MISTÉRIO NA RIVIERA DE BERTIOGA – Jovem enforcada na Riviera de São Lourenço não ganha uma linha na imprensa; aparentemente a Polícia Civil trata o assunto como simples suicídio 36

Publicado
Hoje às 16:18

Com efeito, na tarde do último domingo ( 6 de janeiro ) , foi localizado , em adiantado estado de decomposição, na Riviera de Bertioga ,  o corpo de uma jovem – aqui de São Vicente –  que acabara de completar 20 anos no dia 31 de janeiro. ( Correção: sábado, 6 de janeiro ).

Minha conhecida, diga-se de passagem.

O encontro do cadáver – até este momento , não foi divulgado pela imprensa local.

A Riviera de São Lourenço aparentemente é blindada pelas Polícias  desde o evento envolvendo o promotor de justiça que baleou alguns baladeiros de 1m90 que achavam ser correto cantar a namorada de um menor de 1m70. Um dos atletas acabou morrendo; o promotor foi preso , absolvido criminalmente , mas posteriormente exonerado por decisão do STF.

E quem conhece a Riviera sabe que  na época – 2004 –  aquilo já era um verdadeiro inferno durante as festas da passagem de ano.

Hoje, 2018,  é pior do que a Praia Grande: drogas e bandidos ( ricos e pobres; pretos e brancos ) a cada metro quadrado!

De qualquer forma, ainda continua sendo o condomínio preferido por lavadores de dinheiro em geral: políticos, traficantes e agentes públicos bem remunerados . Além de ricos honestos, obviamente!

Segundo um famoso desembargador do TJ-SP: a Riviera de São Lourenço já conta com a sua própria Zona Leste.

Que nos desculpem os moradores da Zona Leste da Capital, mas tal referência foi feita pelo Decano do Tribunal em seu voto pela absolvição de um ex-delegado seccional de Santos,  acusado de lavagem de dinheiro quando da compra de uma bela casa naquele condomínio.

Mas na hora da venda dos imóveis e cobrança condominiais o que se alardeia é um pedaço do paraíso . Especialmente  a quase absoluta  segurança do condomínio monitorado diuturnamente . Aliás, a cargo de ex-oficiais do Exército!

Tudo mentira! A bandidagem de há muito elegeu o local como seu jardim particular  para roubos e estupros.

Crimes que , quando notificados,  ingressam na contabilidade geral do município de Bertioga; nunca como praticados no famoso e caro condomínio. Ficam do lado pobre da cidade!

Pois bem, retornando ao assunto da jovem que foi vista pela última vez  naquele local, no dia 29 de dezembro,  ao lado do namorado: conforme foto publicada em redes sociais.

É crível que uma moça ingresse na mata natural – que toma grande daquele loteamento –  levando consigo uma corda ?

É crível que uma moça suba em árvore,   amarre a corda num galho e depois de a atar ao pescoço se jogue buscando a morte voluntariamente por enforcamento?

Sim, tudo é possível !

Mas , no caso, pouco provável.

A Polícia , ou melhor, algum policial  divulgou as imagens do local por meio do  whatsapp.

De resto , além da identificação da menina , até o presente, nada se sabe oficialmente.

Silêncio sepulcral para não ferir as suscetibilidades  da comunidade local.

A morta e a sua família não são lá nada relevantes.

Aliás, já cuidaram de vilipendiar as imagens da morta e também a sua honra.

Assim, que seus amigos e familiares  nos perdoem por incorrermos no mesmo “crime” ( divulgação das imagens )  , mas por motivo relevante: incentivar os policiais de Bertioga a esclarecerem o fato prontamente.

Suicídio e morte a esclarecer não atrapalham as estatísticas criminais.

Infelizmente , a Polícia tende a registrar ocorrências da forma incorreta para não elevar os índices de criminalidade.

E por ser tratado como “tabu” a imprensa não divulga; assim muitos homicídios são arquivados como mortes voluntárias.

Assim, necessário se faz a publicidade ( sem sensacionalismo )  e total transparência das investigações.

E já que aqui cuidamos de assuntos policiais também perguntarmos aos nossos leitores membros dos órgãos de segurança e criminalistas: crime ou suicídio?

Homicídio passional( o namorado )  ou vingança macabra de traficantes ligados a facções organizadas ?

Seja o que for, nossos sentimentos !

Viaje em paz, moça!

Rcguerra

  1. Sernhor Guerra

    Se permite a opinião do mais , caso a foto tenha sido extraida de local preservado, suicidio é crime impossivel, a posição da corda não provoca o rompimento para sufocação, posso até me enganar, isso sómente uma pericia necroscópica, mas para o antigo foi pendurada já morta ou desmaiada, talvez vitima de axfixia mecanica por outro método que não o enforcamento.
    Vou pela experiência, longe da propaganda pessoal, fiz vários levantamentos em local de enforcamento.
    Outra coisa, pernas flexionadas, ou a corda esticou ou o galho cedeu, caso contrário???
    Longe de passar escola aos colegas, mas para mim a probabilidade de suicidio e remota!

    C.A.

  2. As observações acima, do mais antigo, são dignas de registro e investigação. Lógico que não pela Delegacia de Bertioga, que bem conheço e sei totalmente desaparelhada, mas sim por equipe de homicídios.
    Que tristeza!

  3. Senhores

    Alguns estranharão a menção “desmaiada”, mas naquela posição, uma pessoa sem sentidos, a corda pode pressionar as artérias e provocar a morte cerebral por falta de circulação. poucos minutos e pronto, necrose, já era!

    C.A.

  4. Conheco e frequento desde 1 995, cada dia que passa mais se caracteriza por verdadeiro antro. Espelho de uma populacao sem escolas, cadeia, leis e aplicadores das parcas existentes. Uma verdadeira “linda vitrine de doces podres”. Droga, contravencoes, diuturnamente aos olhos de Aspirantes PM, que, “reforçam” o policiamento no verao, no resto do ano nenhum policiamento efetivo. Prova, roubo aos caixas eletronicos com utilizacao de fuzis e escapada cinematografica pelo mar…uma zona.

  5. Meus sinceros pêsames aos familiares e amigos da Viviane!

    O oro para que os anjos a levem em paz em sua nova jornada!

    Como o CA, também acho muito difícil ser suicídio.

    Infelizmente estamos em São Paulo, com a LC 922/02 em vigor.

  6. Dr. Guerra ,

    Boa noite !
    Lamento profundamente o ocorrido.
    Mas peço que retire as foto da jovem já morta.
    Imagino a família manter essa imagem como última .
    Espero que de fato seja esclarecido.
    Obrigada

  7. A posição que corpo dela está meio estranho, não tá parecendo enforcamento não viu. Já que ela estava com namorado porque não apertaram ele ainda ? Será que ele é rico ?

  8. Aiai viu esses policiais civis não são tão inúteis quantos os PMs, não serve para porra nenhuma. Depois dizem que a criminalidade ta aumentando por causa do sucateamento da Polícia Civil.

  9. Aiai viu esses policiais civis são tão inúteis quantos os PMs, não serve para porra nenhuma. Depois dizem que a criminalidade ta aumentando por causa do sucateamento da Polícia Civil.

  10. Enforcado com nó de corda pra frente nunca vi!
    Nó é sempre na nuca.
    15 anos de IML.

  11. Me vejo na obrigação de vir a este espaço para dizer a vc, Guerra, que a investigação está em andamento desde o dia do encontro do corpo. Pouco me importa se o corpo foi encontrado na Riviera ou em qualquer outra parte do município de Bertioga. Cumpro minha missão sem ter em vista o local ou o poder aquisitivo dos seus moradores e/ou frequentadores . Se a imprensa não noticiou o fato de imediato, problema da imprensa. Boletins de Ocorrência, como vc vem sabe, são públicos, inclusive aqueles registrados sobre fatos ocorridos na Riviera de São Lourenço. Não creio, e tampouco espero que vc conheça os fatos como eu, e disponha das informações de que disponho, além de seu evidente envolvimento pessoal com o fato, pelo registro de que conhecia a vítima, razões pelas quais vou relevar as palavras ásperas e absolutamente dispensáveis no que toca ao trabalho que vem se desenvolvendo, desde a descoberta do corpo, voltado ao esclarecimento do ocorrido. Digo somente que, para um blog que pretende informar, neste caso em particular, desinforma, misturando alhos com bugalhos ao tratar da investigação misturada a questões relacionadas ao local onde o fato ocorreu. Adianto que seus questionamentos serão devidamente respondidos pela investigação, e posso adiantar que eles não possuem fundamento fático. Abraço.
    Sergio Nassur
    Delegado Titular de Bertioga .

  12. Me vejo na obrigação de vir a este espaço para dizer a vc, Guerra, que a investigação está em andamento desde o dia do encontro do corpo. Pouco me importa se o corpo foi encontrado na Riviera ou em qualquer outra parte do município de Bertioga. Cumpro minha missão sem ter em vista o local ou o poder aquisitivo dos seus moradores e/ou frequentadores . Se a imprensa não noticiou o fato de imediato, problema da imprensa. Boletins de Ocorrência, como vc vem sabe, são públicos, inclusive aqueles registrados sobre fatos ocorridos na Riviera de São Lourenço. Não creio, e tampouco espero que vc conheça os fatos como eu, e disponha das informações de que disponho, além de seu evidente envolvimento pessoal com o fato, pelo registro de que conhecia a vítima, razões pelas quais vou relevar as palavras ásperas e absolutamente dispensáveis no que toca ao trabalho que vem se desenvolvendo, desde a descoberta do corpo, voltado ao esclarecimento do ocorrido. Digo somente que, para um blog que pretende informar, neste caso em particular, desinforma, misturando alhos com bugalhos ao tratar da investigação misturada a questões relacionadas ao local onde o fato ocorreu. Adianto que seus questionamentos serão devidamente respondidos pela investigação, e posso adiantar que eles não possuem fundamento fático. Abraço.
    Sergio Nassur
    Delegado Titular de Bertioga .
    PS: aos médicos legistas de plantão no blog, e aos especialistas em suicídio aqui presentes, sugiro leiam um pouco de literatura especializada de medicina legal, relacionada ao enforcamento atípico (aquele em que o corpo ou parte dele toca o solo, em que o nó da corda não está na posição clássica e outras coisinhas do mesmo gênero).

  13. Por gentileza damos da família solicitamos que retire essas fotos do ar é muito doloroso para nós familiares

  14. C.A parece ser pessoa que cultiva a modéstia.
    Explico: a foto de Herzog, com as pernas bambas, denunciou a farsa da versão oficial sobre o seu suposto suicídio.

  15. Senhor Sérgio Nassur

    Boa noite, por isso mesmo mencionei que a probabilidade é remota, não impossivel….

    C.A.

  16. Sr.Eduardo

    Há muitos anos atrás, atendi um unico caso, em que a vitima atou a corda de nylon ao registro do chuveiro, em um banheiro com janela minuscula, e a porta trancada por dentro, careceu de arrombamento. O fato das pernas dobradas não é predominante, pois o que provoca a morte é a quebra do pesçoco, basta o tranco!

    C.A.

  17. C.A.
    De fato pernas dobradas não são comuns, mas por si só não determinam fatos e causas.
    Eu mesmo já estive em ao menos 5 ou 6 locais onde o enforcamento se deu com a corda presa à maçaneta da porta ou grade de janela.
    O falecido praticamente sentado no chão.
    Sucesso aos colegas que investigam e conforto à família.

  18. C.A, entenda “pernas bambas” como sinônimo da condição já indicada em seu primeiro comentário: pernas flexiomadas.

  19. Senhor Eduardo

    Temos apenas uma foto parcial para olhar, não se sabe a resistencia do galho, a corda, o tipo de nó usado…
    Há nós especificos, que correm….arrocham e acabou….
    Aliás, apenas um comentário meu, só atendi locais de enforcamento de homens, mas, repare, hoje em dia mulher faz 157, coisa inimaginavel antigamente, as coisas mudam….
    Certeza mesmo, apenas quem lá esteve, eu emiti a minha opinião com o que tinha exposto no blog, por isso mesmo declinei que apenas o exame necroscópico revelaria. Logo após minha opinião particular, fiz as ponderações necessárias!

    C.A.

  20. C.A.

    Eu atendi algumas dezenas de suicídios, alguns de mulheres ( veneno, de regra; se jogar de prédio ).
    Mulher enforcada, nunca vi!
    Pode ter na literatura médico legal , mas na rotina…EU NUNCA ATENDI. De qualquer forma, se eu fosse tão bom assim não teria sido demitido, né?
    Na mata, levando corda consigo … Vamos aguardar.

  21. Senhor Guerra

    Quem sabe, alguem que tenha acesso ao laudo pericial, nos diga a “causa mortis”, será instrutivo!!!

    C.A.

  22. Só sendo muito trouxa para acreditar em suicídio, olha a posição dos braços da garota. Quem se embrenha no mato pra tirar a própria vida ?!

  23. Sergio Nassur,

    Delegado Sergio vamos se mexer, senhor está muito incompetente. Faça um levantamento nas redes sociais da garota Facebook, Instagram, estão dizendo na página Aconteceu Bertioga que algumas postagens foram apagadas do Facebook dela.
    O Instagram dela é @gabyteixeira.japa

  24. A posição do corpo é no mínimo estranha e incomum em casos de suicídio por enforcamento. Nó na frente do corpo e cabeça caída para trás eu nunca vi.

  25. O delegado de bertioga explicou com uma velocidade impar o andamemto das investigacoes, e, que pela eloquencia ira rachar o caso ate o fim do dia. Agora Dr, explique com a mesma velocidade como anda o IP das explosoes dos caixas 7 no interior da Riviera com imagens etc ??? Explique por igual, onde anda(m) a(s) viatura(s) para ronda no interior da Riviera ? E o IP do roubo do caixa eletronico no Posto do Joazinho ?? É o roubo da lotérica ao lado do Pao de Açucar ???
    É…

  26. Boa noite, já vi muitos comentários, falaram muitas coisa, mas por favor respeitem minha dor, peço por gentileza a retirada dessas fotos da minha filha, já falaram muito, me atacaram sem me conhecer, minha filha nunca foi abandonada, não sou nenhum monstro e sempre quiz fazer o melhor por ela. Ela tinha 20 anos, uma linda mulher, hoje as imagens apresentadas, são um total desrespeito a dor da família, tenho mais dois filhos, do 1 casamento que estão muito machucados pelo que aconteceu com a irmã, e tenho mais dois filhos menores, que não gostaria que visem essas imagens. Entendo que é o trabalho de vocês, quero sim que vocês me ajudem a cobrar uma solução no caso, mas por favor poupem minha família destas imagens. Agradeço e que Deus abençoe a todos.

  27. Senhor Guerra

    Me deu um estalo agora, já pensou se a corda utilizada no “sitio do fato de interesse Policial” for daquelas de fibra bem fininha, bem flexivel e de alta resistência, aquelas resinadas, sabe?

    C.A.

Os comentários estão desativados.