Entrevista com Youssef Abou Chaim, futuro secretário-executivo da Polícia Civil no governo de João Doria 46


Entrevista com Youssef Abou Chaim, futuro secretário-executivo da Polícia Civil no governo de João Doria

RÁDIO BANDEIRANTES 840 AM/SÃO PAULO | 90 MINUTOS
Data Veiculação: 03/12/2018 às 10h12

Duração: 00:17:39




 

 

O futuro secretário-executivo da Polícia Civil, Yousseff Abou Chahim, concedeu entrevista na manhã desta segunda (3) à Rádio Bandeirantes e ressaltou a importância da valorização dos policiais como estímulo para melhorar os índices. Para ele, há um clima dos governantes em tentar resolver o problema da segurança pública. Chahim explica que a violência é um problema social e relembra as mudanças de lei realizadas ao longo dos anos para diminuir a criminalidade, como o aumento de pena para crimes de sequestros. Ele diz que já há conversas com o futuro secretário da Segurança Pública e com o governador eleito sobre o assunto. “Não é questão de prender mais. A questão é usar a legislação como uma forma de fazer as pessoas pensarem que não compensa sair com arma na mão e fazer roubos”, disse. Perguntado pelo jornalista Luiz Megale sobre a ideia do futuro ministro Sérgio Moro de criar uma “Lava Jato do crime organizado”, Chahim reitera que a ideia é “quebrar as pernas do crime” combatendo principalmente a lavagem de dinheiro. Sobre os números estatísticos de elucidação de crimes em São Paulo, o futuro secretário-executivo explica que a análise é complexa e deve ser levado em consideração o tempo de investigação, podendo uma investigação ser iniciada e finalizada em anos diferentes. Chahim ressalta que deverá cumprir qualquer determinação sobre a transferência de presos de facções criminosas, mas que atualmente não tem uma opinião formada sobre o assunto. “Se couber ao Estado decidir, vamos analisar tudo e decidir o que é melhor para a segurança pública de São Paulo”, diz. Segundo ele, não há pressão para fazer ou não as transferências. Sobre o convite de João Doria, Chahim disse que a área terá prioridade no governo e que as demandas necessárias serão prestigiadas pelo futuro governador. “Senti nele uma vontade de acertar”, comenta. Respondendo sobre as bandeiras defendidas pelo futuro governo de Jair Bolsonaro, sobre o porte de armas e endurecimento de leis, o futuro secretário diz que é favorável, mas com algumas restrições. Já sobre a maioridade penal, Chahim diz que o adolescente atualmente tem maior discernimento sobre responsabilidades e “vê com bons olhos” a mudança na lei. Ele finaliza dizendo que a promessa de campanha, de aumentar o número de delegacias 24 horas, será feita conforme a demanda e importância de cada delegacia.

 

  1. Saí governo e entra governo e as coisas não mudam… políticas que não resolvem nada… Pessoas que têm poder e dinheiro permanecem sempre mandando na polícia… E mais, não fazem nada para melhorar… Já chega de Youssef, PSDB e toda essa corja de políticos malditos que destruíram a polícia.

  2. Tenho pouco tempo de casa mas ja deu para perceber q o problema da policia civil são os próprios policiais civis. Oh povinho q torce contra. Cheguei para ficar e colaborar e tenho certeza q os novos policiais q estão chegando querem fazer melhor e direito e vão ser reconhecidos por isso…..os dinossauros q me perdoem, mas quem vive de passado é museu e não custa nada fazer uma forcinha em pensar q as coisas podem sim melhorar. E digo mais, a história eh ciclica, quem estudou um poquinho no colegial e não se informa somente pelo zapzap sabe disso, se nos últimos 20 anos a seg publica de sao paulo foi uma bosta e sucateada, acredito q a roda começou a girar a favor, e ainda bem q entrei agora e não há 20 anos atras!

    • Vai mudar?!!! Tudo será resolvido?!!! Será um primor de Secretaria passível de estudo para o FBI, SWAT, Scotland Yardley?! Tá bom, então…tá OK!!!!

    • Imprima esse seu texto.
      Daqui 10 anos releia e veja o que pensa.
      Daí nos conte.

      Lamento informar…perdeu tempo estudando pra isso. Deveria ter estudado pra outra coisa.

      Dica de graça: estude muito e agora…SAIA!

      Quanto mais tempo ficar pior fica pra retomar estudo.

      Rindo do que digo? Daqui 10 anos me conta!

    • Caro colega, calça branca, os dinossauros daqui da polícia já foram igual a você um dia… Tiveram muitos sonhos dentro da instituição e expectativas de um dia melhor; ocorre que você ver entrar ano e sair ano sem reajustes, sem condições ideais para trabalhar, condições desumanas dentre outras, escalas absurdas de plantões… E muitas mudanças na política e na polícia sem nenhuma melhora se quer… Não culpe aos dinossauros da polícia que trabalharam até hoje e estão cansados e enfadados de ouvirem e verem tantas mentiras no decorrer de suas carreiras… Eu também fui como você e outros calças brancas que entraram com tesão total para trabalhar… Graças a Deus sempre trabalhei honestamente dentro da instituição… Mesmo com descaso dos governos passados e com a instituição eu a honrei… Sou pai de 2 crianças… E só Deus sabe e minha família, o quanto é difícil de se viver com esse salário que parece estar congelado há décadas… Com todo respeito aos calças brancas, respeitem os DINOSSAUROS da polícia do seu estado. Como disse o colega acima: guarde as suas palavras para daqui 20 anos e depois venha conversar conosco. Que Deus abençoe a vocês que estão entrando na instituição agora e que ele ouça as suas palavras; porque já estamos cheios de ser enganados por políticos e seus bajuladores que não honram a instituição Polícia Civil

    • é isso aí. Se estamos na situação atual, grande parte da culpa cabe ao PSDB, mas uma pequena parcela de culpa cabe aos próprios PCs antigões (com exceções, claro) que deixaram chegar a esse caos sem fazer nada.

      Acomodaram-se com boas escalas, com o zé da oficina da esquina que arruma vtr em troca de uma ronda mais intensiva em frente ao seu comércio, com desvios de conduta em benefício próprio(só ver na imprensa os diversos policiais presos por causas de corrupção), fora quando alguns trazem impressoras particulares para trabalharem tendo em vista que o Estado não fornece condições de trabalho etc…

      Realmente as coisas estão mudando. Antigamente, era PT ou PSDB.

      Hoje, com atuação da internet mais incisiva do que a televisão, elegeu-se o PSL para presidência, o NOVO para Minas Gerais, o PSC para o RJ etc…

      O ideal é pensar positivo mesmo e esquecer esse ranço da turma que está aposentando.

      Nos próximos 4 anos teremos o mesmo governo, mas muitos dino´s já terão se aposentado.

  3. Sobservo…

    Todo mundo diz isso: “cheguei para ficar e colaborar e tenho certeza q os novos policiais q estão chegando querem fazer melhor e direito e vão ser reconhecidos por isso’… “acredito q a roda começou a girar a favor, e ainda bem q entrei agora e não há 20 anos atras!”

    Vamos rir desse contador de piadas…rs

    • Carcereiro

      Não seja pessimista, vai. Terá aumento sim, 4% em 4 anos, 1% por ano. Orra, meu!!! Pára com esse pessimismo…

  4. Tudo de novo.Só interesses pessoais e
    turminha do time.Será meio a meio Rui/Youssef ou vão se matar para ver
    quem manda mais ou vão se compor.E
    o Olim ,vão dar um cala boca e ficar
    amiguinhos dando uma parte do bolo.
    Quem será o chefe da organização? Mais
    quatro anos dos mesmos .Quatro anos de
    novo enganando o Governador com
    resultados pífios.Um governador honesto,trabalhador e íntegro,entregar
    o seu futuro de presidente na mãos da
    turminha cascateies,aceitando conchavos e
    relegando gente séria tendo assassinada
    a sua reputação.Tomo pulso Governador.
    Acreditamos no Sr. Não fique à mercê
    panelinha.Escolha o Sr. os diretores,
    pesquise,quebre essa cadeia e o Sr.terá
    Polícia a sua altura,do bem.Avança São
    Paulo e motive os bem intencionados.
    Quero que seu futuro fique nas suas mãos.
    O Sr. é inteligente.Leia as entrelinhas e
    defenda seus interesses e não o dos outros.

  5. BLA BLA BLA ….. E O SALÁRIO OHHH…
    VALORIZAR O POLICIAL CRIANDO LEIS MAIS SEVERAS? ALGUÉM ENTENDEU ISSO??
    SEMPRE A MESMA ENROLAÇÃO…
    ENQUANTO A POLÍCIA CONTINUAR FAZENDO COM ESSAS CONDIÇÕES E SALÁRIOS, ESQUEÇAM…
    COMO JA FALEI AQUI… AO FIM DO MANDATO DO GESTOR, ESTAREMOS GANHANDO MENOS DE 2 SALÁRIOS MÍNIMOS!
    BOLSONARO JÁ DISSE QUE PISO NACIONAL NEM PENSAR…
    MAIS UMA VEZ VCS FORAM ENGANADOS!
    TINHAM A CHANCE DE MUDAR, MAS PREFEREM O PSDB…

    • Sou Agente Policial há 13 anos trabalhando só no operacional, investigação, nunca fiquei encostado na chefia, sou ainda 3 classe, salário 3.500 líquido. Sem condições, 13 anos fazendo os famigerados bicos pra poder sustentatar minha família. Parabéns PSDBosta.

  6. Blá Blá Blá Blá Blá Blá Blá…………nada vai mudar. eu sobservo os novinhos rambinhos fantasiados de roupas pretas e touca ninja kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Sobservo…disse:
    Tenho pouco tempo de casa mas ja deu para perceber q o problema da policia civil são os próprios policiais civis…bl…blá…blá.
    COITADO, NÃO SABE DE NADA!!!!!! OS POLICIAIS QUE ENTRARAM HÁ 20 ANOS ATRÁS PENSAVAM A MESMA COISA E ESTÃO ATÉ HOJE AGUARDANDO SE VAI MELHORAR ALGUMA COISA…. KKKKKKKK VAI PERDER SEU TEMPO!!!!!!!

  8. Só uma dúvida… Pq não fizeram um grupo de estudos para criar esse cargo de secretário executivo? Difícil né. Vê -se q a reestruturação não sai por falta de vontade mesmo. Em uma caneta e tcharam!!!

  9. A QUE PONTO CHEGAMOS. MP PRECISA AJUIZAR AÇÃO PARA CONTRATAR POLICIAIS.

    Segunda-Feira, 03 de dezembro de 2018
    MPSP ajuíza ação para aumento de recursos humanos em delegacias de polícia de Campinas
    Promotores pedem contratações para oito cargos
    Dezenove promotores de Justiça de Campinas ajuizaram uma ação contra a Fazenda Pública do Estado de São Paulo após um inquérito civil apontar que as delegacias de polícia daquele município vêm sofrendo com a falta de uma estrutura satisfatória de recursos humanos. Na ação, os membros do MPSP pedem ao Judiciário concessão de tutela de urgência para que o Estado seja obrigado a, no prazo de 12 meses, adequar o efetivo da Polícia Civil em Campinas de modo a atender, no mínimo, ao contingente solicitado pelos delegados de polícia do município: mais 17 delegados de polícia, 50 escrivãos, 91 investigadores, 30 agentes policiais, quatro carcereiros, 12 agentes de telecomunicações, três auxiliares de papiloscopia e um papiloscopista.

    A ação solicita ainda que a Justiça determine a estruturação das delegacias especializadas de Defesa da Mulher de Campinas, para atender a todos os flagrantes relativos à violência de gênero da cidade, com funcionamento contínuo, sete dias da semana e 24 horas por dia.

    De acordo com a petição inicial, “não apenas os delegados de polícia de Campinas, de forma unânime, mas a própria Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo reconhece a falta de estrutura humana e apresentam, de forma muito assertiva e objetiva, o contingente de pessoal faltante para que os trabalhos possam transcorrer de forma minimamente eficiente”.

    A ação, que faz um histórico da precarização da estrutura da Polícia Civil de Campinas ao longo dos anos e destaca os apelos das autoridades policiais por mais concursos públicos, decorre de um trabalho integrado feito entre promotores com atuação nas áreas de Patrimônio Público, Criminal e Infância e Juventude.

    Assinam a ação os promotores de Justiça Cristiane Hillal, Elisa Camuzzo, Rodrigo de Oliveira, Gabriela Lima, Yumica Asahara, Leonardo Liberatti, Nelson Barboza Filho, Adriana Tezine, Alexandre Wild, Cynthia de Moraes, Rossana Inacarato, Daniela Alhadef, João Carlos de Moraes, Celso Cavalheiro, Regina Venâncio, Marcela Bianchini, Simone Gomes, Verônica Kobori e Rebeca Estevão.

    Núcleo de Comunicação Social
    Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
    comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095

  10. todo mundo que ocupa a cadeira é corrupto e não faz nada em prol da instituição!
    Aqueles que tem esse pensamento gostaria de me dirigir e perguntar: Qual seria a sua escolha?
    Vamos lá! aqui se reclama se o governador escolhe general, promotor, coronel ou delegado! se escolherem um escrivão vão reclamar também! Se fosse um perito também haveria indignações! Mas ponha ai sua vontade! Diga quem seria um DGP que realizaria feitos de melhoras salariais e condições de trabalho? Lembro-me de uma galaxia não tão distante, uma comemoração sem tamanho porque o DGP pouco antes de sentar tinha ao vivo colocado o ¨DAPENA¨em seu devido lugar e abandonado a entrevista ao vivo! Foi um escarcel só! Mas depois aqueles que defenderam e comemoraram não mais falaram quando na greve essa autoridade não ficou do lado dos seus iguais! Pelo contrario, ficou do lado do governo! É reclamação desse, daquele, lista tríplice escolhida só por delegado, contra tudo e todos! Mas indago: Já que ninguém presta, ninguém faz o que deveria, não procura amenizar o problema, quem então, na sua visão seria melhor? Não vale o homem cueca!
    Quanto ao calça branca, salve seu comentário e quero ver você postá-lo daqui a 20 anos!!!

  11. FALTAM 28 DIAS para completar 5 anos que o PSDB/PSB não corrige os salários dos policiais operacionais de São Paulo.
    As perdas inflacionárias já corroeram bem mais de 30% dos salários dos policiais operacionais de SP.

  12. Há 19 anos que ouço essas falácias, e nada! Esqueçam, não vai mudar absolutamente nada! Sempre a mesma conversa mole!

  13. E Vcs ainda querem reclamar do Bolsonaro!!!! A Pc está falida, falta de tudo; faz 20anos que entramos nisso, e ainda assim vcs querem colocar a culpa no Bolsonaro…. O mesmo blá blá blá blá de 20anos.
    Aí vêm a escriludida reclamar do Bolsonaro , como se ele fosse o chefe dela.
    Tenha vergonha na cara.

  14. carteira vermelha vai so pedir produção, ronda todo dia, aumentar o corre, forcia, megaoperação, operação dismanche, operação ICMS, estatistica diaria , etc agora aumento salarial e reajuste de direito nem pensar , sempre a mesma promessa, grupos de estudos, reunião, etc e nada e so ferro e mais ferro no restopol em geral.

  15. ate para pedir economiza, o que estão pedindodeveria ser o triplo para que a polícia volte a funcionar a contento, com qualidade, para o escrivaes possam fazer os inqueritos com qualidade

  16. Terminando o ano e o grupo de estudos?

    Aquele que teve até briga judicial por parte de sindicatos operacionais para participar.

    Que fim deu?
    Qual a conclusão? Resultado das reuniões?

    Haverá um novo Grupo de Estudos?

    Tenho absoluta certeza que os que participaram desse grupo estão rindo do meu post.

    Só não esqueçam que vcs estão tirando sarro de pais de família. Isso da azar na vida pessoal.

    • Qual grupo? O da reestruturação ou da valorização do NU (pausa para rir até perder o fôlego).
      Pode até dar azar também, mas estudos comprovam que rir, ao menos, faz bem à saúde. RS

  17. Sou um Belo Dinossauro, 37 anos como policial, sempre observo as mesmas reclamações…dos novatos ou dos antigos…temos que ser mais propositivos…uma idéia ao antigo DG e futuro SEPC…reestruturar as carreiras da PC…Delegados e Agentes Estaduais…aí na classe Agentes, seriam feitas as distinções para Agentes de Investigações e Agentes Cartorários…apenas uma idéia a ser discutida…bom dia e bom novo governo a todos..
    JJ investigador de Polícia Classe Especial…

  18. E o nosso salário, o pior do Brasil para delegados e demais carreiras da Polícia Civil? Ele chegou a comentar alguma coisa?

  19. o bolsonaro não gastou nem 02 milhões na campanha eleitoral . e ganhou a corrida presidencial.certo ?

    então me digam !!! qual sera a desculpa para a continuidade , da maldita recolha ???

    a PC tem que voltar a ser a temida PC de são paulo, daquela que quando o vagabundo ver uma barca, começa a tremer. de medo de ir pra cadeia. ou tomar um teco..

    não esta de hoje , que é vista pelos malas como sendo , todos acharcadores…

    e isso é vergonhoso para policiais que trabalham honestamente.

    que venha uma nova PC. honesta e respeitada pelos vagabundos , e tambem pela população.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s