Deus nos livre de sermos julgados por juízes, também! 82

Entrevista com Gilmar Mendes: “Deus nos livre sermos geridos por juízes”

Publicado por Giovanni Sandes às 6:02

Gilmar Mendes, presidente do TSE e ministro do STF. Foto: Nelson JR./ Ascom TSE

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes estará nesta segunda (19) no Recife. O País vive “momentos de disfuncionalidade completa”, afirma, com um Judiciário e um Ministério Público “hipertrofiados” e um sistema político não funcional. Na entrevista ao colunista de política do Jornal do Commercio, Giovanni Sandes, que assina o blog e a coluna Pinga-Fogo, Gilmar Mendes critica os abusos em prisões e investigações na primeira instância e, questionado sobre juízes e ex-ministros cotados para a política, ironiza: se o MP e o Judiciário administrassem o Deserto do Saara, diz, “faltaria areia”.

JORNAL DO COMMERCIO – A absolvição da chapa Dilma-Temer no TSE levou ao debate a natureza da decisão, se foi política ou não.

GILMAR MENDES – Isso sempre vai existir. Na verdade, o que se queria? Grupos de mídia, de opinião pública, queriam que o Tribunal decidisse pela cassação de mandato do presidente Temer. Agora, quando um tema se coloca diante do Tribunal, há duas alternativas, ambas igualmente válidas. Isso deve ser considerado. Desde o começo, advogados de Dilma e Temer advertiam que o processo vinha sendo muito alargado, a causa de pedir muito alargada. Isso era muito suscitado. Os relatores, tanto a ministra Maria Teresa quanto o ministro Herman Benjamin iriam decidir quando do mérito. Portanto, se colocou a questão. Por que se diz que a decisão política é essa (não-cassação) e não seria aquela, o outro resultado (cassação)?

JC – E o foco no institucional? se questiona, até em função do custo-benefício, se o TSE deve existir.

GILMAR MENDES – Quanto a essa coisa de discutir se o Tribunal deve existir ou não existir, na verdade a Justiça Eleitoral goza de muito prestígio junto à opinião pública. Ela faz eleições e oferece o resultado com grande segurança, duas horas depois do término da votação. Ela conseguiu banir as fraudes que eram comuns no Brasil. E cassar presidente da República não é função da Justiça. No fundo é esse clima emocional, esse Fla x Flu que se criou – ou, se vocês quiserem, no Recife, esse Sport x Santa Cruz. Depois o clima volta ao normal. Estou absolutamente tranquilo de que o Tribunal decidiu bem e que foi a melhor decisão.

JC – O MP vai recorrer…

GILMAR MENDES – (Interrompendo) É muito interessante. O Ministério Público não deu muita atenção a esse processo. Não participou. E veio dar atenção a ele agora. Que faça bom proveito do recurso.

JC – Há clima para eventualmente a decisão ser revertida no STF?

GILMAR MENDES – Não me parece sequer cabível o recurso.

JC – Ao comentar depois o julgamento, o senhor disse que se houvesse cassação o TSE “lançaria o Brasil num quadro de incógnita”. E nesta segunda vem ao Recife falar sobre governabilidade. É sua maior preocupação hoje? O País está ingovernável?

GILMAR MENDES – Tenho a impressão de que o Brasil, em termos de sistema político, produziu uma geringonça, com essa série de anomalias: um Judiciário hipertrofiado, um Ministério Público hipertrofiado, um sistema político sem funcionalidades… Estamos vivendo momentos muito difíceis, de disfuncionalidade completa. Temos que discutir isso, ver o que precisamos fazer para ajustar o País rumo ao futuro. Vamos comemorar ano que vem 30 anos da Constituição de 1988, que nos trouxe até aqui num quadro de normalidade institucional. Mas a gente não pode abusar de sua resiliência. Temos cometido muitas insanidades, vamos dizer assim, e é preciso que sejamos respeitosos de algumas regras – separação de poderes, divisão de poderes, limites para todos. E muitos não estão observando.

JC – A falta desses limites parte de qual poder? Como observar a separação de poderes e os limites se o presidente da Câmara [Rodrigo Maia, DEM] fala pela TV que deve adiar o recesso parlamentar (para a votação da provável denúncia do MP contra Temer), quase atuando, segundo políticos da base, como líder de governo?
GILMAR MENDES – É preciso que a gente também reconheça a seara da política. A atividade política é essa, coordenar atividades, decidir a pauta do Congresso. Isso é competência que inclusive não pode sofrer interferência do Judiciário – às vezes nos animamos a esse tipo de interferência. Se fôssemos olhar para nosso próprio espaço, nosso território, talvez tivéssemos uma série de problemas. Não somos uma instituição bem gerida. Brinco dizendo que, se coubesse ao Judiciário – ou Ministério Público – a administração do Deserto do Saara, em pouco tempo talvez faltasse areia.

JC – E ainda assim vimos na Bahia a candidatura de Eliana Calmon (ex-ministra do STF e ex-presidente do CNJ), o ex-ministro (do STF) Joaquim Barbosa cogitar candidatura presidencial e seu nome, ministro, especulado para eventual eleição indireta. O País está em um ciclo de nomes que vêm de tribunais para a política?

GILMAR MENDES – Não acredito que se possa fazer política sem políticos profissionais. Ressalvadas as exceções possíveis, Deus nos livre sermos geridos por juízes. A frase que usei é do Hayek. Só aplico ao Judiciário. Basta dizer, por exemplo, que o País gasta, entre Justiça estadual e federal, R$ 800 milhões para pagar auxílio-moradia a todos os juízes e isso decorre de uma liminar do ministro (do STF, Luiz) Fux e que até hoje não foi para o plenário do Supremo. Que vantagens são concedidas a servidores do Ministério Público que não seguem o princípio da legalidade. Portanto faltaria areia, realmente, se tivéssemos que administrar o Deserto do Saara.

JC – A prisão em segunda instância é tratada como um avanço contra a impunidade. O senhor defende uma revisão dela no STF. Por quê?

GILMAR MENDES – A mim me parece que estão ocorrendo abusos em todas as searas, inclusive com prisões preventivas alongadas que estão dispensando o segundo grau. Por outro lado, há argumentos da Defensoria Pública no sentido de que muitas modificações ocorrem com recursos até o STJ. Isso (o ministro do STF, Dias) Toffoli trouxe essa variante e eu, quando o tema se recolocar no Tribunal, vou adotar essa posição. Nesse sentido, sou swing-vote (voto decisivo), porque foi uma decisão 6×5. Então vou encaminhar voto no sentido de que ocorra a prisão só a partir da decisão do STJ. Temos muitos problemas. Temos abusos nas investigações, abusos por parte da polícia, abusos por parte do Ministério Público. Daí eu defender inclusive uma nova Lei de Abuso de Autoridade. O Judiciário tem que ter um papel decisivo nesse tipo de tema. Devemos rediscutir inclusive o poder investigatório do Ministério Público.

JC – A nota do ex-presidente Fernando Henrique (PSDB) sugerindo ao presidente Temer antecipar as eleições surpreendeu. Até aqui, só partidos de esquerda pediam isso. Há viabilidade jurídica no pedido?

GILMAR MENDES – Sou admirador do presidente Fernando Henrique, converso com ele sempre. Mas não vejo alternativa constitucional de eleição direta neste momento. A Constituição não permite. A não ser que a gente adote o direito achado na rua, a “doutrina constitucional da malandragem”. Não há espaço para eleição direta. A gente tem que se acostumar a seguir regras. Acho até que o País tem que discutir um novo sistema de governo. Talvez a gente devesse experimentar um semipresidencialismo, em que o presidente pudesse ser eleito, ter papel importante, e um sistema parlamentar de governo para resolver crises: se o governo não tiver apoio, cai. Tem que compor maioria. No contexto da reforma política, temos de discutir. Mas pensar em eleição direta agora é na verdade golpe constitucional.

JC – Há espaço para o parlamentarismo? O País está receptivo?

GILMAR MENDES – É uma reforma para o futuro. Estamos vivendo crises significativas. Já vivemos dois impeachments. Os governos que não tiverem apoio parlamentar caem, essa é a regra brasileira, por que perdem governabilidade. Então temos que ter uma condição muito clara em relação a isso. E talvez discutir com sinceridade saídas que levem à estabilidade, uma fuga para a frente. Talvez fosse o momento. Poderia ser até uma agenda lançada pelo presidente Michel Temer para 2018, para 2022. Em suma, colocar isso na agenda política.

JC – Muita gente se pergunta como será a eleição 2018: se haverá fim de coligações, cláusula de barreira… Na sua avaliação, a reforma política precisa contemplar o quê?

GILMAR MENDES – São importantes estes dois pontos que vêm do Senado: alguma coisa sobre cláusula de barreira e a proibição das coligações. Temos também o grave problema do financiamento de campanha. E para isso precisamos talvez introduzir alguma mudança no sistema eleitoral. Tentou-se o voto em lista preordenado, mas aí há uma resistência muito grande. Hoje no Congresso se fala em Distritão. Mas é preciso redefinir também o financiamento. O STF declarou a inconstitucionalidade da doação de pessoas jurídicas e agora temos, vamos chamar assim, esse ‘buraco’ no sistema. Corremos o risco de ter Caixa 2 repetido – corporações e igrejas, sindicatos, fazendo doações pelos seus membros – e o crime organizado.

JC – O que é possível até lá? Pelo princípio da anualidade, as mudanças têm de ocorrer até outubro.

GILMAR MENDES – Tenho a impressão de que já estivemos mais próximos de aprovar algo. Neste momento, temos algumas dificuldades. Há a PEC já aprovada no Senado, que trata desses dois temas (fim das coligações e cláusula de barreira) e traz outras modificações e que poderia ser aprovada na Câmara. O prazo está ficando exíguo. Agora, é importante. Sob pena de irmos para 2018 sob um quadro quase de anomia.

  1. O HOMEM JÁ FOI VIAJAR É?

    DESSA VEZ ELE FOI COM QUAL JATO?

    DO JOESLEY NOVAMENTE?

  2. 1- um cidadão vai no casamento de um bandidão…

    2- depois o mesmo passeia de no avião particular do bandidão ….

    3- depois este mesmo recebe em sua casa o bandidão na calada da noite ..e o bandidão com nome frio..( ricardo ).

    … mas pera ai !!!!!!
    como pode um cidadão depois de todos estes vínculos , alegar que nunca favoreceu o bandidão….
    só faltou o cidadão falar que não conhece e nunca viu o bandidão……………….

  3. acima eu me relatei sobre o nosso supremo chefe da nação atualmente….em . 19/06/2017……………….

  4. minha opinião ref ao post é o seguinte :::::

    não concordei em 99% do que disse o ministro………………….

    estou do lado do MP………………………….

    mas como quem da a decisão final são os ministros…. ai ja viu né ?????????????????????

    ta dificil,,, saber como sera o final de tudo isto…………………..

  5. sera que neste universo alguem duvida se o ministro dom carecon e o relator deste post votara contra o aecinho e o temão ???

    tai 02 voto ganho da dupla…..

  6. O Aécio?
    Esse tá fudido meu!

    Até o final da semana estará merecidamente preso!

    TEM QUE MANTER ISSO, VIU?

  7. REPETECO DO AUDIO ????????????????????????????????????

    kikikikikikkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi boa…

  8. A Polícia Civil é uma bost… cara…Vai ganhar um aumento salarial depois de 4 anos pq a associação dos cabos e soldados da policia militar assim como outras entidades asociativas policial militar está pressionando muito o governo por aumento que por tabela vai aplicar o reajuste a policia civil. Aí vai aparecer ADPESP SIndpesp AIpesp Sipesp etc…essa semana se programando pra pedir aumento…

    QUE NOJO DA CIVIL VÉIO ATÉ OS SINDICATOS SÃO RIDICULOS NÃO FIZERAM NADA AGORA VÃO APARECER PQ SABE QUE O AUMENTO TÁ PRA SER ANUNCIADO EM NO MÁXIMO UM MÊS.

  9. Vergonha? O Exercito não funciona? PM não quer as armas? Policia Civil se acovarda? Onde iremos parar?O crime agradece? E o furto,recente, em Guarujá? inexiste uma luz no fim do túunel? Cuidado, voce esta sem segurança pública? Vá para o exterior, Portugal?

    SÃO PAULO — Pelo menos 391 armas foram roubadas na noite deste sábado do Fórum de Diadema, na Grande São Paulo. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o roubo aconteceu por volta de 19h e três vigias que estavam no local foram rendidos e trancados numa das salas do local enquanto durou a ação. Ninguém ficou ferido.
    O fórum fica localizado na Avenida 7 de Setembro, no centro de Diadema. Pelo menos três criminosos armados chegaram ao local de carro e renderam os vigilantes de 34, 51 e 58 anos. Os bandidos usaram um carrinho de carga do fórum para transportar os itens roubados até o veículo.

    De acordo com balanço da SSP, foram roubadas 294 revólveres, 87 pistolas, três submetralhadoras e três garruchas. Também foi roubado um fuzil, uma espingarda, uma carabina e um pistolete. Todas as armas estavam guardadas no local após serem apreendidas pela Justiça.

    Os ladrões também levaram os rádios comunicadores dos vigiais, além de coletes à prova de balas que eles usavam. O local foi periciado pelos técnicos do Instituto de Criminalística e foram encontradas no fórum três toucas ninja, além de diversos cadeados rompidos.

    O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Diadema, que instaurou inquérito para apurar se existe ligação entre o crime e o roubo de 175 armas do fórum do Guarujá, no litoral de São Paulo, no início de junho. O furto também ocorreu numa madrugada de sábado e os vigias foram rendidos. Os criminosos levaram ainda duas caixas contendo diversos aparelhos celulares.

  10. De quanto seria esse “aumento”? Algum palpite, bizu, previsão, adivinhação…?

  11. O Judiciário não deu asa pra cobra quando reconheceram que o MP podia investigar. Agora aguenta!

  12. NOSSOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SÃO UMA VERGONHA E POR ISSO PAREI DE PAGAR, AFINAL NEM ESTÁ SOBRANDO DINHEIRO PARA PAGAR.

    Horário de almoço disse:
    19/06/2017 ÀS 22:04
    A Polícia Civil é uma bost… cara…Vai ganhar um aumento salarial depois de 4 anos pq a associação dos cabos e soldados da policia militar assim como outras entidades asociativas policial militar está pressionando muito o governo por aumento que por tabela vai aplicar o reajuste a policia civil. Aí vai aparecer ADPESP SIndpesp AIpesp Sipesp etc…essa semana se programando pra pedir aumento…

    QUE NOJO DA CIVIL VÉIO ATÉ OS SINDICATOS SÃO RIDICULOS NÃO FIZERAM NADA AGORA VÃO APARECER PQ SABE QUE O AUMENTO TÁ PRA SER ANUNCIADO EM NO MÁXIMO UM MÊS.

  13. SO SE VAI TER AUMENTO SO SE FOR DE MAIS RONDA, MAIS BRONCA, MAIS OPERAÇÃO , MAIS REUINIAO, ETC
    ESTE FILME NINGUEM MAIS AGUENTA CHEGA DE ENROLAÇÃO

  14. Quadrilha ataca Fórum de Diadema e rouba quase 400 armas de depósito
    O bando rendeu os vigilantes, arrombou o depósito e fugiu com o arsenal
    DA ESTADÃO CONTEÚDO 18/06/2017 – 16:32 – Atualizado em 18/06/2017 – 16:33

    Uma quadrilha invadiu na noite deste sábado, 17, o Fórum de Diadema, região metropolitana de São Paulo, e roubou ao menos 391 armas, entre revólveres, pistolas, submetralhadoras e um fuzil, além de coletes balísticos, munição e equipamentos de comunicação. O bando rendeu os vigilantes, arrombou o depósito e fugiu com o arsenal. A polícia tenta identificar os envolvidos no caso.

    De acordo com o boletim de ocorrência, o assalto começou às 19h15 de sábado, quando três vigilantes responsáveis pela segurança no fórum, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Diadema, foram rendidos e tiveram oito armas roubadas. Os funcionários foram imobilizados com lacres plásticos nas mãos e nos pés e tiveram a cabeça cobertas por toucas. À Polícia Civil, eles disseram que não teriam condições de reconhecer os autores do crime nem sabiam a quantidade exata de ladrões, pois foram mantidos em cárcere durante o roubo.

    Para chegar ao depósito, os criminosos arrombaram acessos ao cartório, quebrando três cadeados em três diferentes portas. Lá, roubaram diferentes tipos de pistolas (calibres .40, 9 mm e 380) revólveres (calibres 32 e 38), três submetralhadoras e um fuzil segundo dados da diretora do cartório, que apresentou a lista à polícia. As armas ficam guardadas no fórum pelo tempo que a Justiça entende necessário como prova de processos criminais. Após a sentença, elas podem ser enviadas para destruição pelo Exército.

    A Polícia Militar só foi acionada às 22h12 por meio do Centro de Operações da PM (Copom) para ir ao fórum. Uma funcionária da administração do local informou à polícia que as câmeras do prédio não estão funcionando, mas que o circuito de um banco no interior do local pode auxiliar a investigação. O 1º DP de Diadema instaurou inquérito para apurar o caso.

  15. Aécio preso? KKK… Parece que ainda não caiu a ficha para muitos deste espaço democrático. Aécio está devidamente blindado, assim como todos do PSDB. A classe dominante quer se livrar do Lula e precisa da direita pra continuar no poder. Esse é o resumo da ópera, o resto é balela!!!

  16. Saudades do Figueiredo! disse:
    20/06/2017 ÀS 10:09

    Eu acho que você está equivocado!

    Sem o foro privilegiado meu caro, ninguém será poupado, mesmo com força política, judicial, da irmandade secreta…

    O Eduardo Cunha é muito mais forte que o Aécio e tem muito mais currículo.

    pode ter certeza!

  17. Retomando as negociações para um reajuste salarial da categoria Policial Militar em 2017, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, confirmou a próxima reunião com as entidades que compõem a CERPM – Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo para o dia 28/06/2017.

    Este encontro será o último com o secretário antes da reunião com o governador Geraldo Alckmin, que deverá anunciar um índice de reposição salarial para a categoria ainda neste semestre, conforme compromisso assumido na reunião realizada em fevereiro deste ano.

    “Não vamos aceitar mais um ano sem reajuste salarial. Já se passaram três anos sem reajuste e a tropa está sofrendo com esse descaso. Vamos aguardar até este semestre uma resposta do governo. Se não for positiva, teremos que seguir por outros caminhos”, afirma Cabo Wilson Morais, presidente da CERPM e da Associação dos Cabos e Soldados (ACS).

  18. Que os tempo de sofrimento acabem, precisamos de reposição da inflação.

  19. 7% para PM e 6% para Civil? Por que a diferença?

  20. Por que os PMs recebem Dejem e a Civil nada?

  21. Governador anuncia reajuste de até 24% a policiais militares(20/06/2017)

    Além da valorização da carreira, medidas possibilitarão aumento de ao menos cinco mil policiais nas ruas

    O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda-feira, 14, uma série de medidas para valorizar a carreira de policiais militares do Estado. Alckmin definiu mudanças no plano de carreira, trazendo mais rapidez nas promoções, e a ampliação de benefícios para a categoria. As medidas se somam ao aumento salarial de 7%, já anunciado, gerando reajuste de até 24% para milhares de policiais do Estado.

    “Quero destacar nossa admiração pelo trabalho da Policia Militar, a serviço da população 24h por dia. Estamos valorizando a carreira, estimulando as promoções, fortalecendo o policiamento na rua e beneficiando a base da PM”, frisou Alckmin.

    O governador autorizou, ainda, que o policial seja empregado em atividade de policiamento ostensivo em seu período de folga mediante pagamento de diária. Com essa medida, que representa mais uma fonte de receita para os policiais que voluntariamente aderirem, será possível aumentar a capacidade de policiamento com aproximadamente mais cinco mil homens nas ruas.

    Melhorias nos benefícios

    O valor real da diária alimentação passa de R$ 20 para aproximadamente R$ 40 e os policiais passam receber esse benefício por até 15 dias (o teto atual é 12). Na prática, toda a corporação terá um ganho de R$ 341,10.

    Já para o auxílio alimentação, no valor de R$ 176, o governador anunciou o aumento no teto salarial para os PMs que recebem o benefício. Atualmente, o limite é de até 141 UFESP (R$ 2.731,17), que será ampliado para 151 UFESP (R$ 2.924,87). A medida beneficia 15.900 soldados que deixariam de receber o auxílio após o reajuste de 7%, mas manterão o benefício. “Dessa forma ninguém perde o benefício que tinha”, afirmou Alckmin.

    Valorização da carreira

    O novo plano de carreira acelera a possibilidade de promoção e melhora a mobilidade dos policiais. O governador autorizou a promoção de 21.617 Soldados PM 1ª Classe para Cabo PM. Outros 5.665 policiais militares, como sargentos e tenentes, também serão promovidos. Isso significa que o plano de carreiras da PM terá há mais vagas, o que representa benefício imediato para os que serão promovidos (cerca de 28 mil), mas não apenas para eles. Toda a corporação é favorecida, uma vez que aumenta a rotatividade e, portanto, diminui o tempo de espera para promoção.

    Além disso, Alckmin autorizou que Soldados PM 1ª Classe com cinco anos de atividade possam concorrer, via concurso, a uma vaga de 3° Sargento PM (antes, eles só poderiam ser promovidos a cabo). As medidas passarão a valer em abril para os praças e em maio para os oficiais. O custo será de R$ 189 milhões em 2014 e 2015.

    O anúncio inclui, também, o benefício da promoção ao posto imediato aos aposentados que não haviam sido beneficiados em 2011. São 1.411 servidores com impacto anual de R$ 42,8 milhões.

    Todas as medidas anunciadas pelo governador, com exceção da diária alimentação, dependem de aprovação da Assembleia Legislativa.

  22. Vai para segunda divisão?

    Sanchez é alvo de investigação no Supremo por sonegação fiscal
    Deputado do PT é apontado pelo MP como dono de empresa registrada em nome de laranja e acusada de sonegar R$ 8,5 milhões
    MARCELO ROCHA
    20/06/2017 – 06h00 – Atualizado 20/06/2017 11h25

    Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e responsável pela construção e pela gestão da Arena Corinthians (Foto: Getty Images)
    Deputado Andrés Sanchez, do PT-SP: alvo de investigações no Supremo (Foto: Getty Images)
    Ajudar uma amiga em momento de crise no mercado de embalagens plásticas. Essa foi a explicação do deputado federal e ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez (PT) enviada ao ministro Celso de Mello, relator de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o petista, para justificar sua relação com uma empresa acusada pela Receita de sonegar mais de R$ 8,5 milhões em impostos ao omitir movimentação superior a R$ 40 milhões em 2005. Para o Ministério Público, a empresa é do petista, mas está em nome de laranja. Sanchez nega.

    Entre outras evidências encontradas pelos procuradores para sustentar a acusação contra o parlamentar, há uma procuração em que a amiga de Sanchez transfere a ele plenos poderes sobre a empresa. O petista afirmou ao ministro Celso de Mello que o documento foi firmado para o caso de eventual ajuda burocrática.

    O inquérito foi enviado ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que analisa outra acusação contra Sanchez. O parlamentar foi acusado de receber R$ 2,5 milhões da Odebrecht em caixa dois nas eleições de 2014, segundo delatores da empreiteira.

  23. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou um projeto que prevê reajustes salariais para policiais civis e militares. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa e, se aceito, o aumento será dado a partir do primeiro dia de agosto. Além dos policiais na ativa, aposentados e pensionistas também serão beneficiados.

    O projeto visa dar 8% de reajuste aos policiais militares e 6% para policiais civis e agentes. Diversos outros benefícios, como aumento do teto do auxílio-alimentação para PM, contratação de policiais inativos para apoio administrativo, incorporação da gratificação para policiais que dão aulas, diminuição do tempo de promoção da carreira na Polícia Civil, entre outros, também fazem parte do projeto.

    Porém, para entrar em vigor, o projeto deve ser aprovado até o fim do mês pela Assembleia Legislativa. Isto porque no próximo semestre haverá eleições para o governo estadual e não pode haver aumentos salariais até 180 dias antes da posso de um novo mandatário.

    Com informações do jornal Agora.

  24. Ouvi disser que a reposição de parte da inflação será de 10% PM e 8% PC.

  25. Enquanto isso os sindicatos e associações da PC estão promovendo ARRAIÁ JUNINO kkkkkkkkkkkkkkk

  26. O fato é que, até onde se sabe, políticos do PSDB parecem estar imunes ou blindados. Espero que, ainda hoje, seja provado que eu esteja equivocado!

  27. Tratamento desigual? Por que?

    AGENTE POLICIAL disse:
    20/06/2017 ÀS 13:45
    Ouvi disser que a reposição de parte da inflação será de 10% PM e 8% PC.

  28. Segundo informes da Polícia Militar parte da inflação será reposta sendo 12% para PM e 9% para Polícia Civil, para o mês de agosto de 2017.

  29. Se pelo menos turbinarem nosso vale alimentação igual a PM ok

  30. Não tem mais jeito, aqui quem governa é o crime. E com direito a "recolha" coronel aposentado da PM. disse:

    O impressionante é a forma nada velado do Ministro em defender seu protegido Aécio Neves. Publicamente criticou seu amigo da mais alta corte de justiça do Brasil em razão da decisão de afastamento do protegido.
    O protegido confabulando com Joesley, revelou um lado marginal, com linguajar repleto de palavrões e desqualificações
    a várias autoridades da República, conduta absolutamente inaceitável a quem quase se tornou democraticamente Presidente da República.
    O Ministro, vez ou outra, tem repentes de advogado de porta de cadeia, o que deslustra e compromete o respeito e admiração dos brasileiros em relação aos ocupantes da mais alta corte do Brasil.
    Sair em defesa de bandidos do povo brasileiro, atacando a Operação Lava Jato e seus brilhantes protagonistas principais, ou seja, Juízes Federais, Procuradores da República e Delegados Federais, é prestar um desserviço a nação.

  31. Julgamento da PP do Aécio é adiado. Parece que, infelizmente, eu não me equivoquei!

  32. É complicado, né? Vou continuar com esperança em ver honestidade ainda no Brasil! disse:

    Saudades do figueiredo,

    é complicado meu colega, mas vamos continuar com as esperanças.

    é complicado demais!

  33. Acho que será dado o velho…
    .
    38 e um terço !
    .
    quem é antigo sabe !!

  34. Aqui no interior corre a mesma história um pequeno reajuste com diferença entre as Polícias, que não ultrapassará 3%.

  35. Na Casa Militar se fala em 9% para todas as policias estaduais e 12% para a classe de Subtenentes e Sargentos na PM.
    Provavelmente pelo reconhecimento do MEC do Curso de formação deles como de ensino superior (tecnólogos)…

    É o Bizu que se espalhar mas acho papo furado.
    Não que eles não mereçam….Mas creio em algo entre 7 e 9% para todos sem exceção.
    Vamos aguardar.

  36. De bizu em bizu o picolé de chuchu está dando uma volta nos otários que acreditam neles, por otários aponto os que estão colocando estes “índices” e porcentagens, com todas as variações possíveis e imagináveis senão vejamos:
    Desde que o PMDB/PSDB assumiu, ou tomaram de assalto, e tomar de assalto não é força de expressão, o executivo paulista, esta turma teve todas as oportunidades do universo para valorizar e aparelhar e reestruturas as policiais deste Estado.
    Se não o fizeram foi porque não quiseram.
    E porque nutrem um verdadeiro e completo desprezo por estas instituições, simples assim.
    Vamos aos fatos:
    E para os que acreditam em bizu!
    Primeiro, o papo furado. O governador vai sair candidato e vai quer ter o “apoio” das polícias, para ficar bem na foto, e blá, blá, blá…..
    Já tivemos governadores candidatos, a vários cargos, nestes últimos anos, e nem um centavo de reajuste, não se esqueçam do Serra em 2008, além de não dar um centavo de reajuste ainda deu aquela m… Perto do palácio.
    Segundo, mais papo furado, ainda. Todos os anos têm que esperar passar os 3 (três) primeiros meses, para ver como fica a arrecadação e blá, blá, blá….., já estamos em junho e nada.
    Vem o carnaval e nos só vendo a mangueira entrar!
    Depois vem o pascoa, e tem policial que acredita no governador, deve acreditar também em coelho que bota ovo e por cima de chocolate.
    Passa 21 de abril, dia de Tiradentes, patrono das polícias e nos é que continuamos enforcados.
    Depois desaba uma carreta de bizu, na cabeça dos tantos; vai ser para a copa, vai ser antes das olimpíadas, vai ser na posse dos novos policiais, agora vai ser misto, vai ser naquilo, e naquele outro que o governador vai anunciar…e tome olé, recorde mundial de idiotice, sem batido pelos de sempre.
    Pois bem, eu que não sou o governador vou anunciar: Policial Não pode e Não deve ser loke, e nem se passar por troxa não vai ter PHORRA nenhuma de reajuste, que fica postando estes bizu furados com percentuais mais furados ainda tem mais é que procurar outra profissão.
    Para não ficar sem um exemplo concreto temos o anunciou do “NU”, o governador disse uma coisa na frente da imprensa e mandou a fazenda pagar outra coisa bem diferente.
    Eu, como não sou loke e nem fiz curso de otário, não confiou neste governador.
    Do governador não espero nada e nem dos futuros candidatos que este apoiar.
    Outro exemplo, ainda, ainda em 2008, o José Erra nunca tinha tempo para receber os policiais para discutir reajuste salarial, este verme achou tempo para receber o chefe da torcida organizada do time dele, na mesma época.
    Quem quiser acreditar que acredite EU NÃO!

  37. A reposta do governo, se irá repor parte da inflação dos 4 anos, será dia 28 de junho, o governo sabe que o salário do Estado de São Paulo já figura como o pior do Brasil, e isso incomoda; ser o pior salário das forças de segurança do Brasil, incomoda até o PSDB, por isso acredito em uma pequena reposição das perdas, entre 8% e 12% no máximo.

  38. FIGURAR COMO O PIOR SALÁRIO DO BRASIL INCOMODA ATÉ MESMO O PSDB, POR ISSO DIA 28 SERÁ DECIDIDO SE O GOVERNO VAI OU NÃO, REPOR PARTE DA INFLAÇÃO PERDIDA, A REPOSIÇÃO DAS PERDAS DEVEM FICAR ENTRE OITO E DOZE POR CENTO.

  39. A quantos anos os policiais do Estado de São Paulo figuram como tendo os piores salários?
    Podemos contar que ano menos nos últimos 20 anos, e é agora que o governador vai se encomodar com isto? KKKK.
    Já até estou ouvido a resposta, quando perguntado a respeito; Pago pouco, mais pago em dia, ai em São Paulo não vamos ter parcelamento de salários, como em outros Estads da Federação!
    Alguém dúvida disto?

  40. A quantos anos os policiais do Estado de São Paulo figuram como tendo os piores salários?
    Podemos contar que ano menos nos últimos 20 anos, e é agora que o governador vai se encomodar com isto? KKKK.
    Já até estou ouvido a resposta, quando perguntado a respeito; Pago pouco, mais pago em dia, ai em São Paulo não vamos ter parcelamento de salários, como em outros Estados da Federação!
    Alguém dúvida disto?

  41. Para quem acredita, mais um exemplo, o Campos Machado, que é a pele mais fina do saco do governador, segundo o Bailone “é amigo da Polícia Civil, e para os mais esquecidos foi candidato a vice na chapa do picolé de chuchu, quando este concorreu a prefeitura de São Paulo, meteu esta ficha.

    Para ele R$ 21.631,05 é e está pouco!

    Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo uma proposta de mudança do teto salarial do funcionalismo público no Estado. Se aprovada, a medida deve ter um impacto de R$ 900 milhões no orçamento da administração estadual.
    Pela proposta, a referência para o teto do funcionalismo deixaria de ser o salário de governador, que atualmente é de R$ 21.631,05.O novo patamar seria o vencimento da carreira de procurador do Estado e dos desembargadoresdo Tribunal de Justiça, fixado em R$ 30.471,11.
    De autoria do deputado estadual Campos Machado (PTB), integrante da base aliada do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a proposta foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia em fevereiro e está pronta para ser votada.

  42. Na condição de pior salário do Brasil, governador Geraldo Alckmim deve anunciar no próximo dia 28, um pacote de bondades para os policiais Civis e Militares do Estado, os reajustes tem variar conforme a patente do policial.

  43. O aumento será de 30% na produção, e já para julho! Acorda povo, não vem nada! Tired falou tudo! E se vier algo será esmola!

  44. PREVISÃO PARA 2017.

    depois dos beneficios de hoje patrocinado pelo stf ref aos tucanos gravem o que vem por ai.

    1- themer absolvido e fica até o final de 2018.
    2- aécio absolvido de tudo , retornara a cadeira do senado , sera candidato a governador de minas em 2018 .
    3- lula absolvido de tudo.
    4- dilma , não enfrentara nenhum processo .
    5- cunha. daqui a 5 meses sera absolvido de todos os processos. e fica livre.
    6- Palocci- saira em breve da cadeia , e sera absolvido de todos os processos.

    –OBS- em 2018 sera eleito um novo presidente com urna eletronica,
    e continuaremos a viver como foi até hoje .

    VIVEMOS EM UM PAIS ONDE IMPERA O REGIME DA CLEPTOCRACIA..

    o resto é balela..

  45. No ranking das 30 cidades mais violentas do Brasil, que o C.A postou acima, toda esta cidade tem policiais militares que ganham mais que os policiais militares do Estado de São Paulo.
    São Paulo há vários anos figura como uns dos piores salários.
    Pois bem, neste mesmo período nos policiais civis e militares baixamos diversos índices de violência, bem sei que existe muita maquiagem nos números da SSP, mesmo assim demos conta do recado.
    Neste tempo todo com todo o esforço dos policiais qual foi o reconhecimento?
    Realmente alguém acredita que agora o governador vai dar este reconhecimento!
    Ele e seu grupo estão a mais de 20 anos no poder, e não fizeram absolutamente nada para tirar o seu Estado desta condição vergonhosa.
    Alguém realmente acha que como pouco menos de 1(um) ano de mandato, já que se ele quiser sair a candidato terá que se desincompatibilizar até o final de abril, ele vai nos valorizar, em menos de 1 (um) ano!
    Tudo o que ele e seu grupo não fizeram em mais de 20 (vinte) anos.
    Alguém realmente acredita nisto!

  46. se eu fosse o moro. hoje mesmo eu entragava os processos, e saia fora ……
    eu pediria para ir trabalhar em uma vara bem maçaneta .. até atingir a aposentadoria….

  47. NOSTRADAMOS,
    NESTE PAÍS DAS MIL MARAVILHAS, EM SE TRATANDO DE HONESTIDADE AS URNAS ELETRONICAS VAI DEFINIR QUEM SERÁ O NOVO MANDATARIO DESTE PAÍS,.ADIVINHA QUEM VAI SER ELEITO? . SE ATÉ O QUADRO DE VOTAÇÃO DOS PARLAMENTARES DO CONGRESSO ERAM ADULTERADOS PELO ACM E SEUS COMPARÇAS, ENFIM : SÓ DEUS MESMO,
    I

  48. Dia 28 será o grande dia, teremos parte das perdas salariais sanadas, será 12% para PM (porque são N.U) e 9% para PC.

  49. So acredito no dia que cair no holerith. Tem gente aqui que se diz tao sábio e cai no conto do PSDB. Como disse o colega, nao fiz curso para ser otario e loke

  50. se houver reajuste com valores diferentes para as policias, se ocorrer, devera ter outra compensação, caso nao ocorra, sera um tapa da na cara de todos…..

  51. Só seria mais um tonto depois que os delegados tiveram aumento diferenciado

  52. Pior salário do Brasil e a vergonha bate forte, é muito desprezo e má vontade do governador.

  53. Total razão ao Ministro GILMAR MENDES . Já pensaram em um país governado por promototes e Juízes . Essa raça não aceita opinião, oposição , nem porra nenhuma, são semi-deuses . Para eles tudo o que não é elogio é ofensa .
    Viveriamos uma ditadura pior que a de cuba , onde seu próprio vizinho te cagueta de ter opinião contrária , só que aqui seria o império das escutas e interceptações telefônicas e de Email, já que eles se julgam no direito de interceder na vida de todo mundo , sem que para isso haja qualquer motivo que justifique , e isso é o que vemos no dia a dia.

  54. Se vier reajuste diferenciado (maior) para a PM, é porque eles foram prejudicados, quando do reconhecimento da carreira jurídica para os majuras. A tendência é, aos poucos, o salário dos oficiais ir se aproximando gradativamente ao do delegado. Entretanto, acredito que é só mais um buzu furado, e não virá nada pra ninguém até o final de 2018.

  55. Dia 28 o governador vai anunciar alguma coisa sim, mas por pressão da PM, e por ser negociação exclusiva da PM, e pelo fato de figurarmos como pior salário do Brasil, o governador irá anunciar entre 7% e 9% para Polícia Civil e entre 9% e 12% para Polícia Militar, nada mais justo pelo fato, da pressão e negociação ser exclusiva da Associação da PM.

  56. Retomando as negociações para um reajuste salarial da categoria Policial Militar em 2017, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, confirmou a próxima reunião com as entidades que compõem a CERPM – Coordenadoria das Entidades Representativas dos Policiais Militares do Estado de São Paulo para o dia 28/06/2017.
    Este encontro será o último com o secretário antes da reunião com o governador Geraldo Alckmin, que deverá anunciar um índice de reposição salarial para a categoria ainda neste semestre, conforme compromisso assumido na reunião realizada em fevereiro deste ano.
    “Não vamos aceitar mais um ano sem reajuste salarial. Já se passaram três anos sem reajuste e a tropa está sofrendo com esse descaso. Vamos aguardar até este semestre uma resposta do governo. Se não for positiva, teremos que seguir por outros caminhos”, afirma Cabo Wilson Morais, presidente da CERPM e da Associação dos Cabos e Soldados (ACS).

  57. Apolo não é a primeira vez que você vem com seus bizu e anuncia índices, para tal data, até agora você não acertou uma, neste ano se não me engano já fez isto por umas 3 (três) vezes, e as suas profecias que não se confirmam.
    Agora vêm você de novo!
    Pergunto de novo qual é a sua fonte?
    O filho do vizinho da amiga da copeira que trabalha no palácio!
    Depois, seu inocente, figuramos como um dos piores salários há décadas, e o governador está c…..e andando para este fato, o que mudou¿
    Ou será que ele acordou do seu sono, depois de décadas decidiu que era hora de ver o lado dos policiais, e nisto que você acredita!
    Depois tem o lance da pressão das associações da PM, meia verdade, o fato é que o governador MANDOU, e o secretário está obedecendo, deve se reunir com as associações de forma isolada, às reuniões pode até ser no mesmo dia, mas em horários diferentes, este foi o caso da última reunião.
    No melhor estilo dividir para conquistar. Simples assim.
    E para finalizar “Apolo” numa rápida pesquisa entre os atributos do Deus Apolo consta como tendo o “dom” da profecia, não consta inteligência e perspicácia.

    Fonte Google: Apolo é o deus do Sol, da beleza, das artes, da poesia, da música, da PROFECIA e do arco e flecha.

  58. Tira interior disse:
    20/06/2017 ÀS 21:02
    O aumento será de 30% na produção, e já para julho! Acorda povo, não vem nada! Tired falou tudo! E se vier algo será esmola!

  59. RENUNCIA FISCAL-FALTA D DINHEIRO PARA AUMENTO?
    Tribunal de Contas de SP aprova, com ressalvas, contas de Alckmin de 2016

    Relator criticou segredo de renúncias fiscais de R$ 15 bilhões e contabilização, pelo governo, do gasto com inativos como investimento em educação. Segundo conselheiros, Estado não justificou problemas.
    Por Tahiane Stochero, G1 SP
    21/06/2017 12h58 Atualizado há 16 minutos
    Técnicos do TCE apontaram ineficiência do Estado na Educação

    Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (21), as contas referentes ao ano de 2016 do governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), com ressalvas e apontando de problemas graves quanto aos gastos públicas. A decisão do Tribunal é remetida para a Assembleia Legislativa, que fará o julgamento definitivo.
    O relator das contas do governador foi o conselheiro Antonio Roque Citadini, que apontou uma série de problemas nos gastos do governo, em especial nas questões de educação, saúde, gestão prisional e na forma como o Estado faz o registro das renúncias fiscais, afirmando que, se depender do governo, os dados sobre os beneficiários das renúncias “ficam na gaveta”. Só em 2016 o estado de” São Paulo deixou de receber R$ 15 bilhões com renúncias fiscais”.
    “O governo precisa ser mais transparente nas renúncias fiscais de receitas. Verifiquei em 2016 renúncia de R$ 15 bilhões e no relatório (do governo) não há, porém, nenhum dado sobre a matéria. É preciso que o Tribunal fiscalize se é incentivo, imunidades ou outros. Quem recebeu renúncia deve aparecer o nome e sobrenome e o governo não informa por boa vontade. Informa só se é pressionado e obrigado e instado a informar. Se preferir, eles deixam isso na gaveta e este é um problema”, disse Citadini em seu voto.
    Ao emitir o parecer favorável para aprovação das contas, Citadini fez um alerta sobre despesas de pessoal, que ultrapassaram em 90% o limite legal, e ressalvas quanto 1) às renúncias fiscais; 2) ao programa Detecta da Secretaria de Segurança de Segurança, que não cumpre o objetivo para o qual foi comprado (leia mais abaixo); 3) o pagamento de precatórios; e 4) a paralisação da Linha 6 do Metrô, que deveria ter a obra retomada imediatamente (esta recomendação foi retirada no final da votação e será avaliada e realizada pelo relator das contas do Metrô).

  60. acredito no comentario do jefão…não podemos esperar algo dos tucanos.

  61. Celso disse:
    21/06/2017 ÀS 11:15
    Total razão ao Ministro GILMAR MENDES . Já pensaram em um país governado por promototes e Juízes . Essa raça não aceita opinião, oposição , nem porra nenhuma, são semi-deuses . Para eles tudo o que não é elogio é ofensa .
    Viveriamos uma ditadura pior que a de cuba , onde seu próprio vizinho te cagueta de ter opinião contrária , só que aqui seria o império das escutas e interceptações telefônicas e de Email, já que eles se julgam no direito de interceder na vida de todo mundo , sem que para isso haja qualquer motivo que justifique , e isso é o que vemos no dia a dia.

    gggggggggggggggggggggggggggggg

    o sr foi muito infeliz no seu comentário, poderia ficar quiétinho.

    digo isso pensando que o sr é um patriota, e quer o bem p/ nação.

    agora !!! se o sr viver de maracutaias infringindo as atuais e fracas leis constitucionais , é óbvio que o sr prefere
    viver com os atuais comandantes do pais, que estão limpando os cofres públicos em detrimento de toda uma nação ..

  62. HOJE é o dia ” D ” PARA A OPERAÇÃO LAVA JATO…VIVER OU MORRER.

    hoje o supremo julgara se o FAQUIM CONTINUA ou deixa de ser o no inq contra o presidente..

    e tambem julgarão se a delação da JBS que o faquim validou foi correta …
    o supremo hoje pode cancelar a delação da JBS contra o presidente.

    <<<< entÃO CHEGA SE A CONCLUSÃO DE QUE SE A DELAÇÃO FOR CANCELADA E O FAQUIIM TIRADO DO POSTO DE RELATOR , simplesmente sera uma PÁ de cal na operação lava jato…

    SERA O FIM………………………………….

    vamos esperar , e ver no que da ….É HOJE …………………………..

  63. ACHO QUE OS POLITICOS ESTÃO TENTANDO TROCAR O RELATOR DO INQ QUE ACUSA O THEMER ..

    DEVEM SONHAR EM JOGAR A RELATORIA NAS MÃOS DO MINISTRO CARECON.

  64. Atenção eis a informação oficial :

    Não vai haver reajuste.

    Existe uma ínfima possibilidade (e bem pequena ) de alteração no valor da diária alimentação. Isso se daria por conta de influir apenas no pessoal da ativa, desa maneira excluindo pensionista e aposentados.

    É o que está em estudo. Nada mais do que isso.

  65. Enquanto isso os sindicatos preocupados com festas juninas, eleições, convênios médicos…etc.

  66. Concordo com o Tira do Interior
    O pessoal dos sindicatos e associações estão mais preocupados com festa junina, eleições etc.
    Enquanto isso a PM vem correndo por fora e comendo pelas beiradas só aguardando o índice de reajuste.
    E nós vamos pular a fogueira e comer pipoca.

  67. LAVA JATO CONTINUA………………………………….

    SUPREMO VOTOU A FAVOR DO FAQUIM E DA VALIDAÇÃO DA DELAÇÃO……….

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s