Peritos criminais federais com o fim de beneficiar Temer fazem providencial protesto insinuando suposta invalidade de áudio por ausência de laudo…Qual a contrapartida? 25

Anexar áudio de Temer sem perícia foi inaceitável, dizem peritos da PF

RUBENS VALENTE
LETÍCIA CASADO
DE BRASÍLIA

20/05/2017 18h22

Em nota divulgada neste sábado (20), a APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) considerou “inaceitável” que a PGR (Procuradoria Geral da República) tenha anexado o áudio da conversa mantida entre o presidente Michel Temer e o delator Joesley Batista sem uma perícia técnica por peritos federais.

Afirmou ainda que é “temerária” a homologação de acordos de delação premiada “sem a devida análise pericial”.

Jorge Araújo/Folhapress
Movimentação de agentes federais em frente à casa de Joesley Batista, do grupo JBS, em São Paulo
Agentes federais em frente à casa de Joesley Batista, do grupo JBS, em São Paulo

Antes de anexar o áudio ao pedido de abertura do inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal), acolhido pelo ministro Edson Fachin, a PGR submeteu o áudio ao setor técnico do órgão, mas não para uma perícia técnica completa na Polícia Federal.

A associação recomendou “o envio imediato” do áudio e do equipamento usado na gravação para uma perícia completa no INC (Instituto Nacional de Criminalística).

“Inaceitável que, tendo à disposição a perícia oficial da União, que possui os melhores especialistas forenses em evidências multimídia do país, não se tenha solicitado a necessária análise técnica no material divulgado, permitindo que um evento de grande importância criminal para o país venha a ser apresentado sem a qualificada comprovação científica”, diz a APCF.

A associação disse que, “ao se ouvir o áudio, percebe-se a presença de eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada, sem a qual não é possível emitir qualquer conclusão acerca da autenticidade da gravação”.

Desde que a gravação veio a público, nesta quinta-feira (18), surgiram dúvidas sobre a idoneidade do material, pois há sinais perceptíveis de interrupções na conversa.

A pedido da Folha, um perito apontou que houve “edição” no material. Outro perito, Ricardo Molina, que não fez um laudo sobre o tema, apontou a necessidade de se periciar também o aparelho utilizado na gravação.

A Folha apurou que Joesley Batista não entregou o equipamento utilizado para a gravação. Segundo a revista “Época”, ele teria utilizado um equipamento não detectável por aparelho de raio-x, pois tinha medo de ser flagrado na tentativa de gravar o presidente no Palácio do Jaburu.

A PGR não enviou o áudio para a Polícia Federal, segundo a Folha apurou, porque considerava que essa era uma etapa posterior na investigação, depois de aberto o inquérito, e que eventuais dúvidas poderiam dirimidas ao longo da apuração.

Em nota enviada nesta sexta-feira (19), a PGR informou: “A Procuradoria-Geral da República informou que foi feita uma avaliação técnica da gravação e concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente.

A gravação anexada ao inquérito do STF é exatamente a entregue pelo colaborador e que sua autenticidade poderá ser verificada no processo”.

  1. Fora Temer. Você e sua quadrilha não representam os verdadeiros valores e anseios do povo brasileiro. O povo trocou seis por meia dúzia. disse:

    Coisa boa esse Palácio do Jaburu, qualquer coisa é motivo para reunir a bandidagem em mais um churrasco ou feijoada. As carnes com certeza são todas na faixa, gentileza da JBS Friboi.

  2. Cadê o absurdo????
    Um acogueiro bandido apresenta um áudio como prova é está valendo?
    Vindo de quem veio o mínimo que se espera é uma perícia federal.
    (Sem entrar no mérito do conteúdo)

  3. Além do autor deste blog, estamos infestados de tucanos por aqui.
    Ou tem alguma vantagem, ou não são policiais, ou é sindrome de estocolmo.

    Isso aí, vamos fazer reforma previdenciaria e trabalhista, trabalhar até 65 anos para sustentar Aecio, Alckmin, Temer e suas primeiras damas com o maior luxo possível.

  4. Independente do laudo do áudio, o Presidente recebeu um investigado na operação Lava-Jato no Palácio em altas horas da noite com que objetivo?

  5. ta aparecendo perito de todo lado …

    o resultado do laudo pericial vai depender de quem o contratou….

    se for o planalto… a gravação constatara falhas….
    se for do pessoal do sapão= a gravação sera perfeita..

  6. Os peritos federais tem que ajudar mesmo afinal de contas a PF ficou de fora reforma da previdência não é kkkkkkkk

  7. somente um perito neutro é que podera dar veracidade a gravação, ou reprova la ….

    que tal contratar o perito chefe oficial… DO VATICANO?????????????????

  8. Ciclo,

    Não amplie os fatos. Uma coisa é acreditarmos que o Alckmin seja o melhor candidato entre os que se apresentam até o momento – aliás, Aécio e Serra já forma para o espaço – outra coisa é ser Tucano.
    Destacando que não apoiamos nenhuma dessas reformas nos moldes propostos pelo atual governo, especialmente esse negócio de idade minima para aposentadoria. Penso que o que vale é o tempo de contribuição devidamente comprovado 35 homens e 30 mulheres, sem prejuízo das aposentadorias especiais.

  9. Com todo o respeito, quem vota em Alckmin é tucano, assim como quem vota em Lula é petista e por aí vai.

    Lembre-se: quando voce vota em um candidato, o voto vai para o vice e para o partido.

    Alckmin é a favor das reformas (mas não dos políticos), é a favor que trabalhemos até os 65 anos, assim como o Almofadinha.

  10. Senhores

    A maior ditadura, é aquela que deseja policiar até o modo de pensar do cidadão, que o rotula como isso ou aquilo, os defensores desta prática, se travestem de democráticos, manipulam as massas desinformadas e com menor potencial intelectual, para no final, auferirem seus incalculáveis lucros. Mas, no final, sempre vale a mentira que proferem e a mascara de bom moço que usam.
    Isso não é prerrogativa apenas das “classes que dominam o poder”, mesmo entre nós, o povo, aquele que paga todas as contas, também não é imune a este tipo de pensamento. E SALVE NARCISO, POIS TUDO QUE NÃO É ESPELHO É FEIO!!!

    é o que penso

    C.A.

  11. NÃO SE ESQUEÇAM, NÃO HÁ APENAS COXINHAS OU MORTADELAS, HÁ O BIFE COM FRITAS, O GNHOQUE, O TORRESMO, O PERNIL ASSADO E POR AÍ VAI….

    C.A.

  12. Senhor Guerra

    No Brasil varonil, tudo há de ser diferente, apenas quatro ou cinco paises no mundo inteiro adotam a politica por aposentadoria por tempo de contribuição, segundo tenho informação. Dentre eles, a maior economia em volume é o Brasil.
    Nos paises desenvolvidos mundo a fora, usa-se o metodo de idade para aposentação, sendo que na maioria deles nãõ há contribuição para previdência. (MAS AQUI TEM QUE TER JABOTICABA).
    A maioria do povo Brasileiro, não consegue se aposentar por tempo de contribuição, pelo simples fato do traballho informal ou mesmo a falta dele, sem contar os autonomos, que se preocupam com o INSS normalmente depois dos 40 anos.
    Sei que receberei inumeras críticas, mas isso faz parte, mas nem por isso deixarei de externar meu pensamento. Salvo as atividades insalubres e periculosas, que diminuem a expectativa de vida do trabalhador, deve-se contar para a aposentadoria o tempo em exposição ao agente pernicioso, os demais, aposentadoria por IDADE sim.
    O motivo do meu pensamento, baseia-se em dados do proprio INSS, a maioria dos trabalhadores urbanos, se aposenta por idade e não por tempo de contribuição, e com salario minimo, portanto, para a maioria nada mudará.
    A grita se restringe aos que recebem maiores salarios na iniciativa privada, que com sua qualificação profissional, não passa grande tempo sem trabalho e portanto sem contribuir. Os funcionários públicos que auferem os grandes salarios, as organizações das tres esferas, os empregados das estatais e autarquias, sem se esquecer que em nosso estado, para se aposentar com integralidade apenas se atingir o fator 95.(funcionario Civil).
    Quedou-se o administrador público a fazer bondades com o recurso da previdência, inicia-se com os grandes devedores, inclusive um deles, habita a midia no momento, o JBS, tem também o Bradesco, a CEF, o Banco do Brasil, etc…, aposenta-se o trabalhador rural sem que contribua e por outro lado, isenta o agronegocio da taxa previdênciaria, o tal beneficio continuado, o auxilio reclusão, e outros…
    Tudo isso, saindo da SECURIDADE SOCIAL, que também custeia o SUS, o atendimento de saúde universalizado em nosso pais, sem contar com a DRU.
    Concordo, que carece de uma reforma urgente, pois da forma que vai, logo o Pais quebra, mas não é apenas o trabalhador contribuinte (obrigatorio) do INSS que há de pagar a conta, ela deve ser socializada, inclusive com os representantes eleitos.

    é o que penso

    C.A.

  13. Aposentados com salário minimo não quebra o INSS.
    O que quebra é os salários exorbitantes de juízes , promotores e políticos.
    Má distribuição de arrecadações.
    Tem que parar de penalizar quem ganha salário mínimo, achando que o trabalhador rural é o culpado da atual situação do Brasil.

    Político rouba tanto que daria para pagar uns 10 salários mínimos aos aposentados.

    Quem quebra o pais, meus caros amigos, são os POLÍTICOS.

  14. SE O

    PODER JUDICIÁRIO FEDERAL

    O MINIDTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

    A POLÍCIA FEDERAL

    A PROCURADORIA PÚBLICA FEDERAL

    RECUPERAREM O GRANDE DE VOLUME DE DINHEIRO ROUBADOS

    DÁ PARA COBRIR EM PARTE O ROMBO DO INSS

    TEM QUE ACABAR TAMBÉM

    COM SECRETARIAS

    CURSOS IMPRESTÁVEIS

    ONDE O GOVERNO GASTA MILHÕES !

  15. Engraçado, só se fala do áudio, é só rastrear os milhões de reais que o delator pilantra diz ter dado, é perda de tempo tentar desqualificar o áudio, a bost…. é muito grande e impossível de acobertar, dessa vez já era

  16. Concordo com o colega Fred, e digo mais, a previdência é uma poupança privativa dos contribuintes, arrancar dinheiro do cofre da previdência para roubalheiras, e ainda colocar em outras areas, é crime, além do que, vivemos num país com os maiores impostos do mundo, praticamente um verdadeiro confisco, é desnecessário retirar dinheiro da previdência e colocar em outra area

    Se o governo é um bandido irresponsável, deixe que busquemos uma previdência privada, e paramos de arrecadar com a previdência social, vamos pagar menos e vamos receber uma aposentadoria maior

    E para de por a culpa nos pobres lascados e nos servidores públicos, pela merda que ganhamos, arriscamos nossas vidas pela sociedade, ao passo que tem juiz ganhando R $ 130 mil reais por mês pra soltar homicidas, e não acrescentar nada no mundo, o problema é o Stj com 4 mil funcionários para 30 juízes, onde um ascensorista ganha R $ 7 mil reais, são os milhares de cargos de confiança que quebram o país e a previdência, sistema inchado

  17. wagner nunes leite gonçalves disse:
    21/05/2017 ÀS 19:49
    Independente do laudo do áudio, o Presidente recebeu um investigado na operação Lava-Jato no Palácio em altas horas da noite com que objetivo?

    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    qual sera a desculpa do themer agora ??????????????????

    nada sabia que o cagueta estava sendo investigado pelo mpf…

    PENSOU QUE O CAGUETA IA FALAR SOBRE UM ESCANDALO QUE AINDA NÃO TINHA ACONTECIDO ..
    CARNE FRACA

    E AGORA ???????????

  18. neste quesito o sapão é mais mentiroso que ele…

    o sapão mente e não fica nem vermelho….

    o sapão nad a sabe .. nunca viu…. e não assinou nada…
    não conhece nenhum diretor da petrobras….
    nunca viu os donos da JYF……

    e por ai vai…….

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s