Sim senhor, não senhor: DITADURA VOLVER – Os abusos e as mentiras oficiais dos inatacáveis militares do Exército…Enfim realizam seus sonhos funestos: aplicar o CPM contra favelados 55

Morador do Rio passa 36 horas detido após falha em operação do Exército

Jovem de favela foi algemado e levado para vila militar, delegacia e presídio

Lucas Vettorazzo Luiza Franco
Rio de Janeiro

Um morador da Vila Kennedy, zona oeste do Rio, passou 36 horas detido pelo Exército após uma falha de militares em abordagem durante uma operação na favela.

Carlos Alberto Dória Jr, 26, um relojoeiro, voltava com um amigo de uma festa na madrugada do dia 3 de fevereiro quando seu carro foi parado em um bloqueio das Forças Armadas nos acessos à favela, considerada pelos militares um laboratório da intervenção federal no estado.

Militares removem barricadas da rua durante operação na Vila Kennedy, zona oeste do Rio
Militares removem barricadas da rua durante operação na Vila Kennedy, zona oeste do Rio – Brenno Carvalho – 3.mar.2018/Agência O Globo

A favela é reduto do Comando Vermelho e fica perto da avenida Brasil, em uma região que registrou aumento recente no roubo de cargas.

Carlos e o amigo foram revistados e tiveram seus documentos checados. O veículo foi vasculhado e nada foi encontrado com os dois, que foram liberados em seguida, ao amanhecer, por volta das 6h.

Mas, quando se preparavam para deixar o local, um outro homem, supostamente embriagado, se aproximou do bloqueio e teria desacatado os militares, que usaram spray de pimenta para contê-lo.

Segundo o relato oficial do cabo Pedro Henrique Rodrigues, em depoimento na delegacia de Polícia Judiciária Militar, nesse momento, por acidente, uma nuvem de spray de pimenta invadiu o carro de Carlos e do amigo, que saltaram do veículo e protestaram contra a ação.

O amigo de Carlos teria se desentendido com um sargento, que também usou spray de pimenta contra ele, que, por sua vez, se desvencilhou da ação e correu para o interior da favela, deixando Carlos sozinho no bloqueio.

Em seu relato, o cabo diz que Carlos e o amigo foram agressivos com os militares. Eles teriam dito, segundo seu depoimento: “ maluco, quer esculachar morador?”. Carlos nega a versão, mas ali começava o seu périplo de 36 horas seguintes sob custódia.

Segundo ele, no momento que perceberam a fuga do amigo, os militares ordenaram que ele se deitasse com o peito e a cabeça no chão e as mãos para trás.

“Eu disse que não tinha necessidade, porque eu já tinha passado pela revista e já tinha sido liberado. O erro foi deles de jogar spray dentro do meu carro sem motivo. Nós apenas desembarcamos e questionamos aquilo.”

Carlos foi algemado com um lacre plástico e colocado na caçamba de uma viatura do Exército. Foi preso em flagrante por desobediência e levado para a Vila Militar, em Deodoro, a 10 km de lá.

Ali, esperou no pátio até as 7h, quando começaram os depoimentos —dele e de dois militares testemunhas do ocorrido. Segundo Carlos, o militar diretamente envolvido no caso estava com o rosto coberto por uma balaclava e não prestou depoimento, que terminou quase quatro horas depois. No pátio da Vila Militar, pôde fazer contato com sua mãe, com quem mora há 15 anos na Vila Kennedy.

Naquela altura, chegou a pensar que poderia ser liberado. Às 12h, recebeu um prato de arroz, feijão e picadinho de carne, na primeira indicação de que seu caso se arrastaria. Carlos trabalha em uma banca de conserto de relógios com o irmão mais velho e nunca havia sido preso antes.

Correria

Enquanto Carlos seguia detido em uma instalação militar, advogados militantes dos direitos humanos e a Defensoria Pública da União já tinham sido acionados. Sabia-se que um civil não poderia ficar preso na Vila Militar, já que não possui instalações para casos do tipo. Ele precisaria ser enviado a uma delegacia da Polícia Civil, o que só ocorreu seis horas mais tarde, às 18h, na unidade de Bangu, a 7 km da Vila Militar.

Quando chegou, porém, Carlos ainda permaneceu uma hora e 40 minutos algemado no porta-malas de uma viatura da Polícia do Exército, na porta da delegacia, aguardando a liberação.

Carlos passou a noite em uma pequena cela, na companhia daquele homem que desacatou os militares e deu início a todo o caso. Não chegaram a conversar e, às 22h, sua mãe levou um lanche.

O crime de desobediência consta do Código Penal e prevê pena de 15 dias a dois anos de reclusão. No entanto, a lei 9.099 diz que, em crimes com pena abaixo de dois anos, o acusado é logo liberado assim que assinar um termo na delegacia no qual se compromete a comparecer em juízo.

Já o Código Penal Militar prevê pena de até seis meses, mas não versa sobre casos de civis —está circunscrito à insubordinação entre militares. “Ele não deveria ter ficado nem uma hora detido. Houve excessos claros nessa questão”, disse o defensor público da União Thales Arcoverde.

O périplo ainda estava longe do fim. Às 11h40 do dia seguinte, os policiais o colocaram em um furgão, rumo ao presídio de Benfica, a 32 km de lá e onde é realizada a triagem do sistema carcerário.

No caminho, a viatura pingou em outras delegacias para recolher presos com o mesmo destino. Carlos ficou três horas no veículo na companhia de um preso por assalto a mão armada e outro por agressão doméstica.

Só chegou ao presídio às 14h30 e, apesar de já haver um alvará de soltura em seu nome, precisou passar pelos procedimentos de identificação. Lá, recusou uma quentinha (achou péssima a aparência da comida), e só foi liberado pouco antes das 18h, 36 horas depois da prisão.


Logo obrigarão o nosso ilibado presidente – que nunca pegou uma moeda na vida – a ressuscitar uma nova lei de segurança nacional para que – entre outras imposições aos civis –  toda crítica ou manifestação desfavorável às Forças Armadas , aos seus atos e a seus membros , seja criminalizada e julgada pela Justiça Militar Federal, ou seja, por eles mesmos. 

  1. Se é isso, reclamam, se não tem isso, reclamam do mesmo jeito!

    Ou é com exército que o povo irá sofrer, ou com a polícia, ou com os bandidos!

    Não tem muito o que fazer, a não ser colocarmos políticos competentes no poder!

  2. Robson,

    A questão não é quem reclama; sim o dever de quem atua naquela área não esperar que “favelados” sem a menor educação e instrução se comportem como lordes ingleses. A insurgência contra abusos é mais do que legítima, nada justifica inventar-se crimes de desobediência e desacato para ensinar o “civil” a se comportar como um militar frente a um superior hierárquico. Aliás, a maioria dos soldados são oriundos no mesmo substrato social, devem conhecer os maneirismos e linguajar de seus irmãos.

  3. Carreira de escrivão e investigador pode ser unificada; Sindicatos divergem opinião
    Projeto ainda não chegou em MT , mas já foi inserido em outros estados

  4. só sei que nada sei….prefiro ficar detido 36 horas por militares, que ficar em cativeiro nas mãos de marginais, ou na mão de policiais que também não saberão do que me acusar e inventarão uma…vamos´parar de conversinha mole….erros acontecem e acontecerão, aqui e lá.tô de saco cheio de criticas de criticas de criticas…todo mundo é bom, especialista, critico….a verdade é uma só…povo não respeita autoridade, acha que pode tudo…então liga o foda-se…e não me venham falar de ditadura…nasci na ditadura, servi 10 anos na ditadura e era feliz pra caralho…se roubaram, tomara que voltem e roubem mais um pouco, pelo menos não era escancarado como agora, mas voce aprendia nas escolas, tinha saude nos hospitais e andava com segurança nas ruas…essa é minha opinião, não estou aqui discordando da de ninguem, mais não aguento mais mimimi

  5. TA UMA ZONA em 14/03/2018 às 14:17

    Carreira de escrivão e investigador pode ser unificada; Sindicatos divergem opinião
    Projeto ainda não chegou em MT , mas já foi inserido em outros estados

  6. TA UMA ZONA em 14/03/2018 às 14:17

    Carreira de escrivão e investigador pode ser unificada; Sindicatos divergem opinião
    Projeto ainda não chegou em MT , mas já foi inserido em outros estados

    E como vai chamar a carreira?
    Investigão ou Escritira.

  7. A politica de segurança pública do país esta arcaica e falida, esse sistema não funcionou em nenhum país democrático no mundo. Enquanto não criarem uma Policia Única desmilitarizada com carreira única, com os cargos providos através de concurso interno, acabando assim com a indicações politicas, não vai mudar nada.
    Falam novamente em integração das policias , esse papo é mais velho que minha avó, todo mundo sabe que não funciona, o problema que as medidas paliativas não estão mais dando resultado, hoje intervenção federal amanhã estado de defesa, depois estado de sítio, e quando acabar as medidas paliativas??? cham o Chapolin Colorado?
    Enquanto os governantes não encararem o problema de frente e os superiores das policias deixarem a vaidade de lado, vamos assistir, ou até mesmo sermos vitimas, dessa problema que só tende a crescer, mas aqueles que tem o poder de decisão ou de influência para mudar isso gozam de segurança pessoais para eles e sua família, logicamente pagos através de tributos

  8. Essa é a favela onde faz divisa com centro de treinamento da marinha; é a mesma onde gente armada de fuzil ameaçou os militares que estavam em treinamento no campo de futebol, pois estavam sendo incomodados com o barulho; é a mesma onde elementos armados de fuzis fizeram disparos contra a unidade militar, segundo noticiarios da epoca. É a mesma onde o exercito tira barricadas todos os dias. Os moradores estão sendo usados por bandidos para forçar a barra em cima dos militares, com provocações e ofensas, assim como fazem com os PM das UPP. Agora são todos santos e inocentes.

  9. Parabéns a todos mês que vem todo mundo boneco com. Um por cento de aumento pois três por cento o Malkimim já tomou com a lei 920.

  10. O que você pode esperar de micheus, maruns, jucas, perondis, batistas, loures,padilhas, gedeus disse:

    Infelizmente, o Exército vai queimar o filme e perder o respeito que ainda tinha como instituição voltada à defesa da pátria. Segurança pública é atividade eminentemente civil. Você não vê em nenhum país desenvolvido do mundo, policiais antes de assumirem o turno de serviço, marcharem fardados, direita volver, esquerda volver, sentido, descansar, continência, etc. Polícia ostensiva e uniformizada nesses países não tem nada a ver com polícia militarizada, isso é próprio de países subdesenvolvidos ou de ditaduras militares, jamais em governos democráticos.
    Exército é preparado para a guerra, aliás para um guerra que nunca virá.
    A criminalidade continua no RJ na mesma intensidade que estava antes da intervenção.
    Essa intervenção é uma pirotecnia política que vai queimar a imagem do Exército.
    O que o Exército tem feito até agora é estacionar veículos militares e soldados em logradouros públicos e atividades administrativas para levantamento do sucateamento já amplamente conhecido das polícias.
    Não tem recursos, não tem expertise em trabalhar com violência urbana, não tem amparo legal para atuar como se polícia fosse e se agir como Exército, vendo a população carente como inimiga de guerra e as comunidades como campos de batalha, vai acabar fazendo uma cagada gigantesca e assumir o BO sozinho, porque, com certeza, os políticos que arrumaram essa casinha de caboclo, vão tirar o .. da reta.
    Se a situação não melhorar graças a própria atuação do minguado contingente policial do Estado, a custa de muito suor e derramamento de sangue, o Exército vai sair da intervenção desmoralizado, ruim sem ele, pior e mais caro com ele.
    Vamos aguardar pra ver.

  11. O que você pode esperar de micheus, maruns, jucas, perondis, batistas, loures,padilhas, gedeus disse:

    14/03/2018 às 18:25

    faltou mencionar alkimins e dórias

  12. os colegas estão se esquecendo que esta intervenção no rio esta mexendo com muita gente la…..

    o RIO não tem mais jeito….la o crime tomou conta…..qualquer orgão que tentar acabar com os criminosos sempre serão
    criticados de uma forma ou outra por alguem…….

    o RIO se tornou um estado sem lei… o que impera la é o trafico…

    deixem que eles se virem …. que se matem…. que se intoxiquem de drogas ….. azar deles…

    aquilo la esta igual mulher de bandido….. quanto mais apanha , mais gosta…

  13. o governo federal não tem que ficar investindo dinheiro do povo brasileiro no rio de janeiro…

    aquilo la não tem concerto…

    é uma terra de NÓIA……………

  14. POVO QUE ELEGE DUAS VEZES UM BÊBADO ANALFABETO E MAIS DUAS A TERRORISTA DELE NÃO PODE RECLAMAR. MELHOR QUEM.NÃO PRESTÁ A GLOBO OU A GRANDE MAIORIA. UM PAÍS SÓ MUDA COM UM POVO CULTO….MAS OS BANANAS NÃO QUEREM SABER DE NADA….

  15. Qual a diferença?
    Mauricio disse:
    15/03/2018 ÀS 3:51
    NO BRASIL NÃO HOUVE DITADURA… HOUVE UM GOVERNO MILITAR.

  16. O Dr. Guerra tem toda a razão! Quem disse que esses recrutas podem fazer o que bem entenderem seja lá com quem for, principalmente com um simples morador do bairro, que conforme disse o Dr Guerra, é do mesmo meio sócio-econômico da maioria dos recrutas. Já não bastasse a “cria” dos “verde-olivas”, agora temos que aturar os próprios, que são tão preparados para tal função, quanto corajosos para desempenha-la, pois precisam esconder os rostos, invertendo a situação, pois desde que eu me entendo por gente, quem usa máscara é o bandido.

  17. Às Forças Armadas, em particular ao Exército Brasileiro, está sendo imposta pela classe política a maior humilhação de sua história, qual seja, restaurar a ordem pública no Estado do Rio de Janeiro, em especial em sua capital.
    A falha – praticamente certa – dessa missão, imposta e, sem outra opção, aceita, engrandecerá sobremaneira a bandidagem e diminuirá em igual ou maior proporção as Forças Armadas.
    Não deverá haver regras para os militares federais, senão a deles próprias em tempos de guerra. A população de bem saberá compreender os danos colaterais dessa missão. E que não quiser ser vítima deles que se contenha em seus modos.

  18. ACHO MUITO ESTRANHO O DONO DO BLOG SE MOSTRAR PREOCUPADO COM OS BANDIDOS, PERDÃO, COM OS FAVELADOS CARIOCAS. FOI ELE MESMO QUE DISSE QUE NÃO TEM INOCENTE EM FAVELA. QUE O POVO LÁ ESTÁ USURPANDO TERRA E FURTANDO ÁGUA E LUZ, ALÉM DE SEREM CONIVENTES COM O TRÁFICO E TODO TIPO DE CRIME.
    AO MENOS UMA VEZ ELE DISSE VERDADE.
    MAS O TRISTE FATO É QUE ESTAMOS NO DIA 15 DE MARÇO E A DEJEC DE JANEIRO AINDA NÃO FOI PAGA!!!!!!!
    MALDITOS DESGRAÇADOS!!!!!!!!!!!!

    • GSG9,

      Por favor, não lembro de ter dito isso! Você pode apontar em que postagem eu escrevi tal disparate?
      Se escrevi algo assim foi ironizando algum fato . Nem bêbado eu escreveria algo assim, pois nunca pensei dessa maneira . Tá certo que aqui na minha terra existem certos locais que está mais para antro de criminosos do que para comunidade pobre. Mas afirmar que todos são coniventes com o crime, jamais!

  19. podem escrever…começaram as criticas ao nosso E.B. no vergonhoso estado do rio de janeiro……………..

    o nosso E.B vai ser tanto criticado pelos hipócritas cariocas,que são beneficiados pelo narcotrafico, que o comandante geral do E.B se arrependera de ter topado entrar nesta barca furada..
    e olhem que não estou falando dos traficantes oficializados!!!!!
    mas ainda da tempo dele desistir deste suicidio moral ….

    é só pular fora deste barco furado..

    aquele estado falido esta fora de rumo.ja era..

  20. Escriludida, você realmente acredita em Gregório Duvivier??? Alguém que defende até o Boulos, chefe do MTST?

    Você defende a cubanização do Brasil?

    Defende um salário de US$ 40,00 (quarenta dólares), cerca de R$ 120,00 (cento e vinte reais)?

    Defende que as pessoas não sejam donas de suas casas?

    Defende que o governo possa colocar pessoas estranhas no seu carro e na sua casa a qualquer momento?

    Defende que o racionamento de comida?

    Defende a prostituição de crianças como fonte de renda familiar?

    Defende a criação do crime de tráfico de comida?

    Defende a prisão e até a execução de homossexuais?

    Defende a quebra da economia, como na Venezuela?

    Defende a destruição da família?

    Defende a escravização do ser humano ao governo?

    Porque, se o Brasil ainda der espaço a esse tipo de gente como o Gregório e o Boulos, o Lula etc, uma nova ditadura militar vai acontecer de qualquer forma, seja para “impedir” o comunismo, seja para impor o “socialismo latino” de Fidel. E isso demoraria anos com inúmeras tragédias, até vencermos os escravocratas ou a escravidão ser implementada de vez pelos marxistas.

  21. Infelizmente uma vereadora do PSol, a senhora Marielle Franco, foi assassinada no Rio de Janeiro.

    Meus pêsames à família e aos amigos da Marielle!

    Oro aos anjos que a levem em paz para sua nova jornada!

    Ninguém sabe o que aconteceu, mas espero que a polícia carioca resolva o caso! A PC do Rio tem gente muito qualificada e competente!

    Ninguém merece passar por uma tragédia assim!

  22. Parafraseando Fernando Pessoa: o governo é um fingidor, finge tão bem que governa, o governo que deverás tem.

    E isso não é apenas para o Temer, aqui em São Paulo é imensuravelmente pior.

    A intervenção federal aconteceu apenas pelo medo do voto no Bolsonaro. Aí o Temer queria fingir que tomava alguma atitude em Segurança Pública. Infelizmente fez nada pela Segurança de verdade. Mas, pelo menos, não prejudicou tanto quanto o PSDB e o Alckmin contra a Polícia de São Paulo.

    Enquanto isso, o PCC vai tomando as funções de Estado, de Executivo, de Legislativo e de Judiciário.

    E ninguém fala das reformas necessárias na Polícia.

  23. ENQUANTO O MP DE GO E SENSÍVEL AOS POLICIAIS O DE PO SUA VEZ SÃO PAULO NÃO SE PREOCUPA SE O DISSIDIO ESTA SENDO CUMPRIDO OU NÃO E A QUANTO TEMPO.

    O MP-GO (Ministério Público de Goiás) entrou na Justiça com uma ação civil pública com o objetivo de obrigar o governo do estado a aumentar o salário de 400 novos policiais civis de Goiás, que começaram a carreira recebendo o valor bruto de R$ 1.500. Meses depois, os vencimentos desses agentes subiram para R$ 1.892,70, ainda assim o menor do país.
    Alguns desses agentes e escrivães chegam a dormir nas delegacias onde trabalham, pois não têm condições de arcar com despesas como aluguel, luz, gás, água e comida em cidades distantes de suas residências de origem.
    Anteriormente, o grau inicial da carreira de um policial civil goiano era o posto de terceira classe, cujo salário base é de R$ 3.978,19. O objetivo do Ministério Público é que a Justiça determine que os novos policiais civis recebam este salário.

  24. Sr. exescravão

    Creio que o três últimos vídeos que postei antes de suas indagações, responde a todas elas. O vídeo postado às 16:45 (horário do flit) está em forma de desenho, para simplificar o entendimento para os leigos.

  25. Escriludida, os vídeos mostram apenas uma defesa da escravidão.

    E, sinceramente, eu já tenho problemas demais para ainda ter que lutar por liberdade e cidadania.

    Pobre lutar pela esquerda é como judeu lutar pelo nazismo, durante um tempo, até vai, afinal, são “leigos” ou “idiotas úteis” (Gramsci), mas uma hora a verdade aparece, pena que, aí, pode ser tarde demais.

  26. PRONTO !!!!!!!!!!!!

    aposto que o fato ocorrido com a vereadora carioca….sera usado para denigrir criticarem a intervenção federal….

  27. alguem ja se perguntou para onde á que vai ser levado aquelas cargas roubadas no RIO….???????????????

    alguem ja pensou em fazer umas fiscalizações rigidas , naqueles comercios nas comunidades cariocas… e tambem as proximas a elas /?????????????/

    para saber se as mercadorias la vendidas são lícitas ……………………..

    até o momento ninguem viu isso né ??????????????????

  28. imaginem o escandalo que farão quando o E.B pensar em fazer estas fiscalizações …

    por isso é que digo …..
    O RIO DE JANEIRO NÃO TEM JEITO ………………………..

  29. SER A QUE OS GOVERNANTES ESTÃO PREPARADOS PARA CUIDAR DOS VICIADOS CARIOCAS EM DROGAS .
    E IMAGINEM O MONTE DE PESSOAS COM ABSTINÊNCIA QUE FICARÃO ALUCINADOS ……….

    REPITO….

    esqueçam se do rio de janeiro……………..

    la as drogas comandam tudo………………..

  30. Parabéns aos militares. Pronto! quem não gostou que vá comer rosquinha com chá de camomila.

  31. Essa escriludida e uma comedora de mortadela, se tá tão iludida pq não se joga ao invés de ficar reclamando , por preguiça ou falta de atitude , só reclama aqui mas não faz nada pra mudar sua vida , deprimente.

  32. Essa “escriludida” NUNCA estudou na vida. É igualzinha a “presidANTA” que afundou o país. Daria um par perfeito.

  33. TA UMA ZONA disse:
    14/03/2018 ÀS 14:17
    Carreira de escrivão e investigador pode ser unificada; Sindicatos divergem opinião
    Projeto ainda não chegou em MT , mas já foi inserido em outros estados

    Mais uma manobra eleitoreira, porque o disposto no inciso II do art 37 da CF diz que para investidura de cargo público depende de aprovação prévia em concurso público, caso aprovado será declarado inconstitucional´, porque a única forma de isso acontecer seria uma emenda constitucional, ai sim se caso ocorra essa emenda pode até haver concurso de acesso para outras carreiras, contudo enquanto estiver em vigor esse diapositivo é só conversa que aparece em época de eleição..

  34. Ex, essa foi a melhor da semana: “comedora de mortadela” kkkkkkkkkkkk, rindo ate o Natal. A proposito, noticias da Paraíba ???? Kkkkkkkk, houve mesmo um tabefe na fuça ????? Kkkkkk

  35. Dr Guerra , nao me lembro quando mas o senhor já disse essas palavras reproduzidas pelo g9. E mais me lembro que certa feita vossa senhoria chegou a dizer sobre a herança deixada pelos migrantes nordestinos como sendo : violência sujeira e falta de educação.

  36. Tiago disse:
    16/03/2018 ÀS 11:48
    Dr Guerra , nao me lembro quando mas o senhor já disse essas palavras reproduzidas pelo g9. E mais me lembro que certa feita vossa senhoria chegou a dizer sobre a herança deixada pelos migrantes nordestinos como sendo : violência sujeira e falta de educação.

    jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

    mas e ai colega ?????? sera que o DR guerra mentiu quando disse isso ??????????????????????????????
    ou ele disse totalmente a verdade.

  37. Blog Comunista.
    Tomara que o exército tome conta das polícias de todo o Brasil. Lá no RJ a PC está subordinada ao General. Isso deve ser para todo o Brasil.

  38. Papo Reto Boa tarde.

    Concordo plenamente com ele. Inclusive no que ele já disse sobre os favelados e não se recorda :que são todos criminosos na medida que usurpam propriedades, destroem meio ambiente e furtam água e luz.

    • Tiago,

      Eu posso até ter dito algo parecido, mas provavelmente em relação a algo pontual.
      Ora, quem invade em bando comete esbulho possessório ( fato típico ) , quem invade e depreda área de preservação permanente comete crimes ambientais e quem faz gato comete furto. Mas daí a ter afirmado que todo favelado é criminoso vai uma grande distância. Pois a maioria não é invasora, não depreda e não furta. E para o seu conhecimento a maior parte dos loteamentos clandestinos foram estabelecidos pelos proprietários das áreas como forma de burlar as leis de loteamento urbano. Quanto à herança nordestina disse sim, mas me referindo às grandes empreiteiras que os traziam para as grandes obras do pólo industrial de Cubatão e , também, quando da construção da primeira rodovia dos Imigrantes. Depois os abandonava , eles passaram a ocupar mangues e morros de forma desordenada , além de trazer familiares e parentes. O que se vê hoje é a completa destruição e poluição nessas áreas. Mas a verdadeira verdadeira é que tudo é consequência da pobreza e a decorrente falta de educação e cultura. De qualquer forma, são pessoas humanas e nossos irmãos, não podem ser tratados como coisa. De qualquer forma, depois que eu fui objeto de uma denúncia por racismo quando fiz críticas à nossa pátria empulhadora ( uma postagem de janeiro de 2015 ), na qual eu ironizei a Dilma e algumas minorias do Brasil ( os abusadores do direito ) , passei a ter mais cuidado com certas questões que podem ser mal interpretadas e distorcidas a gosto. Não são todos que entendem que por vezes você está se utilizando de uma palavra pretendendo dizer o oposto dela. Depois fica difícil explicar que você não disse o que de fato escreveu. E atualmente o povaréu jurídico “entende” tudo como dolo eventual, até em crimes sem resultado naturalístico.

Os comentários estão desativados.