( clique ) FÓRUM PERMANENTE PARA DISCUSSÃO DE NOVO MODELO DE ESTRUTURA POLICIAL NO BRASIL 20

Resultado de imagem para policia unificada

 

Qual a sua opinião e as suas sugestões para um novo modelo de estrutura dos órgãos policiais do Brasil?

Ciclo completo para as atuais policiais?

Unificação ?

Carreira única?

Abaixo , respondendo ao leitor Circo Completo , segue algumas das nossas ideias:

 

Flit
O sr é crítico da PM, do MP e inclusive da PC.

Só uma pergunta: como deveria ser a segurança pública na sua opinião? Que orgãos deveriam existir? Que carreiras deveriam existir? Como deveria ser a dinâmica?

 

Circo Completo,

Polícia única federal
Polícia única estadual
Polícia municipal
Bombeiros estaduais e municipais

Carreira única de nível médio ( concurso público até os 30 anos de idade ), sendo o topo – depois de 15 anos de serviço policial – privativa para graduados em direito ( por meio de concurso interno ).

Todo mundo ingressando como patrulheiro, alternando-se turnos de serviço de policiamento de rua , com funções burocráticas e serviços especializados.
Órgãos periciais devem deixar a estrutura policial.
Unificação imediata sem período de transição.

Civil ou com certa conformação militar, sem quaisquer vínculos e subordinações às Forças Armadas e suas legislações.

  1. Só o fato de desmilitarizar as policias já haveria um grande avanço!

    Outro ponto que sou totalmente favorável, é que cada ente tenha sua própria polícia, ou seja, os municípios que criem e banquem, com ajuda dos Estados e da União, claro, suas próprias policias.

    As guardas municipais já existentes poderiam ser transformadas em polícia municipal.

    Acredito que outra coisa que seria um avanço, seria nos moldes de outras policias, tipo nos EUA, de não ter tanta burocracia em delegacias, ou seja, o sujeito que é preso em flagrante, é apresentado diretamente ao juiz, sem todas as formalidades de um auto de prisão em flagrante.

    Sem contar que enquanto não houver uma equiparação salarial e uma sensível melhora salarial dos policiais, não adianta fazer qualquer mudança, pois será inócua!

    Também tem a questão de equipar e treinar todos os policiais. Armas não letais, coletes, viaturas blindadas em determinados locais etc!

    Bom, o negócio pelo jeito vai longe!

    Quero ver quem (leia-se político-governante) vai ter coragem de se mexer e colocar tais idéias em prática!

  2. Para se adequar ao nosso sistema brasileiro, concurso público deve ser necessário, nem que exista “cota” para quem já é da polícia.
    No concurso de outorga de delegações (cartório). Existem dois concursos. De provimento e remoção. Talvez dois concursos. Primeiro remoção para outros “setores” ou mesmo para chefia (delegado ou comandante, não sei o nome certo), as vagas que sobram, vai para provimento dando oportunidade para quem é de fora e preenche requisitos também.
    E o curso de direito é imprescindível pelo menos para carreiras de chefia.

  3. Policia única, com as carreiras existentes na federal, excluindo a de papiloscopista, pois são dois ou três paises que ha.
    Papiloscopia e perito, ou de formação de qualquer um. Vários paises o policial e obrigado a saber vucetich.
    Ate o escrivão não existiria mais, ficando a cargo do policial relatar o ocorrido, pois não ha muita dificuldade.
    Por fim, delegado teria duas formas de provimento: 50% para policiais, 50% para publico externo, ficando o ultimo obrigado a cumprir escalas em delegacias por 5 anos.
    Delegado geral eleito por assembleia.
    Ssp delegado de carreira.
    Ate 5,anos de policia: escolta/remocao, patrulhamento, trânsito.
    Mais de 5 anos: investigação.

  4. A POLÍCIA ÚNICA E O CICLO COMPLETO SÃO REJEITADOS POR QUEM? OFICIAIS E DELEGADOS! NA MINHA HUMILDADE OPINIÃO, ISSO SERIA O IDEAL, POIS OS “COMANDANTES” ACIMA PENSAM APENAS NAS CADEIRAS E BENESSES, SEM NUNCA PENSAR NA POPULAÇÃO. LOGO, SENDO RUIM PARA OS PRIVILEGIADOS É BOM PARA A POPULAÇÃO! SEM CONTAR QUE SERIA UMA CATEGORIA FORTE. PMS NÃO PODEM PENSAR EM PARALIZAÇÃO, SENDO FUNCIONÁRIOS CIVIS ISSO MUDARIA. CATEGORIA ÚNICA SERIA MAIS FORTE PARA LUTAR POR MELHORIAS. ASCENSÃO DENTRO DO ÓRGÃO INCENTIVARIA UMA MELHOR PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS!
    VAMOS A REALIDADE… PQ ISSO NUNCA PROSPERARÁ? PQ O GOVERNO NÃO QUER CATEGORIA FORTE, PQ O GOVERNO QUER CONTINUAR RECEBENDO DE CONTRAVENTORES, PQ OS “COMANDANTES” NUNCA VÃO LARGAR O OSSO, E PQ O RESTOPOL É GADO, TA NA MERDA, E CONTINUARÁ NA MERDA COM MEDO DE DESAFIAR O COMANDO, GANHANDO UMA SALÁRIO DE FOME! PQ OS HONESTOS (MAIORIA) ESTÃO SOB A CHEFIA DOS DESONESTOS E TÊM MEDO DE REPRESÁLIAS, E TAMBÉM, SEM SER HIPÓCRITA, QUANDO TÊM A OPORTUNIDADE DE LEVAR VANTAGEM EM ALGO, APROVEITAM… SENDO ASSIM, ENQUANTO A POLÍCIA FOR FEITA POR SERES HUMANOS QUE, COMUMENTE, ALMEJAM PODER, DINHEIRO OU APENAS TIRAM SEU SUSTENTO TENDO MEDO DE PERDER O EMPREGO CASO FAÇA ALGO PRA MUDAR… A POLÍCIA VAI PERMANECER UMA MERDA POR TODO SEMPRE… QUEM NÃO ESTIVER FELIZ, SEJA BRASILEIRO! BEBA, ROUBE, PREVARIQUE! A IGNORÂNCIA É UMA DÁDIVA NUM PAÍS TÃO REPUGNANTE!!!

  5. Parabéns Doutor Guerra!
    Excelente tópico!!!
    Vou deixar minha opinião:

    A nível estadual, acabar com a PM e a PC, criar uma nova polícia de natureza civil (DESMILITARIZADA) com atribuições de polícia ostensiva e judiciária.
    Carreira ÚNICA, uma porta de entrada somente, qual seja:

    Primeiro nível: policiai ostensiva

    Policial aspirante: (3 anos – período de estágio probatório). Equivalente ao soldado PM, atribuições ostensivas de patrulhamento. Após término do probatório é automaticamente promovido a patrulheiro.

    Patrulheiro: Equivalente ao cabo PM. Atribuições ostensivas de patrulhamento. Teria como parceiro um aspirante e ensinaria o serviço. Após 3 anos como patrulheiro, os qualificaria para realizar concurso interno para a polícia judiciária.

    Polícia judiciária

    Agente de polícia judiciária: Atribuições de polícia judiciária. Registro de ocorrências, flagrantes e atendimento ao público, bem como auxílio em investigaçoes quando requisitado. ( Seria uma mescla de escrivão e agentes PLANTÃO). Dotado de fé pública. Após 3 anos seria automaticamente promovido a inspetor.

    Inspetor: Atribuições de polícia judiciária, Realiza EXCLUSIVAMENTE INVESTIGAÇOES e SECRETARIA INQUÉRITOS! (Seria uma mescla de investidor e escrivão CHEFIA). Dotafo de fé pública. Após 4 anos qualificaria a realizar concurso interno para DELEGADO PLANTONISTA.

    Delegado Plantonista: pré requisito 4 anos de inspetor e nível superior! Se aprovado no concurso interno, faria 6 meses de Acadepol e após trabalharia EXCLUSIVAMENTE no plantão , seria o presidente do plantão e coordenaria os agentes e patrulheiros a nível de plantão. Após 5 anos seria promovido a Delegado classe especial.

    Delegado classe especial: É o ápice dá carreira.pré requisito 5 anos como Delegado Plantonista. Seria o presidente das investigações e inquéritos, coordenaria os inspetores nas investigações, agentes e patrulheiros a nível de CHEFIA. Atribuições EXCLUSiVAS de CHEFIA!

    Os delegados titulares de delegacias, seccionais, departamentos, seriam escolhidos EXCLUSIVAMENTE dentre os delegados classe especial, mais antigos.

    Os chefes dos inspetores seriam uma mescla de chefe de escrivães e chefe dos tiras e seriam escolhidos EXCLUSIVAMENTE dentre os inspetores mais antigos. E coordenaria os demais inspetores, agentes e patrulheiros lotados na circunscrição.

    É a minha ideia. Espero ter conseguido passar aos colegas.

  6. Seria

    A) polícia ostensiva

    Aspirante
    Patrulheiro (após 3 anos pode fazer concurso até passar)

    B) polícia judiciária

    Agente ( Plantão)
    Inspetor (chefia) (após 4 anos pode fazer concurso até passar)

    Delegado Plantonista
    Delegado Classe especial

  7. ZÉ, ta ai uma ideia que eu gostei! Carreira unica em niveis, entra como aspiante e termina como delegado classe especial. E teria concurso interno para acesso, é isso mesmo?
    Quem sabe um dia !

  8. policias municipais, estaduais e federal .. todas de caráter civil, carreira unica e ciclo completo .. policias penitenciarias no âmbito estadual e federal para assuntos no âmbito penitenciário …. pericia em separado das policias e corpo de bombeiro civis municipais e estaduais também em separado das policiais ……ingresso como oficial de policia no policiamento ostensivo/preventivo, promoção por tempo ou mérito para sargento (SARGENT), promoção por tempo ou mérito para tenente (LIEUTENAT) , concurso e curso interno para detetive trabalhar no setor investigação, e chefe de policia promoção por tempo/mérito junto com concurso interno para o cargo … sintema americanizado mas com certeza o melhor dentro de todos os disponíveis apresentados

  9. Senhores

    Já que todo mundo resolveu dar o seu pitaco…
    A mudança começaria na carga tributaria que incide sobre os cidadãos…
    Nada da União, sangrar os Estados mais ricos, com o pretexto de financiar os mais pobres, e tipo, Governador do Nordeste gastar milhões comprando lagostas e iguarias com o recurso repassado….Isso atingiria também a União, mordomia para uns e canga para os outros não dá certo.
    Cada estado que viva com a riqueza que gere em seu território.
    Maior transparência nos gastos públicos e depois de tudo isso, vamos falar de Policia….
    Mantenha as duas Policias com a mesma organização, mas civis…. A cidade que atualmente tem o Comando da PM com tenente, permanece, com sargento, idem, mas, com proporção menor de Oficiais do que o atual e todos subordinados ao Delegado da Cidade. O sistema operacional da PM dá de dez a zero no nosso, então, ele permanece, mas subordinados a Autoridade Policial Civil. As duas Policias com carreira Unica, mas cada uma pro seu lado, no seu quadrado.
    Nada de se manter milhares de Oficiais superiores ou Delegados de Classe especial, se enxugaria a máquina.
    Passando para o quesito salario, digno e compativel com a função que cada um exerça…(UTOPIA)
    Vou mais adiante, o MP sairia do pedestal e participaria ativamente das atividades de Policia Judiciaria, sem ar condicionado e secretaria bonitinha, ele seria a ponte entre a Policia e a Justiça….
    MAS ISSO TUDO FOI APENAS PARA FALAR MESMO, É UTOPIA, FERIRÁ DIVERSOS EGOS E VONTADES, ENTÃO NÃO VINGARÁ!!!

    é o que penso

    C.A.

  10. LC 922/02 – ‘VIA RÁPIDA”, BURACO SEM FUNDO DA POLÍCIA

    Antes de mudar o modelo de Polícia, é preciso mudar a LC 922/02 do Estado de São Paulo. Enquanto a Administração tiver o poder de demitir antes do julgamento criminal e ainda não reintegrar policial absolvido, permitindo que policiais sejam demitidos por atrapalharem a corrupção, nunca existirá investimento público ou modelo que faça a Polícia funcionar.

    MODELO DE POLÍCIA

    E o meu modelo ideal factível de Polícia não foge muito ao que o Guerra já disse:

    Uma Polícia Federal, Polícias Estaduais, Polícias Municipais. Todas com ciclo completo e competências específicas, por exemplo: a Polícia Municipal apura o homicídio doloso, mas se o homicídio tiver implicações intermunicipais, passa à jurisdição da Polícia Estadual ou à Federal se interestaduais ou internacionais.

    Além disso, municípios podem criar condados policiais, inclusive para formação e treinamento.

    Assim a Polícia teria muito mais afinidade com a realidade criminal e instrumento para se especializar. Sem falar na imensa burocracia e custos que seriam evitados.

    E hoje é só municipalizar 90% do DECAP e dos DEINTERs, colocar duas viaturas FUNCIONANDO no plantão, quatro agentes e passar a atender o 190. Ou seja, é só vontade política. O resto, o tempo vai afinando.

    Com a unificação, os PMs hoje passariam a essa nova Polícia e já trazendo todo o know-how, toda a expertise do ostensivo de anos de experiência que não se aprende em academia de Polícia nenhuma do mundo! Mesmo que com outros objetivos e outra estrutura, é um conhecimento que não se pode perder!

    Obviamente, toda Polícia precisa ser civil. Não dá para confundir militar com policial. As PMs têm profissionais vocacionados, com o espírito de polícia, pena que isso é inúmeras vezes impedido pelo militarismo. E não que eu ache que ser militar é algo ruim, pelo contrário, mas um engenheiro, por melhor que seja, não substitui o médico numa cirurgia. E isso não diminui a importância da engenharia ou da medicina.

    E os corpos de bombeiros e serviços científicos seriam outras instituições fora da Policia. E os bombeiros seriam também apenas civis.

    INGRESSO ÚNICO
    Limites mínimo de 21 anos e máximo de 30 anos de idade.

    Para ingresso – patrulheiro – nível médio
    Para promoção a agente ou outro nome (soma das funções de escravão e investigador) – nível superior em qualquer área
    Para promoção a delegado – bacharelado em Direito
    Para promoção a seccional e acima – bacharelado em Administração ou Economia

    INQUÉRITO POLICIAL

    Desburocratização do Inquérito Policial – Quem faz assina. Sem despachos interlocutórios, sem escrivão ter que fazer e até assinar pelo delegado, sem ordem de serviço para investigador entregar uma intimação etc.

    Uma pessoa deveria assumir e ser a responsável pelo Inquérito do início ao fim. Talvez até o modelo de duplas, como nos USA. E talvez começando desde o BO até o relatório final.

    E o delegado? Continua fazendo o que hoje a realidade policial: supervisão, tipificação e decisão de indiciamento. Algo real, que o delegado pode fazer numa conversa, com uma lauda de quatro linhas e assinatura digital assegurada, sem precisar fingir que fez portarias, despachos, relatórios, ofícios porque o volume de inquéritos e de BOs não apurados é humanamente impossível de vencer.

    E, assim, realizar as remunerações de forma mais justa.

  11. O juiz deveria assumir o papel do delegado de plantão e outras funções, devendo a polícia judiciária (civil e federal) ser custeada e organizada pelo poder judiciário, não se precisando mais de audiência de custódia.

  12. A ideia de todos são boas. Acredito que só a do CA precisa de uma reformulada. Tem que ser todos um só. Nada de divisão.
    Esse Oficialato é um problema. Assim como alguns ”Cardeais” e não chegados do Pajé.
    Em suma: O problema é sempre a casta de cima!
    O modelo da L.A.P.D é fantástico. Aconselho a quem nunca deu uma olhada entrar no site deles.

  13. Tem que ser tópico Guerra. acho que o pessoal nem viu esse ”ícone”. Ou não se interessaram pelo assunto, já que nunca vai mudar nada mesmo.

  14. primeiro. pergunte a um cidadão brasileiro, para que serve coronel da policia militar; segundo. pergunte novamente, para que serve um tenente coronel da policia militar; terceiro. para que serve um major policial militar. respondidas esta perguntas, vamos começar da base do crime, hoje somos mais de 5500 municipios, no brasil quase sem lei e quase sem policiamento, por que não colocarmos em nossa constituição, la no congresso nacional, o poder de policia aos municipios, se mesmo os mais remotos e menores municipios, do pais tivessem poder de policia, a grande maioria dos crimes ja seriam cortados pela raiz, como, pequenos furtos, de criminosos iniciantes, ja seriam inibidos, porque o combate seria iminente e preventivo, pela força municipal, que estaria ali presente 24 hs por dia, e conhecedora dos pequenos delinquentes, que atualmente por não serem coibidos, transformam-se em ladrões, muitos por falta de correção; por exemplo uma cidade com cerca de 15 mil habitantes, que é o padrao da grande maioria de cidades brasileiras, 10 a 15 policiais de efetivo, daria conta do serviço de patrulhamento fardado, desmilitarizado, cujas ocorrencias seriam apresentadas nas delegacias ja existentes, nao oneraria em nada os estados ou a federação; mas como treinar estes policiais municipais, as academias de policias militares e civis, estão ai prontas para dar treinamento a esta nova tropa. chefe de delegacia, seria um capitão da policia fardada, e da policia investigativa, o mesmo capitão, que formaria sua equipe de investigação, conforme desempenho e tirocinio para a função e , para os demais escalões da administração, publica de segurança e publica judiciaria, não se alteraria por enquanto, e estes orgãos iriam se adaptando a nova estrutura, inclusive a promotoria publica teria que se adequar e acompanhar de perto uma ocorrencia policial, que por sinal não estariam fazendo mais do que sua obrigação legal, sendo que não o fazem .

  15. Ótima iniciativa, talvez aqueles que estão no comando deem uma olhada neste POST, seria bem interessante, já que de segurança pública nada entendem.

O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do comentarista que venha a ofender, perturbar a tranquilidade alheia, perseguir, ameaçar ou, de qualquer outra forma, violar direitos de terceiros.O autor do comentário deve ter um comentário aprovado anteriormente. Em caso de abuso o IP do comentarista poderá ser fornecido ao ofendido!...Comentários impertinentes ou FORA DO CONTEXTO SERÃO EXCLUÍDOS. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s