Ainda há promotor corajoso e honesto que não fica de quatro pra PM: MP denuncia 14 policiais da Rota por morte de dois jovens em Pirituba 21

MP denuncia 14 policiais da Rota por morte de dois jovens em Pirituba

Para promotor Hidejalma Muccio, PMs são responsáveis por forjar perseguição policial em 2015. Nesta terça-feira (2), ele pediu a prisão preventiva de todos os envolvidos.


Imagens exclusivas obtidas pelo SPTV reforçam suspeitas contra Rota

Imagens exclusivas obtidas pelo SPTV reforçam suspeitas contra Rota

O Ministério Público (MP) de São Paulo denunciou, nesta terça-feira (2), pelo crime de homicídio e fraude processual 14 policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) envolvidos na morte de dois rapazes durante um suposto tiroteio ocorrido em 6 de agosto de 2015, em Pirituba, na Zona Norte de São Paulo.

As vítimas são Hebert Lúcio Rodrigues Pessoa e Weberson dos Santos Oliveira. Segundo os policiais militares informaram à época dos fatos, três suspeitos em um carro teriam reagido durante uma perseguição e os PMs atiraram, provocando a morte de Hebert e Weberson, em Pirituba. O terceiro rapaz conseguiu fugir e acabou ajudando a elucidar o caso.

Os 14 policiais militares denunciados pelo promotor Hidejalma Muccio, do V Tribunal do Júri da Capital, nesta terça-feira (2), são: Luis Gustavo Lopes de Oliveira, Erlon Garcez Neves, Renato da Silva Pires, Moisés Araújo Conceição, Luis Fernando Pereira Slywezuk, Emerson Bernardes Heleno, Tiago Belli, Marcelo Antonio Liguori, Elias Sérgio da Câmara, Eduardo de Oliveira Rodrigues, Leandro Augusto de Souza, Marcos Gomes de Oliveira, Arthur Marques Maia e Tiago Santana Oliveira.

“Esses réus simularam uma perseguição policial ao veículo que seria ocupado pelos ofendidos, quando, na verdade, as vítimas sequer se conheciam. Uma delas (Hebert) foi levada de Osasco para ser executada em Pirituba, a uma distância de 29,4 km entre os dois extemos. O ofendido Weberson foi detido em outro local, porém desconhecido”, disse o promotor Hidejalma Muccio.

O promotor enviou pedido de prisão preventiva dos réus “como garantia da ordem pública e por conveniência inexorável da instrução criminal”. Ainda segundo Muccio, “os crimes imputados são de extrema gravidade. Não se pede a preventiva deles, contudo, tão só pode força da gravidade dos delitos. Plantaram armas de fogo de uso restrito junto às vítimas e no veículo que supostamente perseguiam. Não há, assim, ordem pública que, com os réus em liberdade, se mantenha incólume.”A Polícia Militar informou que “não comenta as decisões do Ministério Público”. A Corregedoria da PM informou, em nota, que os policiais estão afastados do serviço operacional. Eles respondem em liberdade por decisão judicial. A Corregedoria acompanha o trâmite judicial e, caso sejam condenados, responderão a procedimento administrativo demissório.

Polícia Militar de SP investiga se policiais da Rota executaram dois homens em Pirituba

Polícia Militar de SP investiga se policiais da Rota executaram dois homens em Pirituba

Falsa perseguição policial

Imagens obtidas com exclusividade pelo SPTV reforçaram as suspeitas contra os policiais da Rota presos pela morte dos dois rapazes. Uma testemunha ouvida pela Corregedoria da corporação também desmontou a versão do caso apresentada pelos PMs.

Em 2015, a SSP informou que durante a ação foram apreendidos uma submetralhadora 9mm, um revólver, um colete balístico e duas bananas de dinamites. Segundo o major Cássio, coordenador operacional da Rota, à época, o esquadrão antibombas precisou ser acionado para coletar os explosivos encontrados no carro dos três suspeitos – o veículo não consta como roubado. Também foram encontrados coletes balísticos e armas.

“Chegaram a depositar no veículo Fiat do ofendido Hebert um explosivo próprio daqueles que são utilizados ara roubos à caixas-eletrônicos. Anote-se, uma vez mais, que os réus, em grande número, forjaram a prática de crimes pelos ofendidos, e todos mancomunados, depois de matarem as vítimas, simularam situação que, fosse de fato verdadeira, implicaria em legítima defesa deles, e insistiram nessa ridícula versão mesmo depois de desmascarados pelas testemunhas, mas principalmente por prova material, levadas à efeito pela Corregedoria da própria instituição Militar”, disse Muccio, na denúncia.

Justiça Militar decreta prisão de 14 integrantes da Rota

Justiça Militar decreta prisão de 14 integrantes da Rota

Câmeras

Imagens mostram que o carro da Rota não estava fazendo uma perseguição. “Essa viatura que foi flagrada pelo projetor radar, ela estava, na nossa análise, escoltando esse veículo numa via que dava acesso ao local que ocorreu esse confronto”, disse Levi Anastácio Félix, coronel corregedor da Polícia Militar em 2015.

Foi a família de Hebert que avisou a Corregedoria que ele tinha sido abordado em Guarulhos, na Grande São Paulo, e não em Pirituba, na capital.

Uma testemunha, que viu o momento da prisão reforçou as suspeitas da Corregedoria de que não houve confronto. “Ela nos revelou tudo isso, nos prestou depoimento, essa prova fortaleceu mais ainda o conjunto probatório que nós já tínhamos e que subsidiou pedido de prisão temporária”, afirmou o corregedor à época.

O advogado que representa dois dos policiais presos alegou que eles agiram dentro da lei. “São 14 policiais militares, nem todos atiraram, então tem que se individualizar a conduta para saber efetivamente o que aconteceu ali nos fatos, mas a posição dos PMs, é a posição da verdade”, disse João Carlos Campanini, em 2015.

Família

O pai de Hebert, que prefere não ter o nome divulgado por temer represálias, disse esperar por Justiça. “A sede de matar deles é maior que qualquer coisa. Temos gente muito boa na PM, mas esses não são. Eles fizeram uma montagem do crime, forjaram os armamentos. A única coisa que resta é a Justiça, colocar os policiais na cadeia. No Brasil a impunidade sempre prevalece, mas a gente acredita que possa ser feita a Justiça.”

  1. ESSES CARAS TÊM INVEJA DAS GRANDES AUTORAS/ESCRITORAS DE NOVELAS COMO GLÓRIA PEREZ E JANETE CLAIR.

    TODA NOVELA QUE SÃO FEITAS SEMPRE TÊM UM FINAL ONDE OS TELESPECTADORES DESCOBREM NO FINAL DE QUE NÃO PASSOU DE UMA MENTIRINHA PARA SEGURÁ-LOS EM FRENTE A TV E ASSIM A EMPRESA TERÁ AUDIÊNCIA.

    pms, VOCÊS NÃO SÃO AUTORES, ATORES E NEM MESMO ESCRITORES!

  2. ROTA, ao contrário, significa ATOR.
    Preciso explicar mais alguma coisa???

  3. Policia é inteligencia? Falta de inteligencia=cagada?

  4. Crime de Fraude Processual (Art. 347 do CP)

    Em primeiro lugar faz-se a leitura do dispositivo do Código Penal para posteriormente apresentar alguns apontamentos importantes sobre o tipo.

    Art. 347 do Código Penal: Inovar artificiosamente, na pendência de processo civil ou administrativo, o estado de lugar, de coisa ou de pessoa, com o fim de induzir a erro o juiz ou o perito:

    Pena – detenção, de três meses a dois anos, e multa.

    Parágrafo único – Se a inovação se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que não iniciado, as penas aplicam-se em dobro.

    A) A conduta típica deve: Inovar artificiosamente:

    a) estado de lugar: derrubar uma árvore, fazer um buraco, abrir um caminho;

    b) de coisa: eliminar vestígio de sangue, colocação de uma arma no local;

    c) pessoa: realizar uma cirurgia estética (deixar o cabelo/barba crescer ou raspar não é considerado). Deve ser aspecto externo e não psíquico civil ou social;

    B) A inovação deve ser apta a ludibriar o juiz ou perito;

    C) Não é cabível integração analógica em relação às inovações;

    D) No âmbito administrativo e cível é necessário inicio do procedimento, no âmbito penal não é necessário (paragrafo único). “é despicienda a existência de um procedimento previamente instaurado, diferentemente da conduta prevista no caput do mesmo preceito de regência” (STJ);

    E) O direito a não autoincriminação não abrange a possibilidade das inovações. (STJ);

    F) Se houver ajuizamento de ação baseada em contratos fraudulentos para recuperar objeto apreendido ocorre o crime (STJ);

    G) Edição de imagens e, utilização como elemento de informação e de prova, para ingressar com diversas ações cíveis e criminais em desfavor das vítimas, configura o crime (STF).encia? Falta de inteligencia=cagada?

  5. Represálias de quem?

    Família

    O pai de Hebert, que prefere não ter o nome divulgado por temer represálias, disse esperar por Justiça. “A sede de matar deles é maior que qualquer coisa. Temos gente muito boa na PM, mas esses não são. Eles fizeram uma montagem do crime, forjaram os armamentos. A única coisa que resta é a Justiça, colocar os policiais na cadeia. No Brasil a impunidade sempre prevalece, mas a gente acredita que possa ser feita a Justiça.”

    Share this:

  6. EU ACHO UM ABSURDO UMA PESSOA DAR ENTREVISTA QUANDO O ASSUNTO SE TRATA DE UMA DENÚNCIA CONTRA AGENTES PÚBLICOS E ESSA MESMA PESSOA SE LIMITAR A REVELAR OS SEUS DADOS, ISSO DEMONSTRA A PERICULOSIDADE DA INSTITUIÇÃO QUE ESTÁ SENDO DENUNCIADA E ALGUÉM TÊM QUE FAZER ALGUMA COISA PARA ACABAR DEFINITIVAMENTE COM ISSO.

  7. Esperamos que o COMANDANTE DE POLICIAMENTO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO e todos os demais leiam e fixem no mural de suas unidades o PORQUÊ a Polícia Militar não pode e não deve investigar as esdruxulamente denominadas “MORTES DECORRENTES DE INTERVENÇÃO POLICIAL”.

    Gente hipossuficiente, preta, pobre, favelada, periférica, analfabeta, porém honesta, porém cidadã, porém igual em direitos e deveres a qualquer outra, perdendo a vida de graça nas mãos de facínoras, os chamados “sangue nosóios”

    Com grande propriedade o título da postagem ressalta :

    “Ainda há promotor corajoso e honesto que não fica de quatro pra PM: MP denuncia 14 policiais da Rota por morte de dois jovens em Pirituba”

    E que sirva de alerta para o DHPP também. A ninguém é dado o direito de arredondar assassinato de sem lenço e sem documento.

  8. Esse promotor eh dos bons…ja tive oportunidade de ve-lo atuando em plenario de juri.
    Processo caiu nas maos corretas.

  9. JOHNNY BRAVO só no PAPO RETO.

    Ou é o PAPO RETO só no JOHNNY BRAVO?

    Aliás, os dois e muitos outros que são um só.

    A gangue dos cabritos: vão cagando opinião em pelotas.

  10. No geral, quem perde a Polícia! Metem o pau na ROTA, mas é a única instituição que o Marcola teme e dos a quem doer e sou policial civil!

  11. Por determinação do novo Cmt Geral da PM…Cel Restelo…nenhum Policial Militar é mais demitido da PM antes da decisão do Processo Criminal ( Se houver é claro)….
    Como é esse o caso, é como o Capez fez o FAVORZASSO de retirar do TJM a competência para julgar esses policiais ( lá seriam com certeza condenados), mas como serão julgados pelo Tribunal do Júri…eles tem 97% de chances de ser absolvidos. O povo não condena.
    Se duvidam, vejam as sentenças do TJ nos casos de homicídio cometidos por PM’s….
    Vão gastar um QSJ com advogados….Mas a ROTA já tem dinheiro separado para esse tipo de situação (não do estado, dos próprios policiais que contribuem mensalmente e de patrocínio que também não falta no BTA).

  12. Qual foi o relatório do Delegado e de seus agentes àquela época?

  13. Sou contra a doutrina da PM,

    Sou contra os maus e lixos PM’s,

    Sou contra PM’s que falam merda por aí e se acham os TUDO, mas, verdade seja dita:

    NUNCA fui maltratado, esculachado ou tirado por Policiais da Rota, Força Tática, Baep, e Rodoviária.

    Sempre tive excelente relacionamento com eles e sempre apoiei e tive o apoio quando precisei, mostraram ser irmãos mesmo.

    Ao contrário, alguns dos de área e Transito já tive problemas, resolvidos claro, mas, tive problemas.

    Portanto colegas, vamos maneirar com os irmãos de Choque, pois quando precisarmos, tenham certeza, estarão lá.

    É o meu testemunho !!!

    Quanto a esse fato, não tenho conhecimento e nem fiquei sabendo de nada, portanto, não posso afirmar nem opinar.

  14. Bando de recalcado! Se a PC eh inútil então tem que ficar jogando pedra na PM que trabalha! Não concordo com ações ilegais, mas olhem o rabo de vocês com a corrupção que esta na sua instituição. Tá errado do mesmo jeito. Se cada um cuidar do seu fica muito melhor! Ou tem que criticar os outros pra se justificar! Ridículo esse site!

  15. Menos um vagabundo a menos, esses filhos da puta dizem que não são bandidos mas quando morre um policial seja Civil ou Militar correm para comemorar. Então foda-se cada cachorro que lambe sua caceta, e só pra não esqueceu aquela velha frase ” DEUS CRIA, A MÃE CUIDA, E ROTA MATA ” !!!!

  16. Diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Ela se tornou clássica a nossos pais quando eles queriam nos afastar da má influência das companhias. Eles tinham de fato toda a verdade. Sabiam muito bem as confusões que poderíamos aprontar se seguimos as orientações destes maus companheiros. Eles queriam que evitássemos estes constrangimentos, para nós e especial para eles.

    Provérbios 13, 20 nos diz:
    “20 ¶ Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”

  17. Esse é o exemplo típico do trabalho deles: Circo armado. Só que agora deu merda, porque deixaram um vivo.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s