BAIXO SALÁRIO É O GRANDE PROBLEMA – A cada cinco dias, um policial civil é preso no estado de São Paulo 63

A cada cinco dias, um policial civil é preso no estado de São Paulo

Extorsão é o crime mais praticado, seguido por associação ao tráfico

  • 6.out.2019
Alfredo Henrique
SÃO PAULO

Um policial civil foi preso a cada cinco dias, em média, no estado de São Paulo entre janeiro de 2015 e julho deste ano. Segundo dados conseguidos pelo Agora via Lei de Acesso à Informação, a Corregedoria da Polícia Civil prendeu 333 agentes no período, acusados de extorsão e associação ao tráfico de drogas, entre outros.

A extorsão é o tipo de crime que mais levou policiais civis para atrás das grades. Foram 58 prisões durante o período, representando 17,4% do total.

A associação ao tráfico de drogas provocou 31 detenções, sendo que todas ocorreram em 2017.
Violência doméstica e corrupção causaram a prisão de 16 policiais, em cada caso, e o crime de organização criminosa resultou em 14 detenções.

Carro usado por policial suspeito de extorquir dinheiro de comerciantes no Brás, em abril deste ano 
Carro usado por policial suspeito de extorquir dinheiro de comerciantes no Brás, em abril deste ano  – Reprodução

Os investigadores foram os policiais civis que mais acabaram presos durante o período. Ao todo, 146 foram tirados das ruas, representando 43,8% do total. Eles são seguidos pelos carcereiros (49), agentes policiais (47) e escrivães (42).

Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do estado de São Paulo), afirma que tanto a Polícia Civil quanto as entidades representativas de classe não toleram o comportamento criminoso de quem quer que seja, principalmente de policiais.

“Quando estes casos acabam descobertos, são investigados e, após a conclusão, os criminosos são demitidos”, diz. “A punição precisa ser severa para esses criminosos que se camuflam de policiais para praticar atos ilícitos e mancham a honra e o nome de uma instituição tão comprometida em proteger a população”, afirma Gallinati.

As prisões de policiais civis têm altos e baixos nos últimos anos. E estão em queda. Raquel Gallinati atribui a diminuição de prisões ao trabalho de apuração desenvolvido pela Corregedoria e a punição contra policiais que cometem crimes.

Ano Policiais presos
2015 77
2016 68
2017 92
2018 61
2019 (até julho) 35

BAIXOS SALÁRIOS SÃO PROBLEMA

Rafael Alcadipani, professor da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas) e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que a corrupção é um problema presente em todas as polícias do mundo.

No caso da Polícia Civil de São Paulo, ele afirma que policiais contam com baixos salários e pouca estrutura para trabalhar. Isso, aliado ao fato de os agentes estarem cotidianamente investigando criminosos, pode acarretar em eventuais desvios de conduta.

“Para investigar um caso, o policial precisa estar imerso no contexto do crime, o que aumenta o número de desvios. Para evitar isso, tem que se ter uma política de valorização do policial, financeira e estruturalmente.” Sobre a oscilação no número de prisões, ele atribui à diminuição do efetivo da instituição.

Um ex-investigador de polícia afirmou ao Agora, em condição de anonimato, que a “cultura da extorsão” é uma realidade para muitos policiais civis.

O tipo mais comum de extorsão, segundo ele, é quando policiais pedem dinheiro a criminosos. “Há uma inversão de valores. Muitos aceitam esse tipo de extorsão, porque é praticada contra criminosos”, explica o policial.

A reportagem conversou, também em condição de anonimato, com um comerciante da região central da capital paulista, que afirmou já ter deixado que policiais civis levassem produtos de seu comércio  sem pagar para “garantir sua segurança”.

“Eles [policiais] falaram que não podiam evitar que ladrões entrassem na minha loja. Mas disseram que, caso isso acontecesse, meu caso teria prioridade na delegacia”, diz o empresário, que nunca precisou da “ajuda” dos policiais.

Em 19 de abril deste ano, um investigador do 16º DP (Vila Clementino) foi preso acusado de extorquir um comerciante do Brás (região central). Na operação, outro suspeito, de 43 anos, também foi detido.

RESPOSTA

A Polícia Civil afirmou não compactuar com desvios de conduta de seus agentes e que os casos  suspeitos são apurados pela Corregedoria da instituição. Segundo a polícia, regularmente são feitas vistorias em todas as unidades da Polícia Civil no estado.

“Nessas ocasiões, são avaliados os procedimentos executados em cada uma das delegacias, bem como a conduta dos agentes. Se constatada qualquer irregularidade, são instaurados os procedimentos administrativos e legais cabíveis, que podem levar à prisão e expulsão dos responsáveis”, diz nota.

  1. Agora sim somos todos policiais civis, segundo a delegada!
    Quero saber o número de delegados presos por extorsão ou afins, só os longa manus é que se f…..
    No caso do 12º DP o titular não sabia de nada, não viu nada, não ouviu nada assina a frequência sem saber o que o tira fazia, nem por um baralho ele não $abia de nada.
    Se o otário que foi pre$o fez o que fez é porque o seu titular estava correndo junto, mas segundo a delegada do sindicato não pactua com de$vio$!
    Sei bem!
    Por falar em de$vio$ como está aquele PA onde o diretor do DAP assina frequência para a sua chefe fazer a rachadinha mensal, até hoje a alta casa censora, KKKKKKKK, não deu um final para este PA.
    Não sou santo e nunca fui, todas as m…. que fiz foi por minha conta e risco, inclusive o peculato diário que faço usando a arma do Estado para fazer bico, agora ir pra cadeira para por uma nota no bolso de delegado NEM POR PHODENDO!

    Curtir

  2. Esses dados dizem respeito aos que foram pegos, de um universo não calculado dos que exercem a extorsão com habitualidade e não são alcançados pelos órgãos corregedores.
    Com esse salário de merda, penúltimo do Brasil, a coisa só vai piorar. Quem não se aposentou vai achacar. Bom né!

    Curtir

  3. Os investigadores foram os policiais civis que mais acabaram presos durante o período. Ao todo, 146 foram tirados das ruas, representando 43,8% do total.

    43% dos investidores foram presos os outros 57% não trabalham na investigação, trabalham na função de Auxiliar Administrativo nos departamentos e seccionais ou de Agente no GARRA GOE e Ger.

    Curtir

  4. Antes que venham com um caminhão de melancias sobre mim, ai está logo acima : Tiras 146 x Escravões 42. E ainda vem alguns com falácias contumazes. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  5. O GARRA GOE e Ger faz Investigação?
    Por que tem Investigador?
    Delegado um cargo Polivalente por isso aceitável em qualquer unidade, como o Agente de Polícia Federal…

    Curtir

  6. Seu Agente Secreto, me desculpe !, mas você falou asneira. Escrivão de Polícia jamais exerceu a função de auxiliar administrativo. E, me ajude aí ó !…

    Curtir

  7. Rapaz !. quando na ativa trabalhei nas Zonas Centro, Sul, Leste e Oeste, sendo que com relação a Majuras exonerados por corrupção, eu só lembro de meia duzia de gatos pingados, Agora tiras, vixe Maria !. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  8. Por que o TIRA é que mais foi preso e o DELEGADO não? Porque os Tiras são que nem PUTAS e o Delegado o cafetão, enquanto os Tiras se fodem pra conseguir a grana, o DELEGADO só pega a sua parte e depois não sabe de nada. E principalmente porque tem troxa que não pode ver dinheiro que entra nessa de ser a puta de Delegado.

    Curtir

  9. vitão disse:
    08/10/2019 ÀS 19:16
    Por que o TIRA é que mais foi preso e o DELEGADO não? Porque os Tiras são que nem PUTAS e o Delegado o cafetão, enquanto os Tiras se fodem pra conseguir a grana, o DELEGADO só pega a sua parte e depois não sabe de nada. E principalmente porque tem troxa que não pode ver dinheiro que entra nessa de ser a puta de Delegado.

    …….

    FALOU E DISSE….. otario quem entra nessa……………………….

    Curtir

  10. Só pra eu entender: Como estamos a muitos anos sem reajuste nos salários, podemos virar corruptos/ladrão, assim que sair o reajuste ficaremos todos honestos novamente??
    Usando essa teoria, então podemos considerar os 11 milhões de desempregados todos ladrões??
    A educação e caráter recebidos em casa são facilmente alterados por conta de políticas de segurança desastradas?
    Só pra eu entender!!

    Curtir

    • Justiça,

      A educação e caráter recebidos em casa tanto são facilmente alterados por conta de políticas de segurança e por culturas e doutrinas das organizações policiais, que , pessoas de bem , antes mesmo de finalizar os respectivos cursos de formação, já se mostram verdadeiros cães famintos de sangue e propinas. Policial aprende a roubar e matar com os seus pares, não vem de berço. Os 11 milhões de desempregados não são ladrões por falta de oportunidade , instrumentos e garantia de impunidade. Já na Segurança Pública temos 100 mil desonestos por influência, apoio e proteção do corpo. Você esqueceu que nas polícias só é punido quem não soube fazer? Você deveria observar mais , viu ? Talvez você acredite que os seus pares são tão corretos como você; não são!

      Curtir

      • Desculpe Guerra, respeitosamente viu descordar de seu pensamento, pois vc coloca todos na mesma vala, e caráter , vergonha na cara, ” ou seja, o sujeito ser um homem ou não, não se dá pela profissão que ele escolhe, pois graças a Deus o homens de bem, em ambas as polícias, aí da não maioria”. Se vc tem família, educação, respeito, formação, e seus valores individuais foram forjados de forma correta, pelos famíliares, não são as más companhias ou oportunidades errônea, que vão alterar isso.

        Curtir

        • Justiça,

          Tanto não coloco que retirei você quando afirmei: “Talvez você acredite que os seus pares são tão corretos como você; não são!”
          E mais: nunca me deixei levar por ninguém! O que fiz de errado fiz por minha conta e vontade!
          Mas – além de eu ter uma função um tanto mais fortalecida – também tinha uma melhor condição econômica pra dizer: NÃO QUERO!

          Curtir

          • Meu carro é velho e comida na minha mesa, só com dinheiro honesto. Pagamento disso: encarar as pessoas nos olhos e dormir tranquilo. Mas infelizmente nem todos são assim.

            Curtir

            • Justiça, tenho absoluta certeza. Não sou dotado de inteligência artificial, mas aprendi a conhecer muitos dos que aqui nos honram com seus comentários. Sei da sua integridade, sem lhe conhecer pessoalmente. Honestidade emana em qualquer meio.

              Curtir

            • Estamos juntos amigo, muito bico, muitAs aulas como personal, muitos dias minha filha sem a presença do pai, aqui todo mundo da um duro danado pra compor a renda com nosso salario baixo, honestamente 🙏🏻

              Curtir

  11. Aos incólumes paladinos da justiça e do saber do direito, não pensam ou fingem que não sabem de muitos que foram injustiçados, presos e absolvidos e que atualmente estão trabalhando normalmente! mas entraram nessa estatística! outra estatística apresentada é a famosa demissão de maus policiais! tem policial demitido por cachaça, outros por abandono, tem vários motivos, mas governo passa como todos estivessem praticando crimes! Por isso governador não vai dar merda nenhuma e nem ta preocupado! Policial não pensa, não raciocina, come mortadela e arrota caviar! vejo vários heróis que se personificam como da resistência mas que não tiram um cisco do umbigo! Nem em passeata vão. Mas aqui no teclado rapaz, ate me dão medo!!!

    Curtir

  12. Baixos salários? Quando prestaram o concurso público não sabiam o valor pago ao exercício da carreira? Ninguém foi buscar o polícia em casa para trabalhar para o estado. Isso me faz pensar na teoria de vender o colchão toda vez que o cara descobre que é corno.

    Baixo salário? Estude e vá para um concurso melhor. Estude e vá para a iniciativa privada. Surreal uma matéria dizer que a causa de desvios de conduta dar-se-á por baixos salários.

    Então o que fariam os garis que ganham menos ainda?

    Brasileiro sempre passando um pouquinho de vergonha de graça…

    Curtir

    • Mariano,

      O Gari não possui arma, funcional , tampouco está cercado por oportunidades e incentivos dos colegas mais antigos. Obviamente, ganhar bem não impede a corrupção, basta ver o exemplo entre políticos, juízes, promotores e fiscais de renda. Ah, militares graduados, inclusive! Mas na polícia a corrupção é de bandejada , como em final de feira, resultante dos baixos vencimentos. Outrossim, a maioria dos policias nasceu para ser polícia não nasceram para concurseiros. Assim , vala a máxima: DO COURO SAI A CORREIA!

      Curtir

    • Mariano

      Os mais antigos prestaram concurso com salário inicial de 10 sal. mínimos viu!
      Investigadores e Escrivães, informe-se.
      Refaça sua teoria do colção e a “teoria atual é: Vender a casa por ter sido traído PELO GOVERNO” que nos deixou de dar o que de direito. Fomos traídos sim!

      Curtir

    • Essa tese dos dez salarios minimos de inicial que os antigos dizem é balela. O que ocorreu é o que salario minimo no Brasil teve aumento real. Antigamente o SM era só um parametro. Policial sempre ganhou mal nos estados. O problema é que antes entravam o que queriam ser policiais de verdade. Hoje entram bachareis de toda especie querendo se encostar no estado e a partir do momento em que entram passam a reclamar do salario porque não conseguem passar num concurso melhor.

      Curtir

      • Desculpe, Jair. A tese dos dez salários mínimos não é balela. Entrei na polícia em 1991 e o REAL em 1994 passou a equivaler a 1 dólar. Hoje, 1 dólares são cerca de R$ 4,30. Meu salário em 1994 como Investigador 4ª Classe era R$ 494,00 quando o salário de Agente da Polícia Federal era R$ 545,00, bruto, ou seja, muito próximo ao nosso. Hoje meu salário como 1 ª classe equivale a R$ 7.700. Então, proporcionalmente, deveriam equivaler a 11.900, 00 que é quanto ganha um Agente da Polícia Federal. Nossa economia é atrelada ao dólar até hoje. Portanto, U$ 7700,00 equivaleriam a R$ 31.700,00. É um valor muito alto e impagável, eu sei. Mas dá para ter uma ideia da defasagem do nosso salário, mesmo equiparado ao policial federal. Os números não são inventados, pode pesquisar.

        Curtir

        • maomeh…

          Meu amigo, esse pessoal que “ouviu dizer” é problema,
          Sou de 84 e posso afirmar pois vivi, ou, vivemos essa época.
          Quando entrei, nosso salário era maior do que o da Federal, prestei concurso lá e fui aprovado na ocasião e o salário lá era pouco mais da metade do de São Paulo, tenho o Diário Oficial da época.
          Aos desinformados, na época meu Pai Delegado de 3 ou 2 classe, (entrava na 5 Classe), não me lembro ao certo, o salário dava pra comprar um fusca OK pois era praticamente o mesmo salário de um Juiz.

          Abç

          Curtir

  13. Senhoras e senhores é com enorme satisfação que venho aqui neste refinado local informar que o anúncio do aumento será dado agora dia 10. 18% de cara, mais uns “negócinhos”.

    Curtir

  14. “Se você não tem dinheiro a culpa é sua. Quem mandou não estudar? Se você tem dinheiro, parabéns. Estudou e venceu na vida”. Como tem ingênuo neste mundo que ainda acredita no conto da meritocracia. “Estude e fique rico. Há inúmeras oportunidades na iniciativa privada”. Ora, ora… Quanta ladainha! O país está quebrado. Não há empregos. O governo do estado não dá reajuste real há anos. A inflação corrói o poder de compra do salário dos policiais e, ainda assim, há quem recorre ao discurso de que o mundo é justo e que as coisas ruins são provocadas pelas próprias pessoas. Acorda!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Senhoras e senhores é com enorme satisfação que venho aqui neste refinado local informar que o anúncio do aumento será dado agora dia 10. 18% de cara, mais uns “negócinhos”.

    O ollopa voltou kkkkk

    De onde vem essa informação

    Curtir

  16. Rapaz !, neste conceituado site, existe um lixão que ao acessá-lo, diz trabalhar numa dise. Ocorre que toda vez que essa tranqueira sai da noia, vem aqui falar asneiras contumazes. Só tenho dó do Escriba chefe. Chefe cuidado e olho no depósito, pois quem avisa amigo é !. E, me ajudem aí ó !…

    Curtir

  17. Ollopa, acredito piamente no aumento de 18%, mas só se for no desconto da contribuição previdenciária. Vide o que ocorreu de ontem pra hoje lá no RS. ! E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  18. Dizem que magistrados e membros do MP bem como fiscais de renda devem ter gordos salários por que isso inibe a corrupção entre eles. Estranho que isso nunca se aplicou a Policiais. Salário de fome é regra e f*da-se se isso gera corrupção. Salário decente só pra alguns de castas privilegiadas.

    Curtir

  19. Nao acredito que o salario baixo seja o motivo da corrupcao. Temos funcionarios com altissimos salarios presos por concusssao, como no caso de auditores fiscais e etc.

    Acontece que o ZE POVINHO adora dizer que a policia e’ CORRUPTA, mas sao os primeiros a fomentarem a corrupcao, Se querem acabar (ou diminuir) a corrupcao, que coloquem uma pena ALTISSIMA para CORRUPCAO PASSIVA. Afinal, se nao tem o corruptor nao existira o corrupto,.

    O ZE POVINHO adora chamar o POLICIAL DO TRANSITO DE LADRAO, mas e’ o primeiro a oferecer um cafezinho, quando e’ pego numa BLITZ ALCOÓLICA ou SEM CNH.

    METE UMA PENA DE 10 ANOS PARA QUEM TENTAR CORROMPER O FUNCIONARIO PUBLICO para ver se nao terao medo. Dificilmente o policial ja chega pedindo vantagem. Geralmente a vantagem vem depois que e’ oferecida.

    Minha opiniao.

    Curtir

        • Ninguém queria ser funcionário público….poderia até ganhar 10 sm, mas o poder de compra não era o de hoje, quiçá 50% do valor.
          Ocorre que esse salário era o médio que a população recebia, hoje não chega a 1.800…

          Só entrava quem não tinha outra perspectiva, ninguém queria ser funcionário público.
          Teve concurso da PC em 94 que ficou vários meses em aberto, e tivermos que reduzir a note de corte pra menos que 50% porque eram poucos os interessados.
          Hoje em dia o servidor pode ser mal remunerado, mas é bem melhor remunerado.
          Hoje o concurso de atendente de necrotério e 20x mais concorrido que investigador do começo dos anos 90
          E 100x mais difícil.

          Curtir

            • Até certo ponto concordo. Hj o cara tem medo do fantasma do desemprego, dos baixos salários pagos.
              Iniciativa privada, com algumas exceções, paga bem menos que na média do funcionalismo.
              Antigamente o cara que tinha 2 grau saia de um emprego pra entrar em outro.
              Hoje o cara com nível superior sai e pode demorar anos pra ser recolocado.
              Antigamente rápido o pessoal mais vocacionado
              Hoje o cara só quer ser funcionário público….nada mais….

              Curtir

            • E essa procura não tem outro motivo senão o desemprego generalizado. Não existem pessoas vocacionadas e, quando são e entram, ficam desmotivados.

              Curtir

          • Senhor True

            Sou concursado do inicio da decada de 80, bem do inicio, posso lhe garantir sem medo de errar, que salvo questões relativas a informatica que na epoca não havia, o restante não era facinho assim não, até conhecimentos gerais caia na prova oral.
            Quanto ao salario, realmente, o poder de compra do minimo era menor, sempre aproximando-se de sessenta dolares, as vezes um pouco mais, as vezes um pouco menos. Levando-se em consideração que a cotação era muito superior a atual. So salientando que em 94, quando da conversão para real, era dois mil, setecentos e tantos cruzeiros para um real.
            Contemporizando, 60 dolares x 10= 600 dolares, que nos dias atuais representa seus 2.500 Reais.
            O governo não pagava insalubridade e muito menos auxilio refeição. nada de 13º salario ou LP.
            Nossa carreira não era classe e sim nivel, e para auferir nivel superior, SO POR CONCURSO E COM INTERTICIOS…(não havia peixada)
            Nada de punição.
            Lembrando que o mundo era outro, não havia tantos bens para consumo, como os atuais eletronicos e outros mil…
            Isso fazia da vida mais barata, entende?
            Infelizmente, não se pode comparar uma epoca com outra justamente por isso, hoje ha muitas coisas que se tornaram necessidade e que não havia na epoca.

            C.A.

            Curtido por 1 pessoa

  20. e no caso do policial ser preso por concussao, e ter sido comprovado que a VITIMA ja havia pago alguma coisa antes, FUMO nele tambem, com a pena ATE MAIS ALTA. Afinal, se nao tem o USUARIO, nao tem o traficante, da mesma forma que se nao tem o agente CORRUPTOR, nao tera o CORRUPTO.

    Curtir

  21. Ei !, já ouviram a letra dessa música, s.m.j., ” o pau que nasce torto, não tem jeito morre torto “. Comigo é : “o pau que nasce erecto, não tem jeito morrer erecto “. Este nobre Escrivão ingressou na Egrégia Policial Civil de São Paulo em meados da década de 70, exercendo a função em praticamente toda Capital, com exceção da Zona Norte e logrando êxito em se aposentar na mesma função, na época com 15 anos só na Classe Especial . De inopino, surgem alguns pés de sapos, que praticamente fazem o ” o” com o ” c”, e ficam querendo deitar e rolar sobre os demais, quando o fim é P.E.P.C. E RUA. E não mim resta dar umas belas K.K.K.K.K.K.K.K.K.K.K. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

    • Nossa, que sujeito insuportavel esse tal de blindado. Ele ja contou n vezes que entrou na polícia, que ficou 15 anos na especial, blabla… Va procurar sua turma, seu chato do caralho.

      Curtir

  22. Esse aí de cima, em virtude de ter se atrasado, não é pé de sapo e sim pé de gia. Vá procurar suas tranqueiras, seu filho bastardo e indeterminado. E, me ajudem aí ó !….

    Curtir

  23. Esta chegando a hora para ver se nosso governador será conhecido como salvador da pátria ou Pinóquio II a hora da mentira continua e logicamente terá o mesmo destino do Pinóquio I, votação ridícula nas eleições para Presidente.
    Só depende dele.

    Curtido por 1 pessoa

    • Vou lhe dizer o que vai acontecer referente a reajustes para Policiais em SP, pois só existem 4 possibilidades:
      .
      1 – O Surubeiro mauricinho empurra com a barriga o reajuste para daqui a 2 meses (Já fez isso umas 3 vezes esse ano. Nada o impede de fazer de novo). E assim vai indo, empurrando o reajuste e enrolando rodo mundo até o final do mandato. Não é impossível de acontecer pois o Picolé de Xuxu fez exatamente a mesma coisa em seu último mandato. Mas não acho que o Surubinha vá fazer isso pois viu o que aconteceu com os votos do Xuxu que usou essa estratégia.
      .
      2 – Dá uma reajuste pífio (Tipo 2 ou 3%) junto com alguma desculpinha esfarrapada que “Não há, verbas, blá, blá, blá, lei de responsabilidade, blá, blá, blá…” (Embora pro judiciário e MP sempre tenha dinheiro de sobra), (Estilo Alckimin de ser). Mas o surubinha vai dizer que: “Podem esperar que o “Super reajuste” esta vindo daqui a 2 meses!” (E ai caímos de novo na situação número 1).
      .
      3 – Dória simplesmente joga uns cálculos matemáticos aleatórios baseados em exceções e diz na cara dura que “O Policial de SP já esta ganhando muito bem, obrigado”. O Sem noção do vice do Dória o Garcia já sinalizou nesse sentido, dizendo que “Delta Ganha na média 18 mil por mês e escriba e investigador ganham na média 6 mil”. Fora uns “benefícios imaginários” que a polícia só tem na cabeça dele. Na minha opinião, com algumas variações essa hipótese é a que mais tem chance de acontecer, pois os Policiais não tem como rebater de forma eficiente quando algum gaiato do governo disser: “Mas em Quiprocó do Sul, quase na divisa do estado, tem Delegado que ganha 30 mil por mês”. Claro que não vão citar que o cara acumula cargos, recebe Gate de 5 delegacias e esta a 47 anos na Polícia. Esse tipo de “argumento” mal intencionado é difícil de rebater, pois tem de citar todo o contexto e isso torna a explicação longa, ao passo que o governo só precisa dizer: “Ta vendo? Tem policial (Vão omitir que é delegado) que ganha igual magistrado! Pagamos muito bem para a polícia!”
      .
      4 – Dória enrola o quanto puder e no último segundo do mandato dá um reajuste irreal (Tipo uns 150 ou 200% ou até mais) e capitaliza politicamente em cima disso até não poder mais (Vai ser um outdoor por esquina trombeteando o “Fantástico aumento para a Polícia”). Mas tal percentual simplesmente é impossível de se sustentar, e Dória o concede de caso pensado, já sabendo que o MP, o Tribunal de contas, seu sucessor no governo de SP ou a Assembléia legislativa vão derrubar (E estão certos pois é impraticável). Dai o Bonitão surubeiro vai dizer que: “O reajuste eu dei, mas outras forças impedem que seja implementado. Minha promessa de reajustar o salário dos Policiais esta cumprida!” (Embora na prática os Policiais não tenham tido um mísero centavo de aumento ou reajuste). E vai capitalizar politicamente ainda mais em cima do “aumento virtual” que foi dado mas nunca chegou aos policiais.
      .
      Vai ser alguma variação do que escrevi acima. Pode me cobrar depois.
      .
      Agora o que não espero sob hipótese nenhuma: A Policia de SP ser a segunda mais bem paga do país (O que levaria a média dos salários de operacionais para uns 8 ou 9 mil reais por mês). Isso com certeza é a única hipótese que eu descarto. Vai contra o DNA do PSDB valorizar funcionários públicos (Exceto os do MP, Fazenda, Tribunais de contas e Legislativo).

      Curtir

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s