Diz o eminente jurista Vladimir Passos de Freitas : O Brasil precisa de um Ministério da Segurança Pública 53

SEGUNDA LEITURA

O Brasil precisa de um Ministério da Segurança Pública

7 de maio de 2017, 8h10

Por Vladimir Passos de Freitas

O Brasil atravessa a pior fase de sua história em matéria de segurança pública. As atrocidades se multiplicam de Sul a Norte e vão entrando na rotina da vida dos brasileiros. Vejamos.

Em janeiro, massacre em presídio de Manaus deixou 56 mortos1, e em sete cidades do Rio Grande do Norte, “17 ônibus, 1 micro-ônibus e três carros foram incendiados”2. Em fevereiro, greve da PM em Vitória gerou depredação e saques3. Em abril, 16 ônibus foram incendiados em Fortaleza4. Roubos a empresas de valores de São Paulo, que rendem milhões5, sucedem-se e migram para outros estados (como Recife6) e até para o exterior (Paraguai7).

Fora do ambiente urbano, a situação não é diferente. Dia 30 de abril, por causa de disputa de terras, 30 índios gamela foram atacados na cidade de Viana (MA), ficando vários deles feridos. No dia 4 passado, a líder de agricultores Kátia Martins foi morta em Castanhal (PA). Fatos isolados, porém não menos graves, ocorrem permanentemente nas cidades brasileiras.

Quais os resultados dessa situação? Ao contrário do que se pensa, eles vão muito além da dor das vítimas e dos familiares. Exemplo concreto: no dia 2 passado, disputa entre facções criminosas no Rio de Janeiro resultou no incêndio de sete ônibus, na interdição da avenida Brasil e na suspensão das aulas da rede municipal, afetando cerca de 5.800 alunos8.

Do ponto de vista social, a falta de aulas será mais uma contribuição para a má formação das crianças. Do ponto de vista psicológico, o sentimento de medo afetará várias pessoas, trazendo resultados negativos nas relações humanas e sobrecarregando o sistema de saúde. Do ponto de vista econômico, as companhias de seguro recusam-se a contratar com as companhias de ônibus, e, como a falência do estado do Rio de Janeiro não permitirá a readequação dos contratos, o resultado será menos veículos e pior transporte público. A tudo isso se acresçam os reflexos no comércio, que permaneceu fechado, e centenas de compromissos descumpridos.

Reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, em 28/10/2016, baseada em levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, informa que morre mais gente assassinada no Brasil do que em países em guerra, dando como exemplo a Síria9.

Enquanto a segurança pública desmorona e os professores de Direito Constitucional ignoram o artigo 144 da Carta Magna, que afirma ser ela um direito de todos os brasileiros, segue a população sofrendo seus efeitos, uns claros e dolorosos, outros imperceptíveis, como o pagamento de taxa de proteção para as milícias.

Atualmente, o Ministério da Justiça, que adotou o nome de Ministério da Justiça e Segurança Pública, retrata a completa ineficiência da atuação estatal na área. A Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), que dele faz parte, não exerce qualquer influência no cotidiano dos brasileiros. Não tem o menor poder de interferência nas secretarias de Segurança estaduais, e, de positivo, tem apenas os cursos a distância que ministra10.

Não se mostra razoável pretender a extinção do Ministério da Justiça, de todos o mais antigo (1891). Mantenha-se, nele, parte de sua competência, como o Arquivo Nacional e o seu conselho, a Secretaria de Assuntos Legislativos, o Departamento de Recuperação de Ativos de Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), a responsabilidade pelos acordos internacionais de cooperação jurídica internacional, os assuntos relacionados com a extradição e transferência de pessoas condenadas, a ação sobre o complexo tema das migrações internacionais, o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e outros tantos de reconhecida importância.

Mas dê-se ao novo ministério — cujo nome deve, sim, simplesmente ser Ministério da Segurança Pública, transmitindo de forma concisa e direta a razão de sua existência — poderes de tentar avançar no atual sistema pré-falimentar. Nada de nomes como Ministerio de Defensa, como no Peru (confunde com a defesa externa); Ministerio de Salud y de la Protección Social, como na Colômbia; Ministerio del Interior y Seguridad Pública, como no Chile; porque o Brasil precisa ser claro no que pretende: segurança pública.

Já passou da hora de o país contar com um ministério que conduza a política nacional na área, estude e dê um mínimo de efetividade ao sistema prisional, unifique as ações das secretarias da Segurança Pública dos estados, promova políticas públicas de âmbito nacional, gerencie a troca de boas experiências, avance nas estatísticas, hoje sabidamente deficientes, estimule o fortalecimento da Polícia Científica, acompanhe e cobre a realização de concursos públicos, analise os currículos das escolas de formação e capacitação, invista na tecnologia, criando um programa único para todas as unidades da federação, promova estudos para a agilização das investigações policiais, encontrando substitutivo para o arcaico inquérito policial criado em 1871, e adote outras medidas, inteligentes e inovadoras.

Evidentemente, pasta de tal importância não poderá ser entregue a alguém para agradar determinado partido político e muito menos para dar a citado em alguma delação premiada foro em um tribunal superior. Para que ela tenha a eficiência necessária, seu titular deve ter experiência prática, habilidade política e muita respeitabilidade.

Por fim, registre-se que tal iniciativa não tem e nem pode ter qualquer envolvimento ideológico ou partidário. Trata-se de assunto que preocupa e afeta a todos os brasileiros, independentemente de sua coloração política ou condição social. Tema que é tratado com cuidado em países com regimes políticos tão distantes como Cuba e Alemanha.

Em suma, a inércia estatal na área já acarretou danos de vulto, difíceis de serem calculados, inclusive a fuga de jovens talentos para países como Estados Unidos, Portugal ou Canadá. O momento da decisão já tarda. Deve ser enfrentado agora, com prudência, mas com obsessiva determinação.

  1. Ou um Promotor De Justiça, que sabe tudo dos problemas relacionados a segurança Pública!!!! kkkkkk

  2. nos rempos do pauligrafo ninguém tirava onda com a polícia

  3. SERA UM DEFENSOR COM CARTEIRINHA DO PCC

  4. mais 1 ministério para mamarem nas tetas? E colocar um juiz ou um promotor no comando, sendo que estes não entendem de segurança pública como um praça ou restopol? Esses sim sabem as dificuldades de lidar com o crime porque dão a cara a tapa, fazem ronda, campana, patrulhamento etc….

  5. Coronéis e delegados são donos da segurança pública há mais de 30 anos. Chegamos a 60 mil homicídios por ano, com índice de elucidação inferior a 5%, ou seja, o atual modelo estrutural das polícias está dando certo para os vagabundos. Sabe quando isso será mudado, nunca! Coronéis e delegados são o topo salarial dos executivos estaduais, mudar pra quê? O contribuinte vai sangrar e nada mudará!

  6. Se um ministério desses for pra ajudar as policias, fazer as leis serem cumpridas e valorizar nosso trabalho, tá valendo!!! Agora se for prá ficar inerte, deixando as polícias do Brasil à míngua, aí não vira!!!

  7. Tem que reformar tudo. O inquérito não é a culpa da desordem instaurada. A polícia está com as mãos atadas desde a cf 88 que pra tudo temos que ter aval da justiça e esta não se importa com segurança pública somente com seus privilégios. Carreira única já! Acabar com os mauricinhos e patricinhas concurseiros que passam para delegado sem ter noção do trabalho. Leis que atinjam a criminalidade e não engessem o trabalho. Salário digno , previdência integral e tecnologia .

  8. Muitos aqui com certeza iam querer o lula ou o José Dirceu como ministro quase inexiste petista narcisista socialista enrustidonaqui na instituicao

  9. Sou mais um no coro: Ministério pra quê??? Jogar mais dinheiro de impostos no lixo???

    Mas vou acrescentar minhas sugestões:

    Polícia precisa ser municipalizada
    A maioria dos crimes acontece no âmbito da cidade. Não exige uma estrutura burocrática estadual para ser resolvido. Quando o crime for além da cidade, entra em ação a Polícia Estadual. E o mesmo para a Polícia Federal.

    Carreira Única
    Carreiras eram uma necessidade na época de um Brasil de maioria analfabeta. Hoje é preciso valorizar o conhecimento técnico e a experiência. E dar o comando para quem sabe comandar, conhece o trabalho e sabe executar com eficiência. Entra como agente (talvez agente patrulheiro) e pode chegar ao posto de comando máximo.

    E os delegados? Talvez sejam o último estágio da Polícia ou se tornem juízes de instrução.

    Segurança Jurídica
    É impossível trabalhar de verdade, ter o “animus”, sabendo que vai ser demitido se fizer o seu trabalho honestamente (Via Rápida da Lei Complementar 922/02). Se a Administração pune quem trabalha, então o policial ou se torna corrupto ou ineficiente. E os corruptos gozam de uma segurança jurídica oficiosa extraordinária, algo que os ineficientes não têm, mas, pelo menos, evitam problemas e esperam ficar despercebidos até a aposentadoria.

    Mais autonomia e reconhecimento
    A centralização de tudo na figura do delegado é extremamente ineficiente e meramente burocrático, uma fantasia da Administração. Então o inquérito deveria ser “presidido” por quem o elaborou, exceto pela decisão de indiciar e prender, que seria responsabilidade do delegado, como acontece hoje de forma oficiosa. (Vale a consignação que não é uma questão dos delegados quererem ou não fazer, o problema é a impossibilidade. Para seguir o rito estabelecido hoje, seria preciso um número de delegados, no mínimo, maior que o número de escravões).

    Salários compatíveis
    Por exemplo, hoje um escravão trabalha como delegado e recebe como praça da PM. E ainda sobrecarregado.

  10. Só se for para entupir de delegados e coronéis e nada mudar! Precisamos de mais agências investigando; precisamos de cargo único e carreira única; precisamos de meritocracia na carreira; precisamos de uma polícia especializada em crimes transfronteiriços; precisamos de uma polícia que seja os braços da justiça; e finalmente precisamos de vergonha na cara para mudar esse estado de coisas.

  11. Salários compatíveis
    Por exemplo, hoje um escravão trabalha como delegado e recebe como praça da PM. E ainda sobrecarregado.
    Do jeito q vc escreve até parece que escrivão é mais polícia ou mais inteligente ou mais sei lá o que do que PM. Só lembrando que esse NU de papel foi com uma canetada para fins claramente políticos. Sempre foram NM. Beleza… A carreira ganhou mas não levou, porém até parece que esse NU o faz mais qualificado ou mais sei lá o que a despeito do soldado. Desce do pedestal.
    Já deu no saco… Toda vez vc escreve a mesma coisa, mas o pior é ler exatamente mente isso q escrevi acima.
    Já vi umas rusgas em q vc se mete. Depois de ler diversas vezes a mesma coisa cheguei a conclusão que o cara q vc teve as rusgas tinha razão em aloprar vc de sua demissão.
    Veja bem concordo com suas idéias, mas essa comparação que vc faz é pura prepotência.
    Muda de assunto… Seu papo é de frustrado mesmo!
    Todo mundo já sabe sua opinião. Vc ficar repetindo a mesma coisa sempre já deu. Vc pode escrever seu ponto de vista… Só escreva algo diferente pelo amor das criancinhas.
    Aposto que vai rolar o famoso “mas eu tenho que discordar…”
    Todos merecem respeito e valorização, principalmente o escrivão que tanto trabalha, mas vc s.m.j se acha a última bolacha do pacote. Basta interpretar o q vc escreveu e perceberá o quão contraditório é seu comentário. Quer carreira única, mas sempre reclama que ganha menos que ou igual a… Se é para ser carreira única todos ganhariam igualmente, porém em seguida reclama da adequação salarial. Vc consegue perceber o antagonismo? Aumentar salário não resolveria em quase nada o problema da segurança e não precisa tentar explicar… Isso é papo de horas e esse aumento que vc tanto demanda apenas daria um fôlego, mas não resolveria a corrupção ou baixaria os índices.
    Sucesso aí. Desculpe o desabafo é que vc tem o dom de ser repetitivo e encher o saco com a mesma coisa sempre. Deixe de viver essa utopia e procure algo melhor ou algo para fazer de sua vida ao invés de se desgastar com essa Instituição que nunca irá mudar. Vc pode ter idéias válidas e até boas, mas não passa de um sonho e desejo. Procure algo melhor e não fique aguardando retornar aos quadros (se é que isso será possível), pois essa merd… NUNCA irá mudar!! De nada adianta escrever sempre a mesma coisa ou tentar conscientizar os colegas… Quer mudar algo? Vá constantemente na ALESP cobrar os Deputados ou o Governador, pq vc já deve ter percebido que desabafar e por seu ponto de vista por aqui de nada vai adiantar. Somos desunidos e cavamos nossa própria cova… O resultado é como estamos atualmente.
    Isso é só um desabafo dos q vc tanto compara (detalhe: de forma negativa ainda).

  12. Tá cheio de ministério que não serve pra porra nenhuma, ou melhor, serve para dar cargos fictícios, com salários nada fictícios, pra um monte de apadrinhados. Mas ministério da segurança pública com estes governantes que aí estão? Podem tirar o cavalo da chuva, que isto jamais irá acontecer!

  13. exescravão disse:

    08/05/2017 ÀS 8:11


    O cidadão aposenta e começa a dar pitaco em outras áreas.
    Passam a vida inteira no Judiciário sem consertar tal “órgão” e… Quando se tornam “ex”, viram especialistas no quintal alheio.

  14. Brasil precisa apenas que seus cidadãos, em qualquer área, sejam sérios e competentes. Decentes. Resto é pura balela. País com gente que não exerce a cidadania não sai do lugar. Aqui nada funciona. Tudo nas coxas. Podem criar mais um Ministério, ótimo para entulhar de gente improdutiva e onerar ainda mais o Estado.

  15. precisamos de uma BOMBA …..isso sim

    acaba com este país de merda e começa do zero

  16. Rolando um boato dos mike que mês que vem será anunciado um reajuste linear de 11% pra ser pago em julho.

  17. Polícia Desmotivada disse:08/05/2017 às 11:27 .

    O bizu é o seguinte; “Miro está afirma que haverá reajuste, dai vem a pergunta que Miro ?
    dai vem a resposta aquele que…….
    Esta pegadinha está rodando no zap, zap da PM mais de uma semana.

    Fica esperto!

  18. EU NA MINHA IGNORANCIA , ATE HOJE NÃO CONSIGO ENTENDER O MOTIVO DA EXISTENCIA DESTA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA FEDERAL..

  19. VOU FICAR MAIS IGNORANTE AINDA SE CRIAREM O TAL DE MINISTÉRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA.

  20. em termos de segurança pública , comparo este departamento existente em termos federal ( no meu entender ) .
    ao nosso respeitado, temerável, insubstituivel, e digno dpto da PC – GER-

    vivemos em uma democracia – e esta é a minha humilde opinião.

  21. INFORMAÇÃO IMPORTANTE AOS SEGUIDORES DOS PETRALHAS.

    hoje uma juíza do parana deu uma sentença, com urgencia.

    das 23.30 hs de 08/05/2017 até as 23.30 hs do dia 10/05/2017.
    ninguem podera montar barracas , aglomeração , rodinhas de pessoas na cidade de curitiba.
    e muito menos ao redor do forum , onde o PODEROSO SAPÃO sera ouvido pelo juiz moro..no dia 10…

    sob pena de multa de $ 50.000.00 .

    quero ver se teremos algum petralha machão pra fazer bagunça la em curitiba….

    na sentença não foi dito que a borracha comera solta , se alguem pensar em fazer baderna,
    pra defender o sapão………………

    se eu fosse um petralha, eu ficaria bem longe de CURITIBA estas dias……

    O BICHO VAI PEGAR…………………

  22. na minha singela opinião o Brasil precisa só é da ”SEGURANÇA”MINISTERIO NÃO VAI FAZER FALTA….JÁ TEM MUITOS E NADA RESOLVE

  23. O QUE O BRASIL PRECISA É….

    reformar o codigo penal brasileiro>>>
    estes politicos tem que tomar vergonha na cara , e reformar a lei de execuções criminais….

  24. o que não pode continuar é >>>>>

    um sujeito pegar 30 anos de cadeia , e após cumprir somente uns 05 anos no fechado sair pro famoso
    semi aberto….ficando o dia inteiro fora da colonia …e retornar somente a noite pra dormir………………..

  25. não precisa ser especialista em segurança .. bexiga nenhuma .. para enxergar onde esta o problema do brasil………………. qualquer leigo pode enxergar…

    inclusive um ignorante como eu………………….

    que mané ministério da segurança pública … nada…………………
    ta na mão dos politicos a saida… e de ninguem mais……………..

  26. Projeto de lei Complementar Nº 37 / 2016
    O que significa isso ?
    Recebido do relator, Deputado Marcos Zerbini, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com voto contrário ao projeto e às emendas nº 1 e nº 2

  27. Recebido do relator, Deputado Marcos Zerbini, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com voto contrário ao projeto e às emendas nº 1 e nº

  28. O SR Guerra, o sr tm amizade com o Deputado Marcos Zerbini, pq não posso comentar o assunto ?

  29. Mais um Ministério!? Pra quê!?
    Na forma que nosso sistema político funciona?
    Cabide de empregos e moeda de troca por favores?

    Colocar engravatado que não sabe ou faz de conta que desconhece?
    Esse jurista é um piadista!

  30. Ministério nada! O Brasil precisa é de um Bashar Al Assad pra explodir essa porcaria. Como é? Ministério da Maçaneta?

  31. o palacio do planalto ja esta bem representada em termos de SEGURANÇA PÚBLICA:

    LA TEM JÁ A policia federal.

    não precisam inventar mais nada… sera somente mais um cabide de empregos.

  32. o governo do rio de janeiro a poucos dias atras pediu ao planalto ajuda , para combater a criminalidade com
    o envio de tropas federais….

    brasilia ficou de mandar a RIDÍCULA QUANTIDADE DE 200 POLICIAIS DA FORÇA NACIONAL.

    a bandidagem carioca deve estar cagando de medo dos 200 homens do reforço federal……kikikikikiki

  33. vai acabar o crime no rio…….. chegara o reforço federal em breve…………………kikiki

  34. Minha nossa dos 74 delegados nomeados em abril sete nem assumiram. Em dois anos metade vai embora. Aí vem aqueles sem vergonha que tomam nota em todo lugar dizer que o cargo é para vocacionados…rs…Só se for pra….

  35. Apesar de toda pompa e circunstância que envolveu a posse dos Policiais Civis e Científicos aprovados nos concursos de 2013, festa esta a qual não fomos convidados pelo patrão, nos compete informar à sociedade o número de nomeados que não tomaram posse.

    Este número expressivo não nos surpreende, pois enquanto os vencimentos não forem compatíveis com a função, aliado as peculiaridades do cargo, eminente risco de vida e notória sobrecarga de trabalho, dificilmente estes claros no nosso quadro funcional serão preenchidos e quem mais perde com isso é a população!

    Bem, conforme foi amplamente divulgado foram convocados para a posse 74 delegados, 321 investigadores, 527 escrivães, 57 médicos legistas e 61 peritos, mas 51 investigadores, 174 escrivães e 10 peritos não compareceram para serem empossados, vale ressaltar que ainda estamos apurando se houveram desistentes nos cargos de delegado e médico.

    Outro fator nos chamou muito a atenção, 96 investigadores que toram posse já eram policiais, assim se descobriu um santo para cobrir outro.

    Pautados sempre na transparência das informações esclarecemos que estes números podem variar para mais ou para menos, assim disponibilizamos este espaço para que o GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO se manifeste sobre o assunto.

  36. quando a ideia e excelente todos copiam, a coisa esta espalhando, perguntaram para a pm se tem como deslocar para outras cidades, não ne, porque em 600 municipios do estado e uma unica viatura, portanto nao seria mais facil transferir as incumbencias do plantao para os escrivaes e investigadores de classe especial bacharel em direito. Ah sei delegado nao pensa na policia

  37. Um colega acima expos muito bem, o cara na ativa era “especialista” no direito, se aposentou virou “especialista” em segurança pública.
    Não escreveu nem uma linha sobre a demora nos julgamentos e nada sobre o cumprimento das penas.
    E vamos combinar também não escreveu nada sobre os HC malandex que os seus iguais são “especialistas” em dar, o Capoava está por ai nas ruas para provar isto.
    Dá exemplos e mais exemplos de como são as coisa no outros países, quando o assunto é segurança pública, mais não cita a rapidez como que os juízes americanos colocam bandidos de colarinhos brancos na cadeia nos EUA.
    Por aqui se a cor de um carimbo for diferente, do que combinado, já é motivo para mandar o “cidadão” para rua ou para uma bela prisão domiciliar, mais isto só para os com bom saldo bancário, já para os pés de chinelo xi a cana é dura e de ponta a ponta.
    Segurança pública não é coisa e nem assunto para amador ou “especialista” de ouvir dizer.
    E para finalizar o especialista poderia explicar por que o Brasil paga para os nossos magistrados muitos mais que países como Holanda, EUA, Alemanha, Suíça, Suécia pagam para os seus magistrados, gostaria de ouvir uma boa explicação para este fenômeno.

  38. A PERGUNTA DO TIRED É MUITO IMPORTANTE PARA UM PAIS DE 10º MUNDO…

    EU REPERGUNTO…

    QUAL O MOTIVO DE UM MEMBRO DO TJ NO BRASIL GANHAR MAIS QUE UM MEMBRO DO TJ DA ALEMANHA.???

  39. SERA QUE O NOSSO SALARIO MÍNIMO É BEM MAIOR QUE O DELES.????????????????

    SERA O A NOSSA RENDA PER CAPITA É BEM SUPERIOR A DELES???????????????

    SERA QUE NÓS SOMOS UM PAIS RIQUÍSSIMO DE 1º MUNDO E NÃO FALARAM PRA NÓS ?????????????

  40. SERA QUE NÓS SOMOS MAIS RICOS QUE OS ESTADOS UNIDOS E NINGUEM FALOU PRA NÓS ???????

    SERA QUE ESTÃO ESCONDENDO ISSO DA POPULAÇÃO RIQUÍSSIMA BRASILEIRA??????????????????

  41. CHEGA DE MI MI MI!!!
    O BRASIL PRECISA E DE UM CARA QUE TENHA CULHÃO E VERGONHA NA CARA.
    QUEREM ACABAR COM A CRIMINALIDADE, COM CONTOS DE FADA.
    OS POLÍTICOS BRASILEIROS GOSTAM DE COPIAR OS EUA, QUE COPIEM AS LEIS DESTE PAÍS.
    ZERO PARA DIREITOS HUMANOS E FUMO NA B… DO LADRÃO.
    POR ISSO DIGO “40 ANOS DE PONTA A PONTA, SEM SAIDINHA, VISITA INTIMA E DEMAIS BENECES” NÃO PRECISARÁ DE FUMAÇA ALGUMA DE MINISTÉRIO.DA SEGURANÇA PÚBLICA. O DINHEIRO QUE SERÁ GASTO COM ESTA FUMAÇA, PODERÁ SER DE BOM AGRADO NO CONTRACHEQUE DOS POLICIAIS.
    CADE O BÔNUS? ONG SOU DA PAZ!!! – ESTA CALADINHA PORQUE? – COBRA A POLICIA, MAS NÃO COBRA O GOVERNO. ME AJUDA AI O…

  42. !!!!!! (08/05/2017 às 9:03)

    Eu sou chato e repetitivo mesmo. Assim como as batidas do coração ou a respiração.

    Se os problemas crônicos da Polícia forem outros, eu mudo.

    Ah… falar com deputados não é fácil. A maioria não recebe e não se importa com a Polícia, aliás, prefere a Polícia como está.

  43. Exescravão..
    Em suma vc é um ingenuo mesmo.
    Fica igual a um tal de Agente Policial que ficava toda hora postando sobre reestruturação… Quem sabe vc escrevendo a mesma m… sempre alguém lhe de ouvidos. Detalhe que vc escreve o que todos já sabem e quem não sabia agora sabe de tão repetitivo que vc é.
    Pela sua resposta tá na cara que vc foi e é até hj um lok. Tem cérebro para passar no concurso, mas não tem noção, Juntando as duas ”qualidades” vc se torna um ingenuo egocêntrico. Parabéns. pode ficar de ”Loro José” é somente o que lhe restou. Vc simplesmente não respondeu o porquê vc põe a PM em grau de inferioridade. Vc também não fez nada na ativa para mudar e agora fica de mimimi por aí enaltecendo o trabalho de escrivão (não que eu não concorde que a carreira tem que ser valorizada para evitar o êxodo de seus integrantes) para ganhar igual a Perito (basicamente ganhar igual Delegado, pois esta carreira ganha basicamente igual a Perito) na ilusão de poder retornar aos quadros com um salário pomposo.
    Vc não fez nada na ativa para mudar (diz vc que indiciou alguém que não podia e isso, na sua cabeça, foi lutar contra algo errado). Vc fez algo para mudar a PC além de indiciar alguém que não podia? Vc fez algo para mudar os números? Vc pelo participou de projetos que visam melhorar a instituição? Ou vc fez apenas seu trabalho?
    Outros detalhes…
    Por acaso escrivão indicia alguém? O Delegado de sua equipe, à época de tal indiciamento que gerou sua demissão, foi demitido ou punido?
    Sua estorinha é mal contada. Sua fala é de puro mimimi. Vc não fez nada para mudar e ainda escreveu isso em resposta a mim justamente falando que políticos não o atendem ou não irão atender. Em suma vc não fez nada, fica enaltecendo seu ex-cargo em detrimento de outros que vc acredita não estar ao nível de sua carreira. Até hj não faz nada para mudar. Fica apenas repetindo o mesmo discurso vazio de sempre.
    Me diz uma coisa ae paladino… Depois de sua ”injusta demissão” o que vc fez para mudar a instituição? Vc já entrou em contato com algum politico? Fez algum projeto com diretrizes para melhorar o desempenho da Instituição?
    Todos estas suas atitudes podem ser elencadas como: contradizer-se, hipócrita, inocente ou ingenuo.
    Enquanto isso pessoas morrem… (morrem mesmo e vão continuar morrendo)/Vc deve ser comediante mesmo. Gosta de filosofar e encantar desinformados.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s