Pesquisa aponta enfraquecimento do trabalho da Polícia Civil 54

7 em cada 10 prisões em SP ocorrem em flagrante, diz pesquisa

Estudo foi realizado pelo Instituto Sou da Paz, com dados do governo. Para especialista, índice aponta um enfraquecimento do trabalho da Polícia Civil.

Pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz, com base em estatísticas oficias da Secretaria de Segurança Pública, aponta que de cada dez prisões que acontecem no Estado de São Paulo, sete são em flagrante. Para o instituo, um sinal de que falta investigação da Polícia Civil.

O estudo, referente ao ano passado, constatou, portanto, que 70% das prisões são efetuadas pela Polícia Militar e no ato do crime ou logo depois. O levantamento também mostra que o roubo é o crime violento mais comum.

“A política de segurança está dependendo muito dessa prisão em flagrante, desse trabalho da PM. A contrapartida disso é que a gente está tendo um trabalho enfraquecido da Polícia Civil. Você tem poucas prisões feitas com uma investigação, que são prisões mais estruturadas, que acabam tendo um impacto maior para muitos dos crimes”, avalia o gerente do Instituto Sou da Paz, Bruno Langeani.

As prisões que dependem de investigação são cumpridas por mandados e, em 2016, mais da metade (50,2%) deles foram expedidos por crimes não violentos, como tráfico de drogas, furtos e lesão corporal. De acordo com a pesquisa, apenas 17,1% das prisões foram por crimes como roubo, homicídio e estupro.

Para Langeani, este indicador não é um bom sinal: “É muito difícil você achar uma pessoa que não tenha sido vítima de um roubo, então isso impacta muito na sensação de segurança das pessoas e isso afeta a qualidade de vida”.

“É por isso que a gente precisa chamar a atenção que as policias precisam priorizar o combate a esse crime, principalmente com arma de fogo, que é o crime que tem potencial maior de causar um dano para a vítima”, completou ele.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que desconhece a metodologia utilizada pelo Instituto Sou da Paz, mas que é equivocada a afirmação de que há negligência do trabalho investigado em relação ao policiamento ostensivo.

A pasta afirmou ainda que há particularidades das investigações que demandam tempo e prazos legais e que muitos dos flagrantes ocorrem a partir do trabalho investigativo, seja da Polícia Civil ou mesmo do setor de inteligência da Polícia Militar.

Reportagem publicada pelo G1 no fim do ano passado, mostra que a Polícia Civil perdeu 3 mil policiais desde que Geraldo Alckmin assumiu o governo estadual e sofre com o déficit de funcionários. Enquanto isto, o efetivo da Polícia Militar pouco se alterou no período: a taxa de ocupação dos cargos da instituição sempre se manteve na casa dos 95%.

5

  1. Reestruturação da Polícia Judiciária Civil!

    O governador com uma canetada transforma o cargo de investigador e escrivão a nível Universitário.
    Com a mesma canetada ele dá posse a remanescentes de 2013, concurso que expirou.
    No meu tempo ou vc passava naquele ato ou esperava o próximo concurso.
    A valorização da polícia civil está em seus funcionários os quais não se respeitam por causa de mera vaidade, bem como salários.
    Então não adianta o governo, a sociedade e os funcionários reclamarem da violência.
    Se querem uma boa segurança que valorizem e pague bem por ela.

  2. Óbvio, pois em nosso país o político é sinônimo de ladrão e na polícia quem manda são questões políticas e seus representantes.

    Enquanto a indicação e formação da Cúpula for baseada no convívio político ao invés da meritocracia, a descida da ladeira será ainda pior.

    Independência das Polícias, Já!!!

  3. Detective realmente a caneta do governador muda tudo sem alterar nada, porem você se engana, nenhum concursos de 2013 expirou ainda e o que você chama de remanescente são candidatos que passaram dentro das vagas, aposto que na sua época se houvessem 200 vagas no edital eram convocados os 200 simultaneamente, não convocariam 30 a cada 8 meses e é isso que acontece hoje.

  4. quantos investigadores, agentes e carcereiros estao no registro de ocorrencias ou na escolta de presos
    se a sap assumi se a inclusao de presos de forma automatica, teriamos uns 3 mil funcionarios para a investigacao

  5. pesquisa irrelevante !!!

    dessas 7 prisões em flagrante 5 ou 6 são vaporzinhos de biqueira que é a especialidade da PM prender.
    enquanto estão lavrando o BO já tem outro Nóia vendendo no lugar.

  6. E das 7 ninguém fica preso porque na festejada audiência de custódia todos ganham alvará de soltura.
    Efeito Gilmar Mendes.

  7. “Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que desconhece a metodologia utilizada pelo Instituto Sou da Paz, mas que é equivocada a afirmação de que há negligência do trabalho investigado em relação ao policiamento ostensivo.”

    Já que a SSP, que tem a assessoria da equipe técnica da CAP, desconhece a metodologia, deveria saber que a pesquisa mais confiável para avaliar a sensação de insegurança da população é a pesquisa de vitimização. Procura saber como é feita.

    Não resta a menor sombra de dúvidas que o roubo é o crime que causa a maior sensação de insegurança na população. Cada vítima dessa modalidade criminosa repercute para um número indeterminado de pessoas o trauma a que foi submetida durante a ação criminosa e não é novidade nenhuma que o roubo em São Paulo saiu do controle, portanto toda a população esta ficando com o… na mão de ser a próxima vítima.

  8. Interessante a distorção. Cada crime ocorrido significa falha na prevenção. PM caberia evitar o crime. Se prende 1000 num universo de 100.000 crimes isso é prova da falência da prevenção.
    Nenhuma polícia judiciária no mundo é capaz de investigar nessas condições, especialmente no Brasil.

  9. Detective, Nao ouse a falar aquilo que nao sabe. O concurso de 2013 esta dentro do prazo e o tem muita gente que passou dentro do numero de vagas ofertadas no Edital ainda aguardando.

    Vc esta bem desinformado!

  10. Agora que descobriram que a investigação prende pouco, quase ninguém, que percepção demorada, mas pelo menos servem para alguma coisa, registram as ocorrências da Gloriosa.

  11. O policialmente ostensivo é falho, a investigação é falha, mas o maior responsável pelo aumento dos índices de criminalidade é a impunidade e vai de A a Z principalmente entre os (endinheirados e com influência política)
    Os órgãos de defesa de direitos dos manos são o carro chefe dessa impunidade toda, seguidos pela OAB, partidos principalmente de esquerda e por aí vai, mas é mais fácil por a culpa na PC ou na PM.

  12. para o sistema nao interessa que a policia funciona, para os flagrantes fizeram as audiencias de custodia, se a policia for eficiente, aumenta o numero de processos e de presos, duas coisas que o judiciario e executivo nao querem.

  13. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,sp-bate-recorde-de-roubos-com-896-casos-por-dia-63-envolvem-celulares,10000081396

    Senhores, esta noticia refere-se ao ano de 2016, portanto, a média de 26.889 roubos ao mes, levando em consideração apenas a carreira da qual faço parte, em torno de 9 mil Investigadores, considerando que estivessem apenas a disposição do mister de investigar, seria na média, 3 crimes de roubo a ser investigados por mes. Fazendo desta forma, parece simplorio, mas não é bem assim, basta verificar quantos trabalham nos regimes de plantão, quantos estão com afastamentos regulamentares, quantos destinados as escoltas das audiências de custódia e por fim, os empregados em serviços administrativos, aí a coisa se complica. Não há apenas roubos a ser investigados, uma equipe de investigação não é de apenas um Policial, estatisticas carecem de entendimento específico. Lembrando que um serviço de investigação de um crime não se resume em um unico dia apenas, alguns demandam meses ou anos. Mas como é costume no Brasil, instalar a tranca na porta depois da visita do gatuno, então “PAU NA POLICIA CIVIL”, é politicamente viável e de boa aceitação popular.
    Canso de repetir, o crime no Brasil é interligado, grande dos roubadores e furtadores, são usuários de entorpecentes, usando a modalidade para manter seu vício e enriquecer os “TRAFICANTES” e os ‘RECEPTADORES”,
    Enquanto perdurar esta politica de enxugar gelo, nada se alterará….a grande dificuldade não é a quantidade de Investigadores ou a incidência dos crimes, passa por quantos poderia se evitar, com legislação realmente interessada na Segurança Pública e não nos interesses de alguns. Não adianta apenar mais duramente uma modalidade pois o meliante migra para outra.
    É primordial um trabalho de engenharia de recursos, otimizando o mister principal da Policia Civil, ou seja, a INVESTIGAÇÃO BEM EFETUADA E O INQUERITO DE BOA QUALIDADE, e claro, penas alternativas apenas para os crimes sem qualquer violência ou que não cause prejuizo social, o restante, CANA DURA, TRABALHO, ESCOLA…
    Mas isso tudo, não passa de consideração e algum devaneio de um Policial antigo.

    C.A.

  14. QUE DÚVIDA HEIN ?
    DESDE DOS TEMPOS QUE CACHORRO ERAM AMARRADOS COM LINGUIÇA A PC DEIXOU DE TRABALHAR, A GRANDE MAIORIA VIVE SÓ DAS ESTATÍSTICAS MANIPULANDO OS SERVIÇOS FEITO PELA PM, SÓ OS CEGOS E OS TROUXAS NÃO SABEM DISSO, O SERVIÇO DA PC JÁ HA MUITO TEMPO VIROU APENAS MERO ESCRITURÁRIOS, SOMENTE REGISTRA AQUILO QUE A PM E OS CIDADÃOS VOS APRESENTAM.
    DEPOIS RECLAMAM QUE A PM COM O SEU SERVIÇO RESERVADO USURPA O SERVIÇO DA PC, ENGRAÇADO QUE ESSAS MESMAS PESSOAS FICAM DE BOCA BEM FECHADA QUANDO VÊ UMA VIATURA DA PC CARACTERIZADA COM LUMINOSOS COLORIDOS, SIRENES, PREFIXO DE VIATURA, CORES DA PM, OS SEUS FUNCIONÁRIOS FARDADOS, COM ARMAS EM COLDRE EXTERNO, COM DESCRIÇÕES DE POLICIA DE TODO LADO, NA ROUPA, BONÉS, E ISSO ACASO NÃO SERIA SERVIÇO OSTENSIVO, ENTÃO SENHORES, MENOS DA PRÓXIMA VEZ TÁ, ISSO TAMBÉM E USURPAÇÃO DE SERVIÇO DA PM, VAMOS TODOS FICAREM DE BOCA FECHADA TÁ BOM ASSIM.

  15. Jacaré

    Somos homens, não moleques.

    Enquanto a PC tiver um único tira em seus quadros, pode ter certeza de que o trabalho estará sendo feito e as canas continuarão sendo dadas.

    A despeito de todas as adversidades.

    Que a PM faça o mesmo.

  16. Sem contar que mais de 80% das prisões feitas pela PC são oriundas da del capturas, prisões nos postos do poupa tempo.

    Alias, o lugar onde mais se cumpre mandado de prisão.

  17. Levedo disse, CARA VC FALOU TUDO, SE JUNTAR TODAS AS DELEGACIAS DA ÁREA QUE EXISTE UM POUPA TEMPO, EU FAÇO AQUI UM DESAFIO, EU DUVIDO E Ó DÓ QUE ESSAS DELEGACIA PRENDAM AO MENOS 50% DO POUPA TEMPO KKKKKKKKKKK.
    TiraGosto disse, MEU CARO VC DEVE SER ANTIGO, CARA ESSA ESTATÍSTICA É A MAIS PURA REALIDADE DA PC SP , HJ QUEM REALMENTE TRABALHAM NA PC SÃO OS COITADOS DOS CARCEREIROS E OS AGENTE QUE CUMPRINDO UMA MERDA DE UMA PORTARIA BAIXADA PELO DGP TORNANDO O DESVIO DE FUNÇÃO UMA LEGALIDADE, SÃO OBRIGADOS A TRABALHAREM FAZENDO OS SERVIÇOS DOS TIRAS E ESCRAVÕES, SE NÃO FOSSE ELES ALIÁS, SE NÃO FOSSE ESSA PORTARIA QUE PODEMOS DIZER PORCARIA, ESSAS ESTATÍSTICAS ERAM BEM PIORES SE FOSSE DEPENDER DOS INVESTIGADORES QUE NA SUA ESMAGADORA MAIORIA SÓ FAZ OS CORRES NOS PUTEIROS, BIQUEIRAS, CAÇA NIQUEIS, BINGOS, DESMANCHES, OU VOU TER QUE DESENHAR.
    A VERDADE DÓI COLEGAS, MAS AINDA CONTINUA SENDO VERDADE.
    OQUE CADA UM DOS PC QUE SABE QUE O COLEGA É UM DESVIADO FAZ ? NADA , TODO MUNDO PASSA A MÃO NA SUA CABEÇA, SE ACHANDO QUE AQUILO É SERVIÇO DA CORREG. ENQUANTO VC CONTINUAR PENSANDO E AGINDO DESSA FORMA, A SUA INSTITUIÇÃO ESTÁ ACABANDO OU AFUNDANDO NA LAMA DAS COISA ERRADAS.
    ME PERDOEM O DESABAFO, TENHO MAIS PESSOAS DA FAMÍLIA NA PC DO QUE NA PM, MAS INFELIZMENTE ESSA É A PURA REALIDADE.

  18. A pesquisa deve ter sido encomendada pelo Capitão Óbvio…kkkkk

    Fato é que, enquanto não houver uma ampliação (e das boas) nos quadros da Polícia Civil, essa história não muda.

    Outro ponto é que os flagrantes realizados tanto pela PM, quanto pela PC ou mesmo pela GCM estão sendo quebrados nessa festa chamada Custódia.

    Independente da qualidade da prisão, o que mais causa sensação de insegurança são atitudes como essa história de Custódia, leis fracas e Poderes Omissos, se o trabalho da Polícia está devagar, bem, assim vai continuar, senão piorar…

  19. A ineficiência da Polícia é algo óbvio.

    Agora… quem vai investigar, indiciar e apresentar ao Judiciário sabendo que o indiciado é pagador de mensalidade a algum superior hierárquico e, em decorrência disso, será o policial honesto demitido?

    A lei complementar 922/02 instituiu a VIA RÁPIDA (demissão antes do julgamento criminal, que continua punindo os absolvidos, com o RESÍDUO ADMINISTRATIVO, não reintegrar quem foi absolvido), colocou uma faca no pescoço do Policial Civil e institucionalização da corrupção.

    Antes de 2002, o quadro já era muito ruim, com as castas, salários incompatíveis etc. Mas, depois de 2002 e da Via Rápida, São Paulo deixou uma quadrilha cadeeira se tornar um cartel de drogas e armas, com ações já em países estrangeiros, rumo à monopolização.

    Em 2006, São Paulo ficou de joelhos diante do PCC, quando o governo negociar com o PCC e PEDIR para não matar mais policiais,

    Hoje o PCC já faz às vezes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo para uma parcela da população.

    Mas, claro, a gente sempre pode fingir que o problema é apenas salarial, defasagem dos quadros, castas etc e continuar trabalhando burocraticamente e deixar o processo de mexicanização do Brasil acontecer naturalmente.

  20. O interessante destas prisões seria chegar aí Cerne do crime, o que demandaria investigações em cima destas prisões por ex continuar com uma escuta para que se chegasse nos Cabeças!!!!! Mas isto não é de interesse esse do exmo. Governador …
    Ademais quanto querem apostar que com a demanda extra para os pms para deslocarem até os plantões regionais – noutras cidades – o exmo. contratará mais pms ao invés de Pc’s ???? Ele já fez isto com a escolta de presos !!!

  21. Lugar de Tira é na rua investigando e dando cana. Enquanto tivermos vários colegas se sujeitando a serem porteiros de prédios, choferes de delegados e auxiliares de escrivães, vai ser esta merda de índice.

  22. Pois é Ciro… Só q vc errou em uma coisa… Não é sujeitando-se… Tá mais para conveniente e cansado mesmo. Fora o interior no DECAP e DEMACRO a maioria é desviada por conveniência própria.
    Tem gente q vive aloprando o desvio pq não valoriza a própria carreira, porém adora trabalhar desviado como maçaneta.
    Vai entender…

  23. Solução bem simples, só colocar todos o investigadores par trabalhar exclusivamente com investigação, sem ficar em DP fazendo BO, sem trabalhar em seccionais, Departamento, sem ficar na maçaneta. Porem o Governador não tem esse interesse, vide os casos da merenda, e dos advogados do PCC presos! PC investigando com seriedade pode atrapalhar os planos do Governo!

  24. Me responda uma coisa como que um administrador faz concurso para escrivão e investigador com dias de provas diferentes, olha o que aconteceu mais da metade dos escrivães já estavam trabalhando o estado gastou uma fortuna para nomear formar, sendo que o mesmo tinha um passado para investigador agora as delegacias estão falidas sem escrivães e vai se gastar de novo dinheiro para essa turma que além de desfalcarem as delegacias já estão entrando com Vinicius pois já viram a bosta que a polícia está , não se deveria responsabilizar a cúpula por isso? É por essas e por outras que nós estamos falido pois não existe ninguém com capacidade de administração hoje as chefias são compostas por chefes sem preparos e só sabem fazer cobranças absurdas e ficar recolhendo grana de maquininha hoje o importante é você pagar a seccional pagando quem deve pode até errar, quando que vai vir um delegado honesto milagroso que mude toda essa realidade não temos viatura não temos salas não temos impressora não temos papel so feet não temos pasta de inquérito não temos viatura não temos nada e agora além de tudo ainda tiraram todas as faxineiras das delegacias estão implorando para que os chefes de investigador arrumei o dinheiro na rua para bancar esse custo.

    Quando teremos um abençoado que vai nos salvar caso contrário em menos de dois anos estaremos falidos

  25. Me desculpe mas se a polícia civil está assim é porque nós deixamos pois em uma delegacia existem de um a dois recolhas um chefe é um delegado titular o resto ou está roubando na rua ou está passando fome e fazendo produções fraudulentas se todo resto que não participar da arrecadação se manifestar-se contra e começasse aprender todos os jogos do bicho fechar todos os desmanches com certeza essa realidade iria mudar

  26. O que me causou uma grande dúvida em relação ao colega que falou que o Ministério Público também tem sua parcela de culpa até participando de coisas erradas é que várias denúncias já foram feitas esse site é lido por vários membros do Ministério Público muitas das denúncias aqui todos sabemos que são verdadeiras e de fácil apuração já teve delação premiada na Corregedoria nem o caso dos policiais que roubaram a propina da construtora envolvidas na lava jato foi investigado o caso do advogado relacionado aos bingos pagando propina nada foi apurado denúncia de recolhas que comprar um casas milionárias e pagar o mais de 1 milhão em certos departamentos para não ser investigados não foi apurado a denúncia de recolha e propina envolvendo lojas do centro de São Paulo também não foi apurado estou começando acreditar no colega

  27. Conhece um advogado administrativo em SP capital.
    Cara do ramo..sabe algum?
    Chefia agiu diversas vezes de uma forma com determinados colegas. Comigo está agindo de outra.

  28. ÚNICO ESTADO DO PAÍS QUE AINDA NÃO REESTRUTUROU AS CARREIRAS DA SUA POLÍCIA CIVIL disse:

    SP é o único Estado que ainda não reestruturou as carreiras da sua PC, o único. São 14 carreiras em atividade, uma verdadeira babilônia, enquanto que nos demais Estados as suas PC’s têm de 5 a 6 carreiras no máximo.
    SP é o único Estado do qual os carcepol’s não foram reenquadrados numa nova carreira com novas funções, é o único que ainda possui uma carreira para dirigir viaturas, é o único que possui uma carreira para auxiliar um papiloscopista, é o único que possui uma carreira para atender num balcão de necrotério, é o único que possui uma carreira para tirar fotos, em pleno século XXI; a nossa PC parou nos anos 70.
    Existe uma forma de fazer uma reestruturação de carreiras sem onerar os cofres públicos (já que esta é a desculpa do governo):

    Unificar as carreiras:

    Analista Técnico Policial (Agente de Telecomunicações + Fotógrafo + Desenhista) Mesmo Nível salarial
    Agente de Polícia (Agente Policial + Carcereiro Pol + Aux. Papiloscopista + Atendente de Necrotério) Mesmo Nível salarial

  29. http://www.diariodaregiao.com.br/cidades/pol%C3%ADcias-travam-mais-uma-queda-de-bra%C3%A7o-1.691449

    Polícias travam mais uma queda de braço

    Diario da Região

    A queda de braço entre as polícias Civil e Militar de Rio Preto ganhou mais um episódio neste sábado, dia 6. O delegado Marcelo Guarnieri Parra registrou boletim de ocorrência de usurpação da função pública (exercer ou praticar ato de uma função que não lhe é devida). A acusação, no caso, é contra a PM. Esta é a segunda encrenca que se torna pública entre as duas corporações em apenas três semanas.

    Desta vez, o caso envolve policiais rodoviários estadual que prenderam em flagrante três homens (de 28, 29 e 31 anos) suspeitos de furtar uma loja de pesca no bairro Redentora. A mercadoria levada é avaliada em cerca de R$ 40 mil. O furto ocorreu na madrugada de sexta-feira, dia 5.

    Durante a tarde do mesmo dia, os policiais foram até a loja da vítima e pegaram o aparelho RDV que contém as imagens do furto. A justificativa dada ao comerciante é de que a corporação iria investigar o abuso de autoridade que teria sido cometido pelos policiais que efetuaram a prisão. Eles teriam agredido os suspeitos no momento do flagrante.

    O delegado Marcelo afirma que a prioridade é a investigação do crime de furto. E que as imagens deveriam ser encaminhadas primeiramente à Polícia Civil. “Houve um furto qualificado em estabelecimento comercial. Trata-se de um crime previsto no código penal, cuja autoridade competente para investigar é a Polícia Civil, inclusive seus desdobramentos que, nesse caso é a receptação já que são produtos de alto valor.”

    Antonio Drauzio Badan Junior, proprietário da Loja Tubarão, alvo dos ladrões, afirma que o único motivo para ter registrado o primeiro boletim de ocorrência sobre as imagens, que resultou no segundo, feito pelo delegado, foi o de se resguardar.

    “Fui ao plantão policial levar os materiais que foram deixados pelos assaltantes na loja, como alicate, chave de fenda e um maço de cigarro. Para fazer a perícia, eles precisam de todas as provas e também do vídeo que filmou o furto, mas informei que as imagens, assim como o aparelho, tinham sido entregues à Polícia Rodoviária.”

    O tenente Maurício Noé Cavalari, da Polícia Rodoviária Estadual em Rio Preto, afirma que as imagens e o equipamento foram apreendidos para apurar os fatos. “Foi aberto um Inquérito Policial Militar e o oficial da polícia militar precisa das provas para averiguar todos os fatos. Esta apuração está baseada no código de processo penal militar e no de embasamento jurídico.”

    Cavalari afirma ainda que será avaliado se o equipamento apreendido teve alguma imagem suprimida. “Temos interesse em algumas imagens que não estavam disponíveis e é de nosso interesse na apuração, o que nos causou estranheza. Ao ser enviado para a perícia, o especialista avaliará se alguma imagem foi apagada para depois ser restaurada. Além disso, se a Polícia Civil tiver interesse nas imagens, eles poderão solicitar e ter acesso para algum processo de verificação.”

    Briga

    No último dia 13, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo emitiu nota repudiando o comportamento da Polícia Militar em casos de homicídios envolvendo policiais militares. Houve crítica ao comando da PM de Rio Preto de investigar por conta própria o homicídio de João Paulo Silva da Costa, 18 anos, morto em confronto com a PM, em 2 de abril. A guerra entre as polícias teve início após denúncia da Delegacia Seccional de Rio Preto ao Ministério Público de que a PM estaria dificultando as investigações do homicídio de Costa. O promotor José Márcio Rossetto Leite instaurou inquérito administrativo para apurar o caso.

  30. O que evidencia a eficiência do policiamento numa determinada área nada tem a ver com a quantidade ou qualidade de prisões efetuadas e sim com a quantidade de infrações penais ocorridas, juntamente com pesquisas de vitimização no local objeto da avaliação.

    Onde acontece muito crime é local que na certa apresentará também o maior número de prisões em flagrante.

    Eficiência policial é o marginal sentir que não tem espaço para cometer crime e essa sensação está diretamente relacionada com um bom policiamento preventivo.

    Se acontece uma avalanche de crimes, mormente os cometidos com violência e grave ameaça, isso decorre de falha da PM na prevenção, corroborada pelo fato do desaparelhamento da Polícia Civil que não consegue fazer frente a essa enorme demanda de crimes para investigar. Em outras palavras, é juntar a fome com a vontade de comer.

    Enquanto a sensação de insegurança vai permeando toda a sociedade paulista, o governo através da SSP fica emitindo desculpas esfarrapadas com notas de imprensa sobre quantidade de prisões efetuadas no local objeto da denúncia sem mencionar providências que efetivamente minimizem o grave problema de segurança que estamos vivenciando.

  31. audiência de custódia = alvara infinito não da nada e ninguem fica preso e o policial depois de tanto trabalho papel etc ve o mala indo embora de boa

  32. Essa é a política de Segurança Pública do PSDB há mais de 22 anos no Governo do Estado de São Paulo. Alia-se a isso a nomeação de secretários de segurança incompetentes e dirigentes omissos.

  33. Levedo acertou em cheio no comentário.
    O papiloscopista do poupatempo deve dar mais cana que os Super Tiras (alguns) deste blog.

    Sobre Tira ficar somente na investigação, eu conheço um tira que trabalha no plantão.

    Trabalha 1 noite, folga 48h, faz 3 BO´s por plantão em média e vai para casa.

    Resultado: não tem audiência, não precisa fazer relatório, não participa de operação pega nóia e não se arrisca na rua. Enquanto isso, conheço Tira que faz audiencia, faz relatório, operação, campana e no final das contas ganha o mesmo salário.

  34. Pessoal gosta de nivelar todos por baixo.

    Não existe isso de supertira. O que existem são tiras vocacionados e, sobretudo, resilientes.

    Uns sucumbem a pressões, outros a facilidades.

    Mesmo assim, ainda existem os verdadeiros profissionais.

    Quem não acredita nisso, devia deixar a PC.

  35. Não podemos negar que temos muitos​ carcereiros, papiloscopistas, dentre outras carreiras que realizam excelentes trabalhos de investigação. Os investigadores tem que ceder a essa mudança. Outro ponto que vejo reiteradamente é que lugar de tira é na rua, de fato é verdade, mas não apenas isso, o bom policial, que se procura, deve saber fazer pesquisas, pelo menos nos sistemas que a PC disponibiliza, traduzir para o papel tudo que foi obtido no trabalho em campo. Muitos, olha a maior parte, não consegue fazer isso, ou não….

  36. Nada sabe falou tudo.
    Tem um porém…
    Cansei de ver tira q não sabe investigar através dos sistemas operacionais… Simplesmente uma vergonha. Geralmente os mais antigos são desta maneira (digo os antigos porque não foi uma nem duas vezes que já presenciei o fato). Simplesmente não quiseram ou não se esforçaram para acompanhar a evolução (tem colega q nem se quer sabe usar um PC). Lamentável.

  37. Aos colegas que são vocacionados e trabalham como “tiras”: O governador irá autorizar novo concurso para INVESTIGADOR DE POLÍCIA, aproveitem a oportunidade e prestem o CONCURSO!!

  38. Aos colegas que são vocacionados e trabalham como “tiras”: O governador irá autorizar novo concurso para INVESTIGADOR DE POLÍCIA, aproveitem a oportunidade e prestem o CONCURSO!!
    Para quê prestar concurso? Qualquer idiota faz o serviço…
    Hoje nós queremos não fazer o trabalho do tira. Se liga última bolacha do pacote!!!!KKKK
    Detalhe que “roubar”, solucionar um crime ou até mesmo efetuar uma prisão vc não precisa ser tira, qualquer carreira o pode fazer.
    Detalhe… Para ganhar uns “merreis” a mais. Prefiro ser maçaneta mesmo, pode ficar com sua super investigação e seu super salário.

    obs: Primeiro tentem mudar os índices, pois ser tira hj é botar um carimbo de incompetente na testa. Só bota a culpa nas costas do Governo, mas a recolha tá lá e a chefia a mil graus. Só faz campana para rolar um J. Maioria das canas é do poupa tempo e cumprimento de mandados da capturas, esclarecimentos e parte de serviço zero e quando tem mais J.

  39. “Maçaneta da NASA disse:
    08/05/2017 às 9:17
    obs: Primeiro tentem mudar os índices, pois ser tira hj é botar um carimbo de incompetente na testa. Só bota a culpa nas costas do Governo, mas a recolha tá lá e a chefia a mil graus. Só faz campana para rolar um J. Maioria das canas é do poupa tempo e cumprimento de mandados da capturas, esclarecimentos e parte de serviço zero e quando tem mais J.”

    Cada um enxerga a PC que quiser.

    Tiras incompetentes, recolhas, jotas, canas do Poupa Tempo e por aí vai.

    Isso tudo existe? Só os inocentes dirão que não.

    Agora, penso que o mais importante seja saber de qual PC você faz parte e para qual trabalha.

    Eu e muitos outros, com certeza, trabalhamos para a verdadeira PC.

    Podemos ser até idiotas em ainda querer arrastar esse defunto, mas faz parte da nossa índole e não temos medo de trabalho.

    Tiras eficientes conheço aos montes, só no meu celular tenho o contato de mais de setecentos deles.

    Demais operacionais, idem. Escrivães, então, são a melhor das classes.

    Sim, me envergonho dessa outra parte da PC.

    Mas, a vergonha maior é de quem tenta jogar todos no mesmo balaio.

  40. o mais engraçado e que tudo mundo critica os investigadores, mais todos querem serem investigadores, estranho……

  41. a verdade e uma as cupulas das policias nao querem melhorar em nada, que fique do jeito que esta, quanto mais marginalizado o policial da ponta, mais controlado sera, e um escravo moderno.
    nada e o acaso, a hora que a maioria dos policiais forem da geração pos constituição 1988, a coisa vai ser mudada na marra. Porque salvo sempre as grande exceções, nao temos gerencia, liderança e nem chefes, com capacidade de tomar a frente e resolver o problema e planejar o futuro.

  42. Eu sou investigador e critico investigador que se acha super tira.

    Só fez polícia de verdade quem estava na ativa antes de 1988. Hoje, temos policiais esforçados (alguns até gostam do que fazem) que não tem apoio da mídia, justiça, governo PSDB e sociedade (vulgo zé povinho, que compra celular de 300 “real” em 10x sem juros e filma o policial, mas não filma o traficante vendendo droga).

    Experimentem pedir uma interceptação telefonica….se não fizer um relatório perfeito solicitando, não conseguem.

  43. Querem o que? Só tem ladrão na rua! Lembrando: a Polícia Civil também pode prender em flagrante, é só querer trabalhar. Cadê o GOE, GARRA, DEIC, etc. Filmaram as barracas de drogas da Cracolândia e até agora ninguém foi lá, por exemplo.

  44. manoel disse:
    08/05/2017 ÀS 16:35
    o mais engraçado e que tudo mundo critica os investigadores, mais todos querem serem investigadores, estranho……

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk MAS COLEGA SERÁ QUE VC AINDA NÃO ENTENDEU OS MOTIVOS, POIS É, JUSTAMENTE POR NÃO FAZEREM NADA É QUE TODOS QUEREM UMA PARTILHA NO BOLO HEHEHEHEHE, BOBINHO ESSE MENINO VIU.

  45. TiraGosto
    Legal seu ponto de vista e até bonito.
    Agora me responde uma coisa…
    Destes 700 (por mais q solucionem vários crimes e trabalhem de maneira séria) quantos vc bota a mão no fogo que nunca pegaram um J em determinado momento ou pegam até hj?
    Se vc disser q nenhum dos dois ou vc é muito ingênuo e fazem pelas suas costas ou tá levando chuveirada.
    Se vc conhece alguns(O q deveria ser o óbvio) só faço uma observação em seu comentário… Do q adianta ser vocacionado e corrupto?
    Tenho apenas 13 anos de chefia e por todas que passei em todas delegacias havia recolha e 80% de seus componentes corruptos.
    Então copio parte de seu comentário: Cada um enxerga a PC que quiser.
    Colega me desculpe, mas seu comentário se encaixa em uma dessas opções:
    Ingênuo/Mentiroso/Hipócrita/Iludido/Gosta de se enganar ou ser enganado.
    Policial que é vocacionado, mas aceita um jotinha (mesmo q de vez em quando), faz parte dos que se encaixam no meu comentário.
    Eu NÃO acredito em Paladino da Justiça na PC, muito menos em conto de fadas e tampouco em figuras fictícias. Porém se vc faz parte dos incorruptíveis e nunca aceitou um J na vida meus parabéns!!! As chances de vc nunca ter trabalhado com um corrupto ou para um corrupto são ínfimas. Faça vc mesmo uma pesquisa por aqui. Hj vejo que quem não é corrupto geralmente se encaixa nestas categorias:
    Plantonista: ou acabaram-se as oportunidades e não quer mais dor de cabeça, pois está em vias de se aposentar ou prefere não se envolver e fica por lá mesmo.
    Bico: muitos do que fazem bico, geralmente, não são corruptos.
    Calça branca: Geralmente, no início, não são corruptos (salvo algumas exceções)
    Carreiras que não atuam diretamente na cana: A maioria honesta, salvo algumas exceções.
    Colega respondendo bronca: depois que a casa amaldiçoada tá de olho viram santos.
    Colegas a ponto de aposentar: Esses são mais ou menos… Confesso… Uns aproveitam para roubar tudo q conseguir antes de aposentar e outros (não roubaram o suficiente ou apenas roubaram por necessidade do momento ou até mesmo NUNCA roubaram-coisa muito rara)
    Posso ter esquecido alguma categoria se for o caso me desculpe.kkkk
    TODOS que vão para a chefia têm que sambar conforme a música, mesmo quem não quer trabalhar nela acaba por, literalmente, tendo que colaborar de alguma maneira.
    Até hj só vi um chefe dos tiras ( por aqui por sinal…kkkk) que se sentiu ofendido quando disse que todo chefe aceita um j (acho q ele era do interior). Adivinha o q aconteceu? Foi fuzilado de todos os lados pelos flitadores.
    Sei que existem policiais vocacionados que realmente faz uma cana linda, mas achar um desse que não aceite ou nunca aceitou um j é muito raro.
    Essa é a PC/SP que eu conheço e trabalho. Cheia de vagabundos, corruptos e uma minoria que acredita fazer a diferença ou simplesmente não são corruptos.
    Respeito sua opinião. Realmente louvável. Só tenho a agradecer e ficar orgulhoso de vc nunca ter aceitado um j e ainda está tentando levar o barco. Parabéns. Acredito que meu comentário foi oportuno à ocasião e até um tanto certeiro ou estou totalmente enganado?
    Abraços.

  46. POLÍCIA CIVIL = POLÍCIA FERROVIÁRIA. ..EXISTE MAIS NINGUÉM SABE PARA QUE SERVE.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s