Perfil do suposto candidato a Delegado Geral, Dr. Paulo Afonso Bicudo: demitidor-geral! 65

O novo diretor do Deinter-9, Paulo Afonso Bicudo (Foto: Suzana  Amyuni/G1)

O Dr. Paulo Afonso Bicudo foi um grande homem na policia.

Com apenas 25 anos , formado pela PUC ,  ingressou na Polícia Civil em 1976, como delegado  no  antigo DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais), mais precisamente na Divisão de Homicídios na qual foi lotado por sete anos.

Com esta  experiência , em 1983, por questões familiares ,  pediu remoção  para Jundiaí, permanecendo nessa região por cerca de 20 anos ,  trabalhando em praticamente todas as unidades policiais do município.

Em 1993, foi nomeado Delegado Seccional de Polícia da região, cargo que ocupou até o início de julho de 2005, quando foi promovido a diretor do Deinter de São José dos Campos.

Entre 1993 e 1994 , foi um “excelente” presidente da Associação do Delegados.

De  2008 e 2009 foi o delegado geral adjunto da Polícia Civil; então , como geralmente acontece com quem chega ao topo do poder,  se rendeu ao governo.

Como adjunto do DGP Mauricio  em apenas  18 meses,  assinou , as quartas feiras, 58 demissões de policiais  civis no lugar do delegado geral,  enquanto este viajava pelo estado com seu Conselho itinerante.

Verdadeiramente,  funcionava a canetada voraz do Dr.  Paulo Bicudo , demitindo – vou repetir –  58 policiais  civis em 18 meses .

Pior: a maioria das demissões contrariando o relatório das autoridades corregedoras e – por vezes – do próprio Conselho.

Encerrada essa nefasta gestão na DGP ,  continuou a sua profícula carreira: ACADEPOL, DEMACRO, CAMPINAS e DEINTER-9.

Seria degolado pela compulsória aos 65 anos, mas no último minuto a lei foi alterada; assim ainda tem uns 7 ou 8 anos pela frente.

Podendo se aposentar aos 75 anos.

Tristemente, uma instituição que não se renova está destinada a extinção!

  1. A verdade é que falamos que os coxas são covardes, mas covardes são os carteiras vermelhas que se matam por cadeiras. Acabaram com a Polícia e agora jogarão a pá de cal na Gloriosa Polícia Civil!

  2. Perfil perfeito, certeza que será o Novo FODEDOR GERAL DE POLÍCIA kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Gente tudo boato somente sábado saberemos , estão na fase de negociar $ os cargos agora é hora de se armar

  4. Em 20 anos na Polícia, nunca entendi tanta preocupação para saber quem será o “novo” DGP, os “novos” Diretores… Essas mudanças somente serão relevantes para quem está “colado” no saco dos Ilustrrs Cardeais. Para o resto, que é a imensa maioria, não importa se a nova pessoa a assumir o cargo é bicuda ou orelhuda. Essa imensa maioria continuará a trabalhar do mesmo jeito, no local A ou B, ganhar o mesmo salário, continuar no mesmo bico etc. Pode haver a troca de pessoas em suas cadeiras, mas a ideologia dos nosso líderes é sempre a mesma…

  5. Sapientíssimas palavras:”Tristemente, uma instituição que não se renova está destinada a extinção!”

  6. PC SP faliu, como todas as outras PC do Brasil. As PC não passam de balcões de registro de ocorrência. O índice de elucidação de casos é pífio, vergonhoso. Só um novo modelo de Polícia Judiciária para começar de novo. Acabou, faliu…..

  7. Se for confirmado…..que tristeza para os operacionais.

    É a velha PC. Um duro golpe nessa nova geração de delegados-Instagram que queiram ou não estão mudando a imagem da PC junto à sociedade. Estão imitando a Federal. Que galgou aos poucos nesse quesito de publicidade até conseguir um aumento significativo de salário para toda instituição.

    Porém, confirmando o Bicudo desmorona todo esse trabalho, pq volta ao Conselho todos da velha guarda que no maximo ainda estão na era de envios de scraps e seguindo o fotolog entre si.

  8. Para mim, TANTO FAZ COMO TANTO FEZ! VAAAAAIIIII BOLSOOOONAAAAAROOOOOO!!!!!

  9. Scrap visualizado disse:
    11/04/2018 ÀS 10:29
    Se for confirmado…..que tristeza para os operacionais.

    É a velha PC. Um duro golpe nessa nova geração de delegados-Instagram que queiram ou não estão mudando a imagem da PC junto à sociedade. Estão imitando a Federal. Que galgou aos poucos nesse quesito de publicidade até conseguir um aumento significativo de salário para toda instituição.

    Porém, confirmando o Bicudo desmorona todo esse trabalho, pq volta ao Conselho todos da velha guarda que no maximo ainda estão na era de envios de scraps e seguindo o fotolog entre si.
    .
    .
    .
    Mudando a imagem da PC junto à sociedade.. kkkkkk essa foi boa… os super narcisistas sequer sabem a razão da existência da PC… querem posar de uniforme, um milhão de armas, etc…

    A PC perdeu a identidade… atualmente não passa de um balcão de registros, escravos da PM, GCM, agentes de segurança, etc… e tentam fazer um patrulhamento “especializado”… uma cópia mal feita da PM.. tirando apenas o militarismo…

    A população somente mudará a visão sobre a PC… quando os policiais forem imparciais… quando a delegacia se tornar efetivamente o início da justiça.. doa a quem doer… e não ficarem ouvindo “conta lá pro juiz a sua historia”

    A PC está numa situação crítica não por causa do PSDB… mas sim por causa da própria PC… que se abaixa para tudo e todos.

  10. agora sindicatos e associações irão até ele e será proposta nova comissão para rever interesses dos policiais……e o novo dgp hipotecará seu total apoio……e todos sairão dali radiantes……

  11. Equipe do Dr. Bicudo, assistente dr. Bocudo, dr. Narigudo, dr. Cabeçudo, dr. Orelhudo, dr. Faladetudo, dr. Dentudo, dr. Quexudo. Kkkkk

  12. Eu sinto taaaaaaanta falta dos DGP’s …outro dia tomei um anti depressivo, lembrando de todos eles. O mesmo saudosismo que sinto pelo meu falecido pai…snif…snif…snif..snif…

  13. Toda vez que vou naquele prédio horrível do centrão “palácioooo da poliiiiiciaa” uaaaauuuu, tenho que tomar um anti ácido ao ver certas “carinhas”..Uuuuurghhh!

  14. O GOVERNO DE SÃO PAULO NÃO TEM VERBA PARA A POLÍCIA, MAS GASTA MILHÕES EM PUBLICIDADE!!!!!!! IMPRESSIONANTE, DE 5 EM 5 MINUTOS ATÉ NO HORÁRIO NOBRE!!!

  15. pode ser zé…mané..dunha..penca…

    tanto faz….aliás , nada de bom se faz nesta PC !!!

    tudo politicagem….arrecadação…..apadrinhamento….puxação de saco….

    etc etc etc

  16. Perfil do suposto candidato a Delegado Geral, Dr. Paulo Afonso Bicudo: demitidor-geral!

    Pronto!
    Policial = 👼 e 😈. Sem exceção!

    Na polícia as vezes somos anjos e as vezes diabo.

  17. Verdadeiros monarcas, se perpetuam no cargo, gerações passam pela polícia e são sempre os mesmos. I$$o é amor à polícia.

  18. Quem quer que seja, vai ter que rezar a cartilha do governo.

  19. O próximo DGP tem que viver do salário, e ser Um líder da Instituição Polícia Civil não só dos Delegados, será que é pedir demais.

  20. (…demitidor-geral!…)

    A “Via rápida” foi vendida como a panaceia que iria acabar com a corrupção policial, na pratica refogou o princípio do “In dubio pro reo “ (*). E os policiais, principalmente da PC, ao verem seus colegas sendo demitidos, mesmo antes do transito em julgado ou até mesmo quando o processo era arquivado, perceberam que era melhor cuidar somente dos seus interesses (principalmente o famoso bico) desde em tão: A Policia Civil definhou e o crime organizado tomou conta do Estado.

    (*) é uma expressão latina que significa literalmente na dúvida, a favor do réu. Ela expressa o princípio jurídico da presunção da inocência, que diz que em casos de dúvidas (por exemplo, insuficiência de provas) se favorecerá o réu.

  21. A 26 anos foi assim, sempre jogam nomes para queimar, depois assumi outro. Aposto minhas fichas no Dr. gaetano santista é amigo do novo governador.

  22. O novo secretário será um delegado federal. Picolé tá com o rabo na seringa. Uma blindagem é sempre bem vinda.

  23. Parece que o França já começou mal.

    Justiça não se faz com execuções ou demissões. E nem é muito difícil descobrir o motivo: quando um inocente é condenado, o sistema se torna pior que o crime original.

    Mas, para muitos políticos, o que importa é ser eleito, mesmo que seja com toda a sorte de enganações.

    Até todo esse sistema ser exposto, demora algum tempo, hoje já quase duas décadas.

    Enquanto isso, os corruptos dominam as Instituições Públicas e os policiais honestos são acuados e imobilizados pela LC 922/02.

    Qualquer problema, é só fazer uma operação “cata-noia” para a imprensa ter a manchete de amanhã.

  24. Repassando…

    Hoje fui a São Paulo para visitar uma feira de segurança pública, sou investigador de polícia a 25 anos e ontem vi porque a Polícia Civil de São Paulo vai acabar. Essa feira, a LAAD, é a oportunidade anual em que as forças de segurança pública e forças armadas encontram os fornecedores de materiais específicos para atividade policial/militar. São computadores, kits forenses, rádios, binóculos, filmadoras, armas, viaturas, uniformes, proteção balística, explosivos enfim…uma infinidade. São fornecedores do mundo inteiro.
    Pois bem, a feira está linda (porém pequena), mas o suficiente para mostrar o quanto a polícia civil de São Paulo é uma merda.
    A GCM com um estande de exposição maravilhoso, viaturas elétricas (brilhando), drones, bases avançadas, tipos de uniformes, canil. Guardas prontos para falar com os visitantes.
    A PRF idem, um exemplo de polícia que funciona, armas e equipamentos novos, viaturas computadorizadas, drones dos mais diversos tipos e utilidades.
    Força nacional e forças armadas, UM EXEMPLO, militares impecáveis, com postura. Se eram indagados…tinham a resposta na ponta da língua. Equipamentos de última geração expostos.
    A Polícia Militar, ahhh a PM FOI UM SHOW A PARTE. Todos os segmentos expostos, Choque, GATE, COE, Canil, Trânsito, COPOM, Bombeiros…tomaram conta da feira, e obviamente chamaram a atenção do governador que se fez presente, secretários, comandantes das polícias de outros estados. Vídeos institucionais bem elaborados, enaltecendo a instituição. Mas, principalmente chamaram a atenção dos fornecedores. Em todo canto da feira se via um “estrelado” conversando com fornecedores, ADMINISTRANDO a PM. Fazendo Contatos. Por isso eles têm tudo e nos não temos nada. A PM colocou um
    Helicóptero Augusta lá dentro, a ambiental deu um show na exposição. Os cães farejadores e de ataque…apareceram, mostraram quem é a SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    Enfim chegamos a Polícia Civil de São Paulo, ahhhh a polícia de Inteligência. Essa é a polícia de inteligência mais burra do Brasil, um micro caminhão nojento de feio (parece um treiler de cachorro quente) do Denarc com três tiras gato pingado que não sabiam nem o próprio nome. Pífio, vergonhoso, eram 20 metros quadrados de pura vergonha. Os delegados que deveriam estar lá (que deveriam administrar) não estavam. Tinham alguns charlies interessados, que por conta própria compareceram. Alguns policiais do GER circulavam por lá, como se fossem Rangers americanos,outros do GARRA do DEMACRO (um pesava uns 160kg), super operacional, andavam por lá interessados nas novidades. Alguns colegas do DIPOL apareceram também e olharam algumas tecnologias da área, mas…quem deveria estar lá não estava.
    NENHUM ESTANDE DA PCSP. A Polícia Civil não apareceu.
    Será tão difícil fazer um estande da PC? Um dos operacionais (GARRA GER e SAT com armas e viaturas). Do Dipol com tecnologias da inteligência (😂😂😂), um estande do DHPP simulando um local de crime e uma equipe para orientar a população. Um telão com vídeo institucional? Tem concurso aberto. Seria muito difícil por um policial sentado em uma mesinha para falar dos concursos? Cadê a DEATUR? Bando de cansados.
    Enquanto isso, os delegados e chefe de tiras estão enchendo o rabo de dinheiro da corrupção e afundando de vez nossa instituição, que um dia amei…mas graças a Deus estou me aposentando.

  25. Recebi isso aqui num grupo de WhatsApp, não sei quem é a pessoa. Se for verdade, fico triste que tenham deixado chegar a esse ponto

    Hoje fui a São Paulo para visitar uma feira de segurança pública, sou investigador de polícia a 25 anos e ontem vi porque a Polícia Civil de São Paulo vai acabar. Essa feira, a LAAD, é a oportunidade anual em que as forças de segurança pública e forças armadas encontram os fornecedores de materiais específicos para atividade policial/militar. São computadores, kits forenses, rádios, binóculos, filmadoras, armas, viaturas, uniformes, proteção balística, explosivos enfim…uma infinidade. São fornecedores do mundo inteiro.
    Pois bem, a feira está linda (porém pequena), mas o suficiente para mostrar o quanto a polícia civil de São Paulo é uma merda.
    A GCM DA CIDADE DE SÃO PAULO com um estande de exposição maravilhoso, viaturas elétricas (brilhando), drones, bases avançadas, tipos de uniformes, canil. Guardas prontos para falar com os visitantes.
    A PRF idem, um exemplo de polícia que funciona, armas e equipamentos novos, viaturas computadorizadas, drones dos mais diversos tipos e utilidades.
    Força nacional e forças armadas, UM EXEMPLO, militares impecáveis, com postura. Se eram indagados…tinham a resposta na ponta da língua. Equipamentos de última geração expostos.
    A Polícia Militar, ahhh a PM FOI UM SHOW A PARTE. Todos os segmentos expostos, Choque, GATE, COE, Canil, Trânsito, COPOM, Bombeiros…tomaram conta da feira, e obviamente chamaram a atenção do governador que se fez presente, secretários, comandantes das polícias de outros estados. Vídeos institucionais bem elaborados, enaltecendo a instituição. Mas, principalmente chamaram a atenção dos fornecedores. Em todo canto da feira se via um “estrelado” conversando com fornecedores, ADMINISTRANDO a PM. Fazendo Contatos. Por isso eles têm tudo e nos não temos nada. A PM colocou um
    Helicóptero Augusta lá dentro, a ambiental deu um show na exposição. Os cães farejadores e de ataque…apareceram, mostraram quem é a SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    Enfim chegamos a Polícia Civil de São Paulo, ahhhh a polícia de Inteligência. Essa é a polícia de inteligência mais burra do Brasil, um micro caminhão nojento de feio (parece um treiler de cachorro quente) do Denarc com três tiras gato pingado que não sabiam nem o próprio nome. Pífio, vergonhoso, eram 20 metros quadrados de pura vergonha. Os delegados que deveriam estar lá (que deveriam administrar) não estavam. Tinham alguns charlies interessados, que por conta própria compareceram. Alguns policiais do GER circulavam por lá, como se fossem Rangers americanos,outros do GARRA do DEMACRO (um pesava uns 160kg), super operacional, andavam por lá interessados nas novidades. Alguns colegas do DIPOL apareceram também e olharam algumas tecnologias da área, mas…quem deveria estar lá não estava.
    NENHUM ESTANDE DA PCSP. A Polícia Civil não apareceu.
    Será tão difícil fazer um estande da PC? Um dos operacionais (GARRA GER e SAT com armas e viaturas). Do Dipol com tecnologias da inteligência (😂😂😂), um estande do DHPP simulando um local de crime e uma equipe para orientar a população. Um telão com vídeo institucional? Tem concurso aberto. Seria muito difícil por um policial sentado em uma mesinha para falar dos concursos? Cadê a DEATUR? Bando de cansados.

    Enquanto isso, os delegados e chefe de tiras estão enchendo o rabo de dinheiro da corrupção e afundando de vez nossa instituição, que um dia amei…mas graças a Deus estou me aposentando.

  26. Alguém sabe dizer a respeito do bônus que viria agora em abril? e o nosso mísero aumento, não era pra vir retroativo agora em abril?

  27. O que esse merda do picolé fez conosco, perguntando desesperadamente por um bônus, uma migalha, que vergonha própria e alheia.

  28. Delegados que estão na classe especial há mais de 20 anos… São diretores há pelo menos este tempo. Possuem há anos a possibilidade de se aposentar com as tão queridas integralidade e paridade, mas não se aposentam. Travam as possibilidades de ascensão dos demais às classes superiores e não fazem mais nada de útil pela Polícia. Dinossauros que só gostam deles mesmos endereço seus puxa sacos… Demorou para essa policinha acabar. Além de um trabalho pouco relevante e quase inútil, pouco nos restou para fazer. Queriam ganhar como Promotores, hoje não ganham nem como Analistas. Ganharam o que mereceram. Enquanto isso, os Cardeais trocam de cadeira$ e o resto que se dane. Maçanetas e motoristas sempre felizes em acompanhar essa gente.

  29. Nu desanimado disse:
    11/04/2018 às 21:57

    Repassando…

    Hoje fui a São Paulo para visitar uma feira de segurança pública, sou investigador de polícia a 25 anos e ontem vi porque a Polícia Civil de São Paulo vai acabar. Essa feira, a LAAD, é a oportunidade anual em que as forças de segurança pública e forças armadas encontram os fornecedores de materiais específicos para atividade policial/militar. São computadores, kits forenses, rádios, binóculos, filmadoras, armas, viaturas, uniformes, proteção balística, explosivos enfim…uma infinidade. São fornecedores do mundo inteiro.
    Pois bem, a feira está linda (porém pequena), mas o suficiente para mostrar o quanto a polícia civil de São Paulo é uma merda.
    A GCM com um estande de exposição maravilhoso, viaturas elétricas (brilhando), drones, bases avançadas, tipos de uniformes, canil. Guardas prontos para falar com os visitantes.
    A PRF idem, um exemplo de polícia que funciona, armas e equipamentos novos, viaturas computadorizadas, drones dos mais diversos tipos e utilidades.
    Força nacional e forças armadas, UM EXEMPLO, militares impecáveis, com postura. Se eram indagados…tinham a resposta na ponta da língua. Equipamentos de última geração expostos.
    A Polícia Militar, ahhh a PM FOI UM SHOW A PARTE. Todos os segmentos expostos, Choque, GATE, COE, Canil, Trânsito, COPOM, Bombeiros…tomaram conta da feira, e obviamente chamaram a atenção do governador que se fez presente, secretários, comandantes das polícias de outros estados. Vídeos institucionais bem elaborados, enaltecendo a instituição. Mas, principalmente chamaram a atenção dos fornecedores. Em todo canto da feira se via um “estrelado” conversando com fornecedores, ADMINISTRANDO a PM. Fazendo Contatos. Por isso eles têm tudo e nos não temos nada. A PM colocou um
    Helicóptero Augusta lá dentro, a ambiental deu um show na exposição. Os cães farejadores e de ataque…apareceram, mostraram quem é a SEGURANÇA PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO.
    Enfim chegamos a Polícia Civil de São Paulo, ahhhh a polícia de Inteligência. Essa é a polícia de inteligência mais burra do Brasil, um micro caminhão nojento de feio (parece um treiler de cachorro quente) do Denarc com três tiras gato pingado que não sabiam nem o próprio nome. Pífio, vergonhoso, eram 20 metros quadrados de pura vergonha. Os delegados que deveriam estar lá (que deveriam administrar) não estavam. Tinham alguns charlies interessados, que por conta própria compareceram. Alguns policiais do GER circulavam por lá, como se fossem Rangers americanos,outros do GARRA do DEMACRO (um pesava uns 160kg), super operacional, andavam por lá interessados nas novidades. Alguns colegas do DIPOL apareceram também e olharam algumas tecnologias da área, mas…quem deveria estar lá não estava.
    NENHUM ESTANDE DA PCSP. A Polícia Civil não apareceu.
    Será tão difícil fazer um estande da PC? Um dos operacionais (GARRA GER e SAT com armas e viaturas). Do Dipol com tecnologias da inteligência (😂😂😂), um estande do DHPP simulando um local de crime e uma equipe para orientar a população. Um telão com vídeo institucional? Tem concurso aberto. Seria muito difícil por um policial sentado em uma mesinha para falar dos concursos? Cadê a DEATUR? Bando de cansados.
    Enquanto isso, os delegados e chefe de tiras estão enchendo o rabo de dinheiro da corrupção e afundando de vez nossa instituição, que um dia amei…mas graças a Deus estou me aposentando.

    LI TUDO ISTO E TÔ MORRENDO DE VERGONHA, VOU CITAR ALGUNS MOTIVOS DOS QUAIS ACHO QUE A PC ESTA ATRASADA NO TEMPO:

    PARECE QUE A PC PERDEU A IDENTIDADE (INQUÉRITOS E INVESTIGAR).

    A PC TEM TANTA CARREIRA QUE JÁ SE ESQUECEU DA ATIVIDADE FIM.

    POLÍCIA FEDERAL (DELEGADO, ESCRIVÃO E AGENTE) EM ASCENSÃO… IGUAL AS GCM’S

    PC PEQUENA E DESUNIDA, FALA MAL DOS COLEGAS E SAI DIFAMANDO, NÃO TEM ÉTICA…

    NINGUÉM AQUI NA PC NÃO FAZ NADA PARA NINGUÉM A NÃO SER PARA FºD&R DE VEZ.

    NA PC DESMERECER O COLEGA É COISA NORMAL É CORRIQUEIRO

    AQUI NÃO SE TEM ÉTICA!

  30. O NOVO DGP DEVERIA APRENDER COM O COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR COMO SE IMPOR, COMO RESGATAR A MORAL DE SEUS COMANDADOS, COMO TER MORAL, E NÃO SIMPLESMENTE VIRAR A COSTAS PARA SEUS POLICIAIS

  31. Só para constar. Os outros 15% (aproximadamente) a que tínhamos direito como reajuste, por conta da inflação acumulada nos últimos 4 anos, estão sendo gastos com propaganda eleitoral antecipada. Que este senhor amargue a maior derrota de sua história em outubro próximo, e que saia definitivamente do cenário político nacional.

  32. VAAAAAAI BOLSONARO!!! ENDIREITA MEU PAÍS!!!! PELO AMOR DE DEUS!!!!

  33. São está autoridades arrogantes, arbitrárias e egoístas, que não querem se aposentar, para continuar mamando, tirando proveito próprio pra si, em detrimento da nossa Gloriosa Polícia Judiciária, homens desta qualidade, está cheio no nosso Conselho da Polícia Civil…. Estes Cardeais deveriam ser escolhidos pelos seus Integrantes em lista tríplice. É não colocar nestes cargos importantes, pessoas sem compromissos com a Instituições Políciais. A culpa da Falência da Instituição não é só do Governador, mas principalmente dos Cardeais do Conselho, que só pensam nas benesses que recebem no cargo. É viva os Conselheiros da Instituição Policial Civil que não lutam pela Instituição. E se homem for para o Posto de Delegado Geral a situação que já é ruim vai ficar pior. Pobre Instituição Policial Civil pobre, capenga, desrespeitada, sem dignidade e sem Glória. Investigador Alberto Sabino Presidente da Associação de Defesa dos Integrantes da Segurança Pública do Estado de São Paulo

  34. De advogado da Constituição a carcereiro de Lula?
    Razão política por trás do recuo do PEN é a prisão do ex-presidente

    12.abr.2018 às 8h13
    Diminuir fonte Aumentar fonte
    Felipe Recondo
    O partido político que ajuíza no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para questionar a constitucionalidade de uma lei torna-se uma espécie de advogado da Constituição, um guardião dos princípios que alicerçam o Estado. Mas o que faz o partido que inicialmente ajuíza uma ação para garantir o respeito à Constituição e depois recua para que o julgamento não beneficie este ou aquele cidadão?

    O PEN, em 2016, protocolou a Ação Declaratória de Constitucionalidade 43 para que o STF confirmasse o que está previsto no artigo 283 do Código de Processo Penal: a pena criminal só pode ser executada depois do trânsito em julgado da ação penal condenatória. Ou seja, a execução da pena após julgamento em segunda instância seria inconstitucional.

    Permitir a execução provisória da pena “significa levar às prisões brasileiras – às ‘masmorras medievais’ a que se referia o Ministro da Justiça [José Eduardo Cardozo]- milhares de pessoas que não deveriam estar lá”, argumentou o PEN na petição inicial da ADC 43.

    Adilson Barroso gesticula durante palestra
    Adilson Barroso durante palestra em Ribeirão Preto, interior de São Paulo – Joel Silva – 17.ago.2017/Folhapress
    Nesta semana, depois da prisão do ex-presidente Lula, o mesmo PEN começou a recuar da argumentação e destituiu o advogado que havia pedido uma nova liminar no mesmo sentido da petição inicial. A razão política por trás desse recuo é a prisão do ex-presidente Lula e a interpretação de que a ação pode beneficiar o ex-presidente.

    Nas palavras do presidente do PEN/Patriotas, Adilson Barroso, ao jornal O Estado de S. Paulo: “Se a lei é para todos, então ninguém podia achar ruim se ela está beneficiando Lula entre outras pessoas. Mas, infelizmente, como estão pensando que fiz especificamente para salvar Lula, então desejo que resolva isso depois. Não agora”.

    A decisão do PEN e a motivação de cunho político faz lembrar um dos marcos da história do STF e fato relevante para o atual sistema de controle de constitucionalidade. Há 47 anos, o ministro Adaucto Lúcio Cardoso renunciou ao cargo por discordar de uma decisão do STF sobre a discricionariedade do procurador-geral da República de questionar ou não a constitucionalidade de uma norma baixada pelo Executivo.

    No dia 10 de março de 1971, o STF julgou a Reclamação 849, cujo reclamante era o MDB (naquela época, oposição ao governo) e o reclamado, o procurador-geral da República, Xavier de Albuquerque. O partido havia encaminhado representação à Procuradoria-Geral da República, contestando a constitucionalidade do decreto que instituiu em 1970 a censura prévia no Brasil. Mas a legenda não podia contestar diretamente a norma no STF. Portanto, a dúvida era: o procurador podia arquivar a representação ou devia remetê-la para julgamento do Supremo?

    A decisão do STF foi de que o procurador poderia funcionar como um gatekeeper e arquivar representações como estas do MDB. Diante do resultado, que restringia ao Ministério Público o poder de questionar a constitucionalidade de normas –não o MP independente de hoje, mas um Ministério Público que funcionava também como apêndice da Casa Civil– Adaucto Lúcio Cardoso se retirou do plenário e do Supremo.

    A Constituição de 1988 mudou a realidade, permitindo que partidos, confederações e associações provocassem diretamente o STF para garantir o respeito aos princípios constitucionais. Mas o recuo do PEN fala mal da legenda enquanto verdadeiro representante do interesse público na defesa da Constituição.

    O PEN, ao ajuizar a ADC, buscava proteger o que entende como a melhor leitura da Constituição.

    Independentemente de que lado o leitor esteja, a favor ou contra a execução provisória, é de se perguntar por que o PEN mudou de opinião? A Constituição e o Código de Processo Penal não mudaram de lá para cá. Ou o partido prefere simplesmente usar a prisão, que entende inconstitucional, para fazer política? A legenda deixa de ser advogada da Constituição para tornar-se, por interesses político-eleitorais, carcereira de Lula.

    ​P.S.: Hoje encerramos nosso encontro semanal com vocês, leitores da Folha. Foi um prazer e uma honra poder contribuir para tão prestigioso meio de comunicação durante o último ano. Seguiremos nosso trabalho exclusivamente no nosso site: http://www.jota.info

    Jota

  35. DGP que assumir será mais do mesmo. Nada de novo no front. Gostaria que a título de protesto pela falta de investimento na PC nenhum Delegado topasse assumir Delegacia Geral. Mas, infelizmente, tá para nascer autoridade que peite governo.

  36. É Nu desaninado e Marck James, vocês tem toda razão, esse texto retrata a nossa realidade na PC de forma explícita, infelizmente.

  37. VAAAAAAAAAAIII BOLSONAAAAAAROOOOOO, GANHAR ESSA PORRHA NO PRIMEIRO TURNO E ENTERRAR DE VEZ ESSA ESQUERDA MORIBUNDA! VAAAAAAAAI BOLSONAROOOOO!!!!!

  38. Aí escriludida! Se deleite com a “culturaaaaa” da esquerda…..KKKKK!!!!

  39. Duvido que D. Delegado Geral, com todo esse curriculom com ânimus fudendi irá passar a navalha na carne no dppc, seccionais, etc, etc, numa rápida pesquisa se constatará que aqueles que foram demitidos não trabalhavam naqueles lugares sonhado por todos desta institução, nem eram apadrinhados. Desculpe usar essa expressão, mas será mais um HIPÓCRITA que passará e depois escreve uma cartinha para levar bovinos ao sono profundo.

  40. http://mobile.valor.com.br/politica/5446403/franca-negocia-com-ptb-mudanca-na-estrutura-da-seguranca-publica?utm_source=WhatsApp&utm_medium=Social&utm_campaign=Compartilhar

    França negocia com PTB mudança na estrutura da Segurança Pública

    Por André Guilherme Vieira | De São Paulo

    Em um movimento para garantir o apoio do PTB à sua campanha de reeleição, o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), estuda separar as Polícias Civil e Militar, retirando a primeira da Secretaria de Segurança Pública e deixando-a sob jurisdição da Secretaria de Justiça. Hoje as duas polícias estão estruturadas na Segurança Pública, com carreiras e atribuições distintas. A Polícia Civil investiga ilícitos penais; a PM faz os policiamentos preventivo e repressivo à criminalidade. Procurada, a assessoria do governador não comentou.

    A ideia, conforme apurou o Valor, é nomear o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso para a pasta da Justiça, em substituição ao aliado do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o procurador de Justiça Márcio Elias Rosa. D’Urso preside o conselho político do PTB paulista, que decidirá hoje de manhã, em reunião fechada, se apoiará a candidatura de Márcio França. Participará do encontro o deputado Campos Machado, principal liderança do PTB no Estado e a quem caberia a indicação do nome para a Secretaria de Segurança Pública, no caso de formalização do apoio da legenda ao governador e candidato à reeleição.

    D’Urso estaria mais interessado em assumir a Secretaria de Segurança Pública, conforme duas fontes próximas do advogado. Ele teria sido autorizado por Campos Machado a negociar o cargo com o governador, já que a Pasta da Justiça já estaria na previsão de cota política do PTB.

    Procurado, D’Urso preferiu não comentar. “Vou fazer o que recomendo aos meus clientes e lançar mão do meu direito de ficar em silêncio”, despistou o advogado, que defende o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto em processos penais da Lava-Jato em Curitiba.

    Outros cargos estratégicos também estão sendo negociados pelo governo paulista. Aliado de Alckmin, o secretário de governo Saulo de Castro Abreu Filho pode deixar o cargo para ser substituído pelo atual titular da Secretaria de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, mais próximo de Márcio França. Tanto Saulo como Mágino não retornaram as ligações da reportagem.

    Se o governador optar pela separação das polícias como estratégia política, estará divergindo da atual orientação de especialistas em segurança pública.

    O entendimento dominante é o de que as polícias precisam ser integradas. Há ainda um debate sobre a desmilitarização da PM, que seria transformada em uma espécie de força pública. Mas o desgaste político de uma eventual desmilitarização policial é, há anos, o principal entrave para sua implementação.

    Policiais ouvidos pela reportagem preveem que os cinco maiores departamentos da Polícia Civil levariam até 60 dias para se adaptar à transição, o que poderia se refletir em uma piora do serviço. A estrutura conta com o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc).

    Caberá ao governador nomear o delegado geral da Polícia Civil no Estado. Youssef Abud Chahin aposentou-se no sábado, no topo da carreira e dos vencimentos. O atual corregedor, delegado Domingos Paulo Neto, é um dos nomes cotados para assumir o posto.

  41. Realizado Buscas Administrativas pela Corregedoria PM, referente ao IPM N° 16BPMM-047/06/17, na sede da 4ª Cia do 16° BPM/M a comando do 1° Ten PM Fiuza e acompanhada pelo Asp Of PM Matheus – CFP, foram localizados os seguintes objetos:

    No dormitório de Sargentos
    4 simulacros
    1 arma calibre .38
    36 invólucros de maconha
    1/2 tablete de substância análoga a cocaína
    7 munições de calibre .38
    4 munições de calibre .40
    2 munições calibre 556
    2 estojos calibre .38 deflagrados
    5 estojos calibre .40 deflagrados
    4 .estojos calibre .380 deflagrados
    5 smartphones sem chip e sem cartão de memória
    Um par de Placas DXX-5685 Corsa de Taboão da Serra, nada consta.

    No dormitório de cabos e soldados junto do alojamento
    18 pedras de Crack
    17 microtubos de substância análoga a cocaína
    5 tabletes pequenos maconha

    No forro do teto do corredor do dormitório isolado de Cb/Sd
    13 microtubos com substância análoga a cocaína

    Foram recolhidos ao PMRG mediante Mandados de Busca Domiciliar e Prisão Temporária os seguintes policiais militares do 16° BPM/M:
    Presos
    1° Ten PM
    1° Ten PM

    4ª Cia
    2° Sgt PM
    Cb PM
    Sd PM
    Sd PM
    Sd PM
    Sd PM

    3ª Cia
    Sd PM

    Decorrente das buscas administrativas da Corregedoria PM na 4ª Cia foram escoltados até a sede da Corregedoria para oitiva os seguintes policiais militares:

    Sd PM
    Sd PM

    Aloj. isolado ao fundo
    2 simulacros
    5 munições de festim
    1 revólver 22 n° 50688

    Em princípio Prisão Temporária tambem:
    Sd PM (8° BPMM)
    Asp Of PM ( 49BPMM )

    APRESENTAÇÃO IMEDIATA CONFORME MSG CORREG PM 009/166/17
    Sd PM
    Sd PM
    Sd PM
    Sd PM
    Sd PM

    Me reservo não transmitir nomes e RE…Apenas Posto e Graduação.

  42. Tudo começou após ocorrência de Trincada. Mike trombou indivíduos em uma moto, saindo do pancadão. Pinote, troca de tiros. Jagunço apareceu com tiro nas costas. O Terceiro homem do CFP era um Aspirante Estagiário. Ele acionou a Corregedoria e entregou o CFP e o Motorista.

    Esse Aspirante pode pedir baixa pra ontem e mudar com a família pra Síria que é mais seguro.
    Nenhuma “Boa ação” fica sem punição.

  43. Jamiro, então quer dizer que o “Aspira”, se realmente relatou todas essas cena criminosa, é que tá errado????

  44. Sr. Jamiro

    Nenhum civil entra em um Cia sem ser: autorizado, identificado e acompanhado, portando a probabilidade deque tenha sido intrujado é improvável. E nos leva a questões de extrema gravidade:

    A-É normal existir tantos objetos ilícitos dentro, de um órgão policial?
    B- Os policiais, que lá trabalham, não sabiam de nada?
    C- Os manifestantes que estiveram, em fevereiro, defronte ao Fórum Criminal da Barra Funda denunciando possíveis flagrantes forjados da Mike podem estar dizendo a verdade?
    D- Estes fatos ocorrem também em outras unidades?
    E- O kit FLG existe de fato?

    Estas duvidas precisam ser esclarecidas, visto que em breve haverá a implantação do novo sistema de Segurança Pública e esta nova polícia terá como base a “MIKE” trabalhando diretamente com o MP fechando o ciclo completo e a PC tornando-se efetivamente um órgão sem utilidade pratica, fadada a extinção.

    P.S.
    Na sua opinião o aspirante errou?

  45. Investigador mesmo e em boas condições de saúde mental.

    Nāo, claro que nāo.
    Está corretissimo.
    Eu copiei e colei postagem de zap.

    Desculpe se pareceu o contrario…esta corretissimo.

  46. carcereiro 13

    Então rapaz…imagine…intrujar em quartel…nunca.
    Era P4 dos caras mesmo.

    Agora se isso é normal.
    EU ACHO QUE NÃO.
    É algo pontual.
    Sabe como é…a PM corta na própria carne e coisa e tal.

  47. Se o Aspirante que delatou errou?
    CLARO QUE NÃO!

    Já postei para mostrar isso.
    Inclusive a matéria jornalística já estava no site da UOL, mas a intenção era reforçar como a Academia do Barro Branco está formando homens diferenciados.
    Como a PM não aceita desvios de conduta e se preciso “corta na própria carne”.

    Enfim…estava certissimo o Aspirante.
    Certissimo.
    Primorosamente certo.

  48. Quando vão fazer uma limpa dessa no CPI 1??? Mais precisamente no BAEP?? Eles são agentes 007, tem licença pra matar! Ladrão não respeita só eles..só atiram neles. Me ajuda aí …

  49. Minha amiga namora o tapa na cara.
    Ela é de esquerda (tipo Maricota)

  50. ESCRIFUDIDA PETRALHA DE BOSTA LULA LIVRE SÓ EM 2030 VAGARANHA ESCROTA!!!!

Os comentários estão desativados.