Fala sério? …Corregedor que não corrige , delegado Domingos Paulo Neto – supostamente apoiado por Campos Machado – é um dos nomes cotados para a DGP…( Já foi Delegado Geral e mostrou “grandes serviços”, né? ) 27

França negocia com PTB mudança na estrutura da Segurança Pública

Por André Guilherme Vieira | De São Paulo

Em um movimento para garantir o apoio do PTB à sua campanha de reeleição, o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), estuda separar as Polícias Civil e Militar, retirando a primeira da Secretaria de Segurança Pública e deixando-a sob jurisdição da Secretaria de Justiça. Hoje as duas polícias estão estruturadas na Segurança Pública, com carreiras e atribuições distintas. A Polícia Civil investiga ilícitos penais; a PM faz os policiamentos preventivo e repressivo à criminalidade. Procurada, a assessoria do governador não comentou.

A ideia, conforme apurou o Valor, é nomear o advogado Luiz Flávio Borges D’Urso para a pasta da Justiça, em substituição ao aliado do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o procurador de Justiça Márcio Elias Rosa. D’Urso preside o conselho político do PTB paulista, que decidirá hoje de manhã, em reunião fechada, se apoiará a candidatura de Márcio França. Participará do encontro o deputado Campos Machado, principal liderança do PTB no Estado e a quem caberia a indicação do nome para a Secretaria de Segurança Pública, no caso de formalização do apoio da legenda ao governador e candidato à reeleição.

D’Urso estaria mais interessado em assumir a Secretaria de Segurança Pública, conforme duas fontes próximas do advogado. Ele teria sido autorizado por Campos Machado a negociar o cargo com o governador, já que a Pasta da Justiça já estaria na previsão de cota política do PTB.

Procurado, D’Urso preferiu não comentar. “Vou fazer o que recomendo aos meus clientes e lançar mão do meu direito de ficar em silêncio”, despistou o advogado, que defende o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto em processos penais da Lava-Jato em Curitiba.

Outros cargos estratégicos também estão sendo negociados pelo governo paulista. Aliado de Alckmin, o secretário de governo Saulo de Castro Abreu Filho pode deixar o cargo para ser substituído pelo atual titular da Secretaria de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, mais próximo de Márcio França. Tanto Saulo como Mágino não retornaram as ligações da reportagem.

Se o governador optar pela separação das polícias como estratégia política, estará divergindo da atual orientação de especialistas em segurança pública.

O entendimento dominante é o de que as polícias precisam ser integradas. Há ainda um debate sobre a desmilitarização da PM, que seria transformada em uma espécie de força pública. Mas o desgaste político de uma eventual desmilitarização policial é, há anos, o principal entrave para sua implementação.

Policiais ouvidos pela reportagem preveem que os cinco maiores departamentos da Polícia Civil levariam até 60 dias para se adaptar à transição, o que poderia se refletir em uma piora do serviço. ( nota: piora no serviço ou prejuízos para quem perder a recolha? ) A estrutura conta com o Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc).

Caberá ao governador nomear o delegado geral da Polícia Civil no Estado. Youssef Abud Chahin aposentou-se no sábado, no topo da carreira e dos vencimentos. O atual corregedor, delegado Domingos Paulo Neto, é um dos nomes cotados para assumir o posto.


O jovem no Brasil nunca é levado a sério
Sempre quis falar
Nunca tive chance
Tudo que eu queria
Estava fora do meu alcance
Sim, já
Já faz um tempo
Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um
Cada lugar, um lugar
Eu sei como é difícil
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, prá onde vou
Não cansado de tentar de novo
Passa a bola, eu jogo o jogo

  1. Tá legal…. Vanos ao que importa: I futuro do país! VAAAAAAAAAAAIII BOLSONAAAAAARO!!! VEM LOGO!!! Vamos acabar com esse horror de cracolândia, nóia, maloqueiro, pichador, abortista, apologista às drogas, facçao criminosa, etc. Vamos tratá-los como merecem! ORDEM, PROGRESSO, E RUMO À DIREITA! VAAAAAAAAAII BOLSONAAAAAAROOO!!!!!!

  2. Já tô vendo tudo!

    Vai ser igual aos outros vinte e quatro anos de PSDB no governo de SP!

    Entra um, não faz nada pela polícia, depois sai, entra outro que faz menos que o que saiu e assim por diante!

    E, ainda, são sempre os mesmos que acabam assumindo cargos de comando, para não fazerem nada pelos subordinados!

    O negócio e pular fora enquanto dá!

    Boa sorte a todos, pois vamos precisar.

  3. Qual a novidade? Capaz até de ressuscitar o vigarista criminal para ajudá-lo no assessoramento.Aliás, qualquer policial que possui negócios na área de segurança privada deveria ser afastado de cargos de chefia e direção na polícia. Fica sempre a suspeita de utIlização de recursos humanos e materias da polícia para interesses privados o que caracteriza, no mínimo, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

    Será que por amor à instituição ele vai colocar a disposição a “corró”? Como o fez em relação ao Dipol, aquele Departamento que ninguém queria pela monte de piças na área de falcatruas licitatórias?

    Fomos, somos e sempre seremos O MAIS DO MESMO.

  4. Noite passada as “maravilhas” da cracolândia, depredaram lojas, saquearam, deram prejuízos vultosos aos comerciantes, enfim. Por isso digo: BOLSONAAAAARO PRESIDENTE COM MILITARES AO SEU LADO!!

  5. O ASSUNTO É SOBRE O PRÓXIMO DGP, MAS EU NÃO POSSO DEIXAR DE COMENTAR QUE A pm É FODA MESMO.

    ENQUANTO NÃO FOR EXTINTA MUITAS PESSOAS PODEM PERDER A VIDA.

    noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2018/04/12/11-pms-de-sp-sao-presos-sob-a-suspeita-de-forjar-cena-de-crime-em-ocorrencia-em-que-um-morreu.htm?cmpid=copiaecola Leia mais em: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2018/04/12/11-pms-de-sp-sao-presos-sob-a-suspeita-de-forjar-cena-de-crime-em-ocorrencia-em-que-um-morreu.htm

  6. “Em um movimento para garantir o apoio do PTB à sua campanha de reeleição, o governador de São Paulo, Márcio França (PSB), estuda separar as Polícias Civil e Militar, retirando a primeira da Secretaria de Segurança Pública e deixando-a sob jurisdição da Secretaria de Justiça. Hoje as duas polícias estão estruturadas na Segurança Pública, com carreiras e atribuições distintas.”

    Só queria entender porque a POLICIA JUDICIÁRIA pertence ao PODER EXECUTIVO. Seria mais lógico pertencermos ao poder JUDICIÁRIO.

    Mas….é muito “dotô” interpretando leis, decretos, nomenclaturas etc e cada um interpreta da forma que mais lhe é conveniente.

  7. Hehehehe “suspeitos”, “vítimas”, “cena forjada”…tá! Quero ver a capivara dos “anjinhos” que estavam na moto…

  8. Ele está.correto. Apesar da ignorância de alguns em achar isso errado, somos polícia judiciária. Realmente não deveríamos pertencer a segurança pública, e sim a justiça, tanto pelo nome como pela.funcao que exercemos!

  9. Esta mais que correto.
    A Policia Civil tem muito mais haver com a Secretaria de Justiça do que com a de Segurança Pública.

    Essa separação é a salvação da Policia Civil e de seu efetivo.
    Longe da PORCARIA da PM que não serve pra nada.
    Ademais, inexisteriam motivos para se manter os salários da PC praticamente como os da PM.
    Assim, numa secretaria como a da Justiça a PC passaria a ter salarios bem melhores, como alias, ha muito tempo seu efetivo merece.
    Ja a PM que fique sozinha na porcaria da SSP.

    SEPARAÇÃO JÁ!

  10. Senhores

    A vivência me avisa, que se caso isso ocorra de fato, continuaremos tocando o nosso barquinho furado, mas agora com outros inimigos internos, os da capa preta, imagina quanta excelencia…Delegado, Juiz, Promotor…
    Imagina então a “fogueira de vaidades”?

    C.A.

  11. Pós sábado, salvo engano, é filiado ao PSDB que vai apoiar o já derrotado Cidade Linda. O vice governador França, efetivamente, tem grandes chances de virar o jogo e se tornar o próximo governador. Tem que ter ao seu lado quem lê na sua cartilha e não aqueles que leem naquela que pessoalmente lhe interessa. Essa politicalha rasteira que se apossou da nossa polícia , também a levou para o fundo do poço.
    Sempre os mesmos. Cadê renovação nessas quase duas décadas de tucanalhas no poder?
    Próxima eleição, só tem o meu voto e da minha família garantidos o Major Olímpio, o resto, vamos ver o que vai rolar.

  12. Jamiro

    A Pm tem muito mais força política do que a civil, separada pode até ter mais força, basta usar isso a favor

    Já pra mim policial civil honesto que trabalho sobrecarregado, seria bem vinda uma melhoria salarial

    No geral poderia ser assim, dos dois lados correndo para melhorar a instituição, isso é, se os dirigentes da civil quiserem salvar a instituição que já faliu

  13. O Santo deve ter ficado com a calça cheia com medo de parar na lava jato. Deve ter usado até fralda.

  14. é logico que policia judiciária deveria pertencer ao judiciário….

    mas tenho uma duvida !!!!!

    policia civil não esta na constituição federal….
    não precisa alterar a constituição federal para manda la pro judiciário ?????????????????

  15. me ajudem ai meu >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    me expliquem essa pepa ai ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  16. Mais do mesmo?

    Se for assim prefiro o Dr. Maurício Freire, também então, ex DGP.

    Eleições para DGP seria uma boa, o presidente da OAB D’urso quem o diga.

  17. Papo reto

    Apesar de ser polícia judiciária, estamos inseridos em artigo distinto do poder judiciário, e o poder judiciário, não quer a polícia civil atrelado a eles, até mesmo por ego e vaidade, e já ouvi isso em palestra na qual o representante do judiciário disse isso claramente

    Nós somos o burro de carga que deixa tudo pronto para o judiciário e o mp, fazerem o mínimo

    O Ministro do STF, Barroso, respondendo ao Tofoli, no Hc do Lula, disse que é um equívoco a polícia ser tratada de forma, pequena, e que deveria ter a mesma importância, e deveria ter o mesmo grau de tratamento desses poderes, com estrutura, salários e não ser colocada no limbo, como está agora

  18. PAPO RETO disse:
    12/04/2018 às 20:25

    é logico que policia judiciária deveria pertencer ao judiciário….

    mas tenho uma duvida !!!!!

    policia civil não esta na constituição federal….
    não precisa alterar a constituição federal para manda la pro judiciário ?????????????????

    A Polícia Civil não vai para o Poder Judiciário, ela vai para a secretária de justiça. Como é um órgão administrativo, o Governador pode sem qualquer necessidade de amparo da Assembleia Legislativa alterar isso, pois é um ato administrativo. Ele está arrumando a “casa” conforme ele achar melhor. Da mesma forma que no passado a “corro” foi remanejada da polícia civil.
    Como o delegado de polícia é considerado carreira jurídica, nada mais justo do que estar na secretária de justiça, levando consigo a polícia civil como todo.

    Da mesma forma que o agente penitenciário está locado na SAP – Secretária de Administração Penitenciária.

    Para mim, é o primeiro passo para coisas boas. Salvo engano, no passado tentaram isso, mas foi em vão. Muita coisa pode alterar a médio e longo prazo: verbas, fiscalização e até mesmo salário. Talvez ocorra a “democratização” da administração da polícia civil.

    Vai de contra-mão com a tendência da “´polícia do futuro” (unififcada)? Vai, mas do que adianta sonhar em unificação se ainda existe a militarização da polícia ostensiva? Que aliás, acredito que será o maior desafio dessa “polícia do futuro” e estamos muito, mas muito longe de ver isso, por enquanto.

    Meu voto até o presente momento é para o França. Espero que não me desanime.

  19. Como disse o colega “Projeto de Polissa” arguema mão de burrice! O que o governador está cogitando é transferir a PC para a SECRETARIA DA JUSTIÇA e não para o JUDICIÁRIO!…a secretaria da justiça é orgão do PODER EXECUTIVO….vamos aomenos interpretar textos adequadamente..kkkkkkkkkk

  20. Secretaria de segurança, secretaria de justiça, da PQP, nada vai mudar… Vamos continuar na mesma draga… Seja lá ou cá

  21. AHHH o ex majura é petista! Sempre desconfiei, “bolsomico miliciano” que raio de policial você foi? Esteve aqui e não aprendeu nada? Nosso gol é prá lá >>>>>>.

  22. O governador deveria, primeiramente, valorizar a PC e a PM, com um salario digno, somente depois poderia fazer alguma mudança na estrutura. Não é possivel que escrivão ou investigador de 2ª classe, com mais de 05 anos de serviço, nivel universitario, receba um salario liquido de 3700 reais; que depois de 04 anos teve um reajuste liquido de 130 reais; que receba um vale alimentação de 20 reais, quando de plantão. Isso é que precisa ser visto antes de qualquer coisa. Não sou PC mas falo com conhecimento. Entra governo e sai governo, cada um vem e muda a coisa, assim foram quase 30 anos vividos; nunca se aprimora o que o outro deixou. Cada um quer deixar a sua marca, mesmo que seja para piorar o que está funcionando.

  23. O ex majura é vemelhinho por dentro.

    Meu caro, daí não aprendi nada mesmo!
    Só se ensina aquilo que não presta.
    Ademais, militar vota em militar , civil vota em civil!

Os comentários estão desativados.