Querem saber a diferença entre alguns laudos periciais de hoje daqueles da época da ditadura militar: os de então eram subscritos patrioticamente; os atuais monetariamente!…( Sr. Perito, deixe de ser mimezento…São Paulo possui apenas duas polícias: a Civil e a Militar; resigne-se com a sua Superintendência ou lute para deixar de ser policial civil! ) 14

 

Doria criou cargos para as polícias Civil e Militar, mas ignorou a Científica

por Giorgia Cavicchioli, especial para Ponte

‘É o fim da imparcialidade da perícia’, diz presidente do Sindicato dos Peritos Criminais sobre ausência de nomeação de secretário-executivo em São Paulo; para ele, violência policial pode aumentar

Eduardo Becker: “Se ele [Doria] desconhece como o trabalho do perito funciona, ele poderia ter chamado alguém para começar a conversar” | Foto: SINPCRESP/Divulgação

O governador eleito em São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na última sexta-feira (30/11) a criação de secretarias executivas das polícias civil e militar. A ideia do ex-prefeito de São Paulo é ter uma cúpula da Segurança Pública, que será chefiada pelo general da reserva do Exército João Camilo Pires de Campos. Ele irá assumir a pasta da Secretaria da Segurança a partir de 2019.

O escolhido para ser secretário-executivo da Polícia Militar foi o coronel Álvaro Batista Camilo, que é deputado estadual e líder do PSD. Camilo foi comandante-geral da PM e vereador por São Paulo. O escolhido de Doria para ser secretário-executivo da Polícia Civil foi o delegado Youssef Abou Chahin, que foi delegado-geral de polícia e é aposentado.

Entre os escolhidos do governador eleito não está nenhum representante da Polícia Científica, o que deixou o grupo indignado com a falta de reconhecimento. De acordo com Eduardo Becker, presidente do SINPCRESP (Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo), é preciso que o futuro governador leve em conta o trabalho dos peritos para que a população não seja prejudicada. “Não fomos procurados em nenhum momento”, critica Becker.

Para ele, é preciso que a perícia seja feita de maneira imparcial para que crimes não sejam cometidos como “nos moldes do passado”. Como exemplo, Becker lembra o escandaloso caso do jornalista Vladimir Herzog, que foi morto durante a ditadura militar, mas que teve sua morte dada como suicídio e um laudo assinado por um perito que não fez seu trabalho de análise de forma honesta.

Confira a entrevista de Eduardo Becker concedida à Ponte:

Ponte – Como o sindicato vê a falta de uma nomeação de um representante dos peritos criminais?
Eduardo Becker – Se ele desconhece como funciona, ele poderia ter chamado alguém para começar a conversar sobre isso. Poderia chamar o superintendente para que ele explicasse como funciona essa estrutura. Se ele não está chamando alguém, o que acontece é que ele está diminuindo o tempo hábil pra antes da posse. A questão é que é preciso conhecer a estrutura, as demandas e fazer algo mais efetivo para melhorar o atendimento da população e as condições de trabalho dos peritos. Estamos com muita defasagem salarial, de prédio. Em Campinas, estamos com denúncia por falta de condições de trabalho…

Ponte – Como isso iria prejudicar o trabalho de vocês?
Becker – Quanto mais ele demora, mais dele diminui o tempo da transição entre os gestores. Entre o atual e o futuro gestor. A pessoa que assumir vai ter pouco tempo para montar sua equipe e tudo isso prejudica o próximo. A perícia criminal é o único órgão que produz a prova material, objetiva, que é a mesma no inquérito e no processo. Pensar nisso é investir em algo que traz economia para o Estado.

Ponte – O governador eleito não procurou vocês para conversar?
Becker – Não fomos procurados em nenhum momento. É uma preocupação, pois o Estado de São Paulo tem o maior efetivo dos peritos criminais: 20% do País. Com esse efetivo, ele faz 50% do serviço do Brasil todo. Esse é o tratamento que ele está dando aos profissionais que têm tamanha importância para a Justiça. São Paulo sempre foi uma referência na área, mas agora temos vários estados que estão despontado e São Paulo está ficando para trás nisso. Exemplo disso é o Ceará, que criou um parque pericial todo integrado. Enquanto isso, aqui em São Paulo, você não tem raio-x nas unidades pelo estado todo.

Ponte – Faz tempo que isso acontece?
Becker – A perícia em São Paulo vem sendo deixada de lado constantemente. Exemplo disso foi a demora da nomeação do nosso efetivo. Isso está sobrecarregando o funcionário e você causa doença nesse funcionário, que acaba se afastando. Pro ano que vem, está previsto uma série de aposentadorias. A capital, por exemplo, já tem uma defasagem e isso vai se agravar. Hoje, o pessoal está trabalhando no limite.

Ponte – Como isso tudo afeta o cidadão?
Becker – Por exemplo: o trabalho do perito tem dois momentos. O primeiro é aquele que ele vai no local do crime e faz a perícia. O segundo momento é o que ele elabora o laudo. Hoje, com o quantitativo que temos, o perito não tem o tempo hábil para fazer a elaboração do laudo, o que prejudica a sociedade. Além disso, com esse efetivo, você não consegue permitir que o funcionário se afaste pra se aperfeiçoar.

Ponte – Se o governador eleito não nomear nenhum representante, como isso atingiria a população?
Becker – Para sociedade vai ser o maior retrocesso que vai ocorrer na Justiça. Hoje, como a perícia é independente, você não vai ter fatos que aconteceram na ditadura, como foi o caso do Herzog, que falaram que ele se suicidou. Você, como perito criminal, não pode ser parcial. O perito trabalha de modo imparcial. O objetivo final é o juiz, que também trabalha de modo imparcial. Isso seria o fim da imparcialidade da perícia. Aí vai ter um órgão que trabalha de uma forma inquisitiva. Vai ser um retrocesso pra população.

Ponte – Isso poderia aumentar a violência policial?
Becker – Sim. No caso de violência policial, como você vai colocar o órgão que está sendo investigado para fazer a perícia? Como vai fazer para ser imparcial? Se você não tem uma perícia imparcial, o resultado começa a ser duvidoso e começa e começa a cair em “suicídios estranhos”. O exemplo clássico é o do Herzog. O perito deturpou o que aconteceu. [A nomeação] é importantíssima para manutenção dos direitos conquistados.

Ponte – Qual seria a sugestão do sindicato para o Doria?
Becker – Que ele faça a indicação o mais breve possível. Toda mudança de governo gera uma incerteza e, se a gente não sabe quem será o líder máximo, não conseguimos saber quem vai estar abaixo e não sabe quais serão atividades. É um prejuízo para a instituição, pois não tem um gestor que possa, desde já, estar brigando por uma melhora. Temos diversos peritos que poderiam estar assumindo o cargo de superintendência. O mais esperado é algum diretor do Instituto de Criminalística para estar assumindo.


Quanta borrachice! 

Meu caro – por enquanto – vivemos neste ano de 2018 , sob o império da lei.

Nenhum perito falseia laudo sob coação ou temor de ser cassado ( AI-5 ).

Aliás, nem sequer na ditadura peritos eram obrigados a servir aos interesses dos órgãos de repressão.

Todos que com a repressão colaboraram, o fizeram movidos por seus interesses pessoais: melhores cargos , horários flexíveis, prestígio, promoções e dinheiro! 

E nos demais casos – infrações comuns – nunca foi de graça.

Perito – desde sempre –  só falseia laudo movido por sentimento ou interesse pessoal; mediante paga ou promessa de vantagem ( ex.: promoção e cargo de direção ) . 

 

 

  1. a sptc so existe porque existe delegados. Um dia a pcesp acorda e cria setores para cuidar da investigação cientifica……

  2. Os Delegados criaram esse monstro. Kkkk
    Deixaram escapar e agora eles que são “autoridades” Científicas.

    Desvincula, deixa de ser polícia e terão que dar o direito das carreiras que estão lá optarem por continuar na PC ou ir com eles. O famoso direito adquirido.

    Perito que não trabalha em sua área de formação não deveria nem ser chamado de perito. Vergonha.

  3. Que cara babaca!! A sptc é falida, nem existe de fato por isso que o GOVERNADOR TA CAGANDO!!
    Quem manda é o DGP, DELEGADO DE POLICIA, existe apenas a CIvil e Militar!
    O resto tem que dar graças a deus que estao encostados nessa SPTC! Que no meu ver tem que voltar a ser departamento!! Fecha as portas!! A coisa mais absurda é escutar desse carinha ai que o novo sptc teria que ser algum diretor atual! kkkkkkkkkkk a cientifica ta na merda por causa de ordens ridiculas que só esta prejudicando e acabando com os funcionarios ”emprestados” (policiais civis), por causa dessa gestão estupida que esta na sptc!
    Que ponha algum antigao na frente da sptc!
    Até a alimentação cortaram dos policiais, ao ver dessa diretoria quem faz 12 horas não merece ganhar diaria cheia, só para quem trabalha mais, porem quem faz 24 só tem direito a 1 diaria e meia! kkk
    E PRA PIORAR TEM UMA ORDEM DE SERVIÇO DE QUE PERITO TEM QUE TRABALHAR MENOS QUE TODOS! KKKK
    1/4 DOS PLANTOES TEM QUE SER DE LAUDOS ENQUANTO A GALERA QUE FAZ ESSA PORRA VIRAR SE FODE!!
    daqui para frente é braço curto, não faço mais do que minha obrigação pela minha função!

    QUE TROQUEM TUDO NESSA PORRA!!

    • Essa ordem de serviço não é pra perito trabalhar menos que outros.
      É pra todos trabalharem o que a LEI determina!

      Se tem gente, em tese, fazendo escala abusiva/trabalho escravo, que corra atrás do seu direito.
      Tem que trabalhar mais horas do que determina a CF, as Leis Estaduais, os julgados dos Tribunais, o edital do certame? Ok!
      PÕE A ESCALA NO PAPEL CARIMBA E ASSINA!

      CADA UM QUE LAMBA SUA CACETA.

  4. Qual a diferença entre um laudo de arma branca de um perito formado em matemática, ou de um investigador ou escrivão bacharel em direito? De um laudo de drogas feita por um perito licenciado em biologia e um operacional também licenciado e biologia? Ja disse antes e repito! Acaba com essa STPC, passa os exames cautelares médicos para os hospitais do SUS através de convenio para realizá-lo, convenio para as pericias especificas( ex.: combustível), e põe esse pessoal para atender o povo nas unidades territoriais! Sem escala de trabalhar uma vez por semana, sem colega pra cobrir sua falta, etc. Pega os operacionais com nível superior e abram curso de pericia na acadepol. Os laudos terão o mesmo valor ate porque o CPP dispõe que na falta de perito oficial duas pessoas idôneas com nível superior podem fazer o laudo! A Policia andará pra frente! Fora os laudos específicos, que nem o setor de pericias realizam, qualquer outro laudo pode muito bem ser confeccionados por policiais com nível superior e curso na cadepol! A Policia civil não faz porque não tem interesse!

  5. Se os peritos estão achando que está ruim, imagina os coitados dos oficiais administrativos, ganha uma miséria e ainda servindo de capacho dos “carreiras”! Por isso não fica um lá na SPTC…

  6. PERITO NÃO É E NUNCA FOI POLICIA!

    OS CARAS ENTRAM NA CARREIRA PRETENDENDO TRABALHAR EM LABORATORIO.

    TUDO CANA ZERO.

    TEM MAIS É QUE SEPARAR MESMO E FICAR SOZINHOS NA SPTC JUNTO SOMENTE AOS OFICIAIS ADM QUE SÃO DE CARREIRA DA CIENTIFICA.

    O ULTIMO QUE SAIR APAGA A LUZ E FECHA A PORTA

  7. eu só queria o salário de perito, pouco importando se minha instituição ou carreira tivesse um “secretário”.

    Isso é falta de preocupação.

  8. Que esse senhor, por gentileza, me aponte o artigo na nossa constitução onde consta a SPTC como sendo uma instituição policial, para poder merecer uma secretaria executiva.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s