JOÃO ALKIMIN: POLICIAIS E A PRISÃO COMUM 55

João Alkimin

Policiais e a prisão comum

Prefiro acreditar que o que foi dito pelo Comandante Geral da Policia Militar de São Paulo tenha sido dito num momento impensado, me recuso a acreditar que um Oficial Superior da Policia Militar que durante algum tempo foi chefe da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, hoje extinto,tenha dito que Policiais Militares que cometerem crimes irão para presidios comuns.

Tal decisão se verdadeira está condenando seres humanos a morte e não uma morte simples,mas com certeza com toda sorte de torturas.

Sou velho o suficiente para me lembrar que de certa feita o então Corregedor Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Desembragador  Alves Braga tomou uma decisão inconsequente sob meu ponto de vista  quando tentou extinguir o presidio da Policia Civil e gerou uma crise inenarravel na capital, com a Policia Militar cercando o presidio e a Policia Civil com toda justiça tentando impedir tal desatino. Chegou um momento senhores leitores que se uma garrafa caisse ao chão teriamos tido uma carnificina em São Paulo, ninguém me contou, eu vi.

Mais tarde aconselhado por pessoas lucidas dentro os quais destaco o Desembargador Pedro Gagliardi voltou atras em seu desatino.

Não é possivel que Policiais e já disse uma vez, acusados de supostos crimes ou mesmo condenados fiquem na companhia daqueles que por eles foram presos, tal atitude é criminosa!

Agora vejamos, o Juiz de Direito e o Promotor de Justiça quando cometem crimes são detidos no regimento de cavalaria 9 de julho, em uma sala que em nada lembra uma cela. Recebem visitas a qualquer hora,recebem comida da rua,vi alguns inclusive com laptops e telefones

celulares.

O advogado autuado em flagrante tem direito embora muitas vezes a Policia Militar se recuse a recebê-los, tendo que ser instados por decisão judicial a ficar em sala do Estado Maior. Padres, pastores, médicos, enfim todos que possuem curso superior tem direito a prisão especial. Agora, porque se colocar Policiais Civis ou Militares em prisão comum?

Volto a afirmar que é condena-los a morte.

Gostaria de saber se oficiais da Policia Militar que cometam crimes também irão para presidio comum? Óbvio que não. Certamente irão afirmar que os oficiais possuem curso superior, possuem uma carta patente que lhes foi outorgada pelo Governador, trocando em miudos somente a arraia miuda.

Aqueles que cometem crimes devem ser punidos concordo com isso, mas não concordo com nenhum tipo de discriminação ou tratamento diferenciado.

O Senhor Secretario de Segurança Publica que tanto faz para desmoralizar a Policia Civil deve se posicionar e explicar o porque dos desvios de conduta da Policia Militar.

Talvez os leitores não saibam mas quem demite o Investigador de Policia é o Secretário de Segurança Publica, o Delegado de Policia, o Governador do Estado, que o faz sem maiores delongas com um simples despacho no Diário Oficial. E o Oficial da Policia Militar? Ah, esse depende de um julgamento chamado ‘ Conselho de Justificação’, realizado no Tribunal de Justiça Militar que deverá cassar sua carta patente. O porque da diferença? Eu não sei a resposta.

Por isso afirmo aos senhores que Delegados de Policia, Policiais Civis em geral, Soldados, Cabos e Sargentos, com certeza correm o risco de irem para presidio comum, Oficiais da Policia Militar não.

Chegou o momento das Policias se unirem pois hoje são os Policiais Militares, quem garante que amanhã não serão os Policiais Civis que serão jogados em presidios comuns?

A sociedade civil não pode permitir que tal fato aconteça, é um descalabro vergonhoso. Se Policiais Militares cometeram crimes talvez tal fato aconteça por falta de comando, por falta de vigilância e pelo senhor Secretário sempre afirmar que a Policia Militar é melhor que a Policia Civil. É como ter dois filhos e fazer distinção entre ambos.

Boa coisa nunca acontecerá. É necessário que se trate as duas Policias em igualdade de condições, embora seja meu entendimento que duas Policias é imbecilidade, Policia deveria ser uma só, com um ramofardado e um ramo investigativo sob o comando de um Delegado de Policia de carreira, como reza a Constituição Federal. Não se justifica num Estado Democrático de Direito uma Policia chamada de Militar, não vivemos mais na ditadura, em paises mais adiantados Policia Militar é a Policia do Exercito, da Marinha e da Aeronatutica que policia seu efetivo e não os civis.

Será que se colocando Policiais em presidio comum não se cometerá o mesmo erro da época da ditadura quando se misturava presos comuns e presos politicos? Com certeza teremos o mesmo resultado. Ou alguém duvida que o sentido de organização que tem o PCC veio de grupospoliticos dos anos 70 ?Eu não duvido.

Portanto sou absolutamente contra essa decisão tresloucada de se colocar Policiais em presidio comum, se for para fazer isso então que se acabe de vez com a prisão especial para quem quer que seja pois ou nos indignamos todos ou nos locupletemos todos.

 

João Alkimin

Um Comentário

  1. colocar policiais junto com crimonosos comuns = assumir o risco de produzir o resultado(morte, estupro e outros crimes hediondos).analisando o dolo eventual e o artigo 29 do código penal, muitos serão invetigados, na capital, pelo dhpp.

    a lei vale pra todos, cuidado sr.comandante, v.sa esta responsadendo uma ação popular , junto com serra e outros, no caso do retp turbinado. lembre-se que militares da america latina, foram, estão e serão julgados de acordo com a lei…

    Curtir

  2. O sentimento de dó não está para os policiais militares, que como o Comandante Camilo disse são bandidos, mas o medo dos policiais civis em perderem a oportunidade de irem para o Presídio da Polícia Civil.
    Na hora de tomar dinheiro, são mais ladrões do que os próprios, mas na hora de ir preso querem hotel 5 estrelas.
    Aproveitando o momento, o Secretário deveria pedir a mesma aplicação para os gatunos da Polícia Civil.

    Já imaginaram um ex-presidente de uma associação de delegados que tinha jaguar e o escambaul, puxando cadeia lá em Araraquara.

    Curtir

    • FLITADOR:

      Imaginou o ex-tenente Alessandro de Oliveira Rodrigues, aquele que matou três rapazes no carnaval de 1999, em São Vicente, cumprindo pena no Piranhão?
      Como ele poderia, na cadeia, estudar e advogar, né?
      Imaginou os belos exemplos de reserva moral Fleury Filho e Lilico, da mesma cepa do Marzagão e Ferreira Pinto, caso houvesse investigações sérias e efetivas condenações para agentes públicos, cumprindo pena em Avaré.
      Poderia dar uma centena de exemplos da pureza e integridade demonstrada por egressos do Barro Branco; todos de boa família como aquele nefasto Delegado.
      Mas não se cuida de defender os interesses dessas personalidades ( Ah, aquele tenentinho de merda era filho de Juiz, né? ), pois todos comprariam proteção e regalias em quaisquer prisões.
      Não venha aqui , como porta-voz do Camilo e do Pinto, fazer provocações gratuitas.
      A reserva moral do Estado – se é que algum dia exisitu – foi dissipada há muito.
      Aproveitando o momento, procure refletir sobre a proposta do seu Comandante.
      Tão hipócrita e falsa quanto o Welaton que ele usa.
      Apenas para “dar resposta” a Sociedade.
      Ele não quer mudar coisa alguma.
      Mas alguém tem que fingir pureza de propósitos e muito rigor.
      Ele cumpre bem tal papel.
      É o campeão do clichê.

      Curtir

  3. só um amador ou alguém de má-fé poderá compactuar com esse absurdo. viva a moral, a etica e o estado democratico de direito, abaixo os fascinoras e as “otoridades de plantão”…

    Curtir

  4. “passarinho que come pedra sabe o c.. que tem”

    Quer meter a mão, assuma o risco de ir para a cadeia comum…

    A regra está sendo dada, quem quiser correr o risco que o faça.

    Parabéns Comandante Camilo

    Curtir

  5. A CF/88 proíbe pena de morte, penas cruéis e degradantes. O Exmo. Comte. quer usar estas penas como aviso aos militares malfeitores. Atrás de um discurso baseado em gestão eficiente, direitos humanos e trololó existe coisa muito pior: letalidade exagerada, RETEP, função escrava-ilegal-delegada e opressão aos praças. A segurança pública paulista é dirigida por cowboys texanos. Viva San Escribá!

    Curtir

  6. ACHO QUE OS COMANDANTES DA PM, NO BRASIL , SÃO SEMELHANTES AO SERGIO CABRAL, OU SEJA, NÃO SÃO RESILIENTES…

    Pessoa resiliente é aquela que suporta o vuco-vuco numa boa e ainda tira vantagens disso,é alguém forte, flexível e que resiste bem às adversidades que encontra pelo caminho da etica e da moral.

    JÁ VI MUITO RESILEINTE EM PLANTÃO POLICIAL… OU ESTOU ERRADO????????????????

    PARA EXERCER UM CARGO PUBLICO, NO MINIMO, O SERVIDOR DEVERIA SER RESILIENTE.

    MANDAR BATER É FACIL, MANDAR COLOCAR JUNTO COM OUTROS BANDIDOS É FACIL, QUERO VER SER RESILIENTE.

    PALAVRA DA MODA “RESILIENTE”.

    Curtir

  7. O DIA QUE AS FORÇAS DE SEGURANÇAS FOREM COMANDADAS POR RESILIENTES, A PAZ REINARÁ… HOJE, ESTAMOS EM GUERRA… COMANDOS RETROGRADOS E NÃO RESILIENTE…

    Curtir

  8. QUANTO CUSTA UMA VAGA NO CR????????????????????????????????????????????????
    EXISTE TRAFICO DE INFLUENCIA NO CR?????????????????????????????????????????
    TEM ALGUM RESILIENTE NO COMANDO DE ALGUM CR????????????????????????????????

    Curtir

  9. Cowboy Texano???? Não está falando do delegado Mauro Marcelo que apareceu fantasiado na Veja.

    Aquele mesmo que chefiou a Abin por ser amigo do Lula e fez um monte de trapalhada e não durou nem meia hora.

    Curtir

  10. A Mais Querida do Pinto continua sendo prestigiada.

    Fonte: O Escrevinhador

    Sindicato protesta

    Repressão e violência da PM contra jornalistas

    publicada segunda-feira, 06/06/2011 às 10:16 e atualizada segunda-feira, 06/06/2011 às 10:00

    Por Pedro Pomar

    “A Polícia Militar é um resquício da Ditadura”. Assim se manifestou, em ato de desagravo realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em 31/5, o jornalista Fábio Pagotto, do Diário de S. Paulo, que foi agredido repetidas vezes por policiais militares enquanto cobria para o jornal a Marcha pela Liberdade de Expressão, ocorrida na capital paulista em 21/5. Nesta data, a PM espancou manifestantes, efetuou detenções arbitrárias, atirou bombas de gás lacrimogêneo em transeuntes e agrediu diversos jornalistas com socos, cassetetes, spray de pimenta, disparos de balas de borracha — até uma motocicleta da corporação foi propositalmente arremetida por um tenente contra Pagotto, causando esmagamento dos tecidos de sua perna direita.

    O repórter-fotográfico Osmar Bustos, correspondente do jornal Página 12 de Buenos Aires, foi atingido nas costas por balas de borracha. O repórter-fotográfico Vinicius Pereira, do Diário de S. Paulo, depois de ser empurrado contra uma parede e impedido de registrar cenas de violência contra manifestantes, recebeu no rosto um jato de gás de pimenta, disparado à queima-roupa por um PM, que imediatamente repetiu o gesto com outro jornalista. Bustos e Pereira compareceram ao ato no Sindicato dos Jornalistas, e, como Pagotto, descreveram em detalhes as cenas de violência gratuita que presenciaram e as agressões de que foram vítimas.

    O repórter Osmar Bustos mostra o efeito das balas de borracha da PM paulista
    Segundo relato de Izabela Vasconcelos, do Comunique-se, também foram agredidos Felix Lima (Folha.com), vítima de spray de pimenta, Márcia Abos, de O Globo, golpeada pelo escudo de um policial, e Ricardo Galhardo, do portal iG, atingido por estilhaços de uma bomba de efeito moral. Posteriormente, Márcia, Galhardo e Pagotto registraram boletins de ocorrência.

    Como bem disse o colega, as Polícias Militares são uma herança do regime militar, que as criou na década de 1970 como forças antimotim, exatamente para reprimir os movimentos sociais organizados e eventuais rebeliões populares. Em São Paulo, a PM substituiu a antiga Força Pública, e com o passar dos anos se tornou uma das mais violentas do país. Mas não parece mera coincidência que os episódios recentes de maior truculência da PM contra manifestações populares tenham sido registrados nos governos encabeçados por Geraldo Alckmin (PSDB).

    Reproduzo, a seguir, a Carta Aberta sobre a violência da PM contra jornalistas, aprovada no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo ao final do ato de 31/5 e enviada a autoridades do executivo, legislativo e judiciário e à OAB:

    A liberdade de expressão e de imprensa são bens essenciais para o pleno funcionamento da Democracia. Nesse sentido, o trabalho dos profissionais de imprensa deve ser entendido como parte integrante do sistema de direitos que o Estado tem o dever de proteger.

    Amplamente divulgada e convocada, a Marcha pela Liberdade de Expressão (ou “Marcha da Maconha”, como chamada por alguns), realizada em 21 de maio, era um fato jornalístico que exigia ampla cobertura da imprensa. Essa situação era de conhecimento dos agentes públicos, principalmente dos policiais escalados para acompanhar a manifestação. Portanto, a conduta destes agentes foi inaceitável, pois, deliberadamente, agrediram jornalistas, chegando ao absurdo de alvejar um profissional pelas costas com dois tiros de balas de borracha, além do atropelamento proposital de outro e agressões generalizadas a outros repórteres.

    Infelizmente, não é a primeira vez que autoridades agridem jornalistas em manifestações públicas. O que a sociedade testemunhou neste episódio foi a atuação do governo estadual e da prefeitura agindo de forma contrária aos interesses democráticos pelos quais gerações de brasileiros lutaram. A imprensa se faz presente nesses eventos para cumprir seu dever de informar o cidadão. Se o poder público tenta impedir por meios violentos a livre divulgação da informação, pratica censura.

    Tendo em vista a celebração do Dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho, data da circulação da primeira edição do jornal Correio Braziliense, em 1808, os presentes ao Ato Contra as Agressões aos Jornalistas, realizado no auditório Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, exigem do governo do Estado rigorosa investigação e punição dos agentes envolvidos nesta agressão vergonhosa. Também solicitamos às autoridades judiciárias e legislativas a salvaguarda necessária para que a imprensa possa exercer sua função de informar a sociedade. Basta de truculência por parte do Estado contra os cidadãos. É intolerável que a Polícia Militar continue utilizando os mesmos métodos da ditadura.

    TRT-SP afronta o direito de greve
    O Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo volta a afrontar o direito de greve ao exigir que ferroviários, metroviários e motoristas de ônibus mantenham em atividade, durante o movimento paredista, 80% das composições e da frota, respectivamente, e impor elevadas multas em caso de descumprimento. O direito de greve, previsto na Constituição Federal, é assim pisoteado por um tribunal de segunda instância.

    Pedro Pomar é jornalista, editor da Revista Adusp e doutor em ciências da comunicação.

    Curtir

  11. País de mérda = povo de mérda = polícia de mérda(Policia Militar = ABERRAÇÃO)

    Curtir

  12. O Cowboy, brinca de polícia, de costas para a população, colocando-se em primeiro, mas visto por todos como o último, sentido´-se o melhor, mas visto como ridículo. O mal da Polícia Civil, ou um deles, é o recrutamento do pessoal, ou seja a péssima seleção que faz, em alguns casos, justamente com aqueles que vão ser notícia(faz lembrar o jingle que tocava no rádio, na época do Paulo Egydio/Erasmo Dias, que motivava o policial,principalmente os de plantão, sem lanche, sem ar condicionado, sem vale transporte, e, em determinada época, sem 13 salário)

    Curtir

  13. PM=PC= SERVIDORES MAL PAGOS QUE EM VEZ DE SE UNIR CONTRA AQUELE QUE LHE AVILTA OS SALÁRIOS E QUE NAO LHE DA VOZ (LEIA-SE GOVERNO) FICAM SE OFENDENDO POR MEIO DE POSTS, ACORDEM!!! QUE A MEDIDA DO CEL CAMILO POE EM RISCO A VIDA DOS POLICIAIS ISSO É VDD, POREM MAIS PERIGOSO Q ISSO É O PERIGO DO RECRUTAMENTO DESTES PARA O CRIME (MAIS) ORGANIZADO E POSSIVEL
    “TREINAMENTO” DOS DEMAIS DETENTOS PELOS POLICIAIS PRESOS COMO FOI POSTADO AGORA POR JOAO ALKIMIM E ANTERIORMENTE POR MIM E POR OUTROS ISSO VAI TORNAR O COMBATE AO CRIME CADA VEZ MAIS DIFICIL!!! UNAM-SE

    Curtir

  14. Esses também deveriam ir para a cadeia.

    Ladrão é ladrão!!!

    Que vá pedir seguro para o diretor da cadeia!!!

    Ô seu secretário, fale com o Secretário Lourival Gomes e arrume umas vaguinhas para as ratazanas no sistema prisional, começando pelos delegados…

    Naquela lista de 800 investigados deve sair alguém escoltado num caminhão da SAP.

    Só para refrescar a mamória.

    06/12/2005 – 09h11
    Ex-chefes da polícia são condenados à prisão em São Paulo
    PUBLICIDADE
    ALEXANDRE HISAYASU
    da Folha de S.Paulo

    A Justiça de São Paulo condenou dois ex-delegados-gerais –principal cargo da Polícia Civil– a 16 anos de prisão por crime de peculato (quando o funcionário público se apropria de dinheiro público). Eles podem recorrer da decisão.

    Álvaro Luz Franco Pinto e Luiz Paulo Braga Braun ocuparam o cargo nos governos Orestes Quércia (1987-1990) e Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994).

    Também foram condenados o delegado João Capezutti Neto; os ex-funcionários da Secretaria da Segurança Pública Reginaldo Passos e Acácio Kato e o diretor da empresa Construdaotro, Celso Eduardo Vieira da Silva Daotro.

    A condenação se refere à construção de uma delegacia, na cidade de Barão de Antonina (364 km de São Paulo), em que foram desviados cerca de US$ 657 mil, segundo a sentença proferida pelo juiz Edison Aparecido Brandão, da 5ª Vara Criminal.

    Os três delegados informaram que irão recorrer da decisão, pois afirmam ser inocentes. Braun e Netto continuam trabalhando e Pinto está aposentado.
    Passos, Kato e Daotro não foram localizados pela reportagem. No processo, eles alegaram que os procedimentos foram legais.

    De acordo com denúncia do Ministério Público, os réus se envolveram em um esquema de fraude em licitações e desvio de dinheiro para a construção de cerca de 120 delegacias e cadeias públicas no interior de São Paulo.

    Ainda tramitam cerca de 80 processos em varas criminais de São Paulo para apurar o suposto desvio de verbas de outras obras. O valor total do desvio, segundo o Ministério Público, seria de US$ 100 milhões a US$ 150 milhões. Outros 40 casos (entre processos e inquéritos) já foram arquivados.

    Investigação

    Segundo a procuradora de justiça Iurica Okumura, as licitações consideradas irregulares eram feitas por meio de carta-convite. “As empresas eram convidadas a participar da licitação. Em tese, ganhava aquela que apresentava menor preço.”

    As investigações apuraram que sempre as mesmas empresas ganhavam a licitação.

    “Um departamento da Delegacia Geral [Deplan] fazia a planilha de preço da obra com base nos valores de 1990. No entanto, o valor pago era o de 1991. Como, na época, havia período de inflação alta, a diferença de preço chegava a 1.000%”, afirma Iurica.

    Nenhum contrato passou pela consultoria jurídica do Estado –procedimento padrão em licitações–, segundo a procuradora.

    Iurica disse que algumas obras pagas pelo Estado não foram concluídas, apesar de terem certificado de entrega. Para outras construções, as empresas usavam um “preço padrão”.

    “Temos casos em que a empreiteira cobrava o mesmo valor de uma delegacia de 800 m2 para construir outra de 167 m2. Outro fato era que as empresas eram da capital e as obras, no interior. O deslocamento do maquinário e de mão-de-obra elevava muito o custo”, disse Iurica.

    Demora

    A maioria das licitações ocorreu entre 1991 e 1993. As investigações da Polícia Civil começaram na primeira gestão do governador Mário Covas (morto em 2001), que foi de 1995 a 1998.

    Para cada obra suspeita, foi instaurado um inquérito. Na fase processual, segundo a procuradora, as investigações da polícia eram encaminhadas a promotores diferentes. “Isso fez com que muitos casos fossem arquivados, porque nem todos os promotores tinham conhecimento do caso.” Em 2000, ela e mais duas promotoras foram designadas para cuidar das investigações.

    Além disso, os ex-delegados-gerais tinham direito a foro privilegiado, o que obrigou o processo a tramitar somente pela 2ª instância. Em setembro de 2005, o direito foi cassado pelo STF e o processo voltou para as varas criminais.

    Outro lado

    O ex-delegado-geral Luiz Paulo Braga Braun disse à Folha que não participou diretamente do processo de licitação para a construção das delegacias e cadeias públicas do interior do Estado.

    “As autorizações de pagamento de obras assinadas por mim tiveram como base laudos técnicos de engenheiros do Estado”, disse.

    O advogado Paulo Esteves, que defende Braun e o ex-delegado-geral Álvaro Luz Franco Pinto, informou que irá recorrer da sentença condenatória. “Em todos os processos em andamento há inexistência de provas”, disse. Esteves lembrou que cerca de 40 casos já foram arquivados.

    Os deputados federais Luiz Antonio Fleury Filho (PTB) e Michel Temer (PMDB) foram testemunhas de defesa de Braun e Pinto. Fleury era secretário da Segurança do governo Orestes Quércia (1986-1989). Temer assumiu o cargo quando Fleury foi eleito governador. Ambos tinham os réus como seus subordinados.

    O delegado João Capezutti Neto negou as acusações e disse que irá recorrer. “Tenho quase 50 anos de carreira policial. Nunca tive nada que desabonasse a minha conduta profissional.” Neto disse que todos os documentos tinham “presunção de legalidade”, pois eram assinados por técnicos e engenheiros do Estado.

    A Secretaria da Segurança, por meio de nota oficial, informou que a sentença será juntada ao procedimento administrativo na Corregedoria da Polícia Civil, mas não será aplicada a Via Rápida, na qual um policial pode ser demitido em pouco tempo. Isso porque a Via Rápida existe desde 2002 e o caso se refere a fatos de 1991.

    Curtir

    • Deveriam , verdade. Aliás, cansamos de escrever sobre eles aqui no Flit. Basta pesquisar e conferir.
      JUntamente com os Comandantes que participaram das fraudes para aquisição de equipamentos daquela empresa Israelense; os equipamentos para os Bombeiros, inclusive.
      Não foram para a cadeia pois eram subalternos na quadrilha então instalada; capitaneada por dois capitães…Hehe!
      Capitão Fofão e Capitão Lilico.
      Ladrão é ladrão.
      Mas o ladrão de caixa eletrônico é inofensivo comparado aos ladrões da Nossa Caixa, Banespa, etc.

      Curtir

  15. Esses também deveriam ir para a cadeia (Álvaro Luz Franco Pinto, Luiz Paulo Braga Braun e João Capezutti Neto).
    Ladrão é ladrão!!!
    Que vá pedir seguro para o diretor da cadeia!!!
    Ô seu secretário, fale com o Secretário Lourival Gomes e arrume umas vaguinhas para as ratazanas no sistema prisional, começando pelos delegados…
    Naquela lista de 800 investigados deve sair alguém escoltado num caminhão da SAP.
    Só para refrescar a memória.

    Mesmo sofrendo moderação, tento colocar uma homenagem feita pela ADPESP ao seu ilustre Delegado Geral Álvaro Luz Franco Pinto.

    23/04/2007 – Conselho recebe ex-Delegados Gerais

    O Presidente da ADPESP, Sergio Marcos Roque, esteve presente em 11 de abril, no almoço do Conselho da Polícia Civil, quando o Delegado Geral de Polícia Mário Jordão Toledo Leme e o Conselho homenagearam os Ex-Delegados Gerais de Polícia “É com muito orgulho e satisfação que recebemos os senhores aqui, nossos companheiros, colegas, sempre Delegados gerais, que fizeram muito pela Polícia Civil de São Paulo. A seu tempo e dentro das suas possibilidades, cada um de vocês construiu essa grande instituição”, disse Mário Jordão.

    Estiveram presentes ao evento da DGP os colegas Walter de Moraes Machado Suppo, Delegado Geral de março de 1971 a março de 1975; José Oswaldo Pereira Vieira, Delegado Geral de setembro de 1984 a fevereiro de 1986; Abrahão José Kfouri Filho, Delegado Geral de fevereiro a setembro de 1986; Álvaro Luz Franco Pinto, Delegado Geral de julho de 1991 a abril de 1994; Antonio Carlos de Castro Machado, Delegado Geral de janeiro de 1995 a abril de 1997; Luiz Paulo Braga Braun, Delegado Geral de abril de 1997 a fevereiro de 1999; Marco Antonio Desgualdo, Delegado Geral de fevereiro de 1999 a janeiro de 2007, e o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo Sérgio Marcos Roque.

    Curtir

    • A homenagem não foi feita pela ADPESP, apenas o dr. Sérgio Marco Roque lá esteve para as fotografias e iniciar a campanha para reeleição, em dezembro daquele ano. Tratando-se de homenagem a ex-Delegados Gerais incabíbel a exclusão de Álvaro e Braga Braun.
      Entre os presentes identifico apenas DOIS LADRÕES. Apesar de condenado por peculato não é merecedor de tal tratamento. Verdadeiramente, dinheiro nunca aceitou. Mas quem concorre de qualquer forma para o crime, especialmente quando tem o dever de impedir, peculatário é. Seus motivos: jamais saberemos. A razão de ser nomeado para o cargo de DGP, em 1997, foi puramente estratégica, acertada pelo ex-vice governador Aloísio Nunes ( já no PSDB ).
      Não foi uma forma de reconhecimento: foi chicana jurídica. Não nos esqueçamos de que o dinheiro desviado engordou o caixa de campanha do PMDB, beneficiando diretamente a campanha de políticos que paulatinamente migraram para o PSDB.

      Ganhou foro privilegiado; assim arrastando todos os processos para o Tribunal de Justiça. Por tempo mais do que suficiente para a prescrição de muitos deles.
      Morreu pobre, doente e completamente amargurado.

      Curtir

  16. EU ESTIVE LA BEM EM FRENTE AO PEPC,COM A MINHA VERANEIO BLOQUEANDO
    A SAIDA COM OS PNEUS ARRIADOS,NÃO SE OUVIA UM BARULHO COM O RISCO
    DE HAVER UMA TRAGEDIA,A SITUAÇÃO SO FICOU SOBRE CONTROLE QUANDO VEIO A ORDEM DE SUSPENÇÃO DAS TRANFERENCIA.
    EM TEMPO O MAJURA QUE ERA O MEU DIRETOR TENTOU O SUICIDIO A UNS ANOS ATRAZ

    Curtir

  17. se em 2010, ocorreram 500 demissões publicadas pela SSP,250 delas eram da dupla Reginaldo Passos e Acácio Kato(este engenheiro), eles têm demissões até a 40.a geração

    Curtir

  18. JUNTA TODOS PC. E MIKE EM UMA CADEIA SO NÃO IMPORTA A CLASSE
    QUERIA VER ESSES BABACAS DE ESTRELAS LAVAR PRIVADA MAJURA
    QUANDO VAE PRA NOSSA COME JUNTO SE VACILAR DANCA ESSES BOSTAS QUEREM
    IR PRO COMANDO. PAPAIZINHO PROTEGE

    Curtir

  19. Bombeiros do Rio

    Carlos Giannazi (PSOL) disse que está perplexo com a atitude do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, diante das manifestações do corpo de bombeiros. Para o parlamentar, é um movimento justo, devido ao baixo salário e as más condições de trabalho que a categoria enfrenta. Ele criticou a decisão do governador de envolver o Bope na desocupação do quartel dos bombeiros. “Segundo pesquisas, essa é a profissão de maior credibilidade do país e eles estão sendo tratados como vândalos”. O deputado comunicou que toda a bancada do PSOL, em São Paulo, Rio de Janeiro e no Congresso está apoiando a manifestação. (DV)

    Bombeiros do Rio 2

    “Quais as diferenças entre a postura do governador Sérgio Cabral e Geraldo Alckmin? Ambos tratam com insignificância o grave problema do salário dos policiais e bombeiros”, disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado ressaltou que São Paulo só não está na mesma situação porque falta uma liderança para comandar manifestações como a da capital fluminense. Gomes lamentou a prisão dos 450 membros da corporação, devido ao protesto, e explicou que lei penal militar é extremamente rigorosa, e deve levar à expulsão de muitos dos detidos. “Mas o motivo que os levou a fazer isso não vai ser levado em consideração”, reclamou. (DV)

    Tolerância zero

    Jooji Hato (PMDB) relembrou projetos de lei de sua autoria, ainda quando vereador, como a lei seca e a lei que proíbe carona na garupa das motos. O deputado disse que o conjunto desses projetos representa medidas de tolerância zero, o que, para ele, falta no Rio de Janeiro. Hato contou que chegou a mostrar seus projetos ao ex-governador Anthony Garotinho, e sugeriu que Sergio Cabral economize recursos para poder pagar salários melhores aos policiais militares, civis e aos bombeiros. “A corporação que vive nos protegendo merece ser atendida”, disse. “Precisamos mudar o país, nem que para isso tenhamos que bater na mesma tecla”. (DV)

    Contra as drogas

    José Bittencourt (PMDB) comentou a atuação da igreja Assembleia de Deus, que em ações efetivas tem procurado atingir o objetivo de combater o uso de drogas, através de cursos de capacitação e multiplicação do sistema de prevenção. Elogiou o programa Ser Livre , criado e lançado pela Polícia Civil de Goiás, em 23/1/2011, que pretende reforçar a luta contra o uso de drogas. Bittencourt informou que o delegado-geral da Polícia Civil assinou um termo de parceria com o presidente da Convenção Estadual das Assembléias de Deus, Oidis José do Carmo, em Goiânia, para envolver a sociedade nesse combate à disseminação de entorpecentes. (DV)

    Rio de Janeiro e São Paulo

    Para Edson Ferrarini (PTB) a situação do Rio de Janeiro é vergonhosa, assim como o salário dos policiais e militares. Ferrarini acusou o governo, tanto do Rio como o de São Paulo, de desqualificar seus policiais militares. “E com a rígida legislação militar, eles não podem parar, fazer greve nem por um dia”, explicou o deputado. E complementou dizendo que por isso eles não têm a atenção que merecem: “O metrô fica paralisado dois dias e correm para atender suas reividicações; imagina se a polícia parasse por um dia. Mas isso não pode acontecer”. Ele pediu que Alckmin envie com urgência para a Casa proposta de salários para a polícia. (DV)

    PEC 300

    Contrariando “certos grupos políticos que não têm interesse na aprovação da PEC 300”, Olimpio Gomes (PDT) afirmou que esta proposta, que cria um piso nacional para os policiais e bombeiros militares, “é absolutamente constitucional”. Gomes ainda comentou que apenas o PT e o PSDB não indicaram seus representantes para compor a comissão especial que votará a PEC 300. Ele ainda disse que a TV Alesp tem transmitido sua programação sem áudio ou sem imagem, entre outros problemas, em diversos municípios e pediu que o problema na transmissão seja resolvido. (DK)

    Curtir

  20. O nobre João Alkimim sempre preciso em suas palavras e no ponto de vista. Pena que o senhor não está na Secretaria de Segurança Pública. Se estivesse consertaria aquele teatro de horrores e maldades praicados contra aqueles que EFETIVAMENTE defendem diretamente a sociedade.

    Curtir

  21. Mais umas lembranças…
    Aos puros e ao mais puro ainda, João Alckimin, que se estivesse na Secretaria iria moralizar a Polícia Civil.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ladrão que rouba ladrão não deveria ter 100 anos de perdão (Abadia que o diga!)
    A notícia traz que eram mais de 150 policiais investigados.
    Só para refrescar a memória!?!?!?! vai mais uma notícia.

    MP denuncia nove delegados por fraude em licitação
    POR FERNANDO PORFÍRIO
    O Ministério Público de São Paulo apresentou à Justiça, nesta segunda-feira (22/11), denúncia sobre devassa nos contratos de emplacamento e lacração de carros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A denúncia envolve 22 pessoas acusadas dos crimes de fraude em licitação e formação de quadrilha. Entre os acusados estão nove delegados de polícia. A denúncia foi encaminhada à 8ª Vara Criminal da Capital.
    O Ministério Público pede que todos os servidores públicos, inclusive os delegados de polícia, percam os cargos. A denúncia se baseia em investigação conduzida pela Corregedoria da Polícia Civil. A investigação aponta indícios de dez tipos de crimes envolvendo 162 delegados da Polícia Civil. Este é o caso com o maior número de delegados investigados na história da Polícia Civil paulista.
    De acordo com o Ministério Público, o então diretor do Detran, delegado Ivaney Cayres de Souza, e outros dois delegados nomeados para dirigir o Pregão 20/2005 violaram seu dever para com a Administração Pública e concorreram para os crimes de fraude em licitação. Segundo a denúncia, os delegados “se omitiram no dever legal de cuidado para que a fraude não fosse perpetrada, quando deviam e podiam agir para evitar o resultado”.
    Outros seis delegados são acusados pelos mesmos crimes, cometidos, segundo a denúncia, durante o período em que cada um exerceu o cargo de gestor de Contratos, concorrendo para a fraude na execução do acordo.
    O Pregão foi publicado em dezembro de 2005 para a contratação de empresas que iriam fornecer e estocar placas e tarjas de identificação de veículos automotores. As empresas vencedoras prestariam serviço de mão-de-obra para emplacamento e lacração em todas as unidades do Detran no estado.
    O resultado da licitação saiu em janeiro de 2006. A empresa Centersystem Indústria e Comércio Ltda venceu o lote 10, que envolvia a área da capital paulista. Uma outra empresa, a Cordeiro Lopes, saiu ganhadora dos outros nove lotes, compreendendo todos os outros municípios do estado.
    “Deve-se ressaltar, porém, que os sócios de todas as empresas envolvidas usaram de meio fraudulento para se beneficiarem do objeto da licitação”, destaca a denúncia oferecida pelo Ministério Público. Outras três companhias participaram do processo licitatório: Casa Verre Indústria e Comércio Ltda, Maxi Placas Indústria e Comércio Ltda e Comepla Indústria e Comércio Ltda.
    Seis pessoas são acusadas de se associarem em quadrilha para cometer os crimes de fraude em licitação. No relatório final enviado ao Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), a Corregedoria da Polícia Civil diz terem sido desviados R$ 11,9 milhões de janeiro de 2008 a julho de 2009. A fraude, no entanto, pode chegar a R$ 40 milhões, já que teria começado em 2006.
    Determinada pelo secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, a devassa descobriu a fraude na execução dos contratos de emplacamento de maneira simples. Comparou os números de carros que as empresas contratadas para o serviço enviavam ao Detran, e que eram usados para liberar os pagamentos, com o número de emplacamentos efetivos registrados na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
    O relatório de 129 páginas do inquérito, feito pelo delegado Luiz Antônio Rezende Rebello, conclui que a empresa Cordeiro Lopes inchava os números e tinha seus relatórios referendados pelos delegados.
    Rebello diz que a licitação foi fraudada por meio de empresas laranjas, para simular a concorrência. As vencedoras do pregão ofereceram preços de R$ 2,50 e R$ 4,50 para fornecer placas comuns, quando o custo de produção delas era de R$ 26.
    “Como inexiste milagre nas leis que regem o mercado, a diferença era paga pelo consumidor”, diz o documento. O consumidor seria persuadido pelas empresas a adquirir placas especiais por até R$ 60, sob a alegação de que as placas comuns (mais baratas) estavam em falta.
    Entre os delegados investigados estão dois ex-diretores do Detran: Ivaney Cayres de Souza (2006) e Rui Estanislau Silveira Mello (2007 a 2009). Ambos negaram, em depoimento, participação nas fraudes e irregularidades. Mello disse que sua gestão sempre “foi pautada pela moralidade, legalidade e eficiência”.
    No caso de Rui Estanislau, o Ministério Público mandou apartar da denúncia o material envolvendo o delegado, e o entregou de novo à Corregedoria para mais investigações.
    São investigados outros 19 delegados do Detran e 141 que dirigiram 100 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que lideram as suspeitas de fraudes. O relatório foi entregue ao Ministério Público estadual na semana passada. Os crimes atribuídos aos investigados são: fraude em licitação e na execução de contratos, sonegação fiscal, falsificação de documentos, peculato, corrupção ativa e passiva, prevaricação, advocacia administrativa e formação de quadrilha.

    Curtir

    • FLITADOR:

      Esse dinheiro – a grande parcela – ajudou a engordar a campanha de Geraldo e Serra em 2006.
      Com a ajuda das personalidades acima Serra foi eleito governador; por consequencia, em 2010, nos deixou de herança o Alkmin e o Pinto.
      Quem concorre para desvio de verba para engordar cofres de políticos deveria ser FUZILADO.
      Pior: tenho que aturar porta- voz do Governador, do Ferreirinha e Camelinho aqui no Blog.
      Não serão demitidos;, não serão condenados criminalmente. Serão prestigiados e futuramente estarão ocupando cargos relevantes.
      Trata-se de um sacríficio de quadros providencial para a retirada do DETRAN da Polícia Civil.
      Vamos falar a lingua da realidade: HONESTO NÃO OCUPA CARGO DE SECRETÁRIO DE SEGURANÇA.

      Curtir

  22. “Morreu pobre, doente e completamente amargurado”

    Pô os amigos do Conselho e da Corró não perdoaram nem o velhinho?!?!?!?!?!

    Os caras são zoião!

    O Presídio da Polícia Civil deixou de ser especial. É isso que está incomodando? Pede pro amigão Campos Machado mandar um requerimento pro Governador mudar o nome, pois aí fica melhor, inclusive com padrão de resort caribenho, para os Di Rissio, Pórrio, Youssef, Ivaney, e outros da vida não perderam a qualidade de vida.

    Curtir

  23. Ao FLITADOR
    pelos seus comentários já se percebe que seu conhecer jurídico é pífio,nulo, tão notável quanto o valor diploma jurídico que é fornecido pelo barro branco. Nós policiais, civis ou militares não temos presidios especiais(romão gomes e pepc)porque somos lindos anjos de olhos azuis, temos porque a legislação determina que a guarda do preso(qualquer que seja),sua integridade fisica e saúde, deve ser resguardada pelo estado, sob pena de responsabilidade por parte deste, inclusive quanto a indenizações.
    Ladrões, corruptos,maus policiais, tanto cá quanto lá, há.Devem ser rigorosamente punidos,exonerados e trancados, mas dentro do limite da lei.
    agora essa sua admiração exacerbada, quase beirando a sentimentos pederastas pelo seu comandante geral me deixam intrigado, será que ele não recebia o retp boeing(no mínimo apropriação indébita do erário), será que ele nunca usou viatura pra serviços particulares(peculato de uso), nuca deu uma ordem ilegal aos seus subordinados(abuso de autoridade). se ele nunca fez nada disso, então amigo, ele não serve na pm paulista, porque na pm paulista, quando ele é aspirina do barro brano ele acha que é Deus, quando ele saí tampinha de fanta ele passa a ter certeza de que é o Criador.
    Mas a cara de voces é fazer bico na padaria ´pra comer coxinha de graça.

    Curtir

  24. comer cochinha e reclamar que o refli ta quente
    ó turminha braba,não aprende.
    puxa saco piolho e pulga da em todo lugar

    diploma tambem se escreve em papel fanchone

    Curtir

  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e mais um pouquinho de kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Por essas e outras que o Deputado Marcelo Itagiba propôs em Brasília o fim das prisões especiais, para que uma corja de safados sejam punidos por suas condutas e não se vejam em hotelarias de luxo.

    Caro Dr Guerra, concordo completamente que quem concorre desvio de verbas para encher cofres de políticos deveriam ser “fuzilados”. Não temos diferença quanto a isso, quem fez correu o risco.

    Não sou porta-voz de ninguém, nem tenho amizades com ninguém, muito menos trabalho em lugar que possa ser dito bom (muito pelo contrário), falo por mim, e após ler críticas e mais críticas sobre policiais militares, atesto que do lado de vocês não tem santo, nem puritanos como alguns apregoam. Não vi e não vejo problemas na iniciativa do Cel Camilo, pois quem é honesto não deve temer, mas quem tem rabo preso, tem que xingar, espernear, fazer pressão política.

    Isso depende de uma decisão do Tribunal, e aos bons policiais mal não trará, porém aqueles que estavam vendo apenas vantagens, que continuem tentando a sorte.

    Na mesma medida, se implementada na Polícia Civil, apenas valorizaria os bons policiais, pois quem não deve não teme, mas quem está com o rabo preso e enrolado, tem que temer.

    Curtir

  26. Tem puliça com medo de dormir no boi…

    Preocupado em dar cigarro pra ladrão pra dormir no colchonete…

    Inversão de papéis.

    Curtir

  27. Bem, eu acredito. A crítica e retorsão é direito seu; obrigação nossa de respeitar.

    Mas, em relação a PM, a nossa postura, depois de refletir sobre o RETP, será apenas replicar aquilo que a grande imprensa noticiar. Troca de insultos e provocações como aquelas ocorridas noutras oportunidades, naquilo que depender do Blog não serão repetidas. Aliás, aquele material “bastante construtivo” ; para o qual contribuimos 90%, foi para o lixo.
    Não está no Blog; nem na Net.
    O Governo prefere retirar de vocês a estender aos demais.

    Mas, de qualquer forma, quanto a prisão, não admirei a postura do Comandante da PM.

    Curtir

  28. Gozado este flitador,
    tá com cara de oficial coxinha.
    E pra oficial coxinha também vão tirar a cadeia especial?
    Se é que existe algum oficial coxinha preso…ainda.
    AQUELES OFICIAIS QUE FORAM FLAGRADOS COM A MÃO NA BUTIJA EM GUARULHOS RECEBENDO DE MAQUINEIROS VÃO PRA ALGUM CDP?
    SE DEPENDER DA CORRÓ DA PM VÃO CHEGAR A COMANDANTE GERAL, DIRETORES DA DEFESA CIVIL, DE ALGUMA SUBPREFEITURA.
    AQUELE CORONEL CAÇADOR DE CORRUPTOS QUE FOI FUZILADO NA ZN COM 2 MILHAS NA CONTA-CORRENTE E MAIS 750 NO AP. ESTAVA SENDO INVESTIGADO PELA CORRÓ DA PM E IA SOBRAR ATÉ PRA MOTOROLA? TODO MUNDO IA PRA CADEIA?
    AQUELE CORONEL QUE COLOCOU A REFÉM NO CATIVEIRO EM SANTO ANDRÉ. Já tá no cdp? ou só os praças?

    Curtir

  29. SOU CONTRA VIOLÊNCIA,O PRESÍDIO ROMÃO GOMES É UM PRESÍDIO MODELO, QUE EDUCA E RECUPERA,DEVEMOS NÓS CONHECEDORES DA LEI DEVEMOS CONSERVAR O QUE É BOM PARA O BRASIL,NÃO CRIAR PENA DE MORTE,MEUS PARABÉNS AO SENHOR JOÃO ALQUIMIN,GRAÇAS A DEUS TEMOS PESSOAS QUE RACIOCINAM,QUANTO A NOSSA IMPRENSA QUE QUASE SEMPRE VIOLAM O DIREITO A PRIVACIDADE ISTO SIM É FRUTO DA DITADURA QUE VIVEM DE DESGRAÇA DA SOCIEDADE,GRAÇAS A DEUS, NÃO SÃO TODOS PROFISSIONAIS DE PÉSSIMA QUALIDADE,JORNALISTA ANCORAS DE DESGRAÇAS,QUE RIDICULARIZA O SER HUMANO SEM O MINIMO AO RESPEITO.NÃO DEVEMOS CAUSAR A MORTE MAS SIM RECUPERAR O SER HUMANO E ASSIM TERMOS UMA SOCIEDADE MAIS FRATERNA, DIGNA DE EXEMPLO.A GOSTARIA DE LEMBRAR OS SENHORES QUE POLÍTICOS E PESSOAS DE CARGOS AUTOS NO BRASIL NÃO SÃO PRESOS SÓ INDICIADOS E INVESTIGADOS # DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA,QUE JÁ SÃO VÁRIOS CONDENADOS E PRESOS.LÁ A CORTE TRABALHA FINAIS DE SEMANA E SÃO ACORDADOS A NOITE# DO BRASIL, ISSO SIM TEMOS QUE MUDAR, NÃO FICAR VIOLANDO DIREITOS HUMANOS OU FAZER APOLOGIA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS,MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS AOS HOMENS DE BENS DESTE PAÍS.

    Curtir

  30. NESTE PAÍS PESSOAS DE BEM NÃO SE BICAM COM O GOVERNO,QUE MUITAS VEZES SÓ DÃO O DIREITO E CUMPREM A LEI COM PROCESSOS, E ASSIM ENVERGONHAM A NAÇÃO,E CAUSAM UMA PÉSSIMA IMAGEM DO BRASIL, QUE AFUGENTAM INVESTIDORES, CAUSANDO DESIMPREGOS E DANDO UM PREJUIZO ENORME AO PAÍS, IMPATRIOTAS,ESCRAVOS DO DINHEIRO,ESCRAVO DO PARTIDO,UMA FRASE QUE EU SEMPRE DIGO “A CADEIRA DO PODER É A RESIDÊNCIA DO CRIMINOSO IMPOTÊNCIAL” NÃO DEVEMOS COMPACTUAR E NEM VOTAR NESTES VERMES,QUE SOBREVIVEM DA DESGRAÇA DE CIDADÃOS HONESTOS QUE TRABALHÃO ALIMENTAM SUAS FAMILIAS COM HONRA, MAIS UMA VEZ PARABÉNS AOS HOMENS DE BEM DESTE PAÍS.

    Curtir

  31. Esse flitador é um fanfarrão de m. kkkkk hilário, oficial.
    Toma cuidado ele e o próprio Camelo, ops Camilo, pois podem passar uns dias em Tremembé, na p-2, pelo peculato do dinheiro do povo paulista, deixa esse psdbosta sair do poder pra ver.

    Curtir

  32. A RAZÃO MAIOR DA EXISTÊNCIA DA POLÍCIA MILITAR ATÉ OS DIAS DE HOJE, EM PLENO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, COMO SE COSTUMA DIZER, É A MANUTENÇÃO DAS REGALIAS E PRIVILÉGIOS DOS OFICIAIS.

    A SOCIEDADE PAGA UM ALTÍSSIMO PREÇO POR ISSO E NÃO SE DÁ CONTA:

    _ É COMUM VERMOS POLICIAIS MILITARES, EM PLENO HORÁRIO DE SERVIÇO, JOGANDO FUTEBOL NOS QUARTÉIS, FAZENDO COOPER, ALÉM DE OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS, ENQUANTO A POPULAÇÃO FICA À MERCÊ DA MARGINALIDADE;

    _ PMS, PARA MERO DELÍRIO DE SEUS COMANDANTES, SÃO SUBMETIDOS, DURANTE HORAS, A ORDEM UNIDA, ENQUANTO A POPULAÇÃO FICA À MERCÊ DA CRIMINALIDADE;

    _ NA PM, O POLICIAL QUE REALMENTE COMBATE O CRIME É O PATRULHEIRO E ESSE É O MENOS VALORIZADO DENTRO DA CORPORAÇÃO, SENDO CONSTANTEMENTE PERSEGUIDO E PUNIDO;

    _ O CARÁTER MILITAR DA INSTITUIÇÃO É MUITO MAIS EVIDENTE QUE O CARÁTER POLICIAL;

    _ MUITOS POLICIAIS MILITARES FICAM AQUARTELADOS, EXERCENDO FUNÇÕES BUROCRÁTICAS E ADMINISTRATIVAS, ENQUANTO A POPULAÇÃO FICA À MERCÊ DA MARGINALIDADE

    COM TODO RESPEITO AOS BONS POLICIAIS MILITARES: POLÍCIA PREVENTIVA, OSTENSIVA HÁ DE SER MAIS EFICIENTE E PRESENTE SE TIVER CARÁTER CIVIL. MILITARES SÃO TREINADOS PARA A GUERRA E, EVENTUALMENTE AUXILIAM OU SOCORREM A POPULAÇÃO EM CASOS DE CALAMIDADE.

    Curtir

  33. A verdade é uma só. A doutrina militar serve para o extremo, para garantir a soberania nacional, para a guerra, para obedecer sem razão. A tutela da segurança pública é atividade eminentemente CIVIL. Portanto, a PM foi, é e será eterna rival da PC, nunca, repito, nunca haverá integração ou coisa parecida. A unificação das polícias é imperativo para o início da construção de uma verdadeira política de segurança. A prova de tudo isso é a visão do Sr. Flitador, completamente incompatível com o modo de vida de uma sociedade civil que pretende viver num estado de direito e democrático. Creio que esta discussão (unificação) não tardará e o Congresso Nacional é o palco natural para isso; o instrumento é uma PEC. De um lado os praças, cabos, sargentos, subs, policiais federais, civis e militares, a sociedade, Forças armadas. Já do outro lado, teremos os Oficiais da Polícia Militar, a TFP, o Çerra e alguns diminutos grupos reacionários.

    Curtir

  34. Pesadelo dos coronéis
    Única juíza do Tribunal Militar paulista, Roseane Pinheiro de Castro denuncia o machismo e o corporativismo da instituição
    Luiza Villaméa

    “Nunca agradei, mas ficou muito pior quando comecei a condenar oficiais”
    Quando criança, a juíza Roseane Pinheiro de Castro, 46 anos, sonhava em ser policial militar. Queria seguir os passos do pai, seu maior ídolo, um bombeiro que atuou nos incêndios dos edifícios Joelma e Andraus, nos anos 70, em São Paulo. Por mais que se exercitasse em equipamentos de ginástica, Roseane não conseguiu atingir 1,56m, altura mínima exigida para entrar na corporação. “Não passei do um metro e meio”, comenta. Em contrapartida, entrou por mérito no Tribunal Militar, onde está há 28 anos, os 11 últimos como juíza, a única da Casa. Desde que vestiu a toga, Roseane virou o pesadelo dos coronéis, por sua postura anti-corporativa em julgamentos que partilha com outros quatro juízes – todos oficiais militares, como manda a lei, e nem sempre com formação em direito. Por outro lado, Roseane não pára de colecionar problemas. Eles aumentaram no ano passado, depois que ela condenou um coronel a sete anos de prisão, por assédio sexual. “Os quatro oficiais do conselho se recusaram a assinar a sentença”, lembra. A seguir, os principais trechos da entrevista que ela concedeu em seu apartamento, no bairro paulistano da Mooca.

    Istoé– Como é ser a única juíza do Tribunal Militar de São Paulo?

    Roseane Pinheiro de Castro – É sofrer os maiores preconceitos, conviver com o machismo todo dia.

    Istoé – Quando a sra. começou a perceber isso?

    Roseane – Ainda na época do concurso, em 1993. Exceto eu, todas as candidatas foram eliminadas antes do exame oral. Diante da banca examinadora, os homens tiveram que responder a 26 questões. Eu tive de responder a 52. O dobro.

    Istoé – Quando começaram seus problemas?

    Roseane – Nunca agradei, mas ficou muito pior quando comecei a condenar oficiais. Passei a receber pedidos para não condenar. Chegou a sumir sentença.

    Istoé – Esses oficiais eram acusados de que tipo de crime?
    Roseane – Eles respondiam a acusações de diversas modalidades de crime.
    De desvio de verba à formação de quadrilha. A PM tem quase 100 mil homens. Imagine o porcentual de policiais que não prestam. E eles estão em todos
    os níveis da hierarquia.

    Istoé – Há muitos casos de abuso sexual?

    Roseane – Também. No ano passado, condenei um coronel por assédio sexual. Esse coronel, que comandava toda a região de Sorocaba, tem muita influência. Ele era acusado de assediar uma soldado das mais variadas formas. Ele dispensava o motorista dele, colocava a soldado para trabalhar ao volante do carro e mandava seguir para lugares ermos. Passava a mão nela, falava obscenidades.

    Istoé– Ela não contava para ninguém?

    Roseane – Ela tinha medo. Era uma soldado contra um coronel. Chegou a pedir transferência, mas não conseguiu. O assédio continuou até que um dia ele a forçou a fazer sexo oral nele, mediante a mira de um revólver. Depois disso, ela entrou em depressão. Um tenente descobriu o que estava acontecendo e ajudou a soldado a fazer a denúncia. Condenei esse coronel a sete anos de prisão.

    Istoé – Ele está cumprindo a pena?

    Roseane – Não. Os outros quatro coronéis que participavam do julgamento se recusaram a assinar a sentença. Sem outro recurso, mandei o processo para a segunda instância. Está lá desde setembro. Como na primeira instância da Justiça Militar, na segunda o juiz togado é minoria. Além do mais, a maioria dos juízes togados em São Paulo é militar da reserva. Cansei de ver colegas meus, de toga, batendo casco (continência) para coronel.

    Istoé – O que aconteceu depois desta condenação?

    Roseane – Recebi mais de 20 denúncias graves, de policiais femininas que estavam sendo assediadas sexualmente. Uma delas chegou a tentar suicídio. Mas tem homem passando pelo mesmo problema. E há casos de mulheres que assediam seus inferiores. Fui mandando para frente todas as denúncias, junto com os casos que já tinha, incluindo estupro dentro de viatura. Só que o tribunal me transferiu de auditoria, me tirou todos esses processos.
    E eu já havia desagradado antes.

    Istoé– Como assim?

    Roseane – Teve o caso de uma soldado que, fora da hora do expediente, não cumprimentou uma superiora. A tenente meteu, literalmente, o pé na bunda da soldado. E ainda a prendeu em flagrante, por insubordinação. Eu mandei soltar a soldado e prender a tenente. Óbvio. Desde o começo também exigi que todos os réus fossem ouvidos de pé, como manda a lei. Antes, os oficiais prestavam depoimento sentados.

    Istoé – Qual a consequência de suas determinações?

    Roseane – Passei a sofrer tantas perseguições que fiquei sem condições de trabalhar. Meu armário foi arrombado, tiraram o segurança a que tinha direito, sofri dois atentados, incontáveis ameaças. Virei alvo de mais de 40 processos administrativos, incluindo um sobre o sumiço de uma arma que estava com outro juiz. Só não me submeteram a um exame de sanidade mental no Hospital Militar porque entrei com um mandado de segurança. Até aceito passar por um exame psiquiátrico, desde que não esteja sob sujeição da Polícia Militar. Em suma, passei a ser vítima de assédio moral, quando se aproveitam dos momentos de fragilidade para detonar a pessoa ainda mais.

    Istoé – Que tipo de fragilidade?

    Roseane – Como todo mundo, tenho problemas. Certa vez, avisei que me ausentaria três dias para acompanhar o tratamento de um filho, que se envolvera com maconha. Fiz o que qualquer mãe faria para salvar o filho, como eu salvei. O tribunal mandou viaturas com policiais fardados para a clínica em busca de detalhes do tratamento. Enfim, as pressões foram tantas que, em dezembro, me licenciei.

    Istoé – Quando a sra. pretende voltar ao trabalho do tribunal?

    Roseane – Assim que tiver condições de atuar. De uma coisa tenho certeza. Estou cumprindo com a minha obrigação..

    Curtir

  35. A única chaga que precisa ser tratada e exterminada é essa quadrilha do PSDB, reacionária e ultrapassada mandando no estado de São Paulo!
    Ela é que vai as ultimas consequencias para tirar da frente aqueles que a denunciam e provam seus delitos!
    CHEGA DE PSDB!
    QUALQUER OUTRO SERVE!
    MENOS ESSES LADRÕES!

    Curtir

  36. QUANDO CITA-SE QUE EXISTEM COISAS PARA O BEM E PARA O MAU, CERTAMENTE O FLIT É EXEMPLO, POIS SÓ AQUI E EM OUTROS LUGARES MENOS CONHECIDOS DA INTERNET PODEMOS COMPARAR, PELO QUE PENSAM E DIZEM OS QUE AQUI SE MANIFESTAM. COMPAREMOS AS OPNIÕES DO JORNALISTA JOÃO ALCKMIN E DO INTITULADO “FLITADOR”. O NOBRE JORNALISTA MOSTRA MAIS CONHECIMENTO JURÍDICO DO QUÊ UM “OFICIAL SUPERIOR” DA MILÍCIA, SEM FALAR NO HUMANISMO E COERÊNCIA DE SUAS PALAVRAS. JÁ O “FLITADOR” MOSTRA APENAS UMA FACETA DESESPERADA, TAL QUAL A DO “CUMANDANTE”, QUE PARA NÃO VÊR SUA FARDA RESPINGADA PELA SUJEIRA PRODUZIDA POR ALGUNS DE SEUS “CUMANDADOS”, PREFERE RESPINGA-LA COM O SANGUE DESTES MESMOS. POUQUISSÍMOS ENTRAM NA POLÍCIA CORROMPIDOS, HAJA VISTO QUE OS PMs PRESOS JÁ TEM ANOS DE SERVIÇO, O QUE NÃO QUER DIZER QUE DEVAM SER PERDOADOS, MUITO PELO CONTRÁRIO, MAIS TAMBEM NÃO DEVEM SER JOGADOS ÀS FERAS PARA SALVAR REPUTAÇÕES, CADEIRAS, PRIVÍLEGIOS E OUTRAS BAIXAS VANTAGENS, MUITO MENOS PARA SELVAGENS VINGANÇAS, AFINAL, ESTAMOS OU NÃO NUM REGIME DEMOCRÁTICO? ESSE DESTEMPERO DO “CUMANDANTE, SÓ MOSTRA A SANHA SELVAGEM DA CORPORAÇÃO A QUAL ELE PERTENÇE, JÁ QUE, PARA ELES, A HONRA SE LIMPA COM SANGUE E OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS, NOTADAMENTE NAS INVASÕES DE DOMICÍLIO À NOITE, BEM COMO DE DIA; NO ESPANCAMENTO E TORTURA DE SUSPEITOS, QUANDO NÃO SUA ELIMINAÇÃO PURA E SIMPLES; NO FORJAMENTO E/OU SUPRESSÃO DE PROVAS CRIMINAIS, QUE VOLTA E MEIA PREJUDICA UM INOCENTE E QUE NO FIM ACABA SENDO CAPITALIZADO COMO COMBATE EFETIVO A VIOLÊNCIA, MESMO QUE PRATICADO COM VERDADEIRAS MONSTRUOSIDADES. CARO “FLITADOR”, JUNTE-SE A MIM NA CAMPANHA PARA MANDAR PARA O ROMÃO GOMES OU AO PEPC TODOS OS CRIMINOSOS QUE TENHA MATADO, OU ATENTADO CONTRA A VIDA E O PATRIMONIO DOS POLICIAS E DE SEUS FAMILIARES, JÁ QUE PARA VOÇÊ E O CUMANDANTE CAMILO ISSO IRA BASTAR PARA DIMINUIR OU ACABAR COM TAIS CRIMES E ATEMORIZAR SEU AUTORES. BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  37. Entre Deus e o Diabo,

    Novamente você expõe com sobriedade o que todos pensamos.
    Creio que é hora de alguém ler os direitos de uns e outros,
    não o faço por estar rouco demais, quase afônico, mas por
    favor, reserve-se Sr. Flitador, ao direito de falar apenas em
    juízo.

    Curtir

  38. Imaginem…

    Uma PEC para unificar as polícias…

    O nó da reforma: PC ou PM ?

    O Congresso nacional é o grande palco das discussões.

    Várias correntes se mobilizam e pressionam seus deputados.

    Os governadores enxergam a possibilidade de matar um monstro, um estado paralelo.

    Os praças aspiram a chance de se verem livres de ordenamentos opressores (vide bombeiros RJ).

    As Forças Armadas, as polícias civis estaduais e federal, nem se fala.

    A maioria dos políticos já sentiram o peso da PM nos anos de chumbo.

    Os jornalistas, cientistas socias, juristas e a blogosfera “suja” lutando por uma segurança pública civil.

    Do outro lado, além dos OfPm, quem mais teremos??

    Curtir

  39. Parabéns Sr. João Alkimin! Só não lhe dou uma nota dez pelo seu texto porque seu sobrenome me lembra nosso governador…

    Queria muito ter visto essa cena da civil de um lado e os milicos puxa-sacos de outro tentando ferrar a policial civil(ah se esse exemplo de união policial civil continuasse teríamos um bom salário hoje em dia)…

    Aposto que o pessoal da cúpula da militar deve ter ficado bastante frustrados com a revisão do ato do desembargador maluco!

    Curtir

  40. ‘Flitador’: corruptos e nenhuma espécime de ser humano merece ser torturado e jogado para serem barbarizados por um bando de loucos e covardes.

    Essa idéia do Comandante Camilo só visa desviar o assunto principal que é a ineficácia da corregedoria da sua instituição em punir os maus policiais militares e a condescendência criminosa de nosso secretário de segurança com vocês.

    Corrputo tem que se foder concordo mas boto eles pra tapar buraco em estrada a capinar os matagais as beiras das rodovias que tapam placas com todo segurança necessária para que realizem esse serviço.

    Agora se essa medida desse seu comandante viesse a tona ia ter soldado, cabo e sargento suspeito de crime comum pagando muito dinheiro e até fazendo qualquer coisa para não ir pra cadeia comum!

    Ainda que os nossos presídios comuns fossem locais de disciplina e ordem, e respeito total a dignidade da pessoa humana, ainda sim, seria contra, pois na primeira ‘virada’ da cadeia iam jogar futebol com a cabeças do PM’s ou jogar a cabeça deles por cimas das muralhas para os jornalistas tirarem fotos.

    Caso seja homem porque não propõe o seguinte : Toda mulher adúltera deve ir para um presídio com estupradores. Chega em casa hoje e propõe isso pra tua mulher…

    Curtir

  41. Todo cidadão tem deveres e direitos, e estes não são passíveis de alterações a não ser por força de lei.
    Parabenizo o Sr.João Alckmin, pelo texto que retrata os que pode vir a acontecer caso
    não haja uma mobilização de todos, policiais ou não, em defesa da Constituição.

    “Não é possivel que Policiais e já disse uma vez, acusados de supostos crimes ou mesmo condenados fiquem na companhia daqueles que por eles foram presos, tal atitude é criminosa!

    Agora vejamos, o Juiz de Direito e o Promotor de Justiça quando cometem crimes são detidos no regimento de cavalaria 9 de julho, em uma sala que em nada lembra uma cela. Recebem visitas a qualquer hora,recebem comida da rua,vi alguns inclusive com laptops e telefones celulares.

    O advogado autuado em flagrante tem direito embora muitas vezes a Policia Militar se recuse a recebê-los, tendo que ser instados por decisão judicial a ficar em sala do Estado Maior. Padres, pastores, médicos, enfim todos que possuem curso superior tem direito a prisão especial. Agora, porque se colocar Policiais Civis ou Militares em prisão comum?

    Volto a afirmar que é condena-los a morte.Será que se colocando Policiais em presidio comum não se cometerá o mesmo erro da época da ditadura quando se misturava presos comuns e presos politicos? Com certeza teremos o mesmo resultado. Ou alguém duvida que o sentido de organização que tem o PCC veio de grupospoliticos dos anos 70 ?Eu não duvido.

    Portanto sou absolutamente contra essa decisão tresloucada de se colocar Policiais em presidio comum, se for para fazer isso então que se acabe de vez com a prisão especial para quem quer que seja pois ou nos indignamos todos ou nos locupletemos todos.”

    Pergunto a quem interessa o extermínio desses policiais?
    Se todos NÂO são iguais perante a lei, rasgue-se a Constituição.
    Esta matéria deveria chegar ao Ministro da Justiça, e à Ministra dos Direitos Humanos , antes que o pior aconteça.

    Curtir

  42. Todo cidadão tem deveres e direitos, e estes não são passíveis de alterações a não ser por força de lei.
    Parabenizo o Sr.João Alckmin, pelo texto que retrata os que pode vir a acontecer caso
    não haja uma mobilização de todos, policiais ou não, em defesa da Constituição.

    “Não é possivel que Policiais e já disse uma vez, acusados de supostos crimes ou mesmo condenados fiquem na companhia daqueles que por eles foram presos, tal atitude é criminosa!

    Agora vejamos, o Juiz de Direito e o Promotor de Justiça quando cometem crimes são detidos no regimento de cavalaria 9 de julho, em uma sala que em nada lembra uma cela. Recebem visitas a qualquer hora,recebem comida da rua,vi alguns inclusive com laptops e telefones celulares.

    O advogado autuado em flagrante tem direito embora muitas vezes a Policia Militar se recuse a recebê-los, tendo que ser instados por decisão judicial a ficar em sala do Estado Maior. Padres, pastores, médicos, enfim todos que possuem curso superior tem direito a prisão especial. Agora, porque se colocar Policiais Civis ou Militares em prisão comum?

    Volto a afirmar que é condena-los a morte.Será que se colocando Policiais em presidio comum não se cometerá o mesmo erro da época da ditadura quando se misturava presos comuns e presos politicos? Com certeza teremos o mesmo resultado. Ou alguém duvida que o sentido de organização que tem o PCC veio de grupospoliticos dos anos 70 ?Eu não duvido.

    Portanto sou absolutamente contra essa decisão tresloucada de se colocar Policiais em presidio comum, se for para fazer isso então que se acabe de vez com a prisão especial para quem quer que seja pois ou nos indignamos todos ou nos locupletemos todos.”

    Pergunto a quem interessa o extermínio desses policiais?
    Esta matéria deveria chegar ao Ministro da Justiça, e à Ministra dos Direitos Humanos , antes que o pior aconteça.

    Curtir

  43. UMA PERGUNTA OPORTUNA: DOS CEM MIL HOMENS QUE COMPÕEM A POLÍCIA MILITAR, QUANTOS REALMENTE TRABALHAM NO POLICIAMENTO PREVENTIVO OSTENSIVO E QUANTOS ESTÃO ATRÁS DE MESAS EXERCENDO FUNÇÕES MERAMENTE BUROCRÁTICAS E ADMINISTRATIVAS QUER PODERIAM SER EXERCIDAS POR FUNCIONÁRIOS NÃO POLICIAIS ???

    Curtir

  44. NÃO CREIO QUE A SOLUÇÃO SEJA UNIFICAR AS POLÍCIAS. IMPORTANTE É QUE EXISTA UMA POLÍCIA PREVENTIVA OSTENSIVA UNIFORMIZADA E UMA POLÍCIA JUDICIÁRIA INVESTIGATIVA, AMBAS DE CARÁTER CIVIL.

    Curtir

  45. Não teria falado melhor, concordo com tudo, e como se tivesse dois filhos e os paparicos fosse diferentes. Infelizmente as duas policias sempre estarão em guerra. Mas uma coisa e certa se a policia civil não abrir o olho também pode correr o risco de ir para prisão comum. E aí ? Não se esqueçam que papel aceita tudo, com isso os marginais vão a corregedoria que acredita em tudo sem provas, indicia o policial, o qual, será julgado e condenado as vezes sendo inocente. Vai cumprir a pena onde? No meio do PCC, então e melhor ir pro crime logo de uma vez do que fazer policia.

    Curtir

  46. É incrível como neste país se defende o mau caráter com a mesma força de uma pessoa honesta. E o articulista pouco conhece do assunto para poder comentar. O Comandante Geral tratou dos crimes comuns praticados por policiais militares. Estamos falando de bandidos travestidos de policiais militares. A cadeia comum é o mínimo que merecem. O Estado investiu na sua formação, deu a eles conhecimento da legislação, fardamento, alimentação e salário para defenderem a população. Eles jogaram tudo no esgoto e se igualaram aos criminosos. O Comandante Geral está correto em sua atitude.
    Como é possível defender que publicamente ousou a agir contra a população ????
    Por estes comentários é que temos que aceitar o palocci tentando ser ministro pela 2a vez, o vereador netinho dizendo ser inocente da acusação de apresentar notas fiscais de empresas fantasmas para verba indenizatória quando na verdade o corporativismo da Câmara nem permitiu o início do processo administrativo.
    Acorda Brasil !!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.