3º DP de Santos fecha à noite 37

Unidade da Ponta da Praia deixou de atender a população a partir das 20 horas, nos feriados e finais de semana

EDUARDO VELOZO FUCCIA
10/05/2017 – A TRIBUNA
A redução do horário de atendimento começou na última segunda-feira (Foto: Fernanda Luz/AT)

O sucateamento da Polícia Civil pela falta de recursos humanos, principalmente, começa a gerar os seus mais fortes reflexos em Santos. Localizado em uma das regiões mais nobres da Cidade, o 3º DP fechou as suas portas à população no período das 20 às 8 horas e nos fins de semana e feriados.

A área do 3º DP abrange boa parte da orla, englobando os bairros Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, Estuário e parte do Macuco. A redução do horário de atendimento da unidade policial começou na última segunda-feira, por tempo indeterminado.

Titular do distrito, o delegado Jorge Álvaro Gonçalves Cruz justifica que a medida foi tomada após um escrivão se lesionar em um acidente de moto e precisar se afastar do trabalho. Mais dois já se encontram de licença por motivos de saúde e deverão ser readaptados para outras funções, quando receberem alta médica.

A situação crítica, que não se resume ao distrito localizado na Ponta da Praia, lembra o ditado popular da coberta curta que deixa os pés descobertos de quem cobre a cabeça e vice-versa. Desse modo, remanejar policiais de outras unidades para suprir o deficit do 3º DP de Santos seria desfalcá-las e apenas transferir o problema.

Delegado do 3° Distrito Policial, Jorge Cruz
(Foto: Alexsander Ferraz/AT)

Internet

O delegado Jorge Cruz tenta minimizar a situação, informando que aumentou o número de casos que podem ser registrados pela internet, sem que a vítima necessite se deslocar em um primeiro momento para alguma repartição policial.

Por esse meio eletrônico é possível a comunicação dos seguintes casos: roubos e furtos de veículos; roubos, furtos e perda de objetos e documentos; injúria, calúnia e difamação; acidentes de trânsito sem vítima; desaparecimentos e encontros de pessoa.

Cruz também observa que o fechamento por tempo indeterminado do 3º DP durante a noite e nos fins de semana e feriados não deverá causar maior impacto, porque os casos de maior relevância e urgência, que exigem a intervenção de um delegado, já eram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ).

Localizada no Palácio da Polícia, no Centro, a CPJ funciona diariamente, entre 20 e 8 horas, e nos feriados e finais de semana.

Desse modo, todos os flagrantes, termos circunstanciados e casos mais graves ocorridos na Cidade são registrados na central. Atualmente, apenas o 7º DP (Gonzaga) funciona durante a noite, mas sem delegado. Os 1º, 2º, 4º e 5º DPs permanecem fechados nesses períodos.

Raquel Kobashi Gallinati é presidente do Sindicato
dos Delegados de Polícia do Estado (Foto:Divulgação)

‘Desmonte’

O fechamento do 3º DP de Santos não surpreende Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindipesp). Desde o início do ano, ela e a sua diretoria elaboram um estudo para avaliar a falta de efetivo em todas as carreiras da Polícia Civil paulista.

“O Sindipesp já percorreu quase todas as 70 delegacias seccionais do Estado para constatar in loco e montar um raio X da falta de recursos humanos e materiais a que vem sendo submetida a Polícia Civil pelo Governo de São Paulo”, informa a delegada.

Segundo ela, um dos grandes problemas que apontam o “desmonte” da instituição é a escassez de pessoal. “Foi convocada parte dos aprovados nos concursos de 2013.

Os últimos, aliás, realizados para a contratação de policiais civis. Porém, a medida não resolveu o problema, pois não supre, por exemplo, o deficit de mais de 1.300 aposentadorias”.

A falta de estrutura para trabalhar que começa a emergir em Santos foi constatada pela presidente do Sindipesp no Interior e na Capital. “Há delegacias em péssimo estado, viaturas velhas, uma completa ausência de valorização do delegado de polícia de São Paulo, que tem o maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, mas paga, proporcionalmente, o pior salário de delegado do País”, denuncia Raquel.

A Secretaria Estadual da Segurança Pública foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

  1. Isso aí, é a cara da política suja do governo de São Paulo, com total descaso com a Polícia Civil do estado de São Paulo. E pior, esses diretores incompetentes que comandam a Polícia Civil só pensam em suas cadeiras.
    A maioria dos delegados só pensam em si; não é só os delegados que estão ganhando mal e que faltam nos distritos policiais de SP. Existem as outras carreiras também suas Excelências… Quero ver os Delegados tocarem sozinhos os distritos policiais; sem escrivães, sem investigadores, sem agentes dentre outros policiais Civis. Vamos ser menos egoístas e puxa sacos do Governador. Sem União de todos, não funciona. Só falei a verdade…

  2. Meu caros, isso nada mais do que uma engenheira do chefe do executivo para implantar paulatinamente o ciclo completo aqui no Estado sem que haja alarde da constitucionalidade de tal medida, e o raciocínio é simples, senão vejamos.
    Fecha-se delegacias sob o argumento de que aquelas que permanecerem abertas terão mais funcionários e por via reflexa, mais agilidade no atendimento e maiores índices em esclarecimentos de crimes.
    De outra banda, a PM avança na investigação através do P2, considerando a diferença gigantesca de contingente e de estrutura, apresentando à população ignorante desse estado da federação a desnecessidade da polícia civil.
    Segundo a minha singela visão, esse estado de coisas não deve única e exclusivamente aos delegados, mas à nós operacionais, porquanto juízes e promotores pouco se importam com a remuneração e condições de trabalho de seus funcionários.
    Nesta toada, aqueles que estão em cargos da alta cúpula, somente o estão, porque assumiram o compromisso de dançar conforme a música, concluo, portanto, que esse é o início do fim e digo mais, a PC não terá mais do que cinco anos vida, bem vindos à realidade!

  3. Será?
    Nesta toada, aqueles que estão em cargos da alta cúpula, somente o estão, porque assumiram o compromisso de dançar conforme a música, concluo, portanto, que esse é o início do fim e digo mais, a PC não terá mais do que cinco anos vida, bem vindos à realidade!

  4. Parabéns aos Escrivaes e Investigadores que estão pedindo licença médica.
    Tão corretíssimos.
    Querem pagar GAT só pra Delegados e enfiam no cu dos escrivaes e tiras?
    Deixa explodir.
    Parabéns aos escrivaes do 3 Dp que se afastaram.
    Que outros tenham a mesma coragem.
    É pedir afastamento por pressão alta, depressão, síndrome do pânico, propensão ao suicídio.
    Até os Delegados de Polícia aprenderem a respeitar as outras carreiras.

  5. A frase “sem Escrivão a polícia para” está literalmente sendo posta em prática!
    Com salários mais baixos do que o de um escrevente do fórum e ainda tendo que trabalhar que nem um condenado, levando a delegacia nas costas, sem folga, tocando inquéritos, ouvindo pessoas, fazendo flagrantes, seja de segunda à sexta, nos finais de semana e em feriados, não podendo ter direito à férias, licença prêmio etc, ainda é um milagre ter alguns Escrivães em delegacias!
    Escrivão é coisa rara e os poucos que têm, assim como eu, não estão mais dando conta do recado e estão a ponto de surtar!
    Quem puder aposentar que aposente, quem puder sair e ir trabalhar no setor privado ou montar um negócio também e, caso contrário, preste um concurso para outra coisas, pois esse barco, chamado polícia civil, está afundando e quem estiver nele morrerá afogado!
    Que Deus nos ajude!

  6. E a nomeação de trocentos policiais com espetáculo pirotécnico e tudo mais? Parece que a defasagem é muito maior do que supõe a nossa vã filosofia!

  7. O GOVERNADOR FOR INQUIRIDO PELA IMPRENSA SOBRE A POLICIA VAI DIZER O SEGUINTE, PARA ENROLAR A POPULAÇÃO ? EU CONTRATEI MAIS DE MIL POLICIAIS QUE IRÃO SUPRIR TODAS AS DELEGACIAS DO ESTADO. ( NÃO É LOUCO DE FALAR, QUE SÃO DO CONCURSO DE 2013, QUE IRÃO AINDA FAZER ACADEMIA DE POLICIA E TAMBÉM NÃO VAI DIZER QUE NUMERO VAGOS NAS CARREIRAS POLICIAIS SEJAM MAIS DE 10 000 E QUE CARREIRA ADMINISTRATIVA UMA QUANTIDADE ÍNFIMA FOI CHAMADA E QUE OS CARGOS DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS ESTÃO EM FASE EXTINÇÃO , IGUAL DOS CARCEREIROS) SE REPORTER INSISTIR AS PERGUNTAS , SOFRE RETALIAÇÕES (abaixo do pano) ) E PODERÁ PERDER O EMPREGO. TUDO SUPRA TEM UMA DEFINIÇÃO PLAUSÍVEL : EU SOU O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO EU MANDO E OS OUTROS OBEDECEM, PORQUE ISTO QUE FOI CRIADO AS CORREGEDORIAS EM TODOS SEGUIMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. PORTANTO AQUELES QUE NÃO SE ADEQUAR COM ESTE REGIME ADMINISTRATIVO , VAI PRA ……. DEPOIS RECORRA AO JUDICIÁRIO. ( QUEM REPASSA VERBA AO JUDICIÁRIO ? ) FRASE DO DIA : SABE QUANDO O POVÃO GOSTA DA POLICIA ? QUANDO DELA PRECISA.

  8. As condições de trabalho do policial civil em SP são tão desumanas que a probabilidade de obtermos readaptação, via judicial, é altíssima, sabedora desta possibilidade a administração sorrateiramente passou a reduzir a insalubridade dos readaptados, porem basta ao readaptado ingressar com ação na justiça exigindo que desempenhe suas funções em locais onde não haja atividade de polícia judiciaria (delegacias) que rapidamente esta injustiça será revista, já que se os readaptados forem removidos das delegacias haveria um verdadeiro caos nos cartórios, visto que em sua maioria eles executam serviços cartoriais.
    O homem que tem maldade no coração, mesmo travestido de “santo”, não cansa de buscar meios de nos prejudicar, porem depois de alguns anos na polícia passamos por tantas situações que ficamos com o couro mais duro que o de um jacaré. E Deus sempre ilumina o caminho daqueles que não perdem a esperança.

  9. Queria eu ser Delegado e ter uma representante do nível da Dra Raquel. Inteligente, trabalhadora, incansável, apolítica. Merece todos os adjetivos!!

    Vai pra cima do Governo sem dó! Nao é atos que recebeu uma placa dos Empossados na semana passada salvo engano.

    Os delegados estao bem servidos com esta autoridade os representando.

    Em contrapartida os Operacionais estao literalmente abandonados com este lideres sindicais que sao inertes e nada fazem!!

  10. A coisa já vem errada desde o Governo Quércia, que criou distritos e mais distritos nas cidades do interior,dividindo ainda mais a Polícia civil. Antes ficava tudo misturado e junto numa Delegacia Sede. Havia harmonia e dava-se conta do serviço. Policia civil é investigação. Entrega logo os plantões para a PM, que tem muito mais gente e a Civil, ficaria numa repartição em outro prédio e só saía para averiguar os casos que não resultassem em flagrante

  11. Vamos bater palmas e mais palmas para o titular afinal de contas ele está explicando, ou ao menos tentando, o inexplicável, belissimo exemplo de um(a) cabeça pesante:

    Segundo o jornal; “O delegado Jorge Cruz TENTA minimizar a situação, informando que aumentou o número de casos que podem ser registrados pela internet”.

    O majura dá uma bela ensaboada para ficar numa boa com a adminstração.
    Alguém saberia me dizer se a cadeira do 3º DP é muito confortável e bem almofada, não conheço a região, é daquelas cadeiras que dá go$to $entar?

  12. DRº. GUERRA:

    PARABENS PELA A PUBLICAÇÃO DO POST DOS HEROIS DA PM, SOMENTE A GLORIOSA POLÍCIA MILITAR, SEJA ELA DE QUALQUER FEDERAÇÃO PARA TER UM GRUPO DESSE, COM CERTEJA MUITO EFICIENTE NAS INVESTIGAÇÕES, O IMPORTANTE NAS FUNÇÕES INVESTIGATIVAS, É A VACAÇÃO, DEDICAÇÃO E AMOR A INSTITUIÇÃO QUE ESCOLHEU DEDICAR-SE, E PRINCIPALMENTE AMOR AO PROXIMO, QUE PERDEU SEU ENTE QUERIDO.
    SE A PC NÃO SE DEDICA A ESCLARECER A MORTE DESEUS PRÓPRIOS PARES, IMAGINE A MORTE DA POPULAÇÃO POBRE DA NAÇÃO.
    OS MAJURAS E CHEFIAS INTERESSÃO EM TENTAR ESCLARECER CASOS REPERCUTIDOS PELA IMPRENSA, GERALMENTE DE PESSOAS DE PODER AQUISITIVO ALTO, E CELEBRIDADES.

  13. Apesar de toda pompa e circunstância que envolveu a posse dos Policiais Civis e Científicos aprovados nos concursos de 2013, festa esta a qual não fomos convidados pelo patrão, nos compete informar à sociedade o número de nomeados que não tomaram posse.

    Este número expressivo não nos surpreende, pois enquanto os vencimentos não forem compatíveis com a função, aliado as peculiaridades do cargo, eminente risco de vida e notória sobrecarga de trabalho, dificilmente estes claros no nosso quadro funcional serão preenchidos e quem mais perde com isso é a população!

    Bem, conforme foi amplamente divulgado foram convocados para a posse 74 delegados, 321 investigadores, 527 escrivães, 57 médicos legistas e 61 peritos, mas 51 investigadores, 174 escrivães e 10 peritos não compareceram para serem empossados, vale ressaltar que ainda estamos apurando se houveram desistentes nos cargos de delegado e médico.

    Outro fator nos chamou muito a atenção, 96 investigadores que toram posse já eram policiais, assim se descobriu um santo para cobrir outro.

    Pautados sempre na transparência das informações esclarecemos que estes números podem variar para mais ou para menos, assim disponibilizamos este espaço para que o GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO se manifeste sobre o assunto.

  14. Não entendo toda essa pataquada. delegacia aberta à noite para quê? Para o ‘cidadão’ registrar b.o de ocorrência de meaça, difamação, desinteligência, preservativo de direitos, estelionato, extravio de cérebro, abandono do corno no lar, apreensão de 40 gramas de entorpecente, desaparecimento de menor que foi foder com o namorado e tantas outras baboseiras que a PM recolhe na rua e leva para o distrito apenas para ficar parado sem fazer nada. Delegacia à noite nunca foi garantia de segurança para ninguém. É só papagaiada e mais escalas abusivas para o Restopol enquanto os excelentíssimos dormem em suas salas ou casas.

  15. Melhor assim, só fabrica BO, pouco ou nada se investiga! Falência generalizada!

  16. Analisando tudo isso, nao posso falar por Santos, mas aqui na capital existem N delegacias que poderiam perfeitamente serem extintas definitivamente, principalmente aquelas acima do 50, as novas, as quais dividiram área com outras já existentes. Prá que manter uma delegacia aberta, aquelas com pouco movimento, durante a noite e finais de semana??? Muitas fecham, se fecham, prá que existirem??? Um ou dois policiais tomando conta de um prédio onde existem armas, veículos, viaturas, objetos diversos e drogas apreendidas….por que correr esse risco???? Ainda mais as novas, todas não contam com cias da Pm anexas, tornando-se alvo fácil pra bandido. Segurança é Polícia na rua e não um prédio praticamente largado, isso é uma falsa sensação , não adianta existirem delegacias se a PM não tem um policiamento eficiente. Isso deve ser pensado e tenho a certeza que, se agrupar os policiais da unidade extinta numa só, ainda não supre a real necessidade da unidade que funcionar.

  17. A presidente da sindpesp diz que delegado de são paulo é o pior salário do Brasil. Daí a importância do cargo. Isto ninguém discute. Mas, aí vem esta matéria e diz que se facha um distrito policial porque não tem escrivão. Convenhamos, escrivão, uma carreira que não é reconhecida nem em seu NU é o responsável pelo fechamento de um distrito. Isto me faz lembrar a “história” da reunião dos órgãos do corpo humano, cada um dizendo ser o mais importante até que o “de baixo”resolveu mostrar quem era quem …Deu no que deu. Escrivão, pela importância dada na matéria, é o órgão “de baixo”. Só que até hoje não mostrou seu valor……

  18. aqui em são paulo .. existem delegacias que podem muito bem serem extintas…..

    é só agregar a delegacia extinta a mais próxima… transferindo os funcionarios da extinta para a agregada…
    e olhem que vai sobrar policial pra caramba….

    o grande problemma , é que quem é titular da extinta nunca vai concordar com isso….

    ele vai ficar aonde ???????????????????????????????

    na nasa ??????????????????????????????????????

  19. o comentario do SERGIO acima falou tudo………………………….
    ele esta corretissimo;……………..

    acertou na mosca…

    o problema esta em quem perder a cadeira ira pra onde??????????

  20. porque se depender de quem dirige a PC…
    isso nunca acontecera……………….

  21. a ética diz……

    não podemos prejudicar um irmãozinho……………………mandando o pra nasa…………..

  22. a vontade deles é aumentar as companias….
    para ter mais comandantes… promovidos…pra dirigi las………………

  23. ja faz um bom tempo que a PC somente investiga crime de autoria conhecida……

    motivo: não tem efetivo para investigar os crimes de autoria desconhecidos…

  24. Ok. Muito bom que os SINDICATOS façam estudos, visitas, etc. Mas tb precisam agir e, em nome das carreiras policiais, legitimados que estão, ingressar com AÇÕES JUDICIAIS para rever esta situação, haja vista que administrativamente não há solução. O plantão de RIBEIRÃO PRETO, assim como o de ARARAQUARA, irão atender, ao que consta, pelas áreas das suas SECCIONAIS, o que logo é capaz de ocorrer em todas elas, ou seja, só 01 PLANTÃO por SECCIONAL? ISSO É IMPRATICÁVEL! E, se não há solução administrativa, só resta a VIA JUDICIAL, ora bolas!

  25. Como faz falta o Escrivão de Policia. Fechou porque não tem Escrivão para atender, ouvir as partes, fazer o flagrante, o TC etc..Sem Escrivão a Polícia acaba

  26. O mais engraçado é o delegado se justificando. Seria medo de falar a realidade nua e crua e perder a famosa cadeira?

    Bom, embora eu não seja escrivão, eu reconheço que, sem ele, a PC fecha as portas.

  27. MAIS UMA VEZ CARTEIRA VERMELHA NAO GOSTA DE CARTEIRA PRETA

  28. Fechamento do 3º DP de Santos é “medida temporária”, diz Deinter-6
    Justificativa é que polícia aguarda que novos escrivães e investigadores concluam o curso de formação na Academia
    EDUARDO VELOZO FUCCIA 12/05/2017 – 11:00 – Atualizado em 12/05/2017 – 11:00

    Nota sobre o fechamento do DP foi divulgada na quinta-feira pelo delegado Barbosa
    O fechamento do 3º DP de Santos durante o período noturno e nos finais de semana e feriados por falta de funcionários é uma “medida temporária”, até que novos escrivães e investigadores concluam o curso de formação na Academia de Polícia.

    A explicação, por meio de nota divulgada à imprensa ontem à tarde, é do delegado Paulo Eduardo Barbosa, assistente do Departamento de Polícia Judiciária do Interior-6 (Deinter-6).

    O comunicado classifica o fechamento do distrito policial situado na Ponta da Praia de “mudança transitória”. O fechamento da unidade das 20 às 8 horas e nos feriados e fins de semana começou na última segunda-feira, sendo divulgado por A Tribuna na edição de quarta-feira.

    De acordo com Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindipesp), a Polícia Civil sofre um “desmonte” devido à escassez de pessoal.

    Barbosa disse que nos dias úteis, entre 8 e 20 horas, “o 3º DP de Santos continua a prestar atendimento ao público”. Sem especificar data, ele garantiu que o distrito policial voltará a funcionar 24 horas por dia, durante toda a semana, após o término do curso de formação dos novos escrivães e investigadores.

    “A preocupação da Polícia Civil na região, contando sempre com o apoio das prefeituras municipais, e neste caso em Santos, foi sempre garantir a melhor prestação de serviços”, destacou o delegado assistente do Deinter-6.

    Ainda conforme a nota institucional, “a população santista, enquanto esse quadro interino perdurar, conta com o atendimento 24 horas à sua disposição, seja na Central de Polícia Judiciária (CPJ), seja no 7º DP, no Gonzaga, repartição contígua e de fácil acesso geral”.

  29. Vai ter colega saindo no tapa e puxando o tapete de outros para não ir trabalhar nesse DP. Detalhe… PQ tem que ser alunos recém-formados da academia? PQ não desloca colegas de outras delegacias? Principalmente os encostados?

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s