a atribuição legal da Polícia Militar de investigar crimes militares, é clara demonstração de desvio de função, abuso de poder e um desalinhamento ao princípio constitucional da eficiência. Cabe alertar que a questão aqui discutida também não se trata de um simples embate entre duas instituições, Polícia Militar e Polícia Civil, mas da violação por parte do Poder Executivo em matéria reservada à norma constitucional e ao Poder Judiciário.
Não podemos, ainda, deixar de ressaltar o preconceito embutido na tentativa do delegado Alexandre Del Nero Arid em impedir o constitucional direito da Polícia Judiciária Militar em apurar os crimes dolosos de policiais militares no exercício de sua função, classificando essa instância como corporativista.
A Defenda PM enxerga, na Polícia Civil, tentativa em impor, ao arrepio das normas, da Justiça e da sociedade, uma causa eminentemente corporativista contra uma instituição cujos índices de esclarecimento de delitos e qualidade dos registros semelhantes são tão elevados como os das polícias mais eficientes do mundo.
É preciso ainda historiar a intervenção efetiva da PM em São José do Rio Preto, ação continua, ostensiva e preventiva que tornou a cidade uma das mais seguras do Brasil, retirando dela a condição de local com ondas de homicídios, com a prisão de líderes de grupos criminosos.
Assim é que a eficiência do trabalho da Polícia Militar em São José do Rio Preto, com o natural êxito na produtividade operacional e na prevenção de delitos, tem incomodado sobremaneira a Polícia Civil.
A Defenda PM alerta a sociedade paulista e as autoridades constituídas, desse engodo, que deve ser repudiado e fortemente combatido, sob pena do falecimento da Constituição Federal, das leis infraconstitucionais, da Justiça, e que finalmente assolará ainda mais o cidadão de bem, este tão carente da prestação de serviços públicos de qualidade!
(*) É Coronel da Reserva da Polícia Militar e Presidente da Associação “DEFENDA PM”

http://www.defendapm.org.br

  1. Pois é, tá aí algo que gostaria muito que me explicassem: por quê os indicadores criminais são assustadoramente altos em São Paulo? Se o policiamento ostensivo/preventivo é tão bem realizado por quem tem a obrigação de o fazer, qual a explicação para índices africanos de criminalidade em nosso Estado? É muito fácil não fazer minimamente bem a sua obrigação e depois empurrar, convenientemente, a responsabilidade para outro órgão, o qual, sem jogar para baixo do tapete as conhecidas mazelas, não teria nunca condições de dar conta de tarefa hercúlea como essa, uma vez que não dimensionado para tamanho volume de trabalho. Se a policia preventiva falha, e falha miseravelmente em realizar sua tarefa mais comezinha e primária, a de realizar o policiamento ostensivo, preferindo investir seu tempo e efetivo em “enxugar gelo” prendendo “frentes de biqueiras”, no enfrentamento do tráfico com grupamentos supostamente “especiais”, abandonando o cidadão a própria sorte ao privilegiar tais grupos, hipertrofiando-os, e ao mesmo tempo atrofiando o velho e bom patrulhamento padrão, sua responsabilidade primeira e primária, deixando que aconteçam milhares e milhares de crimes contra o patrimônio mês a mês, bem, a saída realmente é tentar manobras diversionistas como a da nota absurda do post, que não explica, antes prefere confundir. Expliquem primeiro a falência do policiamento preventivo, pelo seu completo abandono. Depois apontem o dedo para as mazelas dá investigação, se puderem…

  2. Qualquer denuncia de pm, a corregedoria abraça. Começa por ai a desvalorização da policia civil, que irá responder uma sindicância ou p.a, apenas porque o policial militar disse.

  3. Por que a Policia Militar não fica dentro do seu quadrado que é o policiamento preventivo, que aliás está uma merda? Não queiram se meter onde não têm competência para atuar.

  4. Era só o que faltava…….eles matam, e ainda investigam???? Ok e quem fará a perícia técnica de local de crime? Ah já sei: Já tem Coxa Perito Criminal?????

  5. Não concordo com o que a PM pensa em relação a investigação………Mas uma coisa a de se concordar, cobrança de flagrante significa o quê? Fazermos o trabalho da PM……..ai a de se dizer que eles tem razão, aqui em vez de O.S. para investigação……………. Flagrante, flagrante, flagrante………… , Pra que é pra quem?

  6. O interessante é o p2 fazer investigação por aí.

    Todo p2 do interior tem mais policiais que qualquer dig/dise juntos.

  7. E VOCÊS ESPERAM O QUÊ DE UMA “POLÍCIA” militar ONDE ATÉ O coronel PADRE ROUBA?

    ESPERAR O QUÊ DE UMA “POLÍCIA” militar ONDE UM GRUPO DE oficiais É DENUNCIADO POR UM OUTRO DA MESMA FUNÇÃO DO DESVIO DE 10 MILHÕES DE REAIS DOS COFRES PÚBLICOS EM APENAS DOIS ANOS? DURANTE AS APURAÇÕES DESCOBREM UM OUTRO ARROMBO NOS COFRE PÚBLICOS DE 8 MILHÕES DE REAIS EM APROXIMADAMENTE 10 ANOS.

    ESPERAR O QUÊ DESSA PORRA DE “POLÍCIA” militar QUE TEM LÁ A SUA TAL DE rota E É SUBTRAÍDO MAIS DE 30 ARMAS DO ESTADO QUE ESTAVA GUARDADA NA RESERVA DE ARMAS DESSE MESMO batalhão E MISTERIOSAMENTE , SEGUNDO A IMPRENSA, UMA DESSAS ARMAS FOI APREENDIDA POSTERIORMENTE COM UM BANDIDO ACUSADO DE TER PRATICADO UM HOMICÍDIO CONTRA UM pm DESSA MESMA INSTITUIÇÃO.

    DIZIAM NA OCASIÃO (0S oficiais) QUE IRIAM ESPERAR O ENCERRAMENTO DAS INVESTIGAÇÕES PARA DAR MA RESPOSTA PARA A SOCIEDADE E ATÉ AGORA NADA, SEUS BOSTAS!

  8. Q se fod… Os Oficiais e Delegados. Tudo farinha do mesmo saco que apenas olham os seus… Lutam apenas por benesses próprias e prerrogativas egocêntricas.. Tem todos é q tomar no suco com o relógio quebrado.
    Majura é tudo igual.

  9. NOVAMENTE, ALGUNS INSENSATOS E DESPREPARADOS OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DEFENDENDO IDÉIAS ABSURDAS, ESTAPAFÚRDICAS E MENDAZES, SENÃO ESTELIONATÁRIAS, POIS É SABIDO QUE NÃO TÊM COMPETÊNCIA PROFISSIONAL E ATRIBUIÇÃO PARA INVESTIGAR CRIMES MILITARES IMPRÓPRIOS, EXCETO OS MILITARES PRÓPRIOS E TIPICAMENTE MILITARES.

    PAREM DE COMPORTAR-SE COMO FALSOS CEGOS DEFENDENDO UMA ELITE BANDIDA DO “PSDB” (JOSÉ SERRA E GERALDO ALCKMIN) IMPLANTADA EM SÃO PAULO QUE IRRADIA OS SEUS DESMANDOS EM TROCA DE UMA POLÍTICA SUJA, MENTIROSA E CORRUPTA QUE PREJUDICA SOBREMANEIRA O FUNCIONALISMO DE BASE DE SÃO PAULO (EDUCAÇÃO, SAÚDE, POLICIAIS CIVIS E PRAÇAS DA PM – SOLDADO, CABO E SARGENTO), VENDENDO-SE COMO JUDAS ISCARIOTES EM TROCAS DAS 30 MOEDAS DE PRATA, COM O AVAL E BENEPLÁCITO SUB-REPTÍCIO DE ALGUNS OPORTUNISTAS E CHANTAGISTAS DO ÓRGÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO.

  10. Engraçado essa nota! A PM reclamando que a civil faz investigação de crime militar. E a PM que está realizando investigação de crime comum!!!!!
    Essa PM é a instituição mais arbitrária que existe no país, só não fica atrás do ministério público!!!!

  11. AO MEU VER, CRIMES MILITARES SÃO AQUELES CRIMES FUNCIONAIS, ADMINISTRATIVOS ENTRE OUTROS. HOMICIDIO NÃO É CRIME MILITAR!!!!
    OUTRA COISA QUE ME CHAMA A ATENÇÃO, COMO FALAR EM CRIME MILITAR SENDO QUE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE CIVIL EM TEMPOS DE “PAZ”? ORA SE NÃO HÁ UMA GUERRA DECLARADA NÃO HA QUE SE FALAR EM CRIMES MILITARES!!!!
    O CRIME MILITAR EXISTE INTRAMUROS DO QUARTEL, OU QUANDO DESCUMPRIDA ALGUMA NORMA MILITAR!!!! HOMICIDIO CONTRA UMA VITIMA CIVIL É CRIME MILITAR? A CONDUTA ESTÁ TIPIFICADA EM QUAL CÓDIGO, PENAL OU MILITAR? UM POLICIAL MILITAR HOMICIDA VAI SER JULGADO EM QUAL TRIBUNAL? DO JURI? OU MILITAR?
    FALA SÉRIO VAI, ME POUPEM!!! ESSA NOTA SÓ ENGANA OS MESMOS QUE OS GOVERNANTES ENGANAM, O POVO!!!

  12. Hehehehe, o torto falando do rasgado…
    Contudo, está aí um belo exemplo: eles se valorizam, né…

  13. Falando em ficar dentro do quadrado, por que a Polícia Civil também não fica dentro do seu quadrado e para de fazer radiopatrulha aérea; para de fazer policiamento ostensivo com fardas que parecem das tropas da guerra do Golfo; para de fazer serviço de tropa especializada etc etc etc. Se cada uma fizer bem a sua função constitucional, a segurança pública seria melhor para a toda a sociedade, inclusive para os próprios policiais, civis e militares.

  14. O Sr. Elias Miler, salvo engano, trata-se de um coronel da PM que fez sua carreira inteira como lobista da PM no Congresso Nacional. Conhece muito de maçanetagem, mas de polícia duvido que conheça alguma coisa.

  15. Em Goias, policiais militares mataram um jovem e foram autuados pelo delegado. O juiz criticou a existência dos P2 e mando ferro na conversão da prisão em flagrante em preventiva.

    Ainda na decisão, o juiz afirma que não havia motivo para a ação dos policiais. “Aceitar a invasão de domicílio alheio para prisão de uma pessoa que supostamente possuía uma arma de fogo em casa, segundo informante que sequer foi identificado é de um abuso de uma desproporcionalidade estarrecedora. Não havia urgência nem situação flagrancial a justificar a ação policial. Só podia dar em tragédia”.
    No documento, o magistrado ressalta ainda que as provas apresentadas até o momento mostram que os indiciados “excederam às suas atribuições funcionais”.
    No texto o juiz ressalta que “Trata-se de uma tragédia anunciada, pois não é de hoje que policiais militares descaracterizados, vulgos P2, se imiscuem em investigações criminais de atribuições da polícia judiciária, violando normas constitucionais e processuais penais”.

  16. A verdade é uma só: a segurança preventiva deixa a desejar (vários crimes batendo recordes) e a investigativa (menos de 5% em esclarecimentos) também.

    Mas a culpa não é nossa, e sim do PSDB há 20 anos que não contrata policiais suficientes, não investe em viaturas, salários etc.

    Qualquer delegacia tem entre 5 e 40 BO´s /dia, com uma média de 15 BO´s por dia, como que 2 equipes de 2 Tiras cada um vai dar conta ? No dia seguinte, tem mais 10 OS´s na mesa.

  17. Lá eles ainda tem algum comando e defendem sua instituição.

  18. E qual é a lei que proíbe as Polícias Civis de possuírem grupos uniformizados? Qual é a lei que proíbe as Polícias Civis de possuírem helicópteros? Qual será o próximo o passo da gloriosa? Proibir a Polícia Federal de trabalhar fardada? O fim das pms está próximo e isso é muito bom!!!

  19. A PM e a monotonia temática de sempre quando o assunto é explicar o inaceitável aumento da criminalidade, mormente em relação aos crimes violentos, como roubos e latrocínios.

    A resposta sempre orbita na pífia taxa de esclarecimento de crimes pela Polícia Civil.

    O maçaneta juramentado autor do infeliz comentário, deveria verificar primeiro se sua casa está em ordem para depois ficar olhando o quintal do vizinho.

    Mensalmente, ocorrem centenas de milhares de crimes de autoria desconhecida no Estado e, isso só é possível, porque o marginal encontra facilidade, oportunidade em praticar tais crimes. Essa facilidade e oportunidade de agir só é possível graças a ineficiência do policiamento preventivo que a bem da verdade não está prevenindo nada.

    Estamos falando de crimes notificados nas repartições policiais, desconsiderando uma avalanche de outros crimes que, por descrença das vítimas na polícia, deixam de ser notificados(fenômeno da subnotificação).

    A PM deveria se preocupar em destinar à atividade fim(prevenir crimes) verdadeiros exércitos de policiais que, a exemplo de V.Exª, ao invés de estarem nas ruas protegendo a sociedade, estão em quartéis em serviços burocráticos ou na “maçanetagem” em outras repartições públicas, abrindo portas ou carregando malas para outras autoridades.

    Agora, se tem algo que a PM se empenha é ter atribuição legal para investigar os “assassinatos” perpetrados por seus integrantes em desfavor de pretos e pobres da periferia, principalmente moradores de comunidades.

    O sujo criticando o mal lavado.

  20. Nós Oficiais PM sabemos mandar e bem. Trabalhamos muito. Somos intelectuais de polícia enquanto o resto apenas vive de arbitrariedades. Avante Oficialato contra todos.

  21. Qual polícia do mundo consegue investigar um milhão de roubos por ano?

  22. oficiais da pm sabem mandar, se ocorre se isto nao teria tanta cagada, porque no regime militar, o que o soldado faz, o cabo e resposanvel e assim por diante e ate em empresas o gerente e responsavel, so na pm que talvez seja ate acordo, de nao resposabilizar os oficiais pelos atos dos seus subordinados.

  23. O Jornal SPTV veiculado pela Rede Globo nesta noite de 21/04/2017, repercutiu mais um caso de “ASSASSINATO” estilo PPP(preto, pobre, da periferia) praticado por uma guarnição da PM na zona sul.

    Desta feita não houve o recorrente jargão de que o meliante fez menção de atirar e não acatou a ordem legal de parada, a barbárie foi na base da porrada.

    Gostaria que o Comandante da PM de Rio Preto e o Elias Miler fossem explicar à mãe da vítima que investigações da própria PM apontam que a vítima por diversas vezes golpeou com a cabeça a coronha das armas dos PM’s, bem como o bico de suas botas comandos e, em decorrência dos fato, teve autolesão com êxito letal.

    ABUSO DE AUTORIDADE é isso Coronel, não é a Polícia Civil investigar crime doloso contra a vida, rotulado por VExª como crime militar, praticado por policial militar.

    Me ajuda aí coronel.

  24. Lilico Fleury, ou capitão Lilico. hoje oficial da reserva remunerada da “Reserva Moral do Estado”. Homem forte nas licitações durante o governo do irmão. Ficou rico, dono de Shoping e morador nos USA.
    A grande surpresa é que passadas três décadas do seu reinado no governo do irmão, seu nome é agora citado em delação premiada na Lava Jato como recebedor de propina da poderosa empreiteira.
    Mesmo na corrupção, quem é rei, nunca perde a majestade.
    Só que desta vez o órgão que vai investigar é o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, aí a coisa muda.

  25. Não se esqueça que a nossa policia civil também exerce o policiamento ostensivo especializado.
    Você não acha que é falta de leis pesadas contra o crime colega?
    O governador Geraldo Alckmin é um ser extremamente inteligente conhecedor da dispensabilidade da Polícia Civil… Amigos policiais de verdade, ou nos reinventamos ou acabamos 112
    por FLIT PARALISANTE • Sem-categoria
    PC

    Eu só não choro frequentemente porque já aceitei a derrota. Sejamos adultos , inteligentes e equilibrados!!!
    Sinto-me , às vezes, fracassado pelo fato de ver a Polícia Civil do Estado de São Paulo nessa situação. A verdade é, a única aliás, que a nossa instituição de onde tiramos nosso sustento chegou num momento amargo , difícil. Muito semelhante aquele doente terminal, onde a cura só é possível por um milagre divino.
    Quando na ativa vi surgir muitos policiais sem qualquer vocação para tal mister, presenciei pai de delegada buscando-a no término do plantão, vi delegados se esconderem em suas salas com medo do criminoso que era apresentado pela PM. Conheci investigadores e agentes policiais que nunca fizeram uma única investigação ou contribuíram para o enaltecimento da PC. Conheci delegados e tiras que passaram a vida toda se prostituindo para conquistarem a melhor cadeira, fosse à custa de puxar o saco ou puxar o tapete de alguém. A PC permitiu o ingresso de concurseiros descompromissados, permitiu a permanência de policiais omissos , preocupados com seus bicos ou empresas, obviamente sempre utilizando da estrutura da P.C., esses são tão responsáveis pela nossa desgraça, quanto os policiais civis traficantes, corruptos e vagabundos.
    Hoje se fizermos greve, muito provavelmente, não faremos falta, não venham com essa balela do r.d.o, pois numa canetada o governador manda a PM elaborá-lo. Quem vai sentir falta de GARRA e GOE, que só prestam para fazer rondas fajutas, promover delegados “badboys” ou os famosos bicos? Quem vai sentir falta do DPPC,preciso comentar? Denarc, Deic, Dhpp e Decade , departamentos mal administrados, cheios de maçanetas inúteis.Sem qualquer estratégia eficiente de atuação.
    Departamentos de Polícia especializada onde não se exige qualquer curso ou especialização de seus integrantes. Sera que faremos falta?
    O governador é,no meu humilde entendimento, um ser extremamente inteligente, um jogador do poder, que já percebeu que o nosso papel não é tão indispensável. Quem sabe se conseguíssemos esclarecer pelo menos dez por cento dos crimes, se não tivéssemos permitido o fortalecimento do crime organizado, ai sim seríamos respeitados. O problema é que nosso time é de terceira divisão e competimos com um time de primeiro divisão chamado PM. Perdoem me ,não estou babando ovo da PM, mas sei que o povo não quer saber quem faz inquérito, quem pede a prisão. O povo quer polícia na rua correndo atrás e tirando bandido de circulação.
    Não é uma polícia que tem como presidentes de associação e sindicato pessoas que nada sabem de polícia , que se fizer greve vai abalar o espírito do cidadão.
    Amigos policiais de verdade, ou nos reinventamos ou já acabamos.Deus tenha misericórdia dos bons e dos vocacionados!

    Autor: FUBICA

  26. A PM DE SP DEVE SER A PIOR DO MUNDO. DEVEM SER EXTINTOS, POIS NÃO PREVINEM NENHUM CRIME E NEM VÃO AO LOCAL DO CRIME QUANDO AS VÍTIMAS LIGAM PARA O 190. DESMILITARIZAÇÃO JÁ !!!!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s