Muito dinheiro para privilégios remuneratórios e pouco dinheiro para estrutura dá nisso: 372 armas levadas do Fórum de Guarujá para maior desgraça da população 9

Novo balanço aponta 372 armas levadas do Fórum de Guarujá

Local foi alvo de bandidos no sábado à noite. De diversos modelos, essas armas estão vinculadas a processos criminais

EDUARDO VELOZO FUCCIA
07/06/2017 – 07:40 – Atualizado em 07/06/2017 – 10:31
Pistola e munições usadas na execução a tiros
de Ricardo Joaquim foram levadas do Fórum

O número não para de subir. Após um representante do Fórum de Guarujá apresentar segunda-feira balanço parcial de 175 armas de fogo roubadas da repartição no último sábado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) divulgou na terça-feira (6) nota que contabiliza o sumiço de 372 armamentos.

De diversos modelos e calibres, essas armas estão vinculadas a processos criminais. Nem todas foram roubadas pela quadrilha que invadiu o Fórum no sábado à noite, aproveitando-se do momento da troca de turno envolvendo dois vigilantes de uma empresa terceirizada de segurança.

Várias delas foram furtadas em datas incertas, ao longo do tempo, para não criar alarde. Dois destes armamentos, em especial, chamam a atenção. Um deles é uma pistola calibre .40 pertencente à Polícia Militar e usada em um confronto com criminosos.

Apreendida para perícia, a pistola continuou retida durante a ação penal. Porém, no ano passado, um marginal foi preso por policiais militares portando este armamento. Oficialmente, a arma continuava no Fórum de Guarujá, sendo só então descoberto o seu desvio.

Outro caso do gênero, que trouxe à tona uma situação ainda mais escandalosa, diz respeito à pistola calibre 45 e às munições usadas na execução a tiros do ex-secretário executivo de Coordenação Governamental de Guarujá, Ricardo Augusto Joaquim de Oliveira.

Quatro homens são réus pela morte de Ricardo Joaquim: um policial militar e um ex-policial militar, que estão presos e são apontados como os executores, e dois empresários, acusados de serem os mandantes e que respondem ao processo em liberdade. Nenhum deles ainda foi julgado.

O sumiço de provas materiais de crimes, independentemente do motivo, só favorece os acusados. Eventuais dúvidas surgidas com o desaparecimento delas, no momento da sentença, sempre devem ser interpretadas em benefício dos réus.

Porém, quando tais provas consistem em armas de fogo, além do prejuízo processual, que pode acarretar na impunidade dos autores, existe o risco social representado pelo retorno ilegal dos armamentos às mãos de criminosos.

Conforme o comunicado do TJ-SP, “convém ressaltar que o processo apuratório não se encerra com essa ação: a presidência e a Corregedoria Geral da Justiça estão trabalhando intensamente para a identificação de todos os envolvidos na ação criminosa, com a recuperação dos bens subtraídos”.

  1. No minimo, é uma irresponsabilidade deixar arma nesses lugares?

  2. O crime agradece? Mais uma vez, enxugando gelo?

  3. SE A MODA PEGA, VAI TER TANTOS FÓRUNS, FURTADOS. E COMO ANDA AS COISAS, PORQUE NÃO ? INCENDIAR TAMBÉM. FICO NA DÚVIDA QUAL SERÁ A PENA IMPOSTA AOS AUTORES PELOS NOSSOS MAGISTRADOS UMA VEZ QUE ; ESTÃO BENEVOLENTES COM A BANDIDAGEM. TEMOS UM DOS MUITOS EXEMPLOS : DAS NOSSAS SUPREMAS CORTES DESTE PAÍS, QUE ESTÃO ESTAMPADOS CAPAS DAS REVISTAS E JORNAIS ETC.

  4. Não faz muito tempo que armas foram subtraídas do Fórum aqui em Santos, porém logo a casa caiu, o autor da façanha era um funcionário antigão do judiciário.

  5. Bom, quanto às armas, basta o judiciário autorizar logo a sua destruição ou doação a algum orgão competente de segurança. E não que fique em fóruns e delegacias com 3 polícia ou 2 vigia aguardando a sorte.

  6. ALGUÉM PODERIA DAR ALGUMA EXPLICAÇÃO ACEITÁVEL DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DESSA?

    QUANDO UMA ARMA DE FOGO É APREENDIDA NA PRÁTICA DE ALGUM CRIME, ESSA ARMA NÃO É FEITA UMA PERÍCIA NELA ?

    SE A RESPOSTA ACIMA FOR SIM, POR QUAIS MOTIVOS ESSAS ARMAS PRECISA SER REMETIDAS AO FÓRUM, SERÁ QUE AS PERICIAS NÃO SÃO ACEITAS, SE SIM, ENTÃO PRECISA ACABAR URGENTE COM ESSA INSTITUIÇÃO POR NÃO SE FAZER JUS A SUA PERMANÊNCIA.

    SERÁ QUE COM TODA A PERICIA EM MÃOS, O MP, DEFENSORIA PÚBLICA, ADVOGADOS E SENHORES MAGISTRADOS TERIA ALGUMA JUSTIFICATIVA PARA MANTER SOBRE SUA GUARDA MATERIAL BÉLICO COM SEGURANÇA?

    SERÁ QUE JÁ NÃO PASSOU DA HORA DE ALGUM TRIBUNAL SUPERIOR DETERMINAR O FIM DESSE ARMAMENTO EM COFRES DE FÓRUM, BASTANDO APENAS AS PERICIAS LEGALMENTE ANEXADAS NO PROCESSO, E SE FOR O CASO, PARA FINS DE ENCENAÇÃO, USAR UMA RÉPLICA PARA ESSE FIM ?

    OBS: INFELIZMENTE A POLICIA ESTA ENXUGANDO GELO FAZ MUITO TEMPO TÁ.

  7. Gostaria que fossem feitos levantamentos em todas varas criminais de SP para verificar a situação das armas apreendidas.

  8. Bom dia!

    Senhoras e Senhores.

    Que o serviço terceirizado no Brasil deixa a desejar, disto não temos dúvidas!

    Que investimentos em Segurança Pública é deficitária no Brasil, disto também não resta dúvidas!

    AGORA: Um País que é o maior arrecadador de impostos do mundo e não investe NADA em Segurança; Educação; e Saúde, esperar o quê?

    Ao invés disso preferem pagar juros extorsivos dos Bancos e gastarem com mordomias abusivas com AUTORIDADES que desfalcam a SOCIEDADE! VERGONHOSO!

    Além disto, querem extinguir uma Polícia que se encontra engessada, desfalcada e sucateada à anos e desta forma a criminalidade vai crescendo e vai chegar uma hora que ninguém conseguirá acabar com essa balbúrdia, pois nossas leis, são fracas, cheias de lacunas e que foram elaboradas por eleitos que não estão ensejando credibilidade.

    Muitos estão sendo citados com envolvimentos na corrupção!

    E aí minha gente, reclamar para quem?

    Espero que a marginalidade não resolva invadir as Delegacias de Polícia que fecham à noite por falta de funcionários, pois lá certamente encontrarão coletes, armas, munições e muita droga apreendida esperando determinação judicial para serem destruídas.

    VERGONHOSO!

    Caronte

  9. E quantos fóruns no estado de SP temos nessas condições???? Se não some por funcionário, some dessa forma. Isso ocorreu no fórum criminal da Barra Funda anos atrás, mas foi via funcionário e hoje nenhum deles recebem mais armas de fogo, ou seja, tais armas ficam na…..DELEGACIA!!!!!! Como disseram acima, um lugar devassável e com um ou dois tomando conta do prédio. Que tais sejam destruídas ou utilizadas pelas policias, mas nunca armazenada em locais inseguros onde podem rapidamente voltar às ruas. Estão esperando o que prá mudar isso?????

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s