Perito criminal Koujun Iha morre aos 61 anos 77

Perito criminal Koujun Iha morre aos 61 anos

Ele era um dos mais antigos em atividade no Estado e foi encontrado morto no Instituto de Criminalística de Itanhaém

Eduardo Velozo Fuccia – A TRIBUNA DE SANTOS 
18/08/2018 – 13:20 – Atualizado em 18/08/2018 – 13:27
 Koujun Iha tinha 61 anos e 37 de carreira na Polícia Civil
(Foto: Reprodução_

Com 61 anos de idade e 37 de carreira, o perito criminal de classe especial Koujun Iha era um dos mais antigos em atividade no Estado e foi encontrado morto no início da manhã deste sábado (18) no Instituto de Criminalística (IC) de Itanhaém, onde estava atualmente lotado.

Irmão do ex-prefeito de São Vicente e ex-deputado federal Koyu Iha, Koujun assumiu o plantão do IC de Itanhaém na sexta-feira (17) à noite e trabalhou normalmente, até ser encontrado morto na unidade pela manhã, por uma colega que o renderia no trabalho.

Ainda não está definida a causa da morte, mas as informações preliminares dão conta de que Koujun sofreu um infarto.

Experiente e com um tirocínio singular, conforme reconhecem os seus colegas, a sua atuação profissional foi decisiva na coleta de provas e elucidação de incontáveis crimes.

  1. Na moral, o cara tava com 37 anos de serviço? Não podia estar aposentado?
    Infelizmente, tem gente que quer trabalhar, juntar dinheiro e construir imóveis para três vidas e esquece que só temos uma vida.
    Pessoal, façam do trabalho um meio de vida e aposentem quando chegar a hora.

    #BolsonaroPresidente

    Abraço

    • Mito Presidente,

      Só falou besteiras!
      Kojun era um homem humilde que jamais se envolveu em qualquer coisa espúria . Esteve afastado da PC , legalmente, para trabalhar no Japão e obter recursos para comprar uma casa própria, inclusive! Teve a infelicidade de perder um filho assassinado; se culpava ! Não era perito em caça-niqueis, viu ?

      • guerra nem desenhando você entende o que o MITO quis dizer…
        Na boa você precisa estudar mais mente petralha alienada causa desvio de conduta e personalidade.

      • Verdade eu como esposa sei o quanto ele sofria pela perda do nosso filho..

    • Bom meu pai pediu aposentadoria dois anos atrás.mais o governo não deu. Infelizmente.
      É outra meu pai sempre foi muito humilde e trabalhador.

  2. Guerra, eu não citei em nenhum momento que o cara fazia alguma coisa espúria, pelo contrário, falei que trabalhou muito ao invés de descansar. Eu fiz um comentário construtivo, para que deixemos de pensar em trabalhar e juntar dinheiro para mais de uma vida, pois só temos uma. Acho que vc está tão acostumado a ler ofensas que interpreta tudo como tal.

  3. Não o acusei de nada, só usei o exemplo para falar que a vida é uma só e que devemos trabalhar sem perder a saúde.
    Vc interpretou errado.

  4. Não o conhecia, mas dou meus pêsames aos familiares dele. Quanto ao “mito” acima, será que ele morreu pelo fato de estar trabalhando? estaria ocupando a vaga de algum outro profissional que queria trabalhar, já que há tantos cargos vagos na PC? Será que não pode existir ninguém que simplesmente queira ocupar o seu tempo trabalhando, ao invés de aposentar?

  5. Um dos melhores policiais civis que conheci. Muito profissional. Chegava na ocorrência em silêncio, e saia em silêncio. Sabia o que estava fazendo. Atendia a todos com muita simpatia. Falava pouco sobre ocorrências (coisa de policial antigo que não queria aparecer, como os de hoje), mas trocava uma idéia legal tomando uma gelada. Que esteja em paz.

  6. Anti-Lula, Anti-Lulismo, Anti-Bolsonaro, Anti-Bolsominions, Anti-Alckimin (com certeza), mas principalmente Anti-Hipocritas. disse:

    Deu aula para minha turma na ACADEPOL. Gente fina. Engraçado. Falava em tom “alto”. Kkkkk
    A PC perde um grande servidor.
    Ele não era a favor da “separação” do IC. Tinha excelentes ideias. O cara era 10. Ele aparentava transbordar saúde.
    Que Deus conforte a família dele. Que a PC e Governo não de dor de cabeça para sua família. Que seu nome seja acrescentado no “parede fúnebre” da ACADEPOL.
    Sua jornada acabou. Descanse em paz.

  7. OPINIÃO

    A função do juiz(ou delegado) é interpretar e aplicar a lei, tudo em uma só operação

    A função do juiz criminal(ou delegado de policia) não é a de um vingador implacável. Cumpre-lhe julgar com imparcialidade, neutralidade e serenidade .

    Sabe-se que o Direito Penal e o Direito Processual Penal visam à proteção de cada membro da sociedade civil. O primeiro, ao descrever condutas tidas como criminosas, previne, por escrito, o indivíduo, de modo a não surpreendê-lo. E o Direito Processual Penal, exigindo, aliás, em consonância com a Constituição Federal, artigo 5º, incisos LIV e LV, o cumprimento rigoroso do devido processo legal, protege, igualmente, o acusado, garantindo-lhe julgamento pelo menos com ampla defesa, perante juiz imparcial.

    Em outras palavras, ao juiz criminal a Constituição Federal e o Código de Processo Penal atribuem a função de coarctar o exercício arbitrário do jus puniendi pelo Estado-administração, representado pelo Ministério Público, titular da ação penal.

    Esse é a magna função do magistrado criminal: segurar a volúpia acusatória do promotor de Justiça, aparando excessos e dando ao caso a solução justa e adequada.

    Juiz(ou delegado) que pretenda ser justo, mas teme represália do promotor e dos advogados; juiz que queira fazer justiça, porém fica receoso de contrariar o tribunal, a Corregedoria ou o CNJ; juiz que saiba ser necessário aplicar princípios favoráveis ao réu no caso concreto, mas não enfrenta o clamor público ou tem medo das críticas tantas vezes perversas e improcedentes da imprensa, é melhor exercer outra profissão.

    Fico espantado, com todas as vênias do Tribunal de Justiça, que amo intransitivamente, e por isso dói-me com mais intensidade, em ver que o juiz Roberto Luiz Corcioli Filho foi punido, em face de representação assinada por 23 promotores, acusando-o de conceder, com extrema liberalidade, a liberdade para presos…

    Grandes juízes e desembargadores passaram pelo Tribunal de Justiça paulista e mostraram inconformismo a posições jurisprudenciais dominantes naquela corte de Justiça, pelo que, com inteligência, decidiam de modo contrário, conseguindo, por inúmeras vezes, modificar a posição dominante. Isso, sem embargo de serem chamados, por alguns, pejorativamente, de “novidadeiros”.

    Claro que tribunais superiores recebem da Constituição Federal competência para uniformizar a jurisprudência no país, função essa denominada de função nomofilácica. E, assim, os juízes, os tribunais de Justiça, os tribunais regionais federais devem obedecer às súmulas emanadas dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal.

    Isso não significa que o juiz não possa conceder ordens de Habeas Corpus, ou expedir decreto de absolvição, se a matéria não foi objeto de precedentes ou de súmulas dos tribunais superiores e do Supremo.

    E no caso concreto, se houver singularidades que nem sequer foram cogitadas pelo legislador ou pelas súmulas, ou, ainda, justamente pelas peculiaridades do caso, claro que caberá ao juiz até contrariar o conteúdo da lei (não da norma), dando a esta interpretação de acordo com os significados da Constituição Federal, ou mesmo descumprir a súmula, desde que com fundamentação adequada e razoável.

    Não se desprezem, ainda, as dificuldades para avaliar verdades: o que hoje é uma grande verdade, amanhã poderá ser veementemente repelida, e vice-versa. Quem poderia imaginar que o Supremo Tribunal Federal pensasse em descriminalizar o aborto feito até a 12ª semana de gestação ou que fosse autorizado o uso de maconha para tratamento médico? Quem há cerca de 15 anos não ficaria surpreso e boquiaberto com o casamento oficial entre pessoas do mesmo sexo? Aliás, no último dia 15, o gabinete de ministros da Alemanha aprovou uma terceira opção de gênero para identificação oficial, atendendo a determinação da Corte Constitucional Federal, de modo que os alemães podem identificar-se em documentos como homem, mulher ou diverso. Mas é preciso que a decisão do gabinete passe pelo Parlamento. Isto é, o mundo muda, os costumes se modificam, ao passo que a lei é sempre óbice às transformações sociais.

    A violência, no Brasil, chegou a níveis assustadores e intoleráveis. Reconhece-se que tal estado de coisas exige a mais rápida e eficaz providência, sem uso de paliativos e de procedimentos demagógicos, muito comuns por parte dos Poderes Legislativo e Executivo. Mas também é assustador outro aspecto: a população carcerária ultrapassou a casa dos 700 mil presos, a terceira do mundo, agora superando a da Rússia. E, como é mais do que sabido, o ambiente deletério das prisões contribui não para educar o preso, mas para aperfeiçoá-lo e especializá-lo na prática da delinquência. Todavia, parece não interessar a ninguém esta pura realidade, a de que as cadeias e presídios se transformaram em escolas de aperfeiçoamento para a prática de crimes da mais variada natureza. Por sinal, se prisão inibisse a prática de crimes e fosse a solução para pôr fim à criminalidade, o nível desta já estaria baixíssimo, diante de tão significativo e crescente número de presidiários.

    Eis, pois, o dilema: a necessidade de prender versus o direito de liberdade. Ao determinar a prisão preventiva, o juiz deverá aferir com muita prudência a necessidade da prisão, porquanto a grande regra é a liberdade, que só deverá ser violada após decisão judicial trânsitada em julgado.

    Em suma, diferentemente do que dizia Montesquieu, para quem o juiz não seria senão a boca da lei ou nada mais do que um ser inanimado, proibido de interpretar a lei, é preciso compreender que, como tantas vezes disse o ministro Eros Grau, a função do juiz é interpretar e aplicar a lei, tudo em uma só operação.

    A América Latina está e sempre esteve repleta de exemplos antidemocráticos, em que o caudilho enfeixa nas mãos os três poderes políticos, e o Judiciário fica completamente subjugado, decidindo na forma que os poderosos desejam.

    Graças a Deus que existem, no Brasil, juízes independentes, verdadeiramente ciosos da magnitude de suas funções, como o são o juiz Roberto Luiz Corcioli Filho e, de modo geral, os juízes brasileiros, comprometidos com os ideais de justiça.

    Im

  8. Bolsonaro é mais rico que Alckmin. Ser parlamentar dá mais dinheiro que ser governador?

    • Dá.
      O salário do governador de sp em média é de 23 mil.
      O de um Deputado Federal de 33 mil.
      Portanto, sim, da mais dinheiro.
      Pelo menos de salário.

  9. nada justifica um policial que tenha completado o fator 095,( 60 anos e 35 anos de contribuição) e que tenha o direito a uma aposentadoria com paridade e integralidade, continuar na ativa…..devia estar aposentado……….

  10. e não podemos nos esquecer que este é o segundo caso em que um perito morre em serviço….
    o ideal é esta morte ter uma investigação profunda.

  11. o que não pode é encerrar o caso , alegando que foi morte natural. ( ataque cardiaco )…

  12. daqui a pouco irão dizer que morrer em serviço , é mania dos PERITOS DE SÃO PAULO …..

  13. quando sera a próxima morte de um perito em serviço em são paulo ????????????????????????

  14. nunca ouvi dizer que: deltas- magistrados- parlamentares. medicos legistas – promotores- morreram em serviço …..

  15. porque somente PERITOS ESTÃO MORRENDO NO LOCAL DE SEU SERVIÇO ??????????????

  16. E P/ não se esquecerem ::::

    VOTEM CERTO = VOTEM MITO 2018……………………………

  17. KKKKKKKKKKKKKKKK é memo né ?????

    o xuxu depois de estar a mais de 25 anos a frente do governo de são paulo, ter somente $$$$$$$$$ 1 800. $$$$$$$

    e os escandalos da dersa- rodoanel- – metro – merenda- não sobrou nada ao XUXU ?????

    o apelido de SANTO cabe bem a ele né ??????????????????

  18. Esperar o que de um boçal com o nick Mito Presidente? O cara é polissa e nem se deu conta que o tal mictório jamais trabalhou e jamais trabalhará em prol da polícia. Muito menos da PC.

  19. Anti-Lula, Anti-Lulismo, Anti-Bolsonaro, Anti-Bolsominions, Anti-Alckimin (com certeza), mas principalmente Anti-Hipocritas. disse:

    O cara é zero de respeito ao próximo.

  20. tem certas funções principalmente de investigador, medico legista e perito, que as pessoas ao passar dos anos na profissão vai acumulando experiência e conhecimento que so aprende no dia a dia da policia. Entretanto o estado no ultimos anosnão valorizou este conhecimento.

  21. Quantos outros nas mesmas condições, porém com viatura descaracterizada a disposição, alguns com motorista nenhum compromisso com horário ou dias da semana para irem trabalhar.

  22. Meus sinceros sentimentos ! Que Deus conforte o coração dos familiares.
    Conhecia o Koujun…ele era , no bom sentido …uma figura…alegre!
    Ele não era um Perito…era o Perito.
    Quando se fala em IC..o que vem a cabeça era a figura do Koujun.
    Descanse em paz meu amigo!!!!!

  23. https://mobile.valor.com.br/brasil/5750067/13-estados-ja-acendem-alerta-em-gasto-com-mp-e-judiciario?origem=G1&utm_source=g1.globo.com&utm_medium=referral&utm_campaign=materia

    É vergonhoso quando um membro do Judiciário diz que está com salário defasado…
    Vejam só a associação dos magistrados entrou com uma ADI por Omissão para garantir o aumento e revisão
    E os puliça com 4%; mas é justificável o pleito do Judiciário Afinal Como disse um certo Ministro Eles foram os responsáveis por trazer milhões em dinheiro publico desviado

  24. Qualquer que seja o candidato, o PT estará no segundo turno disputando com Bolsonaro. Só o fato de não ver o Chuchu no segundo turno, já é muito bom.

  25. O Bolsonaro já chegou no patamar dele. Há limites de números de iditas que votarão nele. O Alckimin tende a crescer e felizmente o índice de rejeição a Bolsonaro continua sendo maior que o de Alckimin. Mas se tudo correr maravilhosamente bem Lula conseguirá manter sua candidatura e e será eleito já no primeiro turno.

  26. …. conseguirá manter sua candidatura e será eleito no primeiro turno.

  27. Sem querer postei nesta notícia; peço perdão aos familiares e amigos do Perito que faleceu. Que ele descanse em paz

    • Você como todo mortadela não respeita nem defunto.
      Fazem política em velório e sobre cadáveres.
      Lástima

      • Retardado, vide as postagens nessa mesma notícia. Alé de Bolsonarista é demente. Só pode.

  28. Fora Temer e seus aliados! disse:
    20/08/2018 ÀS 14:34
    Qualquer que seja o candidato, o PT estará no segundo turno disputando com Bolsonaro. Só o fato de não ver o Chuchu no segundo turno, já é muito bom.

    fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

    ei colega não se anime ………… o FHC ja disse que os tucanos pode apoiar os petralhas se precisarem no 2º turno…..
    e com certeza , veremos o XUXU no palanque do HADDAD na batalha contra o MITO…..

    VAMOS DERROTA LOS ASSIM MESMO….. PODE JUNTAR 10 XUXU. QUE O MITO VENCERA TODOS….

    • Oii Boa sou Juliana Iha. Filha Do Koujun Iha Perito . Será que vc pode entrar em contato comigo meu Face Mariko Iha

  29. NO 2º turno sera o MITO contra o resto ……turma do xuxu. do lula. do themer, do ciro. da marina… etc…

    e ao final o MITO derrotara todos de uma só vez…..
    VOTEM CERTO= VOTE MITO 2018….

  30. A ESCRILUDIDA JA ADORA O xuxu NÉ ???

    ESTARA ALIADA COM A TURMA DELE NO 2º TURNO …KKKKKKKKKKKKK

    CAIRÃO JUNTOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    VOTEM MITO 2018……………..

  31. TROPAS DOS EUA JÁ ESTÃO AQUI E REPETIRÃO 1964 MAS COM MAIS VIGOR E SERÁ ENTRE SETEMBRO E OUTUBRO, E NÃO HAVERÁ ELEIÇÕES NO DIA 07 !

  32. Guerra, mudando um pouco de assunto… o que é um “desenhista”? Ou melhor, o que é um “fotógrafo”? Sei que não são policiais, alias por que têm porte de arma? Os funcionários (digo funcionários pois não são policiais) da Moncorvo Filho deveriam ganhar como oficiais administrativos sujeitos a pró-labore em cargos de chefia. Tenho certeza que o perito Koujun era um homem honrado, mas aquela Superintendência é um antro de vagabundos que prestam concurso para uma área e pulam pra trás do balcão na primeira oportunidade.

    • Verdade Meu marido foi um Grande homem trabalhava muito.
      Pediu aposentadoria em 2016não deram.

      • Verdade Meu marido foi um Grande homem trabalhava muito.
        Pediu aposentadoria em 2016não deram. Eu Vanilda Iha sei que ele queria aposenta.

        • Seu marido foi meu professor. Excelente profissional. Que a senhora encontre conforto no abraço do divino ou qual for sua crença. Caso não a tenha apenas saiba que tenho profundo respeito à ele.

    • O Sr não sabe de nada. Leia a Lei q “cria” a SPTC antes de proferir groselha. Se não são policiais pq “teoricamente” não são linha de frente, então só é policial meia dúzia de servidores.

      Melhor se informar para não passar vergonha.

  33. Anti-Lula, Anti-Lulismo, Anti-Bolsonaro, Anti-Bolsominions, Anti-Alckimin (com certeza), mas principalmente Anti-Hipocritas. disse:

    Zero de respeito. Bolsominion nojento.
    🤢🤢🤮🤮🙆🏼‍♀️🙆🏼‍♀️

  34. Alckmin será o melhor presidente que o Brasil já teve.
    Mas infelizmente a ignorância do povo brasileiro poderá dar chances a bolsonaro. Mais uma vez a população brasileira é ingênua em acreditar em salvadores da Pátria. Se é para votar em candidatos que não estão sujos com a política só existe João Amoedo o empresário que não tem passado político e nem processos a responder, mas este não é político talvez não se adapte ao meio, diferente de bolsonaro que é político porém responde a processos criminais e nada entende de administração.
    Com certeza teremos o segundo turno com Haddad e bolsonaro mas Haddad vencerá as eleições porque o Zé Povinho quer votar em bolsonaro mas as forças políticas do país a imprensa e o empresariado não querem Bolsonaro
    Eleição é é jogo por isso não tem outro melhor que Alckmin. Ou este ou Haddad

  35. Enquanto as Polícias de São Paulo, e as demais instituições ligadas à segurança pública, babam ovo para os criminosos, nada é falado sobre o aniversário do PCC, 31/08, em tempo, organização criminosa que segundo muitas autoridades sequer existe, pois não tem CNPJ… é de ferrar..
    .
    http://www.oparana.com.br/noticia/tumultos-em-presidio-colocam-seguranca-nacional-em-alerta

    É interessante ver como está completamente falida a segurança pública de São Paulo, mas, enquanto isso, os policiais preferem discutir o sexo dos anjos, culpar o PSDB pelo caos das polícias…

    Bem… certamente não foi o PSDB que fez acordo com as biqueiras, com os maquineiros, com os malas do PCC, e por aí vai… Não.. não foi o PSDB…

    Infelizmente muitos policiais são parceiros do crime… do crime pesado… E não falo de uma instituição específica, mas de todas, afinal, boa parte sabe aonde estão os malas, as biqueiras, etc… sabem, mas.. uns não mexem porque estão acertados, outros não mexem porque o superior mandou não mexer, mas o que é comum para todos.. é que todos deixam de fazer o que deveriam fazer e depois querem culpa o PSDB.

    Cade os “serviços de inteligência” alertando e cuidando dos policiais? Não.. eles não servem para isso, mas sim para cuidar dos superiores e tentar não derrubar os caciques… é uma enorme babaquice.

  36. Meus respeitos à família Iha. Não é e nem será o primeiro a morrer sozinho no trabalho, dada a quantidade de policiais em plantão na polícia, principalmente, a científica. O policial não pode tirar férias, licença e às vezes, nem folga pra carregar uma instituição falida, sem funcionários e com excesso de demandas. Infelizmente, esse sistema moribundo não morre.

  37. Quando se chega a completar o fator 95 ou já se tem os 30 anos de contribuição e já pode ir embora e depois discutir a paridade na Justiça, o policial civil enfrenta um dilema:
    Agir com o coração e continuar na ativa ou agir com a razão e ir embora.
    No caso do nosso Perito Koujun que infelizmente não tive a oportunidade e o prazer de conhecê-lo, certamente ele optou com o Coração e continuou na ativa. No meu caso a Razão falou mais alto e saí a pedido e antes de arrumar uma pica.

  38. Escriludida disse:
    20/08/2018 ÀS 15:52
    O Bolsonaro já chegou no patamar dele. Há limites de números de iditas que votarão nele. O Alckimin tende a crescer e felizmente o índice de rejeição a Bolsonaro continua sendo maior que o de Alckimin. Mas se tudo correr maravilhosamente bem Lula conseguirá manter sua candidatura e e será eleito já no primeiro turno.

    ggggggggggggggggggggggggggggggggggg

    não é bem assim não………… se o lula conseguir transferir os votos dele p/ o HADDAD. provavelmente o MITO e HADDAD disputarão o 2 º turno…….,

    mas não se pode esquecer que as FAs, jamais deixarão que os PETRALHAS . voltem a dirigir o brasil agora em 2018…….
    se ficar MITO E HADDAD p/ o 2º turno . é até melhor … pois ai a chance de burlar as urnas e dar ao MITO o poder é 100%….tudo comandado por quem realmente manda no BRASIL .

    que são as FAs……

    votem certo MITO 2018…………

  39. ainda bem que aqui temos as FAs para cuidar da nação……………
    pois é inadmissível o LULADRÃO ter 37% de intenção de votos nas pesquisas.

  40. o brasil não suporta de novo um governo PETRALHA…
    se isto acontecer ?? seremos amanhã o que a VENEZUELA é hoje………

  41. Wagner Nogueira Santos disse:
    20/08/2018 ÀS 22:45
    TROPAS DOS EUA JÁ ESTÃO AQUI E REPETIRÃO 1964 MAS COM MAIS VIGOR E SERÁ ENTRE SETEMBRO E OUTUBRO, E NÃO HAVERÁ ELEIÇÕES NO DIA 07 !

    fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

    não vai precisar disso não……

    O MITO VAI GANHAR O PODER LOGO NO PRIMEIRO TURNO….

  42. Merce nosso sagrado voto?

    Marco Aurélio libera denúncia contra Bolsonaro para julgamento no STF
    Por Congresso Em Foco Em 21 ago, 2018 – 17:22
    EleiçõesJudiciário

    Bolsonaro 1, OrlandoBrito
    Se o colegiado aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República, Bolsonaro se tornará réu em uma ação penal. O processo, porém, não afeta sua candidaturaOrlando BritoOrlando Brito
    O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu seu voto a respeito da denúncia contra o candidato a presidente e deputado Jair Bolsonaro (PSL) pelo crime de racismo. Caberá ao presidente da Primeira Turma, ministro Alexandre de Moraes, marcar a data para o julgamento. Se o colegiado aceitar a denúncia da Procuradoria Geral da República, Bolsonaro se tornará réu em uma ação penal. O processo, porém, não afeta sua candidatura, pois a Ficha Limpa impede a candidatura apenas de candidatos condenados.

    Em junho a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu o recebimento de denúncia contra Bolsonaro por racismo e manifestação discriminatória contra quilombolas, indígenas e refugiados.

    Bolsonaro: “Quilombola não serve nem para procriar”

    20 ago, 2018
    Lula tem 37,3% e Bolsonaro, 18,8%, diz pesquisa CNT/MDA

    20 ago, 2018
    A procuradora-geral se baseou nas declarações do deputado em evento no Clube Hebraica, no Rio de Janeiro, em abril do ano passado. Disse o militar na ocasião: “eu fui num quilombola (…), olha, o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas… Não fazem nada, eu acho que nem pra procriador servem mais. (…)”.

    Em parecer enviado ao Supremo, Raquel rebateu alegações da defesa de Bolsonaro que apontavam que ele estaria apenas expressando opiniões políticas, sem caráter racista.

    Para ela, as expressões utilizadas pelo deputado, mesmo no tom “jocoso que ele busca empregar e defender”, ultrapassam a liberdade de pensamento pelo caráter discriminatório e preconceituoso. A conduta do parlamentar foi descrita como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. A procuradora-geral rebate também a tentativa da defesa de acobertar as declarações apela imunidade parlamentar.

    Em sua defesa, Bolsonaro afirmou que as frases foram “tiradas de contexto” e que a procuradoria teria “certo oportunismo” em enviar a denúncia em período pré-eleitoral. O deputado argumenta que fez uma crítica às demarcações de terra produtivas e que estava protegido pela liberdade de expressão.

    No ano passado, a Justiça Federal do Rio já condenou Bolsonaro a pagar R$ 50 mil por danos morais pelas declarações. Na decisão, a juíza Frana Elizabeth Mendes afirmou que, “como parlamentar, membro do Poder Legislativo, e sendo uma pessoa de altíssimo conhecimento público em âmbito nacional, o réu tem o dever de assumir uma postura mais respeitosa com relação aos cidadãos e grupos que representa, ou seja, a todos, haja vista que suas atitudes influenciam pessoas, podendo incitar reações exageradas e prejudiciais à coletividade”.

  43. Pingback: Sobre peritos caça-níqueis peritos em caçar níqueis…Valei-me meu pai, valei-me xangô. Valei-me meu pai, valei-me xangô. « Jornal Flit Paralisante

  44. Anti-Lula, Anti-Lulismo, Anti-Bolsonaro, Anti-Bolsominions, Anti-Alckimin (com certeza), mas principalmente Anti-Hipocritas. disse:

    Fuzuka
    Leia-se Fukuda… kkkk

    Não são Policiais?
    Cara só li groselha.
    Na boa…. Está tentando fazer o pessoal se atacar?
    Só uma coisa vc acertou… Tem uma cambada de encostado.
    Só que:
    Tem TODAS as carreiras operacionais lá.
    Nos DPs não têm encostados?

    Quer fazer intriguinha seu loke?
    Enfia a sua opinião no seu c.!

  45. Foi um grade homem.
    Proficinal, honesto sempre humilde amigo de todos não tinha qualquer preconceito.
    Gostava do que fazia.Morreu fazendo oque mais gostava trabalhando.
    Fez muito pra nossa sociedade.
    Foi um bom pai foi bom marido.Eu como esposa posso dizer isso.Foi um grande homem cumpriu a sua missão aqui.deixando lembranças boas para nossos filhos e netos e muitas saudades. Marido descanse em paz.

  46. Bom sou Filha Do Koujun . Meu pai era um Grande homem. Um exemplo. Homem honrado .E um Grande Pai.
    Eu como filha tenho minhasduvidas. Sobre a morte de meu pai. Ele não estava doente. Não fumaça . Não bebia.
    Mais Deus é justo.

Os comentários estão desativados.