PERSONIFICAÇÃO DA BOÇALIDADE – Para que serve a AMAN, já que formou um ignorante populista e achincalhador de instituição como a OAB de formidável atuação no contexto histórico, social e político do país? 7

“Para que serve a OAB?”, diz Bolsonaro sobre caso Adélio

‘Estadão Verifica’ mostrou que é falsa a informação de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB

O presidente Jair Bolsonaro criticou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta sexta-feira, 28, em entrevista à rádio Jovem Pan. Citando uma informação falsa de que a instituição teria impedido o acesso da Polícia Federal ao telefone de Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro em 2018, o presidente questiona o papel da OAB.

Presidente Jair Bolsonaro 13/06/2019 REUTERS/Adriano Machado
Presidente Jair Bolsonaro 13/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

Foto: Reuters

“Para que serve essa Ordem dos Advogados do Brasil a não ser para defender quem está à margem da lei?”, disse Bolsonaro. Ele respondia a uma pergunta a respeito do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ministro tem sido alvo de críticas após o site The Intercept Brasil divulgar supostas conversas atribuídas a ele e ao procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

Estadão Verifica mostrou que é falsa a informação de que o sigilo telefônico de Adélio Bispo é protegido pela OAB. A informação falsa confunde o processo do acusado com outra ação envolvendo seu advogado, Zanone Manuel de Oliveira. O boato foi publicado no início do mês no Facebook.

Conforme informado pela própria Polícia Federal, todo o material apreendido com Adélio Bispo já foi analisado e não há liminar impedindo os trabalhos dos investigadores. A atuação da OAB no caso, na verdade, se refere a uma medida de segurança impetrada pela organização em favor do advogado de Adélio, Zanone Manuel de Oliveira.

Em 21 de dezembro do ano passado, a Polícia Federal realizou operação de busca e apreensão no escritório de Oliveira, sob o pretexto de investigar quem estaria pagando seus honorários e checar supostas ligações com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Foram recolhidos documentos e aparelhos eletrônicos do advogado.

No mês seguinte, a OAB de Minas Gerais impetrou mandado de segurança ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pedindo a suspensão da análise dos materiais. Segundo a Ordem, a ação violaria o sigilo profissional do exercício da advocacia.

O pedido foi atendido em março pelo desembargador Néviton Guedes, que proibiu liminarmente a apuração dos materiais apreendidos pela Polícia Federal até julgamento do mérito da ação. A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão, mas o recurso ainda não foi analisado.

____________________________________

Pra que serve as Forças Armadas? 

Será que apenas para executar inocentes e fazer tráfico de armas e cocaína? 

  1. Pra que serve as Forças Armadas?

    Será que apenas para executar inocentes e fazer tráfico de armas e cocaína?

    Caracas. Quem será mais desrespeitoso…

  2. Eu juro que, sempre antes de abrir o Flit eu penso; “O que ele vai postar falando mal do Bolsonaro hoje?”.

  3. Bolsonaro foi eleito; não com meu voto evidentemente – pois no primeiro turno votei em Ciro e no segundo turno em Haddad -, mas a partir de sua posse no mais elevado cargo de República passou a ter meu respeito e meu desejo de que faça um bom governo e, de preferência, cumpra sua promessa de não disputar a reeleição.
    Quanto a Moro, vem sofrendo uma perseguição terrível, somente porque cometeu a insensatez de deixar um cargo vitalício, com plenos poderes no exercício de suas funções, para aceitar o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, onde não conseguiu sequer emplacar uma servidora de terceiro ou quarto escalão e, convenhamos, não é seu projeto de vida profissional, que merecidamente aponta para o STF.
    E a OAB?!!! Para ter autoridade moral precisa tornar públicas suas “verdadeiras” contas e submetê-las ao Tribunal de Contas, porque, até onde sei, contribui significativamente, com seu silêncio, para a proliferação de cursos de direito formadores de analfabetos.

    • Neste ponto, discordo!
      Que as contas devam ser transparentes, que a gestão deva ser eficiente, que se há de praticar a economicidade, não há dúvida. Estou plenamente de acordo.
      Mas quem paga a OAB? Então, ela deve prestar contas a quem sustenta a entidade.
      Não deve prestar contas a médicos, a policiais, a políticos, a padeiros, a motoristas de coletivo ou de aplicativo…ao Judiciário. Aliás, qualquer pessoa tem acesso facilitado ao Portal da Transparência do Estado de São Paulo. Qualquer pessoal xereta quanto ganha qualquer servidor estadual. O mesmo ocorre em relação à Prefeitura de São Paulo.
      No entanto, é bem difícil obter-se informações do Poder Judiciário ou de qualquer outra prefeitura do interior do estado.
      Então: quem paga a OAB “sou eu”, quem deve controlar suas contas “sou eu”. Do contrário, a entidade ficará refém deste ou daquele grupo de pressão do Estado, seja Executivo, Judiciário, Legislativo.
      Agora, se a entidade recebe alguma verba estatal para realizar alguma outra atividade delegada, então que preste contas sobre esta parcela de dinheiro.

      • Eduardo,

        Concordo integralmente!
        A OAB , ainda que seja considerada uma autarquia “sui generis” , não é mantida pelo Governo, tampouco vive de dizimistas.
        Quem tem que cobrar são os advogados, mas a maioria é indiferente.
        E os advogados em geral fizeram e fazem muito mais pelo Brasil do que as forças armadas e do que o próprio Judiciário .
        Que se não fosse pela OAB continuaria até hoje cobrando pelas sentenças.
        Quanto a proliferação de cursos de direito de péssima qualidade , penso que a OAB não deve se envolver nessa questão.
        Deve tornar o exame da OAB cada vez mais rigoroso.
        Vale aquela máxima do professor Wagner Horta: não estude em escola ruim a vítima pode ser você!

    • Com todo o respeito

      Primeiro que Moro so pediu as contas da J. Federal porque é certo que ele irá para o STF. Segundo que um juiz que tira foto e dá risadinhas com Aecio e Doria, é no mínimo suspeito.Terceiro, existem vários tucanos sem foro privilegiado e ele não prendeu um sequer. O Paulo Preto só está preso por causa de outro juiz.

      Aliás, só o Bolsonaro não viu que Moro é PSDB e o Doria vai puxar o tapete dele daqui 3,5 anos.

  4. OAB não presta, ONU não presta, Anistia Internacional não presta….. o que presta é o PSL (partido suco de laranja). Vivemos uma idiocracia Delirante, onde tudo que é bom não presta e tudo que não presta é bom!

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s