Após duas décadas utilizando pistolas da marca Taurus, alvo de muitas críticas, a PM prepara licitação internacional para compra de armamento 11

A Polícia Militar do Estado de São Paulo prepara licitação para comprar um novo tipo de pistola. A intenção da corporação é de adquirir 5 mil pistolas calibre .40, que substituirá modelos da empresa nacional Taurus, usados desde a década de 90.

Rota será um dos grupamentos da Polícia Militar de São Paulo que receberá o novo armamento
Major Ambar
Rota será um dos grupamentos da Polícia Militar de São Paulo que receberá o novo armamento

A Polícia Militar só conseguiu autorização do Exército Brasileiro para comprar o novo modelo de pistola no exterior, após ter sido verificado vários problemas no modelo atual, como quebra de canos de submetralhadoras e disparo acidental em manuseio e quedas.

“As submetralhadoras apresentavam problemas estruturais (falha de projeto). Você imagina que no cano da arma, no momento do disparo, a arma apresentava uma falha estrutural, uma trinca no cano. Com isso, por uma questão contratual, a PM pediu a substituição do material, mas a Taurus não conseguiu apresentar uma solução e ficou proibida de vender para todas as instituições públicas do país e de participar de licitações, não só em São Paulo”, revelou o Major Valério da Polícia Militar.

A decisão de efetuar a compra do armamento importado é algo inédito em São Paulo e segundo o Governo do Estado já são nove as empresas interessadas na disputa. Taurus, Glock, HK, Beretta, Walther, Sig Sauer, CZ, Steyer e Imbel. ” A gente espera que a disputa traga, também, uma economia para o Estado, quanto maior é a competição, maior a busca pela queda do preço. A expectativa é comprar uma arma melhor por um preço menor”, afirmou o Major.

O edital da concorrência tem algumas exigências para a compra do novo material. Os policiais querem uma arma semiautomática moderna, apta para usar munição nacional e importada. Além disso serão exigidos cinco dispositivos de segurança diferentes, capazes de serem acionados tanto por destros quanto por canhotos, além de travas, impedindo que haja disparo acidental de qualquer tipo, suportando quedas ou acidentes.

A arma será submetida a diferentes testes de estresse, pressão, choque, desmonte e acidentes, caindo de uma altura de 1,6 metros das mais diversas formas, sem disparar acidentalmente, e passar por situações diversas de ação, realizando 10 mil disparos.

“As armas que estamos comprando passam por normas muito mais rigorosas do que as do Brasil. Como se trata de uma licitação internacional temos que seguir os padrões muito mais rigorosos. Com isso, você espera ter uma arma melhor, principalmente no aspecto de segurança. O armamento tem que ser seguro em qualquer circunstância, tem que ser segura para o policial e para todos os envolvidos em uma ação policial. Vale lembrar que a Taurus é uma grande empresa e que está tentando resolver seus problemas, mas nossa questão é só contratual”, disse o Major Valério.

Segundo comandante geral da PM, coronel Nivaldo Restivo, o armamento será destinado às unidades do Choque, como as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que atua em situações com reféns e motins em presídios, e também tropas especializadas em contenções de distúrbios civis.

Por fim, o Major Valério afirma ainda que as armas que saem de uso normalmente são destruídas, mas que no caso do armamento da Taurus, elas ficaram a disposição para análise dos problemas e outras questões processuais.

Em nota, a Taurus disse que não comentará processos licitatórios ou administrativos em curso. As alegações a respeito de supostos problemas em suas armas não se sustentam. Isto é confirmado tanto por laudos periciais como pela verificação pelo Exército Brasileiro do processo produtivo da Taurus.

Ainda assim, essas alegações são retomadas periodicamente como parte de uma campanha negativa contra a companhia, motivada por interesses comerciais e financeiros. 

A Taurus tem uma longa relação com a PMSP e sempre procurou atender as necessidades da instituição da melhor forma possível. Além disso, se empenha em resolver prontamente quaisquer dúvidas ou questões que surgem. Portanto, é incorreto supor que a licitação da PMSP se deve a problemas nas armas da Taurus. A decisão se deve provavelmente a necessidades específicas que a PMSP considera que serão melhor atendidas dessa forma.

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2017-06-05/policia-militar-armas.html

  1. Claro que a Glock ganhará, todo mundo que entende o mínimo de armas de fogo sabe que Glock é a melhor fabricante de pistolas do planeta.

  2. essa licitação tá estranha… de cara, a glock sequer pode participar porque ela não tem trava… uma exigência da pm…

    estranha e digo mal escrita… parece que não chamaram alguém que entende verdadeiramente de armamento e tiro… deve ter sido algum oficial de escritório que escreveu os requisitos..

    a glock trata o operador como adulto: a trava da arma é o dedo e ponto final!

    a glock é uma excelente pistola, mas não é, simplesmente, a melhor do mundo…. existem outras tão melhores quanto…. pra dar somente um exemplo: experimentem uma sig sauer… é perfeição também!

    se eu morasse num país decente e tivesse liberdade de escolha, eu teria uma glock e uma sig sauer…. mas tenho que me contentar com uma imbel…

  3. Pensativo010
    Claramente não é o seu caso. Glock é excelente, mas não é a melhor.
    Vc, obviamente, como exímio conhecedor de armas, deve saber que, dependendo do País, Glock se vende até no mercado.
    Experimente Jericó, CZ, sigsauer… Além de muitas outras…
    Mania de achar q Glock é sempre a melhor…
    A maioria opta por Glock devido a seus preços bem mais acessíveis.

  4. Sério mesmo? disse:

    Glock é a melhor sim não tem como negar as melhores polícias do mundo preferem a Glock, até mesmo nossa gloriosa PF usa Glock g17,g19 , foi comprovado em vários testes que é a mais resistente fora algumas pequenas manutenções que são bem simples de realizar.
    É claro existe outras pistolas foda Beretta, Colt, Sig Sauer Smith & Wesson, Heckler & Koch, Bersa, Ruger, Browning Hi-Power, Walther entre muitas outras, porém Glock é a única completa 100% confiável em todos requisitos tanto para uso policial quanto uso militar
    Acho que vc se equivocou a escrita não é Jericó e sim JERICHO 941, é originalmente baseada no projeto da pistola CZ-75.

  5. Corretor do celular… Acontece.
    A maioria dos países compram Glock por causa do preço junto da qualidade. Glock além de boa é muito barata lá fora.
    Melhor pistola do mundo? Não.

  6. a pistola glock não é uma unanimidade extamente pelo fato de nao ter trava de segurança…
    muita gente ama a glock, mas muita gente odeia… é aquilo.. 8 ou 80..
    e ela não é super barata como falaram nao..
    nos eua onde as opções são muitas, a glock não é a mais vendida..

    e a pistola oficial dos navy seals é a sig sauer p226…
    recentemente, o exército dos estados unidos selecionou a sig sauer p320 pra ser a pistola padrão deles… e em equipes especiais cada um pode escolher a sua.. tem gente que ainda gosta da 1911…

    enfim.. seja qual for a pistola escolhida pelo governo… o importante é a gente se livrar da taurus e imbel… e assim de algum modo forçando que elas melhorem a qualidade..

    nao tenho duvida que qualquer estrangeira é melhor que a taurus e imbel… e o secretário disse que depois de haver licitação pra pm, terá pra polícia civil também…

  7. Glock (nos EUA, país q não é o fabricante) $ 500 média, máximo 700 (geralmente a 40 competição). Não é barato aqui no Brasil. Não é barato… É quase de graça. Veja o preço das demais… Tem Glock no Wall Mart!!
    Brasil ela chega o olho da cara.

  8. Detalhe… Prefiro Glock… Antes de achar q eu estou condenando a mesma. Tenho a 380,45 e 10mm.kkk. Porém ela não é a mais top q existe.

  9. Nos EUA a Glock não é campeã de venda pois há muitas opções. Glock nos EUA praticamente virou arma mala…kkkk. Há Estados em q a Polícia adotou a mesma, mas ela não é unanimidade. Muitos usam a springfield 45 entre outras.

  10. pesquisando.. encontrei que a glock é a 8ª marca de arma mais vendida nos estados unidos… esse é o ranking:

    ruger, smith & wesson, remingnton, sig sauer, mossberg, savage, henry …

    depois vem: beretta, kimber, colt, hi-point, fn….

    a taurus é a 15ª.. e só tá nessa posição porque são as mais baratas.. americano só compra taurus porque é barata!!!

    enfim.. glock não é cara, mas não é barata, não é quase de graça..
    quase de graça é taurus lá… por isso que alguns malucos compram essa porcaria lá… e taurus lá so tem algum prestígio mínimo os revólveres mesmo…

    há outras mais baratas.. e bem.. lá nos eua é tudo bem barato mesmo… só é caro exceção.. por exemplo.. sig sauer é cara, mas…

    enfim.. vamos torcer pra que essa licitação de armas estrangeiras pra pm seja o início de mudanças… que armas estrangeiras possam entrar livremente no país…

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s