NERVAL FERREIRA BRAGA FILHO…POR MILTON NEVES ( ex-REPÓRTER DO DETRAN; depois ESCRIVÃO DE POLÍCIA…ENTENDEM? ) 6

Nerval Ferreira Braga Filho (ex-diretor do Detran)
Natural de Tietê-SP, Nerval Ferreira Braga Filho foi um dos mais importantes delegados de polícia do Brasil. Morto em 12 de fevereiro de 2002 (vítima do Mal de Alzheimer) e sepultado lá mesmo em sua querida Tietê, o “doutor Nerval”, que era um grande torcedor do São Paulo FC, marcou época na polícia civil paulista galgando todos os postos até se tornar De
legado de Polícia de Classe Especial e membro efetivo da cúpula desta que é considerada uma das melhores policias civis do mundo.
Por anos e anos ele foi um “cardeal” da Polícia Civil.
Eu, Milton Neves, quando fui designado repórter da Jovem Pan no Detran, em 1972, o Dr. Nerval era o diretor do órgão.
Ali, recebia sempre personalidades como o cantor Roberto Carlos, atores da TV Tupi e TV Globo, jornalistas como Osmar Santos e Mário Moraes e praticamente todo o elenco do São Paulo FC. Foi quando conheci Toninho Guerreiro, Gérson, Terto, Sérgio Valentim, Dias, Jurandir e companhia bela. Eles lá iam para o emplacamento de seus carros e para a renovação de exame médico da CNH. Roberto Carlos, então dono de um reluzente Lincoln Continental hidramático – talvez único no Brasil, à época -, recebeu tratamento vip, mas teve que se submeter ao exame médico com o Dr. Antônio Carlos Corsi, então responsável pelo departamento médico especializado em motoristas portadores de defeito físico. Aprovado, o cantor pediu para que o carimbo “Portador de Defeito Físico” – à época exigido – não fosse apostado em sua CNH. Não foi atendido pelo Dr. Nerval. “Não posso privilegiar ninguém”, alegou.
Na foto acima, você vê o saudoso Nerval Ferreira Braga Filho acompanhando, nos meados dos anos 70, o então Secretário da Segurança Pública de São Paulo Servulo da Mota Lima que acabara de inaugurar um galpão que passou a abrigar 50 motos entregues por ele ao famoso, à época, “Esquadrão Bentevi” do Detran.
O enérgico coronel Horácio Bonzon comandava os “bentevis”. Nerval Ferreira Braga Filho (de paletó aberto) está à esquerda do Secretário Servulo. Atrás, de terno escuro e “cabelo de beatle” é o então investigador de Polícia Ruy Estanislau Silveira Mello, sobrinho de Nerval e hoje também delegado de policia de classe especial.
Ele já foi corregedor da polícia civil de São Paulo e em 2007 e 2008 era(É) o diretor geral do Detran, mesmo cargo do tio, em 1972.
Lá atrás, à direita da foto, de óculos e atrás do sumido e cabeludo repórter Luis Aparecido, do Diário de São Paulo – do grupo Associados de Assis Chateaubriand -, você vê parte do rosto de Cícero Bernardes, então assessor de imprensa do Detran.
Eu, Milton Neves, nunca fui assessor de imprensa do órgão concomitantemente com a função de repórter da Jovem Pan.
Quando entrei na policia, em 76, passei a ser só plantão esportivo e repórter de trânsito em viaturas de FM pelas ruas de São Paulo. Nunca dentro do prédio do Detran no Ibirapuera, a partir de 76.
Agora, abaixo, eu, Milton Neves, publico algumas fotos de meus tempos de Detran como repórter da Jovem Pan – de 72 a 76 – e como Escrivão de Policia e assessor de imprensa – de agosto de 76 a janeiro de 94.
Nestes períodos convivi lá no Detran com diretores do órgão como os delegados Nerval Ferreira Braga Filho, Walter de Morais Machado Suppo, Francisco Guimarães do Nascimento, Homero Honório Ferreira, Maurício Henrique Guimarães Pereira, Guido Fonseca, Edson Madureira, Cláudio Gobetti, Omar Horácio Salvatore, Abrahão José Kfouri Filho e Cyro Vidal Soares da Silva, dentre outros.
_____________
Vale conferir o site do Milton Neves:
__________
COMENTÁRIOS DESTE CANIBAL:
Polícia de pai para filho, de tio para sobrinho.
Nada contra, afinal há quem , verdadeiramente, seja digno de abraçar a mesma carreira dos ascendentes.
Mas porra doutor RUY; cabelo de Beatle na Polícia – em 1972 – não era coisa de maconheiro?
Ah, cabelo “Beatle” pra aristocracia policial pode!
Enquanto, neste século XXI, delegado “fidalguete” – tocando uma guitarrinha – só se fode…
Não usa grama, não toma grana, mas metem-lhe na lama!
E nossa Corregedoria Geral nem sequer colhe o depoimento, formalmente requerido, de um professor e delegado classe especial aposentado.
Não localizado em razão de o interessado não indicar o endereço: Praça Professor Reynaldo Porchat nº 219, São Paulo; ou rua Paraiba 280 – Boqueirão – Praia Grande.
Em contrapartida as testemunhas da cúpula foram ouvidas com prerrogativas de agentes políticos: em dia e hora acertados conforme seus elevados afazeres.
E a parte?
Ora, compareça se puder pagar.
E não arrole quem não puder, pessoalmente, apresentar.
Pois a Corregepol só perde o FOCO para quem é do FOCO.
O resto FOCA-SE!

Um Comentário

  1. Continuação…

    Tb tem me entristecido ver a aversão das demais carreiras em relação à PEC 549.
    Penso que o reconhecimento da “carreira jurídica” beneficiária a Instituição como um todo.
    Veja-se o exemplo do Judiciário e do Ministério Público.
    Todavia, aos que não concordam com esse entendimento, suplico que registrem seus posicionamentos, deixando de lado agressões diretas e desnecessárias.

    Um forte abraço.

    Curtir

  2. Fica sossegado não recebi como dirigido ao Flit.
    Todavia – infelizmente -assimilei muito da antropofagia policial.
    Por vezes descambo. Assim é bom ficar me policiando. Queremos arrancar os dentes dos canibais;não nos transformarmos em mais um.

    Curtir

  3. CARO ANÔNIMO:

    NEM TODOS SÃO CONTRA A PEC 549.

    EU, NÃO SOU.

    NÃO ACREDITO QUE VINGUE!

    MAS, TORÇO POR ELA!

    ACREDITO, DE FATO, QUE ELA NOS BENEFICIARIA, A TODOS!

    QUANTO AO CANIBALISMO DO DR GUERRA, NÃO SE PREOCUPE, TEM TANTA AVE DE RAPINA, ARRANCANDO PEDAÇOS DELE, QUE ELE NÃO TEM TEMPO DE MORDER NINGUÉM.

    HEHEHE!!!

    Curtir

  4. Caro ANJO NR 13

    Quando referi-me a canibalismo, não dirigi-me ao Flit, mas sim aos comentários originados das matérias postadas, com ofensas desnecessárias.

    Jamais entenderia o Dr. Guerra, como canibal, pois pela coragem que já demonstrou, diferente de nós, que nos escondemos no comodismo do anonimato (veja que me incluo tb), tem o direito de expressar efetivamente o que pensa.

    Quanto à PEC, o que me entristece não é a possibilidade de não vingar por questões políticas, até pq no Congresso Nacional o que se fala pela manhã em pé, não se sustenta à tarde sentado, mas sim o fato de que não bastasse isso, além de toda força contrária da PM e do MP, que nos querem enfraquecidos, temos ainda que enfrentar resistência interna.

    Ou seja: “estamos na m., mas td bem, desde que estejamos “todos” na merda”.

    Muitos não conseguem ver que melhorias pontuais, assim como o nível universitário para inv e escr., podem, a médio e longo prazo, significar benefícios a todos.

    Um forte abraço.

    Curtir

  5. AMIGO ANONIMO DAS 13H09,

    ENTENDI, PERFEITAMENTE, SUA ALUSÃO A ANTROPOFAGIA.

    ACHO Q VC, INFELIZMENTE, TEM TODA RAZÃO. A PC NÃO PRECISARIA DE INIMIGOS (APESAR DE OS TÊ-LOS AO MONTES), NÓS SOMOS BASTANTE COMPETENTES, PARA DARMOS CABO, DE UNS AOS OUTROS, SEM AJUDA.

    FAZER O QUÊ…

    EU, APENAS APROVEITANDO SEU GANCHO, FIZ UMA BRINCADEIRA COM O DR GUERRA.

    EU SEMPRE PROCURO POSTAR COMENTÁRIOS ENGRAÇADOS, PQ O NOSSO PESSOAL, MUITAS VEZES, PEGA PESADO DEMAIS E LER UMA GRAÇINHA E DAR UM SORRISO, AINDA QUE INVOLUNTÁRIO, JÁ SERVE PRA RELAXAR. E, VAMOS COMBINAR, TODOS NÓS PRECISAMOS MUUUUUITO DISSO.

    EU SEMPRE BRINCO COM O DR GUERRA, PQ, APESAR DE NÃO TER TIDO O PRAZER DE CONHECÊ-LO PESSOALMENTE, NUTRO POR ELE GRANDE CARINHO E CARREGO-O EM MEU CORAÇÃO, PERTINHO DE MEUS GRANDES AMIGOS. DEVO TÊ-LO CONHECIDO EM OUTRA VIDA… HEHEHE.

    ABRAÇOS A VC, E NÃO LIGUE MUITO PRO QUE EU DIGO.

    PS: PQ VC NÃO CRIA UM NOME VIRTUAL PRA VC, ASSIM FICA MAIS FÁCIL DE NOS ENTENDERMOS.

    DEVERÍAMOS DEIXAR OS “ANONIMOS” SÓ PROS VISITANTES OCASIONAIS.

    FUI.

    Curtir

Os comentários estão desativados.