Justiça manda prender coronel e cabo da PM por liderar escutas ilegais em MT 14

OPERAÇÃO GRAMPO

Esquema foi revelado há nove dias pelo Fantástico, da Rede Globo

Da Redação

faleiros-zaqueu.jpg

A Justiça de Mato Grosso decretou há pouco a prisão do ex-comandante geral da Polícia Miltar, coronel Zaqueu Barbosa, e o cabo Gerson Luiz Ferreira Correia Júnior, por supostamente terem comandado um esquema de escutais ilegais nos últimos anos. A decisão é do juiz da 11ª Vara de Crimes Militares, Marcos Faleiros, e está em segredo de justiça.

O esquema foi revelado no último dia 14 deste mês durante reportagem exibida pelo Fantástico (Rede Globo) que mostrou que dezenas de pessoas haviam sido grampeadas indevidamente no suposto esquema de arapongagem. Entre os alvos das escutas, estavam a deputada estadual Janaína Riva (PMDB); o advogado José Patrocínio, ex-coordenador da campanha do ex-vereador Lúdio Cabral (PT) ao Governo do Estado, em 2014; a ex-servidora comissionada do Estado Tatiana Sangali, que teria um relacionamento amoroso com o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques; o jornalista José Marcondes “Muvuca”, além de outros servidores públicos, médicos e empresários.

A denúncia foi feita pelos promotores e ex-secretários de Segurança Pública, Mauro Zaque e Fábio Galindo. A Procuradoria Geral da República, eles argumentaram que o governador Pedro Taques (PSDB) teria cometido o crime de prevaricação ao ser informado do esquema de arapongagem em 2015 sem tomar nenhuma medida.

Zaqueu Barbosa deixou o comando da PM no final de 2015 após Zaque e Galindo comunicarem Taques. Já o cabo Correia assinou os relatórios do Núcleo de Inteligência da PM que solicitaram ao então juiz da Vara Criminal de Cáceres, Jorge Alexandre Martins Ferreira, a colocação de nomes de pessoas não investigadas como integrantes de uma quadrilha de traficantes que atuavam na região de fronteira.

As ordens de prisão de Zaqueu e Correira ainda não foram cumpridas pela própria Polícia Militar. De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça, os militares assim que forem detidos presos serão encaminhados a audiência de custódia.

CUSTÓDIA E ESPIONAGEM

A audiência será fechada a imprensa, em cumprimento ao Código de Processo Penal. “O militar preso em flagrante delito, após a lavratura dos procedimentos legais, será recolhido a quartel da instituição a que pertencer, onde ficará preso à disposição das autoridades competentes”, diz a legislação.

Em sua decisão, o magistrado explica que o esquema de grampos teve cunho político num desvio de função dos militares. “O suposto esquema tinha a a finalidade de espionagem política, escuta de advogados no exercício da sua função, jornalistas, desembargadores, deputados, médicos inclusive de amantes de poderosos”, relata.

 

  1. É ISSO AÍ IMPRESAAAAAAAAAAAA,

    OS MEUS SINCEROS PARABÉNS

    SE NÃO FOSSE ATRAVÉS DE VOCÊS, TODOS OS BRASILEIROS ESTARIAM MAIS FODIDOS AINDA.

    AGORA PEGUEM PESADO NAQUELE FATO ONDE 10 MILHÕES DE REAIS FORAM DESVIADOS DE DENTRO DO comando GERAL DA pm DE SÃO PAULO E ATÉ AGORA SÓ O DELATOR SE FODEU.

    É O QUE ESSES CARAS MERECEM.

  2. Esta prática ja está institucionalizada na PM. Achava que era só aqui em SP, mas pelo visto é no país todo. Aqui ja passou essa fase de incluir os telefones de quem se quer ouvir no meio dos telefones dos traficantes, que o Juiz defere sem nem olhar cada telefone mesmo. Aqui em SP a PM já possui CENTRAIS CLANDESTINAS DE INTERCEPTAÇÃO TELEFONICA, e quem trabalha na área sabe que é verdade! Por isso a PM tem todos na mão. Ministerio Publico, Governador, Deputados, amantes, todos no bolso dos Oficiais PM.

    Enquanto isso a Policia Civil na UTI e Delegados perdendo poderes a cada dia!

  3. ORAÇÃO PARA QUE ESTE CORONEL FICA NA CADEIA E QUE ABRA AS PORTAS PARA A ENTRADA DO AÉCIO, TEMER E A PATOTA TODA.

  4. AGORA PODEM TEREM A CERTEZA QUE DE AMANHÃ O AÉCIO NÃO PASSA EM LIBERDADE.
    SE O TEMER E OS OUTROS COMPONENTES DA GANGUE PASSAREM DE AMANHÃ EM LIBERDADE, DA PRÓXIMA ORAÇÃO ELES NÃO PASSARÃO NÃO.

    VAMOS TODOS REZAR E QUEIMAR VELAS POLICIAIS E SOCIEDADE EM GERAL, VAMOS DAR UMA FORÇA PARA A REDE GLOBO QUE ESTÁ FAZENDO O POSSÍVEL PARA MORALIZAR O PAÍS.

  5. A Polícia Civil só não foi extinta porque está na Constituição Federal como única Polícia Judiciária senão já teria ido pro brejo. Precisamos de Reestruturação na polícia civil de SP para valorização da instituição pois estamos perdendo a nossa identidade na constituição, bem como no nosso salário desvalorizado.

  6. AGENDA DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN

    Quarta-feira, 24 de maio de 2017.

    10:00 – CAPITAL – Anúncio de novos empreendimentos da PPP da Habitação de Revitalização da Luz -Centro de SP (5 terrenos – 568 moradias de interesse social)

    Local: Rua General Couto de Magalhães, nº 445, Santa Ifigênia

    15:00 – CAPITAL – Assinatura de Decreto mudando a Corregedoria da Polícia Civil para a Delegacia Geral de Polícia + Entrega de 684 carabinas e 47 fuzis

    Local: Delegacia Geral de Polícia – Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 9º andar – Centro

    Att.

    Casa Civil

  7. Escriludida disse:
    23/05/2017 ÀS 15:12
    http://arte.folha.uol.com.br/poder/2017/04/12/quem-esta-na-lista/

    NOSTRADAMUS disse:
    23/05/2017 ÀS 18:47
    pela lista do faquim ….lista acima….
    os presidente da camara do senado estão envolvidos..

    então podem escrever ..

    cai themer…atual..
    cai rodrigo…1º substituto..
    cai eunicio. 2º substituto..

    e assumira a BAM BAM BAM do STF.,. AINDA ESTE ANO…
    se bobearem no primeiro semestre de 2017…

    podem escrever ai..

  8. Tem um ditado na PM que diz: os únicos dois comandantes de verdade da PM são o cabo e o coronel. Pelo visto é verdade, rs. Só que o cabo não será julgado por outros cabos, já o coronel será julgado por outros coronéis e o cabo será crucificado de cabeça para baixo, por “INDUZIR SUPERIOR AO ERRO”.

    O Poder Judiciário só se indignou porque a imprensa divulgou que eles e o ministério público assinam sem ler os pedidos da PM.

    A PM há décadas vem fazendo investigações ilegais com as bençãos do poder judiciário/mp. Lembram do GRADI, onde o juiz corregedor autorizou a PM a infiltrar um detento que no final a pm acabou assassinando? Do carandiru onde os juiz corregedor estava presente? Da operação castelinho? Das chacinas de Osasco/Carapicuíba/Barueri?

  9. Mas está faltando a equipe toda !

    Promotor, Juiz, quem pediu a interceptação, quem comprou o guardião, quem autorizou a compra, etc.
    Acho que vão dar delação premiada para o Cb.

  10. Isto é uma pequena amostra do que é deixar, esse monstro acéfalo que só usa a força e funciona só em bando, crescer.
    Se lá no longínquo MT estavam produzindo provas ilícitas, imaginem aqui em SP!!
    Não estou mencionando aqueles que estão, honestamente, nas ruas, ainda se expondo para defender quem não os valoriza.
    Mas, tentar montar a sua milícia particular, como faz os governadores fazem, e dando poderes além dos previstos na CF, o mínimo que acontece é isso.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s