Governador conhece na prática – Relembrando o “crime da cavalaria” ocorrido em São Vicente durante a primeira gestão de Márcio França como prefeito para informar que quem mata por se ofender pela farda da PM acaba no Romão Gomes e depois na sarjeta; não há Governador que salve! 32

Quem ofender a Polícia Militar corre risco de vida em SP, diz governador

O ex-segundo tenente da Polícia Militar, Alessandro Rodrigues de Oliveira foi condenado a 60 anos de reclusão por participação no homicídio de três jovens no crime que ficou conhecido na Baixada Santista como “Caso da Cavalaria”.

O chacina aconteceu no dia 17 de fevereiro de 1999, uma quarta-feira de Cinzas; na ocasião o oficial  tinha 23 anos de idade .

Se naquela época a sociedade não estivesse tão acostumada com as rotineiras chacinas ocorridas no estado de São Paulo ,  certamente teria ficado muito mais indignada e chocada do que ficou com a acontecida na cidade de São Vicente, durante a primeira gestão do Dr. Márcio França , como prefeito.

Somente por insistência dos familiares das vítimas, especialmente de uma das mães que foi funcionária do Tribunal de Justiça , tendo sido colega de Fórum do atual governador ( ele foi oficial de justiça ) , para as autoridades – especialmente os delegados da Polícia Civil – comprovarem  que o assassinato de três adolescentes foi obra de policiais militares que os abordaram quando da saída do clube Ilha Porchat, para depois matá-los em Praia Grande.

A sangue frio e sob o comando do oficial.

O motivo segundo testemunhas da abordagem ,  ao ser chamado  de “neguinho” por um dos policiais, uma das vítimas teria respondido: eu sou neguinho e tu é zulu ! 

As testemunhas descreveram o “negão”  – posteriormente identificado – com porte de jogador da NBA , dois metros de altura por dois de largura.

A tal “ofensa” ( se é que ofensa houve contra o PM )  foi o bastante para ser esmurrado na cara e já cair ensanguentado . 

Conforme os autos processuais , os jovens Anderson Pereira dos Santos, de 14 anos, Thiago Passos Ferreira, de 16 anos, e Paulo Roberto da Silva, de 21 anos, foram abordados de forma violenta pelos policiais quando saíam de um baile de carnaval no Ilha Porchat Clube, em São Vicente.

Paulo Roberto da Silva – o chamado de neguinho –  foi violentamente agredido no local da abordagem; o adolescente Thiago  – filho da ex-funcionária do Fórum – interpelou os policiais informando que a mãe era “procuradora” ( advogada do INSS ) .

Outra afronta não tolerada pelos cavalarianos, muito zelosos do pundonor PM.

Mas para ocultar a agressão e o  abuso de autoridade os policias executaram as vitimas; o que é a verdadeira desonra até os dias de hoje para toda a PM.

Tal atrocidade jamais será esquecida, muito embora outras piores – no mesmo ano – tenham sido cometidas aqui mesmo em São Vicente e ao longo de quase duas décadas muitas outras em todo o estado.

Os corpos só foram encontrados 17 dias depois em um manguezal em Praia Grande.

Antes do encontro dos corpos, os policiais não admitiam sequer a abordagem. Porém, a localização de uma mancha de sangue no chiqueirinho (compartimento de presos) da Blazer vinculou os policiais de forma irrefutável às vítimas.

Exame de DNA revelou que a amostra hematológica coletada na viatura era de Paulo Roberto.

Os quatro policiais que participaram da ação pertenciam ao Regimento de Cavalaria 9 de Junho, da capital, e estavam no litoral reforçando o policiamento da temporada. Operação Verão!

Eles foram expulsos da corporação. Não deu para a corporação aliviar, embora as regalias dadas aos quatro, especialmente ao ex-oficial filho de um Juiz de Direito. Estudou Direito , se formou e fez estágio no Romão Gomes.

O ex-soldado Humberto da Conceição participou de três júris e, no terceiro, em setembro de 2007, foi condenado a 56 anos, mesma pena que o ex-soldado Marcelo de Oliveira Christov obteve em seu segundo júri, em abril de 2006.

Já o ex-soldado Edivaldo Rubens de Assis ( o “negão” que mandava mais do que o tenente ) foi condenado a 49 anos em seu segundo julgamento, em março de 2006.

No meado de 2009 , os três já tinham sido beneficiados pelo regime semiaberto.

Todas as investigações foram realizadas por policiais civis de São Vicente e equipe do DHPP, na época chefiada pela Drª Elizabete Sato.

No ano de 2007, numa decisão inédita, a Justiça de São Paulo bateu o martelo e fixou o valor mais alto de indenização a ser paga a mãe que perdeu seu filho de 17 anos nessa desastrada operação policial.

O Tribunal de Justiça  condenou o erário paulista a pagar, de uma só vez, R$ 600 mil a Silvia Regina Ferreira Giordano mãe de Thiago Passos Ferreira ; mais a pensão mensal no valor de 2/3 do salário mínimo da morte do garoto até quando ele completaria 25 anos (2007). A partir daí, o valor da pensão reduz para 1/6 até quanto a vítima completaria 65 anos.

A procuradoria do estado ajuizou ação contra os ex-PMs buscando a satisfação dos prejuízos causados à Fazenda.

Curiosidade: o ex-tenente – até recentemente – mantinha vínculos com  empresa Telexfree , uma arataca que lesou centenas de policiais militares deste estado.

Também foi acusado de falsidade ideológica e de captar clientes para escritório de advocacia especializado em atender PMs.

Verdadeiramente, o nosso governador sabe o que fala quando afirma que  quem ofender a Polícia Militar corre risco de vida em SP.

O crime da Cavalaria foi cometido praticamente na porta da sua casa, na Ilha Porchat; que em 1999 ainda era um local muito valorizado e aprazível .

Certamente a guarnição da Cavalaria por lá estava cuidando dos bailes de carnaval animados pelo falecido Odarcio Ducci.

Governador, farda não é pele, não tem nada de  sagrada  ; a farda da PM não é extensão da bandeira estadual , tanto que a PM já trocou  os seus cortes e cores diversas vezes conforme a vontade e os interesses de seus comandantes alfaiates.

Mudar a farda de cem mil policiais faz  riqueza circular…

Cuidado governador, quem alisa rolo de cobra morre picado!

A PM – inebriada pelas palavras que sempre quis ouvir – pode interpretar seus arroubos retóricos como orientação superior  e salvo-conduto para sair matando em legítima defesa da honra.

E as urnas – ou até a própria lei – lhe responsabilizarão caso ocorra alguma ação desastrada!

( Observação: se o esclarecimento desse hediondo crime fosse depender da PM os quatro homicidas estariam impunes ;  se o eventual julgamento coubesse à comarquinha mais cara do mundo seriam  absolvidos ou  ainda os autos dormiriam até completar 20 anos e ser declarada a prescrição, como sempre acontecia quando o julgamento de homicídios cabia aos próprios militares. )

odarcio

Odárcio Ducci e Elisabeth Ferreira recepcionando na  festa Mares do Sul, que agitava os verões do Ilha Porchat Clube, em São Vicente. 

  1. PSDB nunca mais !!!

    PSDB nunca mais !!!!

    São 20 anos e todos nós sabemos como o PSDB trata o funcionário público!!!

    Temos um dos piores salários do Brasil
    Dizem que em Minas estão pagando o salário 2 vezes porém cada parcela é mais do que recebemos no mês inteiro!!!

    PSDB nunca mais !!!

    Agora me conta Vocês terão coragem de Votar no Alckmin e no Doria?????? Porquê?????

  2. Lembro-me bem desse caso. Seria bom uma seção do tipo Por Onde Anda?, para saber como estão e o quê fazem atualmente esses trastes que no passado pertenceram às fileiras da segurança pública.

  3. Dr. Guerra, convém que lembrar que um tenente-Coronel, Márcio Higashi Santiago Couto, em 2004, quando ainda tenente, matou um aposentado portador de Hiv, desarmado, justificando a morte alegando que a vítima fez um movimento brusco.

  4. Pior Salário do Brasil disse:
    15/05/2018 ÀS 1:50
    PSDB nunca mais !!!
    Com certeza

    Piores salários, maiores tarifas de pedágio do país, maior IPVA do país, deixou uma das maiores facções criminosas crescer e aterrorizar o Estado e o país, sucateou a policia, conseguiriam blindar seus políticos de todas as operações da PF e PC.

  5. Já disse e vou repetir pq estamos correndo um sério risco caso DORIA se eleja. Pior que o partido PSDB é o Dória candidato. Esse homem é um SADICO que vai acabar de vez com o funcionalismo

  6. ta loco meu…. então quer dizer que o chefe supremo das policias de são paulo , tem que quando vier a publico, dizer
    que as policias de são paulo são todos uns bundões , e que ninguem tem que respeita las , e que mesmo quando um vagabundo estiver apontando arma contra , mulheres e criancinhas indefesas defronte escolas ..os policiais não tem que intervir… e se intervir não podera zerar o vagabundo. jamais ????????????????????????????????????????

    entenderam…muito menos os bandidos ??????????????????????????????????????????????????

    ora bolas…..menos né ???????????????????????

  7. o governador esta certo…

    vagabundo que tentar roubar criancinhas e mães das criancinhas defronte escolas , tem que pensar duas veses..

    pois podera ter um policial a paisano no local… e o vagabundo podera subir……. p/ inferno…

  8. PAPO RETO,

    Não confunda as coisas, uma coisa é a PM de folga reagir para salvar a própria pele, outra coisa muito diferente – conforme a postagem – é o governador incentivar a PM a agir violentamente toda vez que um deles se sentir ultrajado.
    O que de fato acontece, se um civil contestar, retrucar ou simplesmente solicitar explicações de certos PMs, eles se sentirão ofendidos e alguns poderão querer arrebentar ou matar o infeliz, especialmente se for jovem , pobre e “neguinho” .
    A prisão por desacato só ocorre quando não houve nenhum desacato!
    Por outro lado, o governador deveria estudar a história deste estado e da instituição da sua bandeira; assim não diria a tal besteira de que a farda da PM é a extensão da bandeira de São Paulo. Ele deveria atentar que a bandeira é branco, preto e vermelho, como as cores da Polícia Civil.

  9. ME LEMBRO DESSE CASO COMO SE FOSSE HOJE.
    LOGO QUE A MÃE DE UMA DAS VÍTIMAS FOI PRA CIMA DO FATO, UM DOS QUATRO militares DE NOME DE GUERRA ASSIS DE IMEDIATO JÁ VOMITOU A CAGADA E POSTERIORMENTE, JÁ NO PRESÍDIO MILITAR, FOI INIMIGO DE UM OUTRO ENVOLVIDO DE NOME HUMBERTO QUE NÃO ACEITAVA ESTAR PRESO DEVIDO O SEU CRIME SER CONSIDERADO O FAMOSO BO DE MIKE/DE POLÍCIA!
    OS ANOS DE CONDENAÇÃO FOI MUITO POUCO.

  10. Será que alguém já disse para Márcio França que não são apenas policiais votam para Governador ?????

  11. Escriludida,

    Pode ter certeza que ele sabe muito bem que o voto policial ( civil ou militar ) não elege um governador, mas a antipatia policial pode atrapalhar as suas aspirações à reeleição pelo simples boicote .
    E te garanto que a PM sempre foi especializada – quando lhe convém – em boicotar as políticas governamentais.
    Por outro lado, há quase quatro anos ele convive diuturnamente com policiais militares que lhe prestam segurança e cuidam de muitas das suas necessidades cotidianas, tal convívio obvia e legitimamente acaba resultando em grande interação e simpatia .
    Infelizmente, a PC nem sequer possui forças para atrapalhar, se quisesse.
    Aliás, nunca foi o espírito da PC – pelo menos durante os anos que trabalhei – atrapalhar as políticas governamentais e as aspirações deste ou daquele.

  12. FLIT PARALISANTE

    Quanto a minha pergunta, foi apenas uma ironia. É óbvio que qualquer candidato sabe que não conseguirá ser eleito a Governador, apenas com os votos dos policiais (civis e militares). Mas daí, Márcio França estar partindo para um discurso que lembra aquele candidato ao Planalto, aquele que eu não posso citar o nome neste blog. Pois ao meu ver, ele corre o risco de perder votos de não policiais que ainda estão na dúvida em quem votar para Governador, mas já tem a certeza em quem não vai votar para Presidente. Ésta é uma pergunta sem nenhuma dose de ironia. Desde já agradeço as respostas.

  13. Essa Elisabeth Ferreira, à época, era lindíssima, havia sido miss São Paulo e concorreu no exterior, inclusive. Hoje, não sei como está. O tempo degrada e consome a tudo e a todos ahahahaha.

  14. tira canhoto,

    Elizabeth Ferreira da Silva, miss Brasil 1988, continua linda como sempre, um pouco mais volumosa.
    Uma bela e grande ( em todos os sentidos ) mulher!
    Nunca foi para o meu bico, mas apreciar com os olhos nunca foi proibido.
    Ah, que saudades do meus vinte e poucos anos…kkk

  15. Somente com aquele que não podemos publicar o nome (B……O) é que podemos acabar com o politicamente correto e avançar. Bom dia

  16. Não chega nem a 20% os que assim pensam. . Isso no momento atual, quero ver quando começarem os debates.

  17. FLIT PARALISANTE disse:
    15/05/2018 ÀS 14:50
    PAPO RETO,

    Não confunda as coisas, uma coisa é a PM de folga reagir para salvar a própria pele, outra coisa muito diferente – conforme a postagem – é o governador incentivar a PM a agir violentamente toda vez que um deles se sentir ultrajado.
    O que de fato acontece, se um civil contestar, retrucar ou simplesmente solicitar explicações de certos PMs, eles se sentirão ofendidos e alguns poderão querer arrebentar ou matar o infeliz, especialmente se for jovem , pobre e “neguinho” .
    A prisão por desacato só ocorre quando não houve nenhum desacato!
    Por outro lado, o governador deveria estudar a história deste estado e da instituição da sua bandeira; assim não diria a tal besteira de que a farda da PM é a extensão da bandeira de São Paulo. Ele deveria atentar que a bandeira é branco, preto e vermelho, como as cores da Polícia Civil

    senlinitessemlimitessemlimites

    Penso que a família do vendedor executado no posto de gasolina em Porto Ferreira por um policial militar faz jus a uma indenização. Márcio França fez algum pronunciamento sobre o ocorrido.?????

  18. Escriludida
    Penso que a família do vendedor executado no posto de gasolina em Porto Ferreira por um policial militar faz jus a uma indenização. Márcio França fez algum pronunciamento sobre o ocorrido.?????

    Cara coleguinha que fez matemática, mas preferiu escrever….
    Obviamente o estado será obrigado a indenizar, porém será merreca como sempre.

    Tenho que perguntar…
    Você não se cansa de colar link ou falar sempre as mesmas coisas?
    Já vi que o pessoal não está lhe suportando mais. kkk
    Antigamente a senhora só sabia escrever de sua bendita aposentadoria e pelo fato de estar afastada por motivo de enefermidade e tals… Agora é só Politica e $! Rs.
    Estou aguardando mais uns dois anos para ver o que a senhora irá escrever futuramente!kkk
    Acompanho há muitos anos a senhora e outros deste espaço (não sou stalker antes de vc surtar).kkk

    Abraço coleguinha. Melhoras e sucesso.

  19. Anti Blindado – O início.

    Você está equivocado . De onde você tirou que eu estou afastada por problemas de saúde.

    Fique sabendo, caso for policial civil, quando cumpriu seu tempo, requer a aposentadoria e se não for concedida em 90 dias após a data do requerimento, a partir do 91} dua você fica licenciado, ou seja não vai mais ao trabalho e continua ganhando o salário normalmente.

    No meu caso, a aposentadoria já foi deferida e estou no aguardo a publicação no DOE. Para poder sacar meu FGTS pois tenho 16 anos na iniciativa privada, dos quais durante oito anos tinha um salário equivalente a 20 salários mínimos da época.

    Se não gosta das minhas postagens, sinta-se a vontade para ignorá-las. Pois enquanto eu quiser, vou continuar postando. Ou a ditadura já voltou???

    Bom dia pra você também

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Proibidos comentários contendo PROPAGANDA ELEITORAL. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s