Ministério Público deve ter cotas para negros em concursos, decide CNMP 42

RESERVA DE OPORTUNIDADE

CONJUR

Por Felipe Luchete

O Conselho Nacional do Ministério Público aprovou, nesta terça-feira (13/6), norma que determina a reserva de pelo menos 20% de vagas para negros em todos os concursos do MP no país. A regra deverá ser implantada nos próximos editais, tanto para servidores como para membros da carreira, e funcionar por dez anos.

A decisão foi unânime sobre o processo seletivo de servidores. Para a escolha de promotores e procuradores, porém, três conselheiros ficaram vencidos ao defender que o CNMP apenas editasse recomendação às unidades do Ministério Público, dando liberdade para as procuradorias-gerais.

Pelo texto aprovado, as cotas são obrigatórias, mas o limite percentual pode ser maior em estados com proporção maior de negros na população, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Conselheiro Sérgio Ricardo de Souza foi autor de uma das propostas votadas.
CNMP

O ingresso dependerá da autodeclaração, analisada por comissões específicas. O candidato suspeito de prestar informação falsa poderá responder a procedimento administrativo e ser eliminado do concurso — ou, se já nomeado, ter a nomeação anulada.

O CNMP baseou-se em duas propostas apresentadas em 2016, apresentadas pelos conselheiros Marcelo Ferra — que sugeriu cotas apenas para o próprio conselho — e Sérgio Ricardo, que se declara afrodescendente e defendeu a inclusão de pessoas negras em todas as instituições do MP. O relator, Gustavo do Vale Rocha, reuniu os dois textos em um só.

Segundo Rocha, o objetivo não é privilegiar um grupo específico da sociedade, e sim estimular medidas que tentem reparar “distorções históricas de acesso aos cargos públicos pelos que são vítimas da segregação, marginalização e exclusão social”.

O tema entrou na pauta dois anos depois que o Conselho Nacional de Justiça aprovou determinação semelhante para o Judiciário e três anos após a Lei 12.990/2014, que reservou aos negros 20% das vagas na administração pública federal — norma declarada constitucional no dia 8 de junho pelo Supremo Tribunal Federal.

Esse período mais amplo, de acordo com o conselheiro Valter Shuenquener de Araújo, foi importante para o CNMP refletir sobre alguns pontos que podem ter sido ignorados por quem decidiu antes. Os detalhes da resolução, no entanto, serão conhecidos quando o texto for publicado.

Cenário paulista
No Ministério Público de São Paulo, as cotas já entraram em edital de concurso para 67 cargos de promotor substituto lançado nesta segunda-feira (12/6). A regra foi aprovada em maio pelo Órgão Especial do MP-SP. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNMP.

Proposições 1.00207/2016-21 e 1.00208/2016-85

  1. VITÓRIA NA GUERRA; OS MEUS PARABÉNS AO JACA QUE QUANDO INGRESSOU NA pm NO ANO DE 1 9 8 1 ERA O ÚNICO ALUNO soldado DA TURMA QUE TINHA CURSO SUPERIOR EM PROCESSAMENTO DE DADOS. AÍ, AÍ, AÍ, AÍ, AÍ MENTIROSO disse:

    BELA NOTÍCIA E OS MEUS SINCEROS PARABÉNS PARA TODOS QUE VOTARAM A FAVOR!

    ESPERO QUE SEJA OBRIGATÓRIO TAMBÉM PARA TODOS OS CARGOS PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS!

    O QUE VOCÊ ACHA JACA?

    MENTIROSO, MENTIROSO, MENTIROSO, MENTIROSO, MENTIROSO, MENTIROSO, MENTIROSO…
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. pode haver cotas para negros, o que sera obrigatorio na policias se ja não e, mais nao pode cotas para servidores da polícia na ordem de 50%, ou seja um escrivao e excelente para fazer do inicio ao fim para nao presta para ser delegado.

  3. APROVO A LEI DAS COTAS…..

    após a libertação dos escravos… os negros sairam por ai a procura de empregos, … arrumavam.. mas sempre os serviços dos mais duros e salarios baixos , SERVIÇOS que os brancos não queriam……

    os donos das terras eram todos brancos….os negros estavam livres … mas sofreram muito…

    ja passou da hora dos negros terem uma ajuda , para melhorar o seu futuro, e de seus filhos…

  4. fato diferente ocorreu com os imigrantes japoneses ,. alemães , e italianos no inicio do século….

    estes imigrantes quando chegaram , tiveram incentivo do governo federal, que cedeu terras a preço de bananas.
    os imigrantes deram duro nas terras . mas venceram. e hoje são uma classe que estão por cima da carne seca…..na sociedade brasileira……

    e os coitados dos ex excravos ??????????????????, foram soltos pelo mundo afora, como um cachorrinho de estimação que a gente cria dentro de casa… para depois ficarem abandonados na rua da margura…..

    se os governos descem incentivos aos ex escravos após o final da escravidão , dando terras a eles ,e apoiando os p/ tocarem as suas terras, com certeza hoje os negros brasileiros estariam muito melhor financeiramente……..
    e intelectualmente….

    hoje teriamos muito mais NEGROS como médicos- engenheiros- delegados- juizes- promotores, desembargadores. politicos- empresarios- enfim teriamos muitos em todos os segmentos da sociedade….

    este é um dos motivos do porque os negros sempre estiveram por baixo do nível social da sociedade brasileira….

  5. e para os que não sabem …..

    SOU BRANCO DE OLHOS AZUIS..nascido no interior ( ROÇA ) do estado do paraná em 1957, filhos de pais brasileiros ….

    EU DISSE SOMENTE A REALIDADE…. DOA A QUEM DOER….E NÃO VENHAM AQUI ME FALAR QUE O QUE
    ESCREVI . NÃO FOI O QUE DE FATO ACONTECEU, COM OS IMIGRANTES…..

    pois isso eu ja discuti com um filho de imigrante italiano……………………que nega é obvio … o incentivo que os pais dele receberam do governo brasileiro …

    OS IMIGRANTES JAPONESES E EUROPEUS RECEBERAM SIM AJUDA DO NOSSO GOVERNO…….

  6. Escravidão nunca foi exclusividade do negro. Muitos povos foram escravizados. Tenho certeza que Joaquim Barbosa e muitos outros não necessitaram de cota.
    Não sou a favor da cota, pois dá a entender que todo negro é inferior de uma maneira ou de outra.

  7. PAPO RETO,O NEGÓCIO NÃO FOI DESSE JEITO NÃO. A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL VEIO DEPOIS DE 1930, BEM DEPOIS DO FIM DA ESCRAVIDÃO. ABRAÇO.

  8. “Os italianos receberam terras do governo federal…” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Sou negro, tenho graduação e pós graduação. Passei fome e hoje continuo pobre, mas lutei e ainda luto sem precisar de ajudinha do governo. Entendo esse papo de cotas, mas sou a favor de cotas sociais apenas, pois o branco pobre é vizinho de porta do negro.

  10. o que eu disse acima … ta dito….. não mudo uma vírgula………………………

    eu corro e sempre corri pelo certo……………………………doa a quem doer……………….

  11. Meu avô (materno) era negro, a família do meu finado pai branca, alguns com olhos claros. Eu sou o quê?
    O Brasil é um país misturado e a maioria tem ou teve alguém negro na família.

  12. Jacaré, se as cotas contemplarem os burros e analfabetos como você, suas chances aumentariam muito! disse:

    Se existisse cotas para burros e analfabetos, o jacaré poderia se inscrever!

  13. OK, PROCUREM SABEREM DE QUE FORMA OS NEGROS VIERAM PARA O BRASIL DEPOIS DE DESCOBERTO QUE O ÍNDIO QUE AQUI JÁ VIVIA NÃO IRIAM GERAR LUCROS COMO OS NEGROS.

    PROCUREM SABEREM DE QUE FORMA AS FEZES DOS SENHORES E DAS MADAMES ERAM CARREGADAS PARA O LOCAL DE DEPÓSITO E COMO OS NEGROS RESPONSÁVEIS POR ESSE TIPO DE SERVIÇO CRUEL ERAM CHAMADOS E PARA RECEBEREM ESSE APELIDO, QUAL ERA AS MARCAS QUE FICAVAM NOS SEUS CORPOS.

    PROCUREM SABEREM QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS EM RELAÇÃO AO NOME MENTIROSO DADO A RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA E, DOS POUCOS QUE RETORNARAM DA GUERRA DO PARAGUAI, QTOS DESSES “VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA” RECEBEREM O QUE FOI PROMETIDO INICIALMENTE.
    ESSE BENEFÍCIO DE COTAS É O MÍNIMO QUE PODE SER FEITO PARA REPARAR TAMANHO CRUELDADE E DEVE SE ESTENDER PARA TODOS OS CONCURSOS PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS E DOA A QUEM DOER.

    PAPO RETO, ESSA SUA POSTAGEM É VERÍDICA SIM E AINDA TEM AQUELA VELHA ESTÓRIA VERÍDICA ONDE ERA RECEBIDO PELOS IMIGRANTES UMA GRANDE EXTENSÃO DE TERRA E TAMBÉM AS MULAS, NÃO É MESMO?

    QUANDO EU ENTREI NA pm, EU TINHA APENAS O SEGUNDO GRAU EM UMA ÉPOCA QUE ERA EXIGIDO APENAS O PRIMEIRO GRAU E NÃO TIVE O MESMO PRIVILÉGIO DO JACARÉ QUE “JÁ ENTROU COM UM CURSO SUPERIOR DE PROCESSAMENTO DE DADOS” (BICHO MENTIROSO DA PORRA), MAS POSSO “ESNOBAR” EM REVELAR ESSA CRUELDADE QUE OS MEUS ANTECEDENTES ESCRAVOS SOFRERAM, EU SOU FORMADO EM HISTÓRIA E ESSA FOI A MINHA PRIMEIRA FACULDADE E POSTERIORMENTE, JÁ NA PC, FIZ UMA OUTRA TECNÓLOGA PQ PRECISEI APRENDER MAIS SOBRE UM DETALHE.

    CHUPA JACA MENTIROSO!

  14. no meu entender o governo federal tem que editar uma lei em que se reserve uma porcentagem de cotas aos negros em todos os departamentos federais , estaduais , e municipais ….

    fazendo isso sera um reparo das injustiças que os negros brasileiros enfrentam desde os fim da excravidão …..

  15. nós tambem sabemos que os escravos vieram da africa nos navios negreiros…. comprados pelos portugueses brasileiros.. que ao notarem que os indios não trabalhavam .. e que preferiam morrer do que trabalhar….

    sabemos tambem que os negros que aqui chegavam , foram comprados pelos navios negreiros , após guerras contra outras tribos… que os escravisavam la na africa…. e que as tribos vencedoras os vendiam aos mercadores dos navios negreiros……..

    esta é a historia do povo sofrido que vieram da africa………………….

  16. É cada uma viu KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  17. Muito relativo; sou a favor de cota pra quem e realmente pobre.
    Tem aos montes de todas as etnias, conheço japonês pobre! E exceção, mas porque não coloca lo na cota?
    Realmente os negros foram escravizados, perseguidos, sofreram etc e tal; e os brancos também! Não no nosso pais, mas em vários outros, em seculos anteriores!

    Sou a favor de cota de quem e pobre; ainda mais com a educação básica sofrível ofertada pelo estado.
    Não da pra comparar um menino que estudou no pueri domus e outro que estudou na ee da vila abobrinha, sem chance.
    Tinha que acabar com estas castas, apadrinhamentos, que colocam o indicado, ao invés do que estudou!
    Ate na PC tem isso, logico que em menor escala, mas que tem tem!
    Vide varias filhas de cardeais, que mal sabem escrever, gozando de escalas privilegiada sai mas em departamentos por ai.

  18. Se os Negros sofreram, o que de fato é indigno, os Brancos também sofrem, e até hoje!

  19. Enquanto isso bicheiros voltaram a se matar no RJ, até execução com fuzil ta rolando. Nessa aqui morreu até Policial militar feminina.

  20. A morte do filho do Maninho também foi bastante suspeita sei não em, acho que RJ pode voltar a realidade de 10 anos atrás.

  21. A morte do filho do Maninho também foi bastante suspeita sei não em, acho que RJ pode voltar a realidade de 10 anos atrás.

  22. Políticas de Inclusão Social muitos são contra, porem são incapazes de apresentar dados científicos que comprovem sua crença.

    Resumido:

    Puro preconceito ou interesse. E o interesse é tenaz não sede as evidencias.

  23. Pela linha de raciocínio do Vitória na Guerra faltam cotas para Hebreus, Judeus, Eslavos e etc.
    Tb sou a favor de cotas para analfabetos “procurem saberem”. Ainda tem coragem de falar do Jacaré.kkkkk
    Abolição (salvo engano) acabou em 1888. Hoje 2017. Agora q vem a tal “ajuda”? Reconhecimento? Sério mesmo?
    Cota é atestar que um indivíduo é inferior a outro. Cota para pobres seria o ideal, pois estes sim estão em condições de inferioridade.
    Cota para negros está mais para segregação racial. Lutaram pacas pela igualdade/liberdade e agora isso?
    Por acaso já viram algum país sério ter cotas?
    Auxílio reclusão, cotas… Onde esse país vai parar…
    Bom cada um com sua opinião.
    Não me fazendo de vítima mas branco pobre então não tem vez. Trabalhador que ganha 2.500 não tem vez (só contribui e não recebe nada).
    Nem vou continuar…

  24. na nossa PC o BÓY apadrinhado entra hoje na acadepol…quando chega na DP , as vezes escapa dele mesmo ….
    que quando passar os 03 anos ira para um dpto…..

    alega que DP é para os desapadrinhados…..( é pra pião )…

    alguem conhece algum pobretão trabalhando no GER ???????????????? GARRA ???????????????..

    eu nunca vi …………………………………………………..

  25. muitos dos que estão nestes lugares não é por competência……

    mas sim pelo famoso apadrinhamento……………………

  26. !!!!!! disse:
    15/06/2017 ÀS 10:58
    Pela linha de raciocínio do Vitória na Guerra faltam cotas para Hebreus, Judeus, Eslavos e etc.
    Tb sou a favor de cotas para analfabetos “procurem saberem”. Ainda tem coragem de falar do Jacaré.kkkkk
    Abolição (salvo engano) acabou em 1888. Hoje 2017. Agora q vem a tal “ajuda”? Reconhecimento? Sério mesmo?
    Cota é atestar que um indivíduo é inferior a outro. Cota para pobres seria o ideal, pois estes sim estão em condições de inferioridade.
    Cota para negros está mais para segregação racial. Lutaram pacas pela igualdade/liberdade e agora isso?
    Por acaso já viram algum país sério ter cotas?
    Auxílio reclusão, cotas… Onde esse país vai parar…
    Bom cada um com sua opinião.
    Não me fazendo de vítima mas branco pobre então não tem vez. Trabalhador que ganha 2.500 não tem vez (só contribui e não recebe nada).
    Nem vou continuar…

    OPA, MORDEU! É VOCÊ JACA OU ALGUM SIMPATIZANTE?

    EU NÃO USO FORMALIDADE QUANDO POSTO DIRETAMENTE PARA UM pm (jacaré sem dente) E NÃO PROCURO CORRIGIR OS ERROS QUANDO POSTO ATRAVÉS DO MEU CELULAR; EU ACHO QUE DEU PARA ENTENDER NÉ pm?

    QTO AO JACA MEU QUERIDO, NINGUÉM MANDOU ELE MENTIR!

    AGORA QTO A QUE REVELEI REFERENTE A MIM, PODE TER CERTEZA QUE NÃO PRECISO MENTIR NÃO!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  27. SE VOCÊ NÃO ACEITA O QUÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ QUERENDO FAZER, VÁ LÁ E FALA PARA OS PROMOTORES, FUDIDÃÃÃÃÃ!

  28. Tá cheio de esquerdista nesse site. Depois que sai da usp é daquele jeito, só Jesus.

  29. Vitória
    Há uma linha tênue entre aceitar, discordar e opinião.
    Essa é sua observação? Ir no MP e reclamar? Cara não me surpreende q vc é ex-pm…
    Realmente uma resposta à altura.
    Eu vou reclamar com o DGP para aumentar a dificuldade do concurso. Está será minha atitude.kkkkk

  30. !!!!!!,

    GRAÇAS A DEUS EU SOU EX-PM!

    CARA,

    AUMENTAR A DIFICULDADE PARA UM CONCURSO NÃO ME ASSUSTA EM NADA, PODE TER CERTEZA!

    EU NÃO SEI SE VC ESTÁ PERCEBENDO, MAS AS MINHAS POSTAGENS CONTRA O JACARÉ SEM DENTE É SIMPLESMENTE UMA BRINCADEIRA DEVIDO AS POSTAGENS QUE ELE MESMO FAZ E É TUDO MENTIRA; EU NÃO SEI O PORQUÊ QUE VOCÊ ESTÁ SE INCOMODANDO COMIGO.

    AS MINHAS POSTAGENS TAMBÉM É CONTRA ALGUNS OCORRIDOS QUE CONTRADIZ COM A CULTURA, REFERENTE A UMA ESPÉCIE DE HONESTIDADE, QUE OS OFICIAIS TENTAM COLOCAR PARA A SOCIEDADE E NA VERDADE NÃO É, OLHE O coronel PADRE.

    EU TAMBÉM CRITICO FATOS QUE OCORREM NA PC, COMO POR EXEMPLO DAQUELE IGNORANTE DA CORREG QUE ESPANCOU O COMERCIANTE DE TAPETES.

    VOU REPETIR PARA VC, AUMENTAR A DIFICULDADE EM UM CONCURSO NÃO ME ASSUSTARIA NOVAMENTE.

    FALTA MUITO POUCO PARA MIM APOSENTAR, MAS SE HOJE AS POLÍCIAS SE UNIFICASSEM EU NÃO TERIA NENHUMA DIFICULDADE DE PRESTAR UM OUTRO CONCURSO E PASSARIA SÓ PARA NÃO TER QUE CONVIVER COM pms OU VOLTARIA IMEDIATAMENTE PARA OS ESTADOS UNIDOS, PODE GUARDAR BEM ISSO!

    NÃO SE INCOMODE SE VC ACHAR ERROS ACIMA, A ETIMOLOGIA DE CADA PALAVRA EU ACHO QUE VC ENTENDEU.

  31. “Mim” entendeu. Entrou na época do laço né?
    Adoro encher a paciência do Jacaré. Simplesmente demais.

  32. Ao policial que se identifica como !!!!!!

    Meu, deixa essa “briga” entre os dois, não se meta não.

    O jacaré tem que se foder mesmo pq é mentiroso.

    Eu conheço o colega que se identifica com o Vitória na guerra e trabalhei com ele em uma delegacia da norte há muito tempo e pelo que sei ficou ou ainda está no Deinter, é um cara bacana e já deu para perceber que está te devorando no teclado, nas palavras.
    O jacaré é bobo e não merece defesa não, mente muito.
    Vai por mim.
    O simples fato de uma brincadeira não merece críticas na forma que a pessoa escreveu e posso te garantir, eu acho que não adianta você falar com o DGP porque o cara é bom mesmo no concurso.
    Um abraço.

  33. ÉH, REALMENTE ENTREI NA ÉPOCA DO LAÇO E EM UMA ÉPOCA QUE EXIGIA APENAS O SEGUNDO GRAU; MAS ESTOU CONTENTE!

    NA NORTE? QUEM É ACIMA?
    DEINTER JÁ ERA, SÓ RESIDINDO!

  34. Ok. Não estou defendendo o Jacaré não. Quero mais q ele se…
    Tô pegando no pé do colega pois ele vive chamando o indigesto do Jacaré de analfabeto e manda muito mal na língua pátria. É só para encher o saco. Quanto ao “me devorando no teclado” sem comentários.
    Se devorar significa assassinar a língua portuguesa aí ele mandou muito bem. Outra se o colega é bom de concurso ele deve amar muito mesmo nossa instituição. Porra mas tem uns erros tão grotescos que difícil acreditar no seu comentário.
    Já consegui meus 5 minutos de tirar do sério os colegas.kkkk
    Relax é só para atormentar um pouquinho.kkk
    Não sejamos hipócritas.
    Forte abraço a vcs e lembrem-se Pau q dá em Chico dá em Francisco.
    Não percam o sono com minhas groselhas.rs

  35. Percam é foda…kkkk
    Realmente ninguém é Pasquale aqui para ficar de corretor ortográfico.
    Fui…
    Já deu a cota de trollar os outros.
    Desculpem a “zoação”.
    Abraços aos colegas.

  36. Kkkkk
    Época do laco foi ha muito tempo.
    Uma vez, quando era adolescente, um cara na porta da delegacia perguntou para meu tio se ele tinha interesse.
    Quando ele perguntou o salario, ficou desanimado, e saiu fora.
    Hoje, pode ter certeza que o concurso de atendente de necrotério e muito mais concorrido que os concursos de uns 20 anos.hoje tem nota de corte; antigamente reduziam pra ter alguem.
    Kkkkkkk

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s