A CULPA É DO BOLSONARO – Discurso do irresponsável Mr. President of the Brazil causa a morte de 6 inocentes …A PM insuflada pela demagogia militarista foi em busca de elogios por bravura e medalhas por mortes…Danem-se os civis reféns, em toda guerra há vítimas inocentes! 23

 

Por Gioras Xerez, Germano Ribeiro e Valdir Almeida, G1 CE

 

A tentativa de roubo aconteceu por volta de 2h17 da madrugada. Houve confronto entre os policiais e os criminosos. Diversos carros da PM foram usados para conter a quadrilha. Devido à ação da Polícia Militar, o grupo criminoso não conseguiu levar o dinheiro de nenhum dos estabelecimentos bancários. As duas agências ficam na Rua Presidente Vargas, no Centro do município, que tem 28 mil habitantes.

  • Por volta de 21h30, uma família sai de Serra Talhada, em Pernambuco, para pegar familiares que viajavam de São Paulo para Juazeiro do Norte, no Ceará. João Batista foi junto com o filho, Vinícius, para receber a cunhada, Cleoneide; o marido dela, Cícero Bertolone; e o filho do casal, Gustavo
  • Uma segunda família, de Brejo Santo, no Ceará, também segue a aeroporto de Juazeiro do Norte para receber familiar
  • As duas famílias saem juntas, em dois veículos, de Juazeiro do Norte de volta as suas respectivas cidades, uma para Serra Talhada e outra para Brejo Santo
  • Na BR 116, na altura da ponte sobre o riacho Tamandu, que dá acesso à cidade de Milagres, e trecho em comum de ambas as famílias, criminosos usam um caminhão bloqueando a estrada e faz as duas famílias reféns
  • Oito pessoas, das duas famílias, são levadas como reféns até o centro de Milagres, onde ficam as agências do Banco do Brasil e Bradesco.
  • Durante o crime, o pai de um homem identificado como Genário, de Brejo Santo, passa mal, e o filho pede para que ele cuide do pai; ambos são liberados pelos criminosos. A irmã de Genário, Francisca Edenice, continua como refém dos criminosos
  • Os cinco membros da família de Serra Talhada continuam como reféns
  • Policiais militares chegam ao local do crime e trocam tiros com os criminosos. Doze pessoas morrem, sendo pelo menos seis reféns. Destas seis, cinco são os membros da família de Serra Talhada (PE) e um da família de Brejo Santo.
  •  

Trabalho policial

Sobre o ocorrido, o titular da secretário André Costa afirmou que “confia no trabalho da polícia”. “É muito difícil você, de longe, fazer um julgamento sobre a ação dos policias lá no meio do tiroteio. Policiais, outras pessoas e cidadãos podem ser alvos dos disparos. Neste momento é muito difícil a gente tá julgando a atuação dos polciais”, pontuou.

André Costa acrescentou que um dos suspeitos presos afirmou que a quadrilha atirou nos reféns. “Um dos criminosos presos acabou dizendo que matou pessoas que estavam no local e não eram da quadrilha. Mas toda informação é insuficiente. Vai acontecer o trabalho da perícia e a investigação. Confio muito no trabalho da nossa polícia”, disse André Costa.

Polícia trocou tiros com os bandidos e impediu o ataque; 14 pessoas morreram no Ceará — Foto: GloboNews/ Reprodução

Polícia trocou tiros com os bandidos e impediu o ataque; 14 pessoas morreram no Ceará — Foto: GloboNews/ Reprodução

Agentes da Perícia Forense do Ceará informaram que dois veículos foram acionados para recolher os corpos e, em seguida, realizar a identificação das pessoas. A Polícia Militar acrescentou que equipes realizam investigações na região, com objetivo de identificar e prender o restante do grupo, que conseguiu fugir.

Durante essas buscas, um homem com um colete balístico foi encontrado morto dentro de uma caminhonete. Ele ainda não foi identificado, mas a polícia suspeita que ele seja um dos assaltantes que tentou fugir.

_____________________________________________

Já fizeram um criminoso sobrevivente confessar que os componentes da quadrilha mataram o próprio escudo humano!

  1. Morrem mais de 60 mil pessoas por ano no Brasil, outro dia a Polícia Civil de SP matou 10 bandidos em SP, antes da eleição a Polícia Civil SP matou outros 9 bandidos em MG e morreu inocente muito antes da eleição, AGORA A CULPA É DO PRESIDENTE ELEITO, MENOS FARROUPILHA MENOS.

  2. Nada a ver com a fala do Bolsonaro. A polícia nordestina seeeempre foi precária, atrasada. Cidade pequena, policiais destreinados, imaginem, né?! Isso nada tem a ver com Bolsonaro. Esperem o homem sentar na poltrona, para depois, atribuírem a ele toda MERDA dos 518 anos de Brasil.

    • “Irmãozinho”,

      Verdadeiramente, todas as PMs do Norte e Nordeste são temerárias; por isso a maior preocupação com os efeitos da fala do futuro presidente sobre tropas culturalmente violentas e sem nenhum compromisso com a população.
      Ele atiça o sangue nos olhos de alguns inconsequentes vibradores.
      Por outro lado, o homem não esperou sentar na poltrona para anunciar as sua nova diretriz para a segurança pública: BALA!
      Com direito a condecoração, excludentes e defensor pago pelo estado.
      Tem culpa, sim!
      Anteontem deu tudo certo: bandido morto e idosa ilesa; fato aproveitado pelo demagogo MITO!
      Hoje deu tudo errado, vários bandidos escaparam e vários inocentes foram mortos ( provavelmente com balas da PM ), ele fica quietinho!
      Até agora nenhuma palavra de solidariedade ás vítimas e seus familiares!
      Tá mais preocupado com a grana que embolsava do salário dos assessores!

      • Tem comentários que o Administrador faz e eu acho no estilo “nada a ver”, mas esse eu achei próprio de franco atirador, ou seja, no alvo.
        Perdi as esperanças.
        Volta molusco. Kkkkkk

      • Flit

        Algumas polícias, com, ou sem Bolsonaro, sempre agiram assim, e não é por maldade, por prazer de matar, é por falta de cabeça, é, cabecinha mesmo! São piores do que aqueles perigos que ficam armados nas portas dos bancos com coletes “segurança”. A polícia paulista, que é tida como a melhor, não é tão competente como as outras polícias pensam, imagine a polícia de Milagres.. hehehe que deve usar “porrete” e “cartucheira”. O que acontece é que o crime cresceu, maturou, virou “HOMEM BARBADO” e a segurança, continua uma criancinha que nem abriu os olhos, ainda..

  3. SE NÃO HOUVER UMA POLICIA INVESTIGATIVA (antes do crime) A PM NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMBATER ESTE TIPO DE CRIME, ISTO QUE ACONTECEU SOMENTE É PALIATIVO EM TERMO DE BRASIL. NUNCA UM GENERAL VAI A BATALHA SEM INVESTIGAR O OPONENTE SENÃO A VITORIA SERÁ FADADA AO FRACASSO.

  4. Olha, qdo li o POST pensei exatamente isso. Depois tem a matéria do dinheiro depositado para a primeira dama.
    Na boa, mas acho que o Moro sifu.
    Parece mais uma da série: Militar sendo ele mesmo”.

  5. Estava me contendo para não comentar a ocorrência dos PMs do Rio de Janeiro, porque para alguns, criticar ações equivocadas é defender bandidos.
    .
    Pois bem. Vamos lá.
    .
    Como alguém em sã consciência e com conhecimentos mínimos de atividade policial pode elogiar um show de horrores daquele promovido pela PM no RJ?
    .
    Aquela ocorrência só não terminou com os PMs e a refém mortos ou feridos, porque o ladrão não queria matar ninguém, só queria fugir.
    .
    O PM heroi, contaminado pelos gritos da população, ao invés de se abrigar e negociar, até mesmo, deixar o criminoso fugir, sem proteção alguma foi para cima do ladrão. Se o ladrão quisesse teria atirado nele, usando a idosa como refem.
    .
    Deveria ser condecorado por burrice e não por bravura.
    .
    É corriqueiro vermos casos de furtos de veículos onde os policiais saem feito loucos para interceptar o criminoso que acaba batendo o carro e atropelando pessoas e atingindo outros carros Qual o desfecho? Vítima com o patrimonio destruído, outras pessoas ou os proprios policiais lesionado ou tendo que pagar a viatura e o preso saindo na audiência de custódia.
    .
    Ninguém está mandando o policial prevaricar, mas o policial tem que ser técnico e conhecedor das regras do jogo. Políticos e comandantes que instigam com palavras, não respondem depois em concurso. Bandido bom é bandido morto, tiro na cabeça, rota na rua, etc., é bom apenas para conseguir votos de ignorantes, mas não é política de segurança pública e o policial, principalmente, aquele que tá rua, na linha de frente, deve ser o primeiro a saber disso.
    .
    Nenhuma ocorrência policial que termina com evento morte pode ser considerada uma ocorrência de sucesso e digna de elogios. No máximo, pode-se dizer que diante das circunstâncias teve um resultado aceitável.
    .
    Sábio é quem aprende com os erros dos outros.

  6. JClaudio
    Tenha empatia.

    Voce, conhecendo a si mesmo melhor que ninguém, acha que faria melhor que a PM do RJ? Voce tem treinamento para agir naquela situação e tensão?

    Acho muito fácil julgar a distancia e no teclado. Só quem já passou por situação semelhante pode julgar.

    Quem nunca passou, é opinião de leigo.

    • CIRCO COMPLETO,
      .
      Realmente, é muito fácil e cômodo “julgar” a ocorrência sem participar dela, mas acho que a finalidade de um blog policial é comentar assuntos de polícia. Críticas, exceto para os “donos da verdade”, são sempre válidas. Se evoluiu mais com críticas do que com elogios.
      .
      Não acho que teria feito melhor do que os policiais militares do Rio de Janeiro fizeram. E mesmo que tivesse sido eu ou qualquer outro policial civil, federal ou GCM eu não mudaria de idéia em classificá-la como um show de horrores.
      .
      Como disse, o resultado foi aceitável, porque o criminoso foi morto e a refém saiu ilesa, mas apenas por uma intervenção divina (para quem acredita em Deus), porque tinha tudo para ser uma tragédia com diversos mortos.
      .
      Ao longo de quase vinte anos na segurança pública a maior parte como policial militar de rua, vivenciei diversas situações semelhantes, no início da carreira na PM, insuflado pela cultura militarista e pela subcultura do policial “bilão”, agi de forma que hoje não agiria.
      .
      O ambiente acadêmico e o olhar crítico são excelentes para o policial (civil ou militar). A faculdade de Direito foi a melhor decisão que tomei na vida. Eu já era crítico de alguns comportamentos e posturas e a faculdade exacerba o senso crítico.
      .
      Conhecendo ambas as instituições (10,6 anos como soldado da Pm e 6,6 como delegado de polícia), penso que tenho expertise mínima para comentar sobre ambas, sem paixões e sem precisar ofender ninguém.
      .
      Abraço.

  7. Lamentável matar e morrer por dinheiro de Banco e de banqueiros, os maiores extorsionistas do povo brasileiro.

  8. JClaudio é exatamente este comentário seu que a lei atual diz como correto. Tudo que vc expôs é a verdade.
    Agora vamos fazer algumas considerações…

    Não temos estrutura para levar a cabo suas considerações. O bandido quase sempre escapa. A população não ajuda. As leis são feitas para o réu e não para vítima. A investigação é digna de pena e chacota. Não conseguimos cercar os criminosos em tempo hábil grande maioria das vezes. Capital de SP é quase impossível fazer um cerco a tempo, devido a imensidão de ruas e trânsito de veículos.

    Em suma meu camarada vc tem toda a razão. O certo é deixar o criminoso embora, pois ele não apresenta mais um risco no momento ele só será um risco em um momento futuro para outra pessoa. Devemos deixar ele ir embora e trabalhar com a inteligência da investigação (7%). Apenas assim não responderemos PAD ou qualquer bucha na corregedoria. Aí com todo o esforço em prender o criminoso, nós conduziremos ele ao presídio onde em caráter sócio educativo ele reaprenderá os bons costumes e poderá ser reintegrado a sociedade para convívio.
    Quanto aos criminosos que furtam veículos e os PM saem a zilhão para prender os mesmos é melhor cercar efetivamente a área (impossível) caso não seja possível é melhor deixá-los na impunidade, já que sairão na custódia. Quem perdeu o veículo sem seguro que demorou a vida inteira para pagar que tenha paciência e o carro furtado que será cortado movimentando o mercado ilegal será só mais um. O carro roubado que será utilizado em outros crimes também não é problema. O problema é o risco que proporcionamos a terceiros para tentar coibir o crime. Afinal vale mais o sossego do ladrãozinho e o meu ao sossego e paz de espírito da vítima.

    Não discordo de nada o que o Sr escreveu, pois como escrevi anteriormente isso é exatamente o que a lei quer q o Agente da SSP faça.

    Agora perguntemos a população o que eles acham disso?
    Quer dizer que não tem vida fácil.
    Se põe uma fucinheira morde de menos… Se tira morde demais… Tem que ser treinado. OK. Basta ver o que sofremos no dia a dia para averiguar o quão treinados somos. Desde a formação até falta de infraestrutura e sem perspectiva na carreira. Melhor ser zoio de vidro se quiser chegar ao fim da carreira.

    É aquela cena… Você vê dois criminosos roubando um posto e você está sozinho. Percebe claramente que poderia dar um fim a situação com apenas um disparo…
    Aos olhos da lei e de dezenas de especialistas você fará errado!
    Tem que dar voz de prisão e deixar o criminosos se renderem (pausa p a risada macabra), se atirar pelas costas tá f…, se não der “voz de prisão” idem. Não deveria ter feito nada, apenas ligado 190 e esperado apoio, pois claramente o Policial está em desvantagem e nesse meio período deixa os criminosos escaparem para roubar outra vítima já que eles não oferecem mais risco no momento.

    Concordo em relação ao PM. Deveria ter pedido apoio e deixado o ladrãozinho ir embora. Assim não pega corregedoria (ou não) e ninguém corre risco. Não deveria ter se deixado insuflar pelos gritos dos cidadãos.
    Sorte que deu tudo certo no fim.

    Enquanto não mudar muita coisa seu discurso será o correto, pois é isso que os Direitos Humanos quer. Zelar pela vida das “vítimas da sociedade” é zelar pela vida dos “cidadãos de bem” deixando o bandido ir embora para ninguém se ferir.

    Investigação=7%

    Se ninguém caguetar o ladrãozinho a Polícia não acha. Basta olhar nossa casa.
    Nada contra, mas reparou que assim também não vai para frente?

    Enquanto nada mudar eu continuo no meu buraco limpando minha maçaneta.
    Eu aprendi que neste local insalubre de trabalho que prego que se destaca leva martelada. Tenho pena da sociedade.

    • NECROTIRA,
      .
      Apesar de perceber uma certa dose de ironia no seu comentário, é exatamente isso o que quis dizer em meu comentário acima. O policial não deve prevaricar, mas se possível (nem sempre é), sopesar valores, patrimônio X vida; liberdade X vida, etc. O criminoso vive a margem da lei (marginal) e nada tem a perder, já o o policial, em regra tem uma família que depende dele e não deve se expor tanto, colocando em risco sua vida e liberdade.
      .
      Façamos uma análise fria do caso do RJ. Haviam quatro vidas em risco direto naquela ocorrência, policiais, vítima e infrator. Usemos a matemática que é a mais fria das ciências. Para “neutralizar” uma ação criminosa, praticada por um único infrator, é razoável colocar-se em risco daquela forma? (sem falar nos “dedos de seta” em volta que poderiam ser atingidos). Se o criminoso fugisse, levando o produto do crime (nem sei o que era) e todos saíssem ilesos, igualmente seria um resultado aceitável.
      .
      Se o criminoso aponta a arma para a vítima e o policial aponta a arma para o criminoso, à vítima tem duas armas apontadas para ela. Em situação análoga, o policial deve se abrigar e tentar negociar (claro que nem sempre é possível). Se o criminoso tivesse atirado no policial e no refém, do que valeria a “bravura” do PM? Graças a Deus o resultado foi aceitável e aqueles policiais terão a oportunidade de refletir sobre a ocorrência, muitos outros não tiveram tanta sorte.
      .
      Abraço.

  9. Jclaudio, respeito sua opinião, mas é difícil concordar com quem valoriza “direito dos manos”. A lei está aí para ser cumprida, mas alguns juízes interpretem a lei a seu bel-prazer e rasgam o que estudou na faculdade.

    Bom, nem vamos muito longe. O próprio presidente da república reajustou o salário do STF pouco antes do término do seu mandato, o que é PROIBIDO pela lei de responsabilidade fiscal (art 21, salvo engano).

    Se voce é policial há mais de 4 anos, sabe que ficamos sem reajuste( e não aumento) salarial por 4 anos, recebendo 4%, ou seja, o próprio governador fez isso conosco.

    Enfim, voltando à área criminal.

    60 mil homicídios por ano, trocentos mil roubos por ano, trocentos mil furtos por ano, fora os milhares de casos de corrupção por ano….ou seja, todo dia a constituição, leis extravagantes e o código penal são feridos por marginais.

    Voce acha que esse marginal estava cometendo o “último crime do ano para fecha-lo com chave de ouro” ? Que nunca mais iria delinquir? Que esse foi o primeiro e último ato criminoso dele ?

    População está cansada de trabalhar 5 meses do ano para pagar impostos e ter retorno próximo de 0%. Já que temos que trabalhar até 65 anos, que seja com um mínimo de segurança e saúde.

    Todos têm direito à vida, mas a partir do momento que um indivíduo desse retira ou limita o direito alheio, ele poderá sofrer consequencias pesadas, como foi essa ação da PM.

  10. VAMOS PENSAR DE FORMA FRIA E COM CONSCIÊNCIA, CADA CASO É UM CASO, SE A PM DO CEARA SUPOSTAMENTE FALHOU, QUE PAGUE PELO SEUS ERROS, MAS NÃO EMPORCALHAR TODA A POLICIA E O BOLSONARO, ISSO É COVARDIA, PUNE-SE QUEM REALMENTE ERROU E COM RELAÇÃO A ESCRILUDIDA CONTINUE TOMANDO GARDENAL MAS AUMENTE A DOSE.

    • Gardenal não resolverá, talvez uma trepanação craniana resolva, junto com um pai de santo, para exorcizar o lula da cabecinha dela..hahahah

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s