PM FEDERALIZADA , uma boa ideia para desafogar os cofres dos Estados e higienizar os quadros do funcionalismo 20

PM FEDERALIZADA| Atribuições das Polícias Militares podem ser transferidas para a União

|Por Toni Duarte||RADAR-DF|

A possibilidade de federalizar as polícias militares de todo o país tem ganhado força dentro e fora dos quartéis. O movimento de policiais amotinados no Ceará, que se encontra no nono dia de paralisação, fez crescer o debate. O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita que seja essa a solução.

Um projeto de lei gestado no Palácio do Planalto, que altera regimentos das PMs e Bombeiros, em vigor desde 1983, prever a federalização das polícias, que hoje são estaduais.

Os governadores são contra a proposta porque perderiam o controle das forças estaduais constituídas pela Polícia Militar, Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

As reivindicações dos policiais militares por melhores salários são justas, no entanto, quase sempre ignorada pela maioria dos governadores.

Mas o problema é bem maior do que isso. Por anos, políticos oportunistas têm tirado proveito eleitoral de uma tropa que a cada eleição acredita que dessa forma terá voz para reivindicar os seus direitos. A PM sempre foi usada por PMs políticos e por políticos não PMs.

A hierarquia e a disciplina, principais pilares da Polícia Militar, além da dureza do código disciplinar penal dos militares foram desafiados pela tropa militar cearense que resolveu usar as redes sociais como o seu principal canal de comunicação com a sociedade e de organização do movimento paredista.

Os policiais amotinados do Ceará irromperam um movimento que pegou de surpresa o seu comandante supremo, o governador petista Camilo Santana.

Apesar de o Brasil ser o país que mais mata seus policiais em serviço, o Congresso Nacional não para de criar leis que protegem bandidos e pune o policial.

Em 2016, 437 policiais civis e militares foram mortos no país em confrontos ou fora do serviço, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em 2016 e 2017 a família militar cearense chorou e enterrou seus mortos. Morreram mais policiais militares e civis no Ceará do que em outros estados nos referidos anos.

Em 2018 e 2019 estados como o Rio de Janeiro e São Paulo a matança de PMs foi bem maior.

Nos últimos tempos a imprensa convencional brasileira, controlada pela esquerda, tem demonizado a polícia na guerra contra o tráfico de armas e drogas no Rio de Janeiro.

Essa mesma imprensa faz a população crer que toda bala perdida, que atinge um inocente, foi disparada pelo policial e nunca pelo bandido.

Uma escola de samba do Rio mostrou um jesus  furado de balas que seriam da policia militar. No carnaval da Bahia a PM também foi satirizada.

Esse sentimento de revolta e desprestigio cobrem como em nuvem as tropas estaduais brasileiras.

O presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (AMEBRASIL), Wellington Cursino, em conversa com o Radar-DF, disse não ver como solução do problema a federalização das polícias, apesar de a maioria dos governadores do Nordeste manter as suas polícias para servir ao Governo e não para servir ao Estado.

Apesar de condenar movimentos grevistas por parte da Polícia Militar, Wellington Cursino, que é coronel aposentado da PMDF, sustenta que há um sentimento de revolta represado dentro dos quartéis que precisa ser urgentemente debelado com política de valorização do policial militar e de todas as outras forças de segurança.

Na visão dele, se não ocorrer isso a curto prazo, o Brasil pode viver um quadro de convulsão social

  1. Se a União tiver mais verba que o Estado seria uma boa, pois não ficaríamos tão a mercê dos governadores nem subordinados a ele… Cana nos governantes e prefeitos, e suas gangs da política.
    Salário da Polícia Civil igual ao da do Distrito Federal, um vez que fazem as mesmas funções.
    Soldo da PM igual do DF.
    Se Militares (Praças e Oficiais) das Forças Armadas ganham o mesmo salário em qualquer lugar do Brasil porque as PM’s dos Estados não podem ganhar o mesmo soldo que os PM’s do DF se fazem a mesma função?

    Curtir

  2. Nem sonhando que isso vai acontecer, imagina a cena de um dia para o outro todos os PMs da ativa, nem vou contar os aposentados, na conta do orçamento federal, que já está em déficit.
    Depois os governadores só de boa mandando e desmandando nós PMs, mas na hora do vamos ver o governador fala não é comigo, vão falar com o presidente!
    Já tivemos até o pateta do governador do Rio de Janeiro querendo criar a patente de general na PM do Rio, se a moda pega, general na ativa marechal na aposentadoria, e o governo federal pagando a conta!
    A chance disto acontecer são as mesmas de os policiais de São Paulo terem o segundo melhor salário do Brasil, bem como o DG/FEBRABAN apresentar o resultado o seu grupo de estudos, sobre a reforma da previdência, ou seja, chance zero !

    Curtir

  3. Sem ironias, seria o ideal.
    .
    Já que o governo federal legislou sobre a aposentadoria dos policiais militares, deixando a conta para os estados pagar, melhor seria se pagassem também os salários.
    .
    Quem deve tomar cuidado é a polícia federal. Se as PMs passarem para a União, em seis meses eles estarão brigando com a polícia federal, dizendo que conseguem fazer passaportes melhores e mais rápidos que a PF. Em seguida vão encher o ministério público federal de pms e começar a conspirar contra a PM, afinal, o lobo perde o pelo, mas não perde o jeito. Agora manda fazer policiamento ostensivo pra ver. A polícia civil até nos surpreende de vez em quando, já a PM não nos surpreende nunca
    .
    Aguardando o seu Jair criar a PMF. A PF vai ter um aumento de um milhão por cento nos desacatos, desobediências e resistências.

    Curtir

  4. Alguém acredita mesmo nisso ? kkkkk único lugar que isso aconteceu foi na Venezuela. Alguém acha que os políticos junto com o judiciário vão permitir uma policia militar federal sob o comando do governo federal metendo o bitaco dentro dos estados ? o Lula quando lançou a força nacional era para isso, sonhava em ter esse controle, porém não conseguiu .. imagina se ele tivesse tido essa brilhante ideia de federalizar a PM ? não teria protestos nas ruas contra a Dilma em São Paulo e nem em estado nenhum, porque a policia militar federal não permitiria, não teria tido o impeachment, com isso a Dilma junto com o STF iria livrar o Lulinha e ele não teria sido preso, hoje ele era o presidente kkkk… federalizar a PM ?? isso nunca vai acontecer!! kkkk .. a PM quer melhorias ? desmilitarizem!! para evitar as punições severas, porque o fumo vai entrar grosso nesse pessoal do Ceara depois que isso tudo passar, vai ter muito pai de família que vai virar segurança de posto de gasolina… a PM tem que decidir ou é policial ou é militar , os dois não dá!! militar não pode fazer greve! simples assim, se orgulham de serem militares ? então sigam o militarismo… militar em greve ?? piada!

    Curtir

    • Na verdade há muitos países que todas as policias estão na esfera federal, e funcionam muito bem, ex : Canadá e o Chile que por um acaso tem um sistema de segurança semelhante ao nosso com 02 policias os Carabineiros (policia militar) e a PDI (policia de investigação).

      Curtir

      • Você esqueceu da Polícia Nacional da Colômbia a qual acabou com o poder de Pablo Escobar junto aos políticos comprados…

        Curtir

      • Existem pontos sobre a policia do Canada que você não expôs .. a policia federal ou policia real montada, trabalha em regime de contrato com províncias e municípios que podem ou não fazer suas próprias policiais (muitos tem suas policias), a responsabilidade das leis federais é da policia montada, porém a aplicação do código penal e da legislação das províncias e município pode ou não ser efetuada pela policia montada .. exemplo são as cidades de Ontário e Quebec que tem suas policiais e que o contingente dessas policiais chega a quase 50% da policia montada .. e não são as únicas cidades que tem suas próprias policiais.. a situação do Canada é bem diferente , é o mesmo que a PM passasse a ser uma policia federal mas liberasse os municípios a ter suas policiais de ciclo completo.. ou seja situação totalmente diferente da realidade do Brasil .. sobre o chile acontece a mesma coisa, cidades como Santiago e Valparaiso tem suas próprias policiais que são gigantes, e outras cidades também possuem suas policias.. ou seja antes de pensar em se federalizar uma policia tirando o poder de um estado sobre elas.. tem que se criar outras instituições para aplicação das leis locais e proteção de suas instituições locais .. ou seja aqui no Brasil nunca vai acontecer!! porque a PM não quer dividir esse poder com mais nenhuma policia, os governadores não querem perder o poder sobre suas policiais e todos sabem os riscos que isso causa a uma democracia que ja é bem frágil …. é mais fácil municipalizar a policia ostensiva preventiva e com isso evitar essas greves estaduais que deixa todo o estado na mão de uma unica policia, do que federalizar a pm .. não vai acontecer!! simples assim.

        Curtir

        • Referente ao Canada realmente há contratos com províncias e municípios que podem ou não instituir suas policias, no entanto a maioria preferiu ficar com a policia montada, que é federal, e funciona muito bem.
          Quanto ao Chile voce esta equivocada, não há policias municipais realizando função de policias criminais, muito menos em Santiago e Valparaíso, as 02 maiores cidade do do país, as policias são federais: Carabineiros ( militar ) e PDI (fronteiras, finanças,crimes contra a vida, contra bando, crime organizado e tráfico).
          Não que isso tenha muita importância aqui para nós. Contudo uma coisa vc tem razão, aqui não vai virar, por que? simples tudo que pode melhorar a segurança não vai para frente.

          Curtir

    • O fumo ia entrar duro na Bahia, no RN, no ES…no RJ, em MG…

      Ficaram presos um tempinho e depois anistiados.
      Quase todos promovidos e alguns tornaram-se Deputados.

      Desmilitarizar?

      Como iriam impedir ou tentar punir como dizem agora?

      Se o patrulhamento fosse feito por civis, teriam que pagar o salário que os Policiais exigissem… civis não tem Código Penal Militar com o qual se preocupar.

      Esqueçam a desmilitarização. . . Assim como, infelizmente, a federalização nunca ocorrerá – não por impedimentos do MP ou do Judiciário – mas nenhuma dessas coisas ocorrerá pois os Governadores jamais permitirão.
      O Senado, sob às ordens dos Governadores, bloquearia qualquer tentativa de ambas as coisas.

      Curtir

  5. Federalização das policias

    É uma das melhores propostas para Segurança Publica até hoje, parabéns ao idealizador, esse é o correto, padronização de: salários, cargos, recursos, lei orgânica e outras vantagens, será bom para o povo e para os policiais que sofrem com a discrepância salarial entre Estados.

    Curtir

  6. Seria excelente.
    .
    Quem deve ficar preocupada é a Polícia Federal, pois, ocorrendo, em seis meses a nova polícia militar federal vai ter enchido o ministério público federal de PMFs, vai tá brigando pra fazer TC, dizendo que são autoridades policiais e que podem emitir passaportes mais rápidos do que a PF. O lobo perde o pelo, mas não perde o jeito.

    Curtir

  7. Difícil hein… quem vai assumir a folha de pagamento, treinamento e outras coisas mais? Vivemos tempos que é melhor cada um cuidar do que é seu para evitar problemas.

    Curtir

  8. Esqueçam isso.

    Esse papo de federalizar as polícias pode parecer novo, mas na verdade é bem antigo.

    O PT tentou fazer isso várias vezes e não conseguiu. O congresso agora vem com esse papo só pra acalmar a tropa.

    O que acredito que vai acontecer caso as PMs continuem fazendo essas greves é uma PEC para municipalizar as PMs.

    Já fiquei sabendo que existe um movimento de deputados que estudam essa medida. Uma PEC para que as polícias ostensivas sejam municipais, e as investigativas, estaduais e federais. A PM vai virar Polícia Municipal e se unificariam com as GCMs.

    Curtir

  9. ÓTIMA IDÉIA DE BOLSONARO, QUE É ODIADO PELO DR. GUERRA ! ASSIM ESTAREMOS LIVRES DA PARIDADE COM A PM NOS SALÁRIOS ! E A PM FICARÁ LIVRE DAS GARRAS DO DÓRIA E DA OBRIGAÇÃO DE APENAS SER UMA POLÍCIA DE TRÂNSITO VIZANDO APENAS ARRECADAR E ENCARCERAR O CIDADÃO DE BEM. A POLÍCIA CIVIL TAMBÉM DEVERIA ESCAPAR DAS GARRAS DO COMUNISTA DÓRIA !

    Curtir

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s