Quem foi que disse : A PM – “verdadeira polícia” – não faz carnê com traficante, desmanche , puteiros e tudo mais… 9

Operação prende dez PMs acusados de receber propina de traficantes em Sorocaba

Os mandados de prisão preventiva tiveram como alvos seis cabos e quatro soldados da ativa

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

09 de setembro de 2020 | 22h56

SOROCABA – Uma operação do comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo cumpriu mandados de prisão contra dez policiais militares acusados de receber propina para acobertar traficantes de drogas, nesta quarta-feira (9), em Sorocaba, interior de São Paulo. Os mandados de prisão preventiva tiveram como alvos seis cabos e quatro soldados da ativa, lotados no 7º Batalhão da PM na cidade. Além de dinheiro, eles exigiam carros, celulares, armas e drogas dos traficantes em troca de não prendê-los.

Operação que resultou na prisão de dez policiais teve início com a apreensão de fardas, coletes, e distintivos em 2018
Operação que resultou na prisão de dez policiais teve início com a apreensão de fardas, coletes, e distintivos em 2018 Foto: Polícia Civil

A operação foi acompanhada pela corregedoria da PM e teve apoio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil. Ainda de manhã, seis dos presos já haviam sido transferidos para um presídio militar da capital. A força-tarefa cumpria ainda 17 mandados de busca e apreensão em residências dos policiais e de três suspeitos civis que também estão no foco das investigações.

De acordo com o juiz Ronaldo João Roth, que expediu os mandados, os suspeitos “localizavam os infratores para apropriar-se de valores, armas, drogas e veículos, além de exigir dos mesmos vantagens indevidas, em troca de não realizar suas prisões e favorecer e facilitar suas ações criminosas”. Ainda segundo o  magistrado, os envolvidos utilizavam os sistemas inteligentes da própria polícia e informações internas confidenciais do banco de dados da segurança pública para facilitar as ações dos criminosos e alertá-los sobre operações da polícia.

Interceptações telefônicas com autorização judicial revelaram que os PMs consultavam documentos e ocorrências para localizar os traficantes e utilizavam viaturas para fazer a abordagem e praticar o achaque, que incluía tomar armas e drogas dos suspeitos. Os civis investigados são suspeitos de colaborar com os policiais fazendo a negociação de drogas e armas tomados dos traficantes. Os suspeitos devem responder por tráfico de drogas, prevaricação, associação criminosa e concussão – servidor público exigir vantagem indevida.

A operação é um desdobramento da prisão de dois homens, em 2018, pela Polícia Civil, suspeitos de se passarem por policiais militares. Com eles, foram apreendidos uniformes originais da PM, coletes à prova de bala, jaquetas, casacos, algemas e distintivos, além de acessórios com a identificação da Rota, a tropa de elite da Polícia Militar. A investigação revelou que os homens faziam parte do esquema dos policiais e se trajavam de policiais para abordar os traficantes.

O corregedor da PM, coronel José do Carmo Garcia, confirmou o cumprimento dos mandados judiciais contra os integrantes da corporação e informou que a operação teve origem em inquérito policial militar aberto para apurar as denúncias.  “Condutas como essa são dissonantes dos valores institucionais e demandam  medidas enérgicas para diferenciá-los da esmagadora maioria de policiais militares que cumprem seu dever”, disse, em nota.


Robson
robson
Em resposta a Washington silvaAcho que os policiais militares não tem carne em biqueiras, desmanche, caça níquel, entre outros. Eles são os verdadeiros policiais. Agora polícia civil faz o que? Prende quem? Quando pedem apoio chama quem?
Robson , ainda bem que você empregou o termo “acho” .
Pois  como dizia o meu professor de Direito Civil : “quem acha não sabe nada!” …rs
Eu tenho certeza, posso afirmar , que a PM faz carnê em todo “empreendimento” . 
Aliás, o primeiro carnê da corrupção que eu soube foi exatamente da PM, lá na região de Registro, carnê com madeireiros.
Há mais de 30 anos! 

  1. É isso aí!
    Pra quem diz q a Polícia Civil não pode encostar em PM kkkkk
    Cambada de ladrões.
    Falsos mantenedores da ordem, faz me rir…

    Curtir

  2. Uma pena. Ingressei na PM muito, muito jovem e sempre acreditei que o Bem vence o mal.
    Tive ótimos Professores durante a formação na PM, que sempre destacaram a necessidade de sermos corretos e Leais à Sociedade e subordinados hierárquicos.
    Ultimamente, diante dessas questões de corrupção envolvendo a PM, (uma vergonha imensa) forço-me a fazer uma “mea culpa”, desculpando-me por, no decorrer de boa parte da carreira, “pensar” que alguns membros da Polícia Civil “eram o mal” e a PM sempre do Bem….uma dicotomia irreal; vivendo e aprendendo, sempre!

    Obs: impressão colocada com todo o respeito às instituições, com fim somemte de lançar luzes a um debate nesse prestigiado e fartamente visitado Blog!

    Curtir

  3. Parabéns aos nobres policiais civis do DEIC e DISE de Sorocaba que levantaram esse trampo.

    Infelizmente, a Polícia Militar de São Paulo está tomada pela corrupção. É a polícia mais corrupta de São Paulo. Nós, como policiais civis, temos de colocar um freio nisso para evitar que São Paulo vire um Rio de Janeiro.

    Quem conhece a PM por dentro sabe que, desde o curso de formação, repete-se à exaustão que corrupta é a Polícia Civil. Um espantalho que criaram exclusivamente para conseguirem mais poder.

    É óbvio que na Civil não tem só santo, mas a realidade cada vez mais escancara que a PM já se tornou abarrotada de bandidos. Como corporação, sempre viveram de marketing, mas com a internet fica impossível jogar tanta sujeira pra debaixo do tapete.

    Curtir

  4. Uma tristeza ver a PM passar uma vergonha dessas….
    Como Oficial somente tenho a pedir escusas…
    Os Praças incorretos deverão ser punidos rapidamente para que sirva de exemplo…

    Curtir

  5. Dória foi eleito graças a Bolsonaro.
    Não fosse Bolsonaro, o Márcio França ganharia, com uma pequena margem, mas ganharia.
    Logo, o governador Dória deve muito ao Bolsonaro e as suas “bolsonetes”.
    Eu votei no Bolsonaro e Dória.
    Quanto ao Bolsonaro, ainda não me arrependi, só em pensar na tragédia LULA/HADDAD, penso que saímos no lucro, agora é bola pra frente, ESCOLHER o próximo presidente em 2022.
    Já o Dória, eu pisei na bola, não sou otário da direita e muito menos da esquerda.
    O Márcio França, seria bem melhor.
    Sou da Baixada Santista, terra e “porto” seguro do PCC.
    Basta ler na mídia, mais de 27 toneladas de drogas, mais de 6 bilhões de reais em exportação para Europa, tudo dos “empresários” do crime organizado.
    O que essa PM “toda envolvida em violências e participações com traficantes”, poderá fazer?
    Batalhão inteiro lacrado pelo MP e Corregedoria, centenas de outros escândalos envolvendo, assassinatos, provas forjadas, etc.
    Nesse quesito, “passar as mãos na cabeça” da PM, Bolsonaro e Dória estão na contramão ao combate a corrupção e violência.
    Essa cultura de POLÍCIA militar está muito cara e ultrapassada.
    Quem paga as contas do Estado, com dinheiro novo, deveria ser escutado com mais atenção.

    Curtir

  6. como ja cansei de falar aqui: Nos somos donos da caneta, queiram ou nao os sangues azuis, então, quando queremos fazemos. nao intrujando ou falando falsamente que policial esta embriagado, mas sim com provas e investigação! se todos da PC bandeirante refletisse, e iniciasse um trabalho investigativo, mais da PM do Estado iria pra tranca! Dai usa a delação e varios oficiais iam dançar.
    parabens aos policiais de Sorocaba! demonstraram o que é ser homem e policial civil!

    Curtir

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS.. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s