Major Olímpio tá mais do que certo…É hora de compor e buscar melhorias para os policiais 38

A  rebelião do WhatsApp contra o Major Olímpio

Soldados virtuais que ajudaram a eleger o capitão Bolsonaro condenam proximidade do senador com João Doria

Consuelo Dieguez

 

 

Os soldados dos grupos de WhatsApp de São Paulo, que ajudaram a eleger o capitão Jair Bolsonaro, do PSL, presidente do Brasil declararam guerra ao Major Olímpio, senador eleito por São Paulo também pelo PSL. A batalha travada com afinco no aplicativo, por onde eles se comunicam desde antes das eleições, começou com as recentes demonstrações de apoio do major ao futuro governador do estado, João Doria, eleito pelo PSDB. O pivô: Gilberto Kassab, do PSD. Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de Michel Temer (e das Cidades de Dilma Rousseff) e réu na Lava Jato, Kassab foi escolhido por Doria para ser chefe da Casa Civil.

A braveza da infantaria do Whatsapp – formada, em grande parte, de empresários dos ramos da indústria e do agronegócio – não se concentrou em Doria, mas no futuro senador. “O major Olímpio se demonstrou um oportunista, se valendo de práticas da velhíssima política”, diz uma das mensagens, que continua num tom ainda mais agressivo. “Um político que há pouco tempo não tinha a mínima chance, nem projeção e é mais um dentre tantos que surfaram na onda Bolsonaro e se aproveitaram da mesma.” Outra mensagem irada avisa: “Só posso dizer que nunca mais irei votar nesses dois, e vou continuar a meter a boca em todos os lugares em que pedi voto para o Major Olímpio, chamando-o de traidor, que é exatamente o que ele é.” Major Olímpio contemporiza. Por meio de sua assessoria, disse que o encontro com Doria foi republicano e um dos assuntos tratados foi a indicação da deputada estadual Janaina Paschoal, sua correligionária, para a presidência da Alesp, a Assembleia Legislativa do estado.

Os grupos de WhatsApp em apoio a Bolsonaro – na casa de duzentos e com cerca de 250 integrantes cada um – foram formados em 2017. Em São Paulo, são comandados por duas figuras de destaque do agronegócio no estado: o ruralista Jorge Izar e Luiz Antônio Nabhan Garcia, presidente da União Democrática Ruralista, a UDR. Nabhan Garcia recentemente se envolveu num entrevero com o futuro ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, que pôs por terra suas pretensões de se tornar o ministro da Agricultura do novo governo. Espalhados por todas as cidades de São Paulo (sim, todas), e por vários outros estados, os grupos se formaram para angariar apoio para a candidatura Bolsonaro, marcar eventos, carreatas, além de defender e divulgar a candidatura de políticos do PSL para o Congresso Nacional e para as Assembleias Legislativas. O ativismo não se encerrou com o fim das eleições. O batalhão parece disposto a agir como fiscal dos candidatos que ajudaram a eleger. Entre eles, o Major Olímpio, cujo comportamento, diga-se, já vinha deixando muito bolsonarista descontente bem antes mesmo do fim do pleito.

A insatisfação com o major começou quando ele manifestou que, no segundo turno da disputa paulista, apoiaria o governador Márcio França, do Partido Socialista Brasileiro, o PSB. A legenda é considerada de esquerda pelos apoiadores de Bolsonaro. Olímpio não só fez campanha aberta para França, como convenceu a Polícia Militar do estado, corporação a qual ele pertenceu, a votar em peso no candidato. À época, os grupos bolsonaristas do WhatsApp defendiam o apoio a Doria e acusavam Olímpio de oportunismo – o major alegava que optara por França porque este estaria disposto a sustentar

os interesses corporativos da polícia e dos militares. Doria não era o candidato dos sonhos dos bolsonaristas. Tratava-se apenas de uma questão pragmática. O candidato do PSDB, disse um dos integrantes dos grupos, era mais palatável do que o “comunista Márcio França”, ou Márcio Cuba, como era chamado nas redes.

“É claro que quase ninguém ali tolerava o Doria”, me disse, muito irritado, um dos integrantes desses grupos. “Mas a alternativa ao Márcio França era o Paulo Skaf, que fez campanha usando e abusando do dinheiro da Fiesp, do Sesi e do Senai, instituições bancadas pelos empresários para servir aos interesses da categoria e não para projetos políticos pessoais do candidato.”

As “deslealdades” do Major Olímpio, segundo outro integrante desses grupos, não teriam acabado aí. Ele é acusado de ter tentado sabotar a indicação do general Hamilton Mourão como vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro. E de ter se aliado ao ruralista Nabhan Garcia, seu amigo pessoal, para enfraquecer a candidatura de Levy Fidelix, presidente do PRTB, o partido de Mourão, a deputado federal. Numa das recepções a Bolsonaro, no aeroporto de Presidente Prudente, Nabhan Garcia e Major Olímpio tentaram impedir que Levy Fidelix e o candidato do PRTB ao governo do estado, Rodrigo Tavares, subissem no caminhão que seguiria com o capitão em carreata pelas ruas da cidade. A turma do agronegócio se rebelou e, aos berros, exigiu que eles subissem no veículo. “Major Olímpio e Nabhan Garcia estavam tentando sabotar o PRTB para garantir a candidatura de França”, me disse esse integrante do grupo.

A pressão nos grupos de WhatsApp pode, por hora, não ter qualquer poder para prejudicar Doria ou o Major Olímpio com suas manifestações virtuais de revolta. Tanto que, em resposta à reação irada dos bolsonaristas, assessores do futuro governador entraram nas conversas e avisaram que a decisão de Doria em relação à indicação de Kassab era irreversível, o que foi entendido como provocação. “Por duas vezes, na semana passada, manifestei pessoalmente para uma pessoa muito próxima do João a decepção e o descontentamento geral com essa nomeação do Kassab. E pedi que ela fizesse chegar aos ouvidos dele a indignação da maioria dos seus eleitores, que não admitem uma figura como Kassab chefiando a Casa Civil do nosso estado. Kassab, ao unir-se a Lula e Dilma, já deu várias demonstrações de que está se lixando para o povo!”, postou uma eleitora indignada.

Existem dois sinais importantes nessa trincheira eletrônica. O primeiro é de que o agronegócio está rachado. De um lado, o pecuarista Nabhan Garcia e seus seguidores. De outro, os ruralistas ligados a setores mais mecanizados como o da soja, do sucroalcooleiro e o de papel e celulose, que se desentendem sobre quem deve ser o interlocutor do setor com o futuro presidente. O agronegócio foi um dos setores que primeiro embarcaram na candidatura do capitão, e lhe deu um expressivo suporte.

O segundo recado do embate virtual não é menos importante. Não se pode esquecer que foi pelo WhatsApp que esses grupos se mobilizaram para organizar as bem-sucedidas manifestações a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Também foi pelo tela a tela que Bolsonaro alcançou uma espetacular visibilidade – como candidato, ele tinha quase nenhum espaço na propaganda eleitoral na tevê, além de ter ficado praticamente fora da mídia tradicional nos últimos anos. Por tudo isso, o batalhão do WhatsApp bolsonarista se considera corresponsável pela vitória tanto do capitão quanto dos candidatos do PSL. E já demonstrou que continuará na ativa.

Consuelo Dieguez

Consuelo Dieguez, repórter da piauí desde 2007, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras

  1. Besteira, se liga.
    O cara foi eleito senador por São Paulo, quem ganhou foi o Doria, é certo que republicana mente o cara tem que encostar no governo paulista , pra de fato brigar pelas melhorias de trabalho e salário das duas polícias.

    Esses comentários desse blog são muito parciais.
    Seja mais neutro caro guerra, pois o cara tá brigando por quem ainda não perdeu a carteira

  2. ESTA CERTO O MAJOR, ELE É SENADOR POR SÃO PAULO E TEM QUE LUTAR PELA BANDEIRA QUE DEFENDEU, A SEGURANÇA PÚBLICA, QUE PASSA PELA MELHORIAS SALARIAIS AOS POLICIAIS; E NO CONGRESSO PROPOR UMA LEI QUE DE CONDIÇÕES DAS POLICIAS FAZEREM SEU TRABALHO, SEM MEDO DE SEREM PENALIZADOS POR UMA LEGISLAÇÃO VIGENTE HORRENDA.

    • Os policiais devem sim ter apoio, um local bom para trabalhar com ,armamentos, vtrs e salários dignos. Porém eu gostaria de ver uma conduta ilibada de cada policial. É difícil porém não é impossível.

  3. Meu Deus. Isto aqui está parecendo a Revolução Cubana de 1.959. Depois que os comunistas derrubaran Fulgêncio, passaram a brigar entre si. Che foi expurgado com doçura para morrer na Bolívia. E muitos outros, exceto Raul Castro não foi para o paredão.
    Estou fora dessas briguinhas pelo Poder. Assim vão implodir um trabalho bem feito e patriótico.
    Quer dizer que os ruralistas apoiaram a eleição de Bolsonaro de olho num Ministério?
    O Major Olímpio foi coerente apoiando Márcio, e não traiu nada. A eleição acabou. Agora é hora de humildade e trabalho. Conversar não significa trair
    Onix é uma incógnita, mas tem sido muito útil e está seguindo as orientações do Bolsonaro.
    Estão querendo queimar o Onix antes de 1 Jan 2019.
    Parem com essa continuidade da revolução entre aspas.
    Vocês sabiam que o pai de João Dória era da direita e apontado pelo regime militar como corrupto. Recebia verba do USA e diziam que embolsava boa parte. Tanto que seu apelido era João Dólar.
    Vão com alma minha gente.

  4. Queria saber onde estava esses caras, quando durante anos o major foi uma voz unica aqui em sp em defesa dos policiais enfrentando o desmantelamento das polícias…Olímpio tem mais dignidade e credibilidade que todos juntos…ele fique tranquilo que somos 9 milhões em sua defesa.

  5. Caralho velho! O dono do brogui e os comenteros pulissas são burros ou muito ingênuos?? Hahhahaa!! 26 anos de pica tucana no rabo da PC mas agora, justamente com o mais patético governador da história do PSDB de SP eles acreditam que vai ter melhorias!! Com o PSDB!!!!!!!! Que agora está pior, pois veio turbinado com bozodoria Hahahaha

  6. Se o Major Olimpio que sempre lutou pelas TODAS as carreiras Policiais de SP na Assembléia, na Camara dos Deputados, foi eleito Senador por SP, o que vocês estão querendo: que só ocupe lugar no Senado????? votaram na pessoa errada. Aliás, o brasileiro tem de aprender o que é e como se faz política honestamente. Para fazer alguma coisa por nós, ele tem que conversar com o Governador do Estado que ele representa e também o Presidente. Eu até agora estava quietinha no meu canto mas nessas eleições para Governador, fora da capital, houveram muitas coisas erradas, além do nível baixíssimo. Se 90% de todas as polícias eram Marcio França pois só de fazer com quer “os de menor” trabalhassem (Alistamento Civil ), estudassem e ainda ganhariam um din-din, o voto nele assim “os de menor” não ficariam nas ruas roubando, furtando,, não matando. Se tornariam gente e com princípios. Quem quer “os de menor” na rua, quando acontecer com você ou alguém da sua família, não peçam justiça. Vão chorar na cama que é lugar quente e PENSEM BEM, ANALISEM BEM, A CABEÇA NÃO É ACESSÓRIO DO CORPO, é para ser usada, para pensar, para ler (não fofocas de artistas) mas vocês quiseram então vamos ter mais 4 anos de PSDB pela frente. Estava ótimo, para vocês, não para as Polícias de SP, nem do Brasil

    • VOCÊ É DE PLANETA CECÍLIA?! VC ESTAVA CONGELADA E SÓ ACORDOU AGORA?! SERÁ QUE É DO MESMO MAJOR OLÍMPIO A QUE SE REFERE ESTA MATÉRIA??? MEU DEUS!!!
      VOCÊ NÃO DEVE SER POLÍCIA, ALIÁS NEM SERVIDORA PUBLICA, MAS CASO EU ESTEJA ENGANADO ME EXPLICA QTOS % DE AUMENTO VC TEVE DURANTE A GESTÃO DESSE DAÍ….

      • caro caveirinha, eu entrei em 1976 quando não havia nem DHPP e sei como todos os Departamentos foram criados e o que certo e o errado em cada um deles. Estou aposentada desde 2009 e tenho 63 anos. Se você não sabe, UM Deputado só, não dá aumento, depende de votação (é como uma eleição). Se você tiver algum problema na carreira, escreva para o seu Deputado, vamos ver se ele te responde. AH! sabe a lei que tornou crime hediondo: matar, ameaçar ,que é estendida até a 3a geração do Policial, vai ver de quem foi (acresce de 1/3 a pena). Não estou CONGELADA NÃO, ESTOU HORRORIZADA COM PESSOAS IGUAL A VOCE, malcriado e sem educação. Se for Policia precisa ter aulas de educação pois você lida com o público nas situações mais delicadas da vida, ou você é aquele policial que NÃO gosta de preservar ou não “gosta” nem de sangue nem de morto

        • EM NENHUM MOMENTO FUI DESRESPEITOSO, MAS SE EM ALGUM MOMENTO SENTIU-SE OFENDIDA PEÇO DESCULPAS. MAS AINDA NÃO RESPONDEU MINHA PERGUNTA SOBRE QTOS % FOI SEU REAJUSTE DURANTE A GESTÃO DO ILUSTRE DEPUTADO…

          • caro caveirinha, eu recebi DO GOVERNADOR os mesmos 4% pois é o Governador que assina no final. Quando o ” Malckimim” se descompatibilizou, eu escrevi para um certo Deputado: Liberdade! Liberdade! pois achava que tinha chegado o fim de uma fase muito triste para nós TODOS (quando na rua, não há diferença se é PM, CIVIL, FEDERAL, POLICIA CIENTIFICA,RODOVIARIO,….) É essa a nossa vida e se não nos unirmos, não chegaremos a lugar nenhum. Quanto a transformar as Policia em Policia Judiciária, me diz quando foi que deixamos de ser “empregados” do Judiciário, que quando recebe um “problema com Policial” cai matando em cima. A Policia está sempre errada, mas se não formos nós, desde o primeiro contato com o “povo”, a elaboração de excelente BO, um serviço de pericia bem feito, não dá para ter uma conclusão satisfatória do inquerito para entregar para o Judiciário. Mas quanto é a diferença de salários!! Você recebe todos os auxílios que o Judiciário recebe?? Se for Policial, NÂO. e quando se aposentar, vai ficar pior, pois acham que ficamos burros só pq nos aposentamos. Gostaria que houvesse união entre todos para ver se conseguimos pelo menos ter uma sobrevivência decente, e deixar de lado as diferenças politicas partidárias, pessoais e sermos REALMENTE UMA POLICIA DE VERDADE, MOSTRANDO DE QUE SOMOS “CAPAZES”. E QUE MERECEMOS RESPEITO. Aceita a idéia…………….

            • Pois é…4%. Depois de 4 anos!
              Mas o seu super deputado consegue ser bem persuasivo qdo quer…ele e aquele megafone ridículo dele.
              De qq forma eu e vc estamos no mesmo barco e, infelizmente, sou portador de péssimas notícias: seu, agora, senador não vai fazer nada, novamente.
              Até daqui 4 anos. E que Deus nos ajude!
              Abs!

  7. ESSE MAJOR OLIMPIO NÃO FEZ NADA PELAS POLÍCIAS ENQUANTO SEUS OITO ANOS DE DEPUTADO ESTADUAL, AFINAL NÃO É A ALESP QUEM AṔROVA AUMENTO DE SALÁRIO AO SERVIDOR ESTADUAL????
    GENTE, PELO AMOR DE DEUS, SENADOR É SÓ PRA MAMAR NAS NOSSAS TETAS POR MAIS OITO ANOS E SÓ!
    E ISSO O MAJOR OLIMPIO SABE FAZER MUITO BEM!

    • pelo visto você não é policial e como eu disse: precisa aprender o que é ser um(a) policial e como funciona a política. Você nunca seguiu o Major Olimpio e não é apenas UM deputado estadual que dá aumento. Se atualize

  8. Odeio PSDB, nunca votei em PSDB e não pretendo votar em PSDB.

    Mas o Doria, assim como Bolsonaro, nem assumiu. Ele criou intrigas dentro do próprio partido. Mas se ele foi na onda do Bolsonaro, ele tem que fazer políticas, na área da segurança principalmente, alinhada com o Bolsonaro.

    Vamos aguardar, caso ele siga a linha Bolsonaro, ele será visto como traidor e nem para vereador ganhará mais. Afinal, assim como o Zema em MG, Doria só ganhou porque apoiou Bolsonaro

  9. RABUDO!!!
    Não é este o sinônimo de sortudo, na linguagem coloquial dos mais experientes?!
    DORIA É RABUDO!!!
    Se a queda do elevado da Marginal Pinheiros tivesse ocorrido três semanas atrás o França seria eleito!
    Imagine fotos e reportagens sobre o futuro próximo do paulistano retratando o inferno que se apresentará nos próximos dias: calor escaldante, filas quilométricas de congestionamento, marginais como gargalo (funil) do trânsito caotico de São Paulo, acesso a rodovias prejudicsdo pelo congestionamento nas marginais, operacao da CPTM prejudicada pelos problemas no elevado da marginal.. .
    Por quê?
    Porque o “João Trabaiadô” abandonou a cidade.
    DÓRIA É MUITO RABUDO!!!

  10. Alguém já ouviu algum bizu de alguns % para o ano que vem??. Porta meu, nem bizu tem mais nesse blog, vamos lá pessoal, solta alguma coisa aí.

  11. A eleição acabou. O povo decidiu.
    Agora, como Senador pelo Estado de São Paulo, cabe ao Major tentar se aproximar do Governador eleito em prol da pauta da Segurança e da base de seu eleitorado, que são os policiais.
    Se não der certo e o Dória se mostrar outro Alckmin, aí sim, oposição ferrenha.
    Mas de início a obrigação é a conciliação política em prol da causa polícial.

  12. Está correto o Major Olímpio. Deixa o novo Governo trabalhar depois vemos o que poderá ocorrer.

    • ESTOU VENDO O PSDB TRABALHAR FAZ 24 ANOS E, SÓ NOS ÚLTIMOS 5, O PSDB DEIXOU DE REPOR MAIS DE 40% DE INFLAÇÃO!
      AGORA VAMOS AGUENTAR MAIS 4 ANOS, E VAI SER AINDA PIOR QUE O ALCKMIN, POIS O GESTOR VAI COBRAR MAIS RESULTADOS PRA MELHORAR SUA IMAGEM NA MÍDIA!
      SEM GREVE NADA VAI MUDAR!!!!

  13. Senhores

    Deixemos o folclore de lado, na AL de S.P., talvez uma bancada numerosa e coesa, persuadisse o Governador a propiciar reajuste para este ou aquele, apenas um Deputado, no máximo faz alarde, expões para a midia as mazelas, faz o alcaide passar vergonha, coisas assim, nada mais…
    Reajuste parte do executivo, é competencia e prerrogativa dele, que talvez seja vencida com força politica, com a pressão de meia duzia de Deputados pressionando, JAMAIS….
    Detale, passa por votação na AL apenas por imposição legal, se sair de lá em desagrado, basta o Governador vetar, se o LegislatiVo relaxar o veto, o Executivo recorre ao judiciário, alegando vicio de iniciativa. SIMPLES ASSIM, VIU POVO!!!!

    é o que penso

    C.A.

  14. O major tem que compor com o Doria sim pois os Delegados estão grudados no Doria e nos PMs estavamos com França e Scaff e o Doria sabe disso…

  15. OLIMPIO GOMES SERÁ ATUANTE NO SENADO E TRARÁ MUITOS BENEFÍCIOS PARA SEU ESTADO, ASSIM COMO OS TUCANOS SERRA E ALOISIO NUNES .RSS. VAI APROVAR A PEC 300

  16. Tá cheio de especialixos na segurança pública falando absurdo .

    A coisa é bem simples, se quiser melhorar a segurança, em primeiro lugar deve-se investir no POLICIAL , porque viatura não anda sozinha e arma também não atira sem um operador, dessa forma, com raras exceções, bandido não se entrega em delegacia.

    De nada adianta viaturas novas de ultima geração, armamento moderno e farta munição se o policial precisa fazer bico para sobreviver.

  17. “PAISANADA” vão ter que engolir mais essa kkkk General Santos Cruz, é o escolhido de Sérgio Moro para Segurança Pública.

  18. fora da realidade, na pratica em brasilia, a pm foi colocada como força auxiliar…….e somente isto, se lembrarem eles chamam….

  19. Major Olímpio é um dos Políticos mais coerentes atualmente, em que pese, ele ter apoiado o Candidato Marcio França e ser um grande critico do Governo do PSDB de Geraldo Alkimin, neste momento é a hora de uma aproximação do Governo que se inicia, por mais que for do PSDB, até que seja possível vêr como a banda irá tocar.

  20. O mais engraçado é ver um monte de colegas acima falando mal dessa aproximação, esses só pode serem os filhos da putas do PT, cassete, o Major olímpio foi eleito principalmente com os votos dos policiais em geral, e com o trabalhos desses policiais, agora é obvio que nenhum policial que se preze votou no Dória, mas foi ele que ganhou a eleição, nesse momento o nosso eleito senador está certíssimo em encostar no Dória e tentar tirar dele algo bom principalmente para as polícias caralho, mas infelizmente tem sempre uns borra-bosta nesse espaço que só puxa para traz, seus vermes, vcs não são policiais, então vão para Cuba e venezuela que é logo ali seus petralhas comedores de mortadela, vão logo enquanto ainda dê tempo seus morféticos.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s