Um presidente detestável, indecente , mentiroso patológico e desprovido de moralidade 13

Um presidente detestável

Falta a Bolsonaro a decência mínima, que nos faz reconhecer o próximo como semelhante

Já tivemos ditadores como Getúlio Vargas, Médici e Geisel, que ordenaram ou pelo menos toleraram crimes muito mais graves do que Jair Bolsonaro jamais cometerá, mas nenhum deles se revelou um ser humano tão detestável quanto o atual presidente. Falta ao chefe do Executivo aquela decência mínima, que nos faz reconhecer o próximo como um semelhante.

Não ignoro que, na política, é preciso às vezes levantar bandeiras polêmicas e antagonizar adversários. Só que existem modos e modos de fazê-lo. Se o presidente insiste em defender o golpe de 64, não precisaria enaltecer a tortura institucionalizada, que representa a forma mais covarde de violência que o Estado pode infligir contra o indivíduo. Se acha que as políticas identitárias foram longe demais, poderia apenas dizê-lo, sem necessidade de disparar ofensas contra minorias.

0
O presidente Jair Bolsonaro – Pedro Ladeira – 24.jul.2019/Folhapress

De modo análogo, se Bolsonaro deseja criticar um jornalista, o que é pleno direito seu, poderia questionar aspectos técnicos de seu trabalho ou mesmo seus pressupostos filosóficos. Quando opta por atacar sua vida pessoal, dá mostras de que ou não entendeu a dinâmica da liberdade de imprensa ou tem problemas de caráter mesmo.

Se nutre uma desavença com alguém, deveria circunscrever sua animosidade contra o adversário. Ao insultar seus familiares, que já não podem defender-se, exibe uma faceta cruel e desumana. Traduzindo isso para uma linguagem que o presidente talvez seja capaz de alcançar: “a mãe não, pô!”.

A principal missão de um governante é produzir bem-estar e distribuí-lo de forma tão equânime quanto possível. Historicamente, porém, alguns dirigentes se destacaram por atuar como reserva moral da nação, equilibrando sabedoria e compaixão para levantar e arbitrar questões decisivas. Ainda é cedo para dizer se Bolsonaro conseguirá cumprir o primeiro objetivo, mas no segundo ele já fracassou —como líder e como ser humano.

Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de “Pensando Bem…”.

  1. Caracas… Eu tava vendo os títulos do Sr Guerra… Acho que só tem um ou dois que não sejam relacionados direta ou indiretamente ao Bozo. Tá foda. Kkkkk

    Curtir

  2. No primeiro turno votei em Ciro e no segundo em Haddad. Acho-os muito mais preparados que Bolsonaro, para o exercício de tão elevadas funções como as do cargo de presidente da República.
    Bolsonaro, no entanto, se apresentou ao eleitorado brasileiro tal como ele é, pensa e age desde a primeira vez em que ouvi falar dele, ainda na ativa do Exército.
    Em votação democrática, a população brasileira elegeu Bolsonaro para o cargo, aliás com significativa vantagem de votos.
    Oremos, portanto, para que ele faça o melhor que possa.
    Ele está lá pela vontade popular; xingá-lo, desrespeitá-lo, exigir dele mais (muito mais) do que ele é e se mostrou não muda nada, muito menos para melhor.

    Curtir

    • Esse tal de Jair Messias é uma verdadeira piada! Não serve nem pra ser síndico do Singa Pura!!!

      Curtir

  3. Bolsonaro é meu presidente e será reeleito em 22, é um verdadeiro caça ratos, bandidos e malfeitores. É simplesmente um antibiótico, por isso incomoda tanto as bactérias

    Curtir

  4. Deviam mudar o nome daqui pra “Flit anti Bolsonaro”. Mas nem os sites declarados de esquerda apresentam tanta dor anal com o governo do cara que nem aqui.

    Curtir

    • Governo???? Que governo???
      O Brasil virou um circo, onde o palhaço-mor é o Messias!!!
      Kkkkkkk

      Curtir

      • Quem vê você falando acha que o Brasil até hoje foi governado por gente ultra séria e honesta.
        Prefiro o circo com o presidente de palhaço que o circo com o povo de palhaço pagando pra enriquecer o dono do circo. Um dia foi assim.
        Pelo jeito de forma bem conveniente você esqueceu do povo com nariz vermelho o tempo todo enquanto havia mágicos barbudos fazendo o truque de sumir com trilhões.

        Curtir

        • Um presidente corrupto afunda a nação, um presidente insano, insensato e incompetente também viu!!!
          Não apoio Lula, muito menos Bolsonaro!

          Curtir

          • Lulla é oposto político do Bolsonaro e é quem ganha com a queda do presidente (E do país).
            Isso aqui é uma guerra entre duas forças políticas antagônicas. Pode até não ser voluntariamente, mas atacar Bolsonaro é apoiar Lulla e o PT sim. E insano, insensato e incompetente é torcer contra o próprio país apenas por que “Não gosto do jeito que o presidente fala”.
            Larga esse monte de dogma esquerdista de demonizar adversário sem motivo coerente e vem pra luz.

            Curtir

            • Belas palavras meu caro!
              Mas esse presidente é louco (resumindo). Não sou esquerdista, apesar de ser canhoto!
              O Brasil não merece Lula, muito menos esse Capitão 13

              Curtir

  5. Estão se borrando de medo, vejo aqui “professores” que gozam de bolsas de estudos de doutorado há anos…. acabou a mamata, vão trabalhar vermes inúteis !

    Curtir

  6. Votaria no Mito de novo!!! PALOCCI!!!!! fecha a boca cacete..tú tá fudendo com o pt.

    Curtir

Os comentários estão desativados.