Mais de 500 policiais de São Paulo estão afastados por suspeita de covid-19 11

Segundo o governador João Doria, esses afastamentos dos policiais neste momento não vão gerar problemas na segurança do estado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (2) que 0,5% do efetivo total de policiais que atuam no estado de São Paulo está afastado de suas atividades por suspeita de infecção por coronavírus. Como o total do efetivo é de mais de 112 mil policiais no estado, entre civis e militares, então aproximadamente 560 policiais estariam afastados.

“A SSP informa que todo policial com suspeita ou diagnóstico de covid-19 está devidamente afastado, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus”, informou a secretaria, em nota. “A pasta também tem adotado todas as medidas necessárias para garantir a proteção acerca de covid-19, como aquisição e distribuição de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), máscaras e luvas, para os servidores e agentes de segurança.”

Em coletiva no início da tarde de quinta, o governador de São Paulo, João Doria, confirmou o afastamento de 438 policiais no estado, mas disse que nem todos os afastamentos foram motivados por infecção por coronavírus. “Nem todos os 438 policiais são suspeitos ou foram diagnosticados [com coronavírus]. Há afastamentos por outras razões de saúde. Isso é normal em uma corporação com 88 mil policiais militares”, disse o governador. Esse balanço feito pelo governador não englobou os policiais civis que também estão afastados.

Segundo o governador, esses afastamentos dos policiais neste momento não vão gerar problemas na segurança do estado. “Não há nenhum risco nos programas de segurança. Posso reafirmar que as pessoas podem se sentir seguras. A Polícia Militar assim como a Polícia Civil, a Científica, o Instituto Médico Legal e o Corpo de Bombeiros estão em funcionamento regular. Há percentual de reposição normal em qualquer período e no período de contingência também. Temos também número considerável de policiais militares em treinamento que poderão ser convocados para atuação. Mas ainda não é o caso, estamos dentro do nível perfeitamente suportável e de regularidade”, disse.

Há ainda, segundo o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, 130 guardas civis metropolitanos da capital afastados. Para suprir esse déficit, disse o prefeito, o efetivo está sendo reorganizado, fazendo com que as pessoas de grupos de risco sejam colocadas para trabalhar na área administrativa. “Todas as restrições impostas para servidores com mais de 60 anos ou com imunodeficiência não valem para os servidores das áreas de saúde e de segurança pública. Mas muitos acabam pedindo afastamento neste momento. Por isso os secretários estão tentando reorganizar o efetivo liberando o pessoal do administrativo para ir para a linha de frente e botando esse pessoal [do grupo de risco] no administrativo”, disse o prefeito

  1. Ser for fazer o teste em todos pelo menos 40% têm

    e por enquanto estao assintomáticos

    Curtir

  2. agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/sistema-funerario-do-equador-entra-em-colapso-por-mortes-pela-covid-19

    Curtir

      • Como toda pessoa mal intencionada, contorce as coisas para o lado que lhe provém…
        “Afirmei que até aquele momento não havia morrido ninguem que fosse jovem e saudavel”
        Claro que seria esperar demais o uso da frase toda, no contexto e no tempo correto, os jóvens vitimados possuiam alguma comorbidade. Caso o senhor tenha tido o trabalho de ler a matéria toda, o caus deu-se não apenas pela morte virulenta.
        Mas aí é outra estoria, vc pode difundir idéias e verdades, ou pode simplesmente atacar quem as propaga.

        C.A.

        Curtir

        • Sério? Não entendi nada, pois sua primeira postagem não faz menção a isto. Sei lá. Ficou claro estranho

          Curtir

  3. a verdade é que tem muita mais gente infectada, mas alguns apresentam sintomas de resfriado comum, outras nem sintomas têm ,mas contagiam…

    Porém, acho errado parar um país por causa de um problema similar a uma gripe.

    Se voce tem imunidade comprometida ou mais de 60 anos, isole-se, fique jogando dominó em casa com a esposa ou paciência no computador.

    Quero ver se a imprensa terá culhão para divulgar o número de mortes por fome posteriormente

    Curtir

  4. Lógico que estão. Aqui na pastelaria onde trabalho não ou UM ÚNICO MOVIMENTO no sentido de diminuir ou limitar o atendimento aos mondrongos que vem aqui. Só baixou uma portaria meia boca pra fazer menos B.Os que podem ser feitos on line e botaram uma cadeira de frente com o balcão pro Zé povinho ficar só um pouco mais afastado enquanto fala cuspindo. O número de B.Os é quase o mesmo.

    Pelo jeito quarentena só pros outros é refresco.

    Enquanto isso, o fórum esta em home office a quase um Mês. Justo, já que a vida de um Escrevente e de sua família pelo jeito valem bem mais que a de um Policial.

    Curtir

  5. O plantão aqui na delegacia(DEMACRO) está bombando hoje, a mulherada viu que o foro da cidade está fechado então vieram pra cá no sentido de tentar empurrar medida protetiva e tal.

    O Dória estendeu a quarentena (pra ferrar quem trabalha e provocar o Bolsonaro) e vai mandar a PM dispersar o povo; quero ver fechar os terminais de ônibus, estações do metrô, etc.

    Curtir

Os comentários estão desativados.